Saudade dói.

Por Keka Demétrio

Descobri que a vida, sempre valorosa e prestativa, nos ensina até quando a saudade dói.

Se tivermos saudades de um amor que se foi, dói, se temos saudades dos amigos que partiram dói, da inocência das brincadeiras de infância, dói, e das gargalhadas nas noites intituladas do pijama na casa das amigas, também dói. Dói até sentir saudades do que nunca se viveu de fato, mas que era tão bom nos sonhos de olhos abertos que também dói.

A gente sempre pensa que o amanhã vai ser melhor e acabamos por deixar de viver o hoje pensando no que virá. Daí, quando a gente olha para trás, percebe que o tempo que foi perdido não está à venda na mercearia da esquina ou em algum site na internet. Perder tempo é sentir saudade de uma vida que não vivemos, e isso também dói.

Semana que vem completo 38 anos (depois deixo o endereço para o envio de presentes..rsrs), e se por um lado não sinto que já vivi 13.870 dias, por outro tenho a sensação de que já vivi muito mais do que isso. Confesso que ela veio depois que comecei a me olhar como uma mulher de verdade. Hoje, os ponteiros do relógio não mais me assustam, a falta de viver é que me deixa apreensiva. Por isso não desperdiço mais meu tempo com os irritantes “se”, “talvez”, “quem sabe” ou “depois eu decido”. Aprendi que para viver e sentir saudade é preciso coragem para enveredar pelos sonhos, desejos, sentimentos. O brilho nos meus olhos passou a ser mais importante do que qualquer outra coisa, e aprendi também que para eles brilharem preciso ter consciência de que sou o ser mais importante nessa minha existência.

As marcas que insistem em aparecer em meu rosto são apenas indícios de que eu vivi, sofri, chorei, mas também de que eu amei, fui amada, dei colo e recebi afago. As pedras da vida me fizeram tropeçar por diversas vezes, mas a cada vez que eu me erguia me via mais forte e dona de mim, e tenho um baita orgulho porque não deixei que a raiva, a mágoa, o ódio, a tristeza, ou qualquer outro sentimento ruim permanecesse nesse coração. E embora, por diversas vezes tenham me provado do contrário, acredito fielmente no lado bom das pessoas, e quero continuar a acreditar, porque perder essa crença seria desistir de mim mesma.

Quero viver e criar muitas saudades, mesmo sabendo que um dia elas também irão doer. Porque infinitamente pior do que sentir dor de saudade é quando o coração chora porque está vazio de lembranças.

 

About these ads

56 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir

56 Respostas para “Saudade dói.

  1. Carla Gisele Leme

    Que lindo amiga!!!
    Hoje vocês estão tão sentimentais…
    Mas concordo com você em gênero, numero e grau, é muito melhor chorar de saudade, sentir a dor da saudade, do que chorar de tristeza por não ter ninguém e não ter momentos bons que valham a pena ser lembrados e chorados….
    bjokas

    • Keka Demétrio

      Carlinha, sabe q qdo eu li o texto da Rê pensei: nossa, se eu ea Rê nos encontrássemos numa mesa de buteco hoje ia ser um derramamento de lágrimas…ia ser choro pra tudo que é gosto e saudade. kkkk

  2. Fátima

    Posso não ser boa com as palavras, mas lido bem com meus sentimentos. Vivi 365 dias a mais que você. Assim como você não sinto o peso dos dias, eles vem, nos fazem bem ou mal e vão embora, cabe a nós guardar o melhor deles. Saudade é um sentimento bom, melhor ainda quando a gente pode adormece-la e não matá-la, revendo um lugar da infancia, um amigo inseparável da adolescencia, um ex amor, ouvindo uma música que marcou, rindo de algo rídiculo, mas delicioso, que lembrou ter feito. Outro dia encontrei uma amiga, com quem fui ver um show do Menudo, em 1984! Mineirão lotado, uma chuva de molhar a alma e muitas crianças e adolescentes felizes demais, sem bebidas, sem drogas ( O show não conta! Para nós era um sonho realizado.), sem brigas, coisas que dificilmente se conseguirá em qualquer show novamente. Vamos viver os próximos 365 dias, na intenção de que eles nos deixem saudade. Desde já, parabéns!

