Sapato velho

Por Keka Demétrio

Outro dia encontrei uma amiga que há muito tempo não via. As primeiras palavras delas foram: Poxa, keka, como você está linda, está mais magra! Cai na gargalhada e respondi: Não, Lú, estou menos gorda, porque quem é gordo não fica mais magro e sim menos gordo.

Ela quis se justificar achando que havia me magoado, mas expliquei que tenho isso muito bem resolvido dentro de mim e que ela não me achou mais bonita por eu ter eliminado algumas das minhas fartas dobrinhas, e sim porque eu mudei para muito melhor a forma como encarar a vida.

A Lú é uma mulher muito bonita, mais ou menos da minha idade, casada desde os 22 anos, tem uma carreira legal, e não tem filhos. Fiquei olhando para ela e mesmo a achando linda, com seus cabelos castanhos cacheados, havia algo que ofuscava o brilho daquele sorriso.

Sempre achei estranho o fato dela não ter tido filhos, já que desde a nossa infância seu sonho era ser mãe. Então, nesse papo de reencontro, descobri o porquê ela aparentava conservar o mesmo corpo de quando tinha seus 18 anos: o marido nunca aceitou que ela engravidasse, pois na cabeça doentia dele aquele corpão de parar o trânsito iria virar, literalmente, um bucho. Além de controlar o peso dela 48 horas por dia, ele não se importa que ela gastasse rios de dinheiro em clinicas de estética, afinal, assim penso eu, ela é para ele um troféu (acho que estou odiando ele).

Relembramos a nossa adolescência agitadíssima e cheia de sonhos, quando saíamos para as baladas apenas com o intuito de nos divertirmos, dançar, rir, paquerar, mas sem neuras de segundas, terceiras, quartas ou quintas intenções. Naquela época, o relógio marcava as mesmas exatas 24 horas, porém não havia a urgência que sentimos nos dias de hoje. A leveza com que lidávamos com nossas perdas e ganhos era algo fantástico. Chorávamos, ríamos, apaixonávamos em um dia para desapaixonarmos no outro, e mesmo não possuindo idade para sermos totalmente responsáveis pelas nossas vidas, nós deixávamos nossos sonhos nos conduzir.

Na medida em que relatava sua saga matrimonial, ela passou a representar para mim as milhares de mulheres que deixam suas vidas de lado para servir de figurante na vida dos seus companheiros (que de companheiro não tem nada). Vivem à sombra do que convém a eles, dizendo sim ao que desejam e não para si mesmas. Criando dentro de si mesmas um repositório de tristezas que somatiza e causa diversas doenças, como por exemplo, o câncer. Em alguns casos, companheiros com pensamentos tão egoístas, abandonam o seu troféu, quando percebem que os lindos cabelos sedosos estão caindo por causa da quimioterapia.

Ninguém está imune de ter qualquer tipo de doença, mas que venha de forma natural e não pela amargura, pelo desencanto e pela falta da vida que deixamos alguém nos  roubar. Relacionamento é troca de fluídos, de amor, de compreensão, de alegrias, de conquistas e às vezes até de ofensas, mas é troca. Eu dôo e você me doa, e juntos a gente constrói.

Dizem que para cada pé calejado existe um sapato velho. Pois que o meu me calce muito bem, sem me apertar, sem querer conter meus passos, que queira caminhar comigo por pedregulhos e pelas areias macias da praia, pois se não for assim, retiro o sapato e o deixo de lado para caminhar descalça, na certeza de que qualquer ferida que me marque a vida foi por única e exclusiva vontade minha.

 

About these ads

101 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Preconceito, Relacionamento, Sapatos

101 Respostas para “Sapato velho

  1. michelle

    Adorei seu ponto de vista, realmente temos e merecemos ter alguém que seja seu companheiro e não uma pessoa que te critica por conta do seu tipo fisico.

  2. Dani

    Ufa ! Precisei respirar fundo depois desse seu lindo texto …. como não concordar e até admitir que muitas vezes nos deixamos passar por isso. O maior erro é amar mais ao outro, aos outros do que a nós mesmas. Se estamos com nossa auto estima baixa, se nossas “fartas dobrinhas” não forem aceitas, se nos sentirmos a margem da sociedade, aí é fácil de amarmos todos a nossa volta com mais força do a nós mesmas e assim vivemos o sonho dos outros. Relacionamentos são difíceis, uma conquista a cada dia e sim,sempre há de existir um sapato velho ….
    Um bj e vamos caminhar nos aceitando mais, nos respeitando mais e buscando nosso espaço.

