“Tem gente que se orgulha de ser gordo”

Às vezes recebo e-mails nada educados de mocinhos que nos enxergam como objetos sexuais, mas raramente recebo e-mails desrespeitosos de garota. Geralmente, recebemos muito apoio e incentivo da ala feminina.

Entretanto, no domingo, recebi um comentário de uma garota ofendendo minhas amigas e a mim, simplesmente pelo fato de sermos felizes mesmo sendo gordinhas. Essa pessoa ofendia uma das meninas em especial. Apaguei o post, é claro, para não dar crédito às idéias dessa maluca, mas me certifiquei de saber de quem se tratava pedindo detalhes à principal ofendida. Investigando e pesquisando no Orkut, descobri que essa garota ainda espalha preconceito pela internet, conforme podem ver no scrap abaixo:

 

 

 

“Humm q bacana!! Vc está trabalhando como vendedora? Me passa o endereço da vou lá e vc me ajuda!! Agora posso.. já estou bem mais magra..rsss. Graças a Deus! Ainda tem gente que acha bacana ser gorda neste mundo que vivemos. Afff!”

orkut

 

 Minha opinião sobre quem tem preconceito contra gordinhas

Quando eu estava acima do peso, jurei para mim mesma que, se um dia emagrecesse, não trataria as gordinhas da forma como eu não gostaria de ser tratada. É muito fácil operar o estômago, fazer lipo, tomar uma tonelada de medicamentos controlados, ir ao SPA para emagrecer e tentar ser feliz. O mais difícil é ser feliz se aceitando do jeito que é. Agora que emagreci eu poderia acabar com o Blog Mulherão e criar o Blog Mulherzinha. Mas não, quero ajudar a lutar pela “real beleza”.

 Já disse e repito milhares de vezes: não fazemos apologia à obesidade. Apenas queremos provar que é possível estar acima do peso e viver com saúde e esbanjando felicidade. Não é orgulho de ser gorda, como disse a mocinha no post acima, é orgulho de ser mulher, guerreira, decidida, independente do tamanho da cintura ou da manequim que se veste.

Não sou psicóloga, mas acredito que atitudes como esta se resumem a uma só coisa: INVEJA. Inveja por não ter a coragem que temos de nos expor. Ah, e mais uma coisinha. Gordura é relativa. Eu, por exemplo, achei a autora do post bem rechonchuda, tanto quanto as minhas amigas leitoras do Blog. Muito parecida fisicamente, por sinal. Só com uma diferença: uma tristeza nítida no olhar, talvez fruto da sua não auto-aceitação.

Obs: desfoquei a imagem para preservar a identidade da moça. Amanhã, ela poderá integrar nosso grupo e será muito bem-vinda. Afinal, quem de nós já não se sentiu ameaçada com a felicidade alheia em um momento de baixa-estima?

 

 

18 Comentários

Arquivado em Preconceito

18 Respostas para ““Tem gente que se orgulha de ser gordo”

  1. Rebecca Steinhoff

    Que mundo vivemos? Ainda tem gente que acha bacana seguir o que a televisão manda você ser…personalidade nota 1000.

    Sera que ela conhece a historinha da sereia e da baleia?

    Ontem vi um outdoor da Runner,
    com a foto de uma moça de biquíni e a frase:
    “Neste verão, qual você quer ser?

    Sereia ou Baleia?”

    Respondo:
    Baleias sempre estão cercadas de amigos.
    Baleias têm vida sexual ativa, engravidam e têm filhotinhos fofos.
    Baleias amamentam.
    Baleias nadam por aí, singrando os mares e conhecendo lugares legais como as banquisas de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia.
    Baleias têm amigos golfinhos.
    Baleias comem camarão à beça.
    Baleias esguicham água e brincam muito.
    Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados.
    Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais.
    Baleias são lindas e amadas.

    Sereias não existem.
    Se existissem, viveriam em crise existencial:

    Sou um peixe ou um ser humano?

    Runner, querida, prefiro ser baleia. “

    • Caramba! esse texto é meu, meninas! =)

      Infelizmente o blog se perdeu, mas tem aqui no webarchive: http://web.archive.org/web/20050322163909/http://elburgente.weblogger.terra.com.br/200411_elburgente_arquivo.htm

      bjs

      • renatavaz11

        Gabiiii, jura que é de sua autoria?
        Poxa, escreva um texto contando como surgiu esse texto que eu posto no blog.
        Parbéns amiga, seu texto representou a indignação de muitas mulheres. E é super famoso, roda a internet!

        Beijos,

        Renata Poskus Vaz

    • Elma

      Gostaria de fazer parte deste blog. Inclusive acabei criando um para mim mas sem me identificar. Vc pode verificar. Quero voltar a ser como antes…
      Essa bandeira que vc levanta é q levanto. Depois que vi uma reportagem sobre vcs, vi que não preciso me esconder. engordei 21 kg após o casamento e deixei de frequentar os lugares que ia só para não ver a cara que as pessoas faziam ao me olhar. Desculpe o desabafo!!!

    • ruth

      concordo plenamente com vc,,eu sou gordinha e sinceramente amoo ser assim,,,como td q tenho vontade de comer,,e ñ tenho vergonha disso…..
      só é uma pena pq eu já levei vários foras por causa da minha gordurinha à mais,,,tipo: “EU JAMAIS FICARIA COM UMA GORDA COMO VC”..é eu sei,,ele é idiota,,mais nem liguei ñ tem só ele de homem no mundo(isso se ele for homem de verdade) vlw pelo apoio gente..brigadão mesmo.