    • Keka Demétrio

      Humm, mineirinha, é?? rs
      Outro dia estava falando com meus filhos de como na época da minah “aborrecência” as coisas eram diferentes, de como saímaos para nos divertir sem precisarmos de subterfúgios como as drogas e o alcool. É, bons tempos, aliás, tempos dignos de muitas saudades! :)
      Beijos

  3. Fernanda Ávila

    Keka minha rainha….

    Ontem a noite ouvi uma musica, que me fez sentir saudade de um momento lindo da minha vida, que aconteceu a uns 3 anos passado, quem canta a musica é Loreena McKennitt, e a musica chama-se Dante’s Prayer, senti saudade, um aperto no coração, veio a vontade de chorar, mas passou, pq pensei na hora, que aquela saudade que sentia era uma saudade boa.. pois tinha vivido momentos intensos de alegria, felicidade, amor e ternura (profundo não?), ao som de Dante´s Prayer.

    Keka linda, como vc disse “Porque infinitamente pior do que sentir dor de saudade é quando o coração chora porque está vazio de lembranças”.

    E posso dizer, que com 33 anos.. eu vivi muito… e meu coração está cheio de lembranças boas…
    Beijos no Coração….

    • Keka Demétrio

      Nanda, acho que não tem coisa pior do que se sentir vazio de lembranças, sentimentos, enfim, de vida! E que venha outros 12045 dias a mais para vc poder transbordar lembranças.
      Grd beijo

  4. Netyele

    chorei…
    e quero viver…agora!!!!

    bjos…e parabéns!!!

  5. Nathy

    Kekinha!!!

    Incrível como fico sem palavras diante das tuas palavras! Amiga Você é simplesmente incrível!!!…

    Sim! Sim! Sim!…. Você é o ser mais importante da sua existência, porém, da minha também!

    Amo! Amo! Amo você e sou a mais fiel torcedora para o progresso contínuo do seu SUCESSO!!!

    Beijinhos!

  6. Renata Bitar

    Kekaaa!!!

    Mandou bem!

    Sentir saudade dói, mas é bom, lembrar de algo ou alguém que te fez bem, que bons momentos foram vividos, faz bem ao coração.

    Lindo texto flor!!!

    Parabéns!!

    Grande beijo

    PS. To esperando vc me add no orkut viuuuuu!!! rsrsrrsrsrsrs

  7. kekinha, eu amo tuas palavras.
    Elas vem diretinho, sem qualquer desvio, pro coração
    AMOO

  8. Fabiana Camilo

    Nossa Keka… faz tempo que não leio um texto que me arrepie inteira!!! Parabéns por toda sua sensibilidade!!!
    Saudade é um sentimento inexplicável que nos incomoda em algum momentos. É saber que por alguma razão sua mente e seu coração estão te cobrando algo que vc não viveu ou deveria ter vivido mais intensamente.
    Viver o hoje é sempre a melhor escolha!!!

    • Keka Demétrio

      Ah, Fabi, penso que saudade tbem é a vontade de reviver certos momentos, que de tão especiais, são alimento eterno para a alma.
      Grd beijo

  9. Michele Jussiani

    Perfeitas suas palavras,parabéns!
    E vc esta maravilhosa como sempre será pq tens uma alma iluminada!
    Felicidades e sucesso a nós todas.
    bjinhos

    • Keka Demétrio

      Cheli (tenho uma prima linda q se chama Michele e a trato carinhosamente por Cheli, então me atrevi a tratar vc assim tbem…rs), obrigada pelo carinho, e brindo com vc à felicidade e o sucesso de todos nós.
      Grd beijo

  10. Annelena

    Adoro suas reflexões..
    AHH amei tbm o seu novo book ficou linda as fotos…e que make heinn..ficou MARAA
    Mas enfim..como dizia akela frase a saudade eh o resultado de que o passado valeu a pena!
    tdu que acontece em nossa vida tm um determinado tempo e tem alguma razão para acontecer, por mais que naum entendamos de início mas depois de algum tempo tudu faz sentido…
    Nao existe velhice a idade é um estado de espírito… que depende exclusivamente de ser ou não feliz em todos os âmbitos das nossas vidas!!!