  3. Adriana Líbini

    Estou de boca aberta com suas palavras!!! Parabéns

  4. Sim sim… concordo com as palavras da Dani! É uma pena que algumas mulheres se deixam levar pelo “falso amor” de seus maridos… principalmente quando os mesmos querem uma imagem ao seu lado, e não alguém para compartilhar sentimentos, angústias, alegrias… Ter um filho é maravilhoso, compensa qualquer transformação que aconteça no corpo de uma mulher! E às vezes as pessoas gostam de falar demais, porque não é tanto exagero assim!E também, o que importa? Uma pena que esse sonho seja deixado de lado, pois o tempo vai passando, e no final, sobram só amarguras pelo desejo não concretizado. Alto-estima acontece quando há amor próprio, e quando nos amamos da maneira e forma que somos, várias portas se abrem! Ahhh, e parabéns!!! Amei o blog! Bjkas…

  5. Thamini

    Sei que não é de minha conta mas o que essa mulher que aparenta ser linda e inteligente está esperando para achar o seu sapato velho?

    Eu digo por experiência, já passei por relacionamentos horrorosos….hoje tenho um anjo ao meu lado e digo que é meu companheiro sim. E eu jamais abriria mão de um sonho de infância simplismente pra agradar alguém. Pq se essa pessoa me amasse ela me apoiaria, e viveria junto cgo o meu sonho.

    Sei lá…é a minha opinião!

    • Keka Demétrio

      Thami,
      somos feitos de tantos sentimentos que se misturam e algumas pessoas com o passar do tempo simplesmente não conseguem mais separá-los se tornando um todo dentro de um nada.
      Infelizmente a Lú consegue usar sua inteligência apenas para o lado profissional.
      Venha sempre dar sua opinião, assim ajuda outras mulheres a pensarem sob outros ângulos. :)
      Grd beijo

  6. UUaaaau lindo texto. Parabééns

  7. Edu Soares

    Temos um brilho natural imenso. Por isso acredito que submeter-se a fazer papel de sombra é de uma pobreza de espirito sem tamanho.
    Não quero embelezar demais o casamento (tenho visto muita gente aparentemente feliz vivendo um verdadeiro inferno matrimonial), mas quando alguém envelhece precocemente por causa da vida a dois é sinal de que o conceito original do “eu vos declaro marido e mulher” ficou perdido em algum lugar do passado.
    Se pudesse trocar meia duzia de palavras com a Lu, seria algo assim: “Os verdadeiros troféus são suas realizações. Espero que a você tenha coragem para lutar por elas. Seus sonhos estão congelados. Mortos, nunca.”

    • Keka Demétrio

      As aparencias enganam muito, né Edu. O mundo está cheio de pessoas que aparentam estar felizes em seus relacionamentos qdo na verdade estão arrastando um peso que os impede de serem felizes.
      Torço muito para que quem tem seus sonhos congelados possam colocá-los sob o sol escaldante da esperança e do amor próprio e assim poder realizar todos eles.

  8. Laura Muniz

    Nossaaa!Estou imprescionada nem sei se essa seria a palavra pra descrever o misto de sensações que senti dentro de min, sou jovem(19 aninhuss!) mas passei pelos momentos em que choravamos,riamos nos apaixonavamos num dia pra esquecer no outro(é comecei bem cedo.), e hoje eu vejo o quanto fui feliz e o quanto ainda sou, e como é maravilhoso poder olhar pra trás e dizer que nada no mundo é mais importante do que os momentos maravilhosos que vivi.
    Quanto aos sapatos, calcei um belissimo que encontrei um dia de sol,fiquei com ele durante seis anos,ou seja doei a infancia e a adolescencia a ele, mas percebi que meus pés estavam sempre sangrando, poiis ele não era adequado pra min, por mais belo que ele fosse, e por mais que eu gostasse dele, tive forças para tirá-lo, hoje descalça vejo a suavidade dos meus pés e posso caminhar até sobre pedras, pois sei que logo alcançarei a leveza da areia.

    Keka vc é Maraaaa!!!!

  9. O melhor texto seu já publicado! O último parágrafo é pura poesia :))

  10. Tatiana Costa

    Lindo o texto, sem mais.