  2. Graziela Matte

    Bom.. assim como aquela outra infeliz q comentou sobre preconceito, essa é mais uma pessoa sem amor próprio e q se incomoda com a felicidade alheia… é Inveja sim… e falta do q fazer né.. se cada um cuidasse mais da sua vida, talvez essa pessoa seria bem mais feliz, ao invés de desejar a felicidade dos outros… bjim RÊ.. adoro sua opiniões!!

  3. Acho que meu comment foi pro spam pq tinha um link… :(

    É pra falar que o texto Sereia ou Baleia é meu, de um blog que tinha em 2005. =)

  4. Janaína Rezende

    Touu horrorizada,não acredito que ainda existam pessoas com essa mentalidade..
    AFF

  5. Luciane Russo

    Queridas Amigas,

    O que mais podemos dizer de uma pessoa como essa ???
    Só podemos deduzir que é um espírito bem pequeninho, que se odeia e por isso dirigiu seu ódio para nós, que levantamos a bandeira do que mais ela odeia na vida.
    A única coisa que podemos sentir por ela é pena.

    Esse projeto é lindo e nada nem ninguém vai atrapalhá-lo.

    Bjs,Lú

  6. Keka Demétrio

    O pior que uma pessoa pode tentar fazer nessa vida é querer ser o que não é.
    Perde-se a essência, o brilho próprio, a identidade, e o que é pior, perde seus sonhos, passando a viver o que os outros lhe impõem, e se ilude tanto que acredita que só assim será feliz.
    Lamentável, querida. Seu comentário traduz uma mulher imatura, frustrada e INFELIZ!! Sim, pq só quem é infeliz perde seu tempo preocupado com a galinha do vizinho.
    Nós não temos orgulho de sermos gordas, nós temos orgulho de sermos nós mesmas, de não perdermos tempo com imposições que insistem em nos excluir. Temos orgulho de vivermos nossos sonhos, de aprimorar nossa essência, de nos sentirmos lindas e maravilhosas para quando passarmos na porta do vizinho galinha escutarmos: GOSTOSA!!! ( não é uma das melhores cantadas, mas faz um bem pro EGO!!!)

    bjos,
    Keka

  7. Daniela

    Tem gente que não aguenta o sucesso alheio e é pobre de espírito.

    Tenho pena dela e o máximo que posso fazer, é continuar a ser feliz e continuar incomodando ;D

    Rê, muito obrigada pela ajuda e suporte.
    E até que deu um bom post, né? ;)

  8. Elma

    Gostaria de fazer parte deste blog. Vi a reportgem de vcs na tv e vi q não preciso me esconder. Engordei 21 após ter casado e parei de ir aos lugares q ia antes só por causa dos olhares.
    Criei um blog anônimo só para desabafar um pouco. Se quiser pode procurar por Quero voltar a ser como antes…

    Desculpe o desabafo!!!

  9. hormoniofeminino

    Ela deixou de ser gorda mas além de preconceituosa é uma infeliz… coitada.. dá pra ler na página do orkut que ela foi “chutada” e trocada por outra…

  10. ELAINE

    QUE RIDÍCULA ESTA PESSOA…O UNICO SENTIMENTO POR ELA É PENA…

  11. Cris Fiamoncini

    é fácil ofender as pessoas, qdo acreditamos na nossa
    própria mentira!
    hahah mas a hr q a bolinha dela acabar, com certeza ela vai se odiar ao se olhar no espelho e ver que “dobrou o peso…” puxa viiiida!!!!!
    deu pena dela!

  12. Luiza Salles

    Fiquei CHOCADA ao ver a propaganda do tal remédio de emagrecer ( caçado pelo Ministério da Saúde ), como pode uma ” pessoa ” elaborar uma propaganda tão preconceituosa além de ser tirado do mercado, deveriam sofrer tb DANOS Jurídicos por passarem uma IMAGEM pejorativa da MULHER acima do seu peso, mas SABEMOS que HOJE á MULHER acima do peso é LINDA, SEXY , INTELIGENTE, MÃE, ESPOSA, AMIGA, EMPRESÁIA E ETC… Graças á Deus !!!
    E exigimos RESPEITO e os divulgadores deste ” tal produto ” deveriam se RETRATAR, POIS PRECONCEITO É GRIME. Mas agredito em um NOVO TEMPO, onde Nós Mulheres Plus Size ou acima do peso como queiram, seremos RESPEITADAS e ADMIRADAS em todos os setores SOCIAIS.
    Mulheres Somos Maravilhosas…pq nos RESPEITAMOS e fazemos da VIDA o MELHOR !!! Amo todas vcs. Bjs
    Luiza Salles

  13. Dayana G.

    Concerteza precisa de ajuda psicológica!
    Por que se multilar e conviver com isto o resto da vida dá esse tipo de crise!
    A outra pode comer e ser feliz já ela tem que comer pouco para não passar mau o resto da vida e ainda ser feliz que tristeza!!!!!
    Só porque a mente é doente e não conseguiu se aceitar como Deus a criou se multilou pra ficar igualzinha a todo mundo!Sabe prefiro ser diferente e feliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Se Deus nos dá limões amargo de aturrar nós gordinhas fazemos limonadas!!!rsrsrsrsrs

    Bjus amigas e felicidade é o que desejo a todas!

Deixe um comentário