    Bjus keka amei o texto e naum esquece de manda o endereço pra festa hauhauahauahau
    =**

    • Keka Demétrio

      Ahh, o tempo, senhor de tudo e de todos, peça fundamental para nos revelar as verdades da vida!
      Quanto a festa, não via haver, mas deixo o endereço pra enviar o presente. kkk
      Beijossss

  11. Bem vinda aos 38… rsrsrsrrsrs!
    Com certeza tudo deixa saudades, mas vivendo intensamente nosso presente, o que nos é oferecido “hoje” tambem deixaremos muitas saudades “boas”.
    Não deixo a saudade doer não, invento logo outro acontecimento pro meu hoje valer mais do que ontem!!!
    Adoro vocês e adoro o blog!
    bjs, bjs e bjs!!

  12. Vanessa

    To arrepiada da cabeça aso pés…juroooo….
    Voce é demais, parabens……essas palavras vieram pra mim na hora certa…eu estava precisando muito disso hj……só me resta dizer OBRIGADA!
    Beijos

  13. Oi Keka! Sou novata aqui, mas me sinto muito em casa. Lindo seu texto! Linda a mensagem! Beijo

  14. Ágata

    Oi Keka..td bem linda??

    É saudade é uma coisinha que doi..neh..cada um sente a saudade em um lugar..ou de uma forma…
    Mas senão tivessemos do que sentir saudade seriamos pessoas vazias…Doi mais é bom..saber que temos do que ou de quem sentir saudade…Engraçado que é um “sentimento” que não tem tradução em outros idiomas neh…Brasileiro é um serzinho sentimental mesmo..E as brasileirinhas mais ainda..rsrs
    Adorei o texto gata…
    Beijuxxx

    • Keka Demétrio

      Ain, flor, eu sou sentimental até a raiz dos cabelos…imagina só, canceriana com ascendência em aquário, ous eja, um pé no passado e outro no futuro..acho que é por isso que nunc ame entendo…rsrs
      Beijuxx

  15. Cynthia

    Keka amada, essa bateu forte!!!
    Saudade me dá a impressão de que tudo o que se viveu foi tão bom que ela aparece. É ma dor que nem sempre incomoda, me entende? É muitas vezes dor que alimenta, que nos dá coragem pra dar mais um passo a frente.
    E bem vinda aos 38!!! Mais uma mulher maravilhosa que vai me fazer companhia nessa “dezena”! kkk…!
    A “fotinha” tá show!
    Cheiro!

    • Keka Demétrio

      Amigaaaaa, estamos perto dos “enta”…e me amo tanto agora que não me trocaria pelo que eu era aos 20. hehe
      Adoro sentir saudades de tudo o que ainda não vi…rsrs
      Cheiro

  16. Ada Cristina

    Eeee SAUDADE!!!!
    Hoje estava na sala, assistindo a novela das nove(antiga novela das oito, que passa as 21 horas!) e passou uma parte da Itália e logo me veio a mente algo que meu querido pai sempre dizia ao ver lugares diferentes: Nossa, filha! Esse lugar existe mesmo?!- e eu o respondia: Sim, papai, existe!-e mais uma vez ele me devolvia: Como tem lugares que a gente nem sonha que existe, né filha?
    E é essa a minha saudade…de pessoas que amamos de uma forma que não sabemos explicar.
    Seu texto, querida Keka, é deveras verdadeiro.
    Fez me sentir saudades de coisas que passaram e coisas que não pude viver, mas que deixa saudades por não ter vivido!(coisa de louco!)
    Continuo amando vc e te admirando muito e pela primeira vez, estou falando sobre meu pai e sem chorar…
    Não posso me esquecer de parabenizá-la por seu aniversário(não sei a data!) e que Deus te abençôe todos os dias de sua vida e que continues essa pessoa especial tanto para vc, tanto para seus leitores, quanto para o mundo!Parabéns!
    Grande beijo!