  11. Keka,
    antes de mais nada preciso dizer que virei sua fã no dia que te conheci la no fashion weekend plus size, a sua simpatia de ter ido falar com agt, ficou la conversando e ainda deu conselhos, qdo eu disse que tava me achando e vc disse que não era pr eu “me achar” e sim pra eu “ser”, de fato aquele papinho de 10 min surtiu efeito em mim, assim como esse texto MARAVILHOSO, eu amo a vida de descalça, até me nego a ter um sapato pois não consegui aceitar nenhuma imposição ou tipo de controle dado por um eventual namorado, sendo assim estou feliz por ser livre em me vestir do jeito que quero, em viajar qdo posso, em me deliciar com as mais variadas comidas e conhecer as mais adoráveis pessoas.
    mas é claro se surgir um bom sapato velho que faça tudo isso comigo, melhor ainda.

    beijão kekaaaaa*

    Thay*

    • Keka Demétrio

      Ahhhh, mas eu ameeeiii poder desfrutar um pouco da alegria de vcs!!!
      E quero um sapato que tbem faça comigo igualzinho o que o seu vai fazer com vc. Ahhhh, leveza na vida…tudo o que eu busco. rsrs
      Beijãooooooo Thay!

  12. Luciana

    Nossa! não sei deizer o que senti com este texto.Vc escreve muito bem e o caso é realmente tocante

    • Keka Demétrio

      Oi, Lu.
      Bom, se te tocou é que de alguma maneira se identificou com alguma colocação feita no texto. Então, flor, busque dentro de vc seus verdadeiros ideais de vida e vá atrás de realizar todos. :)
      Beijos

  13. Ariane

    Uffaa…

    Perdi até o ar lendo esse post…
    Keka…concordo contigo e assino em baixo, não podemos deixar que uma outra pessoa nos diga o que fazer.
    Tenho em minha cabeça que escolhemos um companheiro para estar ao nosso lado independente de tudo. Precisamos colocar em pratica o ato de somar e multiplicar em nossas vidas, do que adianta ter um troféu em casa, se não se é 100% feliz?!

    Keka…sou sua fã!!!
    Beijossssssss

    • Keka Demétrio

      Ihh, toda vez que uma de vcs fala que é minah fã eu penso: elas que não sabem a louca que eu sou…kkkkk
      E vc tem razão, só se pode ser feliz quando somamos e multiplicamos amor, seja para quem for.
      Bjkas

  14. Juliana Luz

    É……………..talvez seja por isso que to descalsa até hj…………………….
    Bjs D. Kéka

    • Keka Demétrio

      D. Jú,
      qq hora aparece um excelente par de sapatos para a senhorita. Ou será que vc não está deixando ver o tamanho e a formusura dos seus pés??? :*)

  15. Muito bom o texto.
    E eu posso ampliar esse sentido de relacionamento para amigos tbm. Pq tem muito “amigo” que só te coloca pra baixo, criticando sem referência.
    Esses tbm devem ser deixados de lado.

    • Keka Demétrio

      Flor, o que mais existe são “amigos” que de tão pequenos que se sentem querem nos colocar para baixo para ver se conseguem se sentir um pouco superior. Embora eu ache que pena seja um sentimento muito triste, não consigo deixar de sentir por pessoas que agem assim.
      Grd beijo

  16. Ana Maria

    Oi Keka,
    Simplesmente adoro seu jeito de escrever e encarar a vida!!! Suas matérias são de grande valia pra mim… tem o mesmo resultado de uma terapia!!
    Obrigada!!!

  17. Marcia Santana

    Sou de muito longe, onde as palavras nem sempre sao ditas com deveriam, mas enfim devem ser ditas…
    Vivo um casamento fracassado com o de sua amiga, porem ao contrario, o meu marido vendo que era uma sonhadora, que meu objetivo era ser uma mulher independente, me obstruiu os sonhos como pode, me tornei uma frustada dona de casa e mae de um filho lindo.Fui traida subjulgada e humilhada por nao ter condiçoes financeiras de mater-me juntamente com meu filho.Ele faz tudo isso de forma que ninguem percebe, as vezes nem eu percebia, que ele queria uma amelia, e eu nao quero ser uma amelia, mesmo estando uma.
    Hoje estou na faculdade, a distancia, pq os afazeres da casa nao me deixa muito tempo, e como o ensino ead é mas barato…ele nao reclama tanto!
    Estou em busca do meu objetivo, nao desistirei jamais, e na medida que eu subo os degraus da minha existencia deixo de lado os velhos calos, e faço uma leve exfoliação nos meus pés de princesa na certeza que a felicidade vem, e estou a espera dela anciosamente.
    Um beijo e um queijo!

    • Rubia

      MARCIA CONTE COMIGO … MESMO Q SEJA VIRTUAL .. VC ESTA NO CAMINHO CERTO .. FICA AQUI O MEU ABRAÇO EM VC

      RUBIA

    • Keka Demétrio

      Marcinha, vc é uma lagarta que está saindo do casulo para virar uma bela borboleta. Senti muita firmeza em suas palavras, e determinação faz toda a diferença quando almejamos conquistar um sonho. Assim como pode contar com nossa amiga Rubia, vc tbem pode contar comigo sempre.
      Um grnade beijo

  18. Rubia

    PERFEITO ….

    NÃO PRECISO ESCREVER MAIS NADA

  19. Greice Carvalho

    Muito Boa a matéria adorei…. BJU

  20. Catia Rejane

    incrivel…descobri do nada este site, adoro sempre que tenho tempo entro pra ler as matérias..
    esse seu texto é formidavél, a historia do sapato velho, quem nessa vida numca serviu??
    muito facil julgar, mas dificil a estar exposto..
    que ela consiga um dia deixar de ser este sapato velho..que nós aprendamos a nos livrar de tudo que não soam com agente…
    Keka vc é arretada!!
    bjs
    Cátia Rejane

  21. Sandra

    Meu comentário é que naum tenho comentário… Nada mais a acrescentar, apenas dizer que é tdo verdade. Eu as vezes me sinto assim, por meu marido naum aceitar algumas escolhas minhas, e por muitas vezes eu deixo de fazer o que gostaria pra naum criar atritos, mas sempre costumo dizer à mim mesma qndo isto acontece que:” a vida é muito curta pra viver a vida de outra pessoa”. Temos que ser protagonista de nossa vida, naum coadjuvantes da vida de quem quer que seja.

    bjos!

    • Keka Demétrio

      Sandrinha, não se culpe por agir assim, sei q faz pensando na união da sua família, embora muitas das vzs nosso pensamento seja equivocado. Apenas tente mostrar a ele que uma união é de entendimentos e desejos mútuos.
      Mostre a ele que vc sendo vc mesma estará fortalecendo a mulher que o escolheu para companheiro.
      Grd beijo

  22. Muito bonito o texto! Vc tem a cabeca no lugar! hahaha Só nao concordo em uma coisa: em um relacionamento saudável nao deveria ter troca de ofensas, nao… Ofender é faltar ao respeito, e respeito é uma das bases de qualquer relacao decente! Uma coisa é criticar, discutir, mas ofender nao dá, né?

    Essa metáfora do sapato é ótima, mas temos que ter a consciência de que um relacionamento também envolve ceder algumas vezes… nem sempre dá pra gente fazer o que dá na cachola sem prejudicar o amor. Mas obviamente nao dá pra chegar nesse extremo que chegou a sua amiga, né?

    Parabéns pelo blog.

    Beijos

    • Keka Demétrio

      Flor,
      Eu sei que peguei pesado ao dizer sobre as ofensas. E qdo eu falo em ofensa é pq sei que de uma forma ou de outra elas acontecem. Infelizmente somos humanos demais para não nos alterarmos e acabarmos por dizer coisas que não deveriam ser pronunciadas. E relacionamento tbem é isso, é saber passar por cima do orgulho e mostrar a ele, e ele a vc, que seres que às vzs divergem nos pensamentos são passiveis de entendimento e podem aprender a crescer juntos.
      Quanto a ceder, sabe qdo vc coloca um sapato uma, duas, três vzs para só depois ele parar de machucar? Pois assim que penso que pode ser, os dois cedendo e acomodando as coisas, afinal, somos tdos diferentes e isso tbem quer dizer pensamentos e sentimentos diferentes em grau de intensidade.
      Gostei muito do seu comentário.
      Beijosss

  23. È mtu triste msmo quando as pessoas se entregam as vontades alheias, pois ficam amargas , tristes e chatas e o final um cancer vixxi desse mal eu não morro Deus me livre, mas que a vida nos ensina ensina mtu pois como assim me ensinou tinha mtu que aprender alias ainda tenho, as vezes me da um apertozinho aqui no meu coraçãozinho, mais olho para dentro de mim e vejo que realmente me aflige mas nunca mais deixarei minha vida nas mão de alguem!!
    Bju
    =)

  24. Keka querida!

    Suas palavras foram conduzidas de uma forma muito real e isso nos faz de fato refletir.
    Sabe que conheço muitas pessoas que vivem com companheiros assim, qual mulher nunca viveu num relacionamento no qual estava vivendo a vida do parceiro e esquecendo da sua vida, eu fiz isso por 7 anos com meu ex companheiro, fazia figuração na vida dele…rs! Hoje acho graça, mas na epóca foi duro perceber que me anulei por tanto tempo, tanta coisa boa poderia ter vivido, mas não me arrependo, me serviu como uma espécie de choque elétrico(experiência radical) rs!
    É aquela velha história da moça que faz uma lipo porque o marido reclamava das suas poucas gordurinhas, surge complicações na cirurgia e ela fica em uma cama pro resto da vida, perde a beleza, perde o corpo, e o marido??? Esse é o primeiro a sair fora, afinal ele só estava casado com aquela mulher que apresentava como troféu, mesmo! São histórias verídicas que vemos na mídia constantemente.
    Vale a pena sempre parar e pensar, seu marido de fato esta com você, aconteça o que acontecer?
    Na saúde na doença? Na alegria na tristeza? Gorda ou Magra? Até onde vai o amor dele?
    Por isso devemos fazer qualquer coisa sim, por nós, não pensando em homem, muitas mulheres vivem em função de um relacionamento, se apoiam nele, e associam sua felicidade no relacionamento, dai o relacionamento acaba e a felicidade vai junto….
    Ame-se, cuide-se e pense em você! Sempre! Vc mulher é prioridade! Sinta-se feliz sempre! Se quem está com você é egoísta a ponto de limitar seus sonhos, tá na hora de reavaliar sua vida.

    Parabéns pelo texto magnífico!!
    Bjos flor!

    • Keka Demétrio

      Ain amiga, eu vivi algo parecido por muuuuitos anos, mas não me arrependo, hoje tenho dois filhos que são tudo para mim. Quanto a ele, restou o respeito pelo homem que é o pai dos meus filhos. Costumo dizer que o fim de um relacionamento não quer dizer que deu errado, mas sim que já deu certo.
      Toda essa experiência serviu para que eu descobrisse meus sentimentos e que meu primeiro e grande amor sou eu mesma.

      Vc é mto linda!!

  25. Lari

    Keke minha linda sem palavras para vc simplesmente maravilhoso tudo que vc falou.
    te adoro …

  26. Vivian

    Belíssimo Keka!!!
    Uma visão muito clara de muitas vidas que se abandonam para se submeter ao outro,largam seus sonhos e se perdem num presente sem o entusiasmo do amanhã.
    Certa vez eu ouvi isso numa pregação:

    “Você pode ter tido um passado de dores, sofrimentos e frustrações, mas o seu futuro está intacto.”

    Bom,é isso! Se ainda não está satisfeito com o que você é, mude, não há regras para esse tipo de coisa!
    Bjinn*

    • Keka Demétrio

      Mudança envolve riscos e desperta muitos medos, e por isso algumas pessoas decidem viver na mesmice.
      Eu, com a graça de Deus quero mudar sempre, buscando caminhos desconhecidos mas com fé de que estou fazendo a melhor escolha.
      Beijossss

  27. Deyla Cerqueira

    Oi Kekinha que saudades de está por aqui!!
    Teus textos como sempre maravilhosos e olha que antes de casar sempre dizia esta frase “ainda encontro um sapato velho p meu pé cansado!rsrsrs
    Mas graças a Deus este meu sapato é exatamente o meu número não faz calos e é bem macio!!looll
    Acho que casamento é isso mesmo que falaste uma troca,e compartilhar tudo o q sentimos dialogando sempre…
    Adoro.te Keka!
    bju grande!

    • Keka Demétrio

      Eita saudades docê sô!! rsrs O que tá acontecendo, amiga??? Se for seu sapato maciinho que tem tomado seu tempo eu te perdôo….kkkkk
      Adoro-te mtão!!!

  28. Fernanda Ribeiro

    Voce simplismente DESTRUIU!!
    Amei a alusão do sapato velho.
    Genial Keka!

  29. Cynthia

    Tem selinho pra vcs lá no meu blog!!!
    http://diariodacynthia.blogspot.com/

  30. Renata Bitar

    É, pensando bem….. é melhor ficar descalça do que com os pés arrebentados de tantos calos afff, às vezes aparecem alguns calos insistentes, e querem se instalar de novo nos meus lindos pézinhos, sabe o que faço…. COOOOOOOOOOORRRRRRROOOOOOO LÉGUASSSSSSSSSSSSS kkkkkkkkkkkkkk
    Belo texto Kekinhaaaaaaa!!!!
    Grande beijoooooo
    Fiquem com Deus
    Rê Bitar

  31. Edileidi

    Keka
    Hj mesmo falava de uma amiga que cuida de cada centímetro que eu engordo ou emagreço, antes ela me fazia mal, até o dia que decidi ” deletar” estas ” amigas” e tb aprendia responder.
    Eu não hesito mais, digo: sou gorda sim, mas vivi, tenho dois filhos lindos e um marido que me ama e me deseja… ô se deseja, kkkk!!! Pena que vc continua magra e ainda não arrumou ninguém que te queira!

    • Keka Demétrio

      Adóooooooorooo maridos que desejam suas companheiras acompanahdas de suas dobrinhas tão boas para se apertar na hora do vamovê…hehe
      Gata, o problema da sua amiga é q ela é magra de alegria, entusiasmo pela vida, isso afasta os bofes…rsrs
      Bjossss

    • keilla

      É verdade..não sei pq todo mundo que me ver ou diz…vc emagreceu ou diz vc engordou,e olha que vivo pintando os cabelos..uma hora de preto outra de loiro kkkk
      Mas em contrapartida tenho uma amiga irmã,que simplesmente me põe pra cima,sempre enfatiza minhas meus pontos positivos,ate meus cabelos cacheados e pretos assumi feliz da vida,um dia a filha dela de 8 anos que sempre foi gordinha,olhou pra mim e reclamou dos amigos da escola que zoavam ela e tal,conversamos tanto,disse a ela que embora eu fosse gordinha,trabalho no que gosto,casei com o homem que eu amo,tenho minha familia em fim fiz tudo que tinha que fazer,tenho saude etc…ela virou pra mim chorando e disse que vai ser como eu quando crescer…desabei a chorar.
      Ela ta com 9 anos é vaidosaaaaaa,cheirosaaaaa,inteligente,maravilhosa,se olha no espelho e diz que é linda.
      E eu????adoroooooo

      • Keka Demétrio

        E eu mais ainda!!!!
        Bom demais ver que você soube mostrar a ela que felicidade se conquista e o primeiro passo é amar a sí mesma e acreditar no próprio potencial.
        Bjosss pra vc e pra nossa mocinha. :)

  32. Fátima

    Por coincidencia ,ontem eu lia um livro chamado ” Cartas entre amigos ” do Padre Fábio de Melo e do professor Gabriel Chalita, numa das cartas, há uma história de uma colega de faculdade do padre, que se sentia infeliz ao lado do marido, pois o marido a impedia de engravidar e a media com o adpômetro, para saber se existia alguma gordurinha mal localizada. Ela sofria em academias, spas, tratamentos estéticos e com isso deixava de viver. Muito em comum com o caso da sua amiga, sinal de que isso não é raro, é comum de acontecer. Há homens que pensam que compraram um material a ser exibido aos outros e não que conquistaram uma especial, que merece ser bem cuidada e bem tratada, mas não ao extremo. Tem momentos na vida em que recomeçar é muito importante, ou no mínimo uma tentativa de diálogo. Muitas vezes abrimos mão de sonhos, mas criamos outros, chegar ao ponto de abrir mão de tudo para agradar alguém, não é amar, é estar viciada naquela relação e todo víciado precisa de tratamento. Sua amiga e outras mulheres na mesma situação podem pensar de forma diferente, temos o livre arbítrio, mas eu penso que vai chegar um momento, em que esse marido vai querer ser pai, vai querer deixar alguém para futuramente aproveitar do que ele construiu, aí vai ver que o troféu dele não está mais em idade de ter filhos, vai se lamentar por 2 segundos e troca-la por outra mais nova, com ou sem gordurinhas…

    • Keka Demétrio

      Não é raro mesmo, amiga. E ainda existem aquelas que além de anularem seus próprios