    • Keka Demétrio

      Ô, amiga, que coisa boa. Se vc falou sem chorar é pq a compreensão das coisas de Deus estão acalmando o seu coração. Saiba que seu pai sentiu-se envolvido pelo seu amor quando o recordou com tanto afeto. :)
      Obrigada pelos parabéns e pelas palavras repletas de carinho e luz.
      Grande beijo

  17. patricio bentes

    QUERIDA OPHAH BRASILEIRA, VOCÊ CONTINUA EM FORMA E EU ARREPENDIDO DE NÃO TER EXPRESSO MEUS DESEJOS

    patricio

    • Keka Demétrio

      Ahhhhhhhhh, kd vc???
      Como ousa sumir assim de mim???
      Aparece, dá o ar da graça, manda e-mail, sei lá, mas não desapareceeee!!!
      Saudades.

      Bjossssss

  18. Elaine

    Mais uma vez…… espetacular seu texto, vc tem que escrever um livro, não sei se vc já escreveu, rs….. beijos e mais beijos te admiro muiiiiito……………….

    • Keka Demétrio

      Rsrs, um livro…é, vc não é a primeira que me diz isso…quem sabe um dia…aí então, vamos fazer um lançamento cheio de mulherões…rsrs
      Bijossssssss

  19. Juliana Luz

    Não gosto muito em demorar de fazer meu comentário, pq fica redondante… dizer o que queria,
    pq… todas dizem um tiquinho do q gostaria, talvez,…pq nós sentimos o msm por vc; admiração, amor, carinho, e segurança em suas palavras…
    Te gosto muito….
    D. Kekaaaaaaaaaaa
    bjksssss sabor de pão de queijo assadim com mantega derretendo dentro dele..rsrs

    • Keka Demétrio

      Júuu, tô aqui numa fome danada e me deparo com suas palavras..aiaiai, fala sério amiga, pão-de-queijo quentinho com café é bão dimais da conta, sô!!!
      Adoro muitão vc. :)

  20. danielle

    oiii keka amada,que saudades !!!!! adoro os seus textos,consigo em cada letra escrita por vc a te sentir mais pertinho, saudades doi mesmo srrsrsrrs,bjaoooo anjo de luz

    • Keka Demétrio

      Daniiiiii, q saudades amiga!!
      É, tá vendo, sentir saudades dos amigos que a gente tem no coração é bom demais!!!

      beijos, beijos, e mais beijos…rsrs

  21. Opa Gata 38 anos de pura experienecia e dedicação, e beleza uruu!!!
    E concerteza o ser humano mais importante somos nos msmos!!!
    Pois saudade é mara pois vc ve quanta coisa boa vc viveu, aiai, mas enfin, a vida ta ai para ser vivida e não para se arrepender, uma frase que falo só me arrependo daquilo que não fiz, pois a vida passa e temos que parar de falar á ”quem sabe”, ”talvez”, enfin somos donos da sua vontade viva intensamente!!
    Bjinhusss

  22. Juliana Luz

    Saudade dói de dor! dói de alegria! depende da saudade né!
    Por exemplo , hj já sinto saudade de vcs do blog…
    pq agora só segunda pra ver vcs de novo! snif…

  23. Edu Soares

    Graças a Deus você chegou aos trinta e poucos (começou a rasgação de seda) como uma mulher independente, bem resolvida, sem neuras, com boa índole e acima de tudo, com bagagem e postura para ser uma ótima referência (a melhor) para seus filhos.
    Você deve conhecer várias mulheres da sua idade que são fracas psicologicamente, cheias de sequelas oriundas do passado, com a estima em frangalhos. Ou então aquelas mulheres que ostentam uma falsa imagem de controle absoluto. Enganar é algo ruim demais. Pior ainda é quando vem de você e vai…para você.
    “As pedras da vida me fizeram tropeçar por diversas vezes, mas a cada vez que eu me erguia me via mais forte”. Tomara Deus que essa frase seja a minha daqui a alguns anos. Poderei olhar para trás e ter orgulho do que fiz. Assim como você.
    Saudade dói. Mas também serve de acalento para o coração sadio.

    • Keka Demétrio

      Edu, Du, Dudu…, acabei de lembrar de nossa última “prosa”.rsrsrs
      Pelo que já que te conheço, pela sensibilidade e inteligência que sempre demonstra (afff, que rasgação de seda), não me restam dúvidas de que um dia, os teus filhos que estão por vir, irão ter muito orgulho do pai.

      Gosto um bocado bom de você. :)

  24. Olá, Keka. Brilhantes palavras. Bom, posso ter vivido 4.745 dias a menos, (e espero muito chegar aos 38 com a maturidade de um homem e os sentimentos de um adolescente) mas ao longo das minhas quase 2 décadas e meia de existência, vivi momentos importantes que me marcaram. Saudade é um sentimento muito curioso. Um misto de melancolia, alegria, nostalgia e outros sentimentos que não dá pra descrever. A saudade dói, mas é através dela que tiramos forças para seguir em frente. Levar tudo o que foi bom das coisas que passou. Enfim, talvez seja tudo isso que você descreveu.
    Bom, é isso. Beijos e bom fim de semana.

    • Keka Demétrio

      Oi, gato.
      Pois te digo, sempre falo que tenho 37 (dia 25 próximo começo a dizer q tenho 38…rs), com carinha de 25 e juízo de 15. P

    • Keka Demétrio

      Oi, gato.
      Sempre falo que tenho 37 (dia 25 próximo começo a dizer q tenho 38…rs), com carinha de 25 e juízo de 15. Porque aos 15 nossos sentimentos e sonhos são nossa maior dádiva.
      Bom domingo e que noso Brasil se supere! :)
      Beijosss

  25. Ahhhhhhhhhh Saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee… Dóiiiiiiiiiiiiiiiiiiii… Mas, como você disse, é sentir sentir a dor da saudade do que não ter lembraças dos bons momentos vida!!!
    Com certeza, tudo passa… E sem dúvidas o bom da vida é passar por ela e dizer… Conheci pessoas maravilhosas (independente daquelas que lhe fizeram mau), que não esquecerei nunca!!!
    Quem me faz bem não esqueço, simplesmente guardo em um lugar que chamo de coração… Onde só ficam pessoas especiais!!!
    E você Keka é uma pessoa especial para mim!!!
    Fique sempre com Deus!!!

    Bjosssssssssssssssssss com gostinho de amor!!!
    ;)

  26. maria elizabeth lapenna riscalla

    lindo texto, tb ja cai varias vezes e sempre que me levantei fiquei mais forte, hoje com 53 anos continuo a crescer e tb prefiro acreditar nas pessoas mesmo que me mostrem ao contrario, mesmo as que me magoaram não sinto raiva nem odio, peço sempre que tenham luz para trilharem seus caminhos, continue assim menina, bjs em seus corações, a saudade doi, mas hoje consigo lidar bem com esta dor, pois a transformo em alegria

  27. Fabiana

    Parabens,me identifiquei bastante com o texto, tem pouco tempo que aprendi que eu sou mais importante que tudo no planeta e que mereço o melhor que a vida tem para oferecer, e, sabe de uma coisa… tudo de bom começou a acontecer.
    Amei.
    Beijos e muito sucesso.

  28. saudade é uma palavra triste mas faz parte de nossas vidas porque passa e a saudade fica nas horas alegres e nas horas tristes

  29. Élen Carvalho

    Você fala com o coração…escreve com consciência mais une alma e corpo num só ato. O meu de leitura…AMOOO AMOOOO VC SEMPRE ME DEIXA IRIITADA. AFINAL ME DEIXA SEM PALAVRAS PARA DESCREVE O QUÃO INCRÍVEL ÉS. BJKS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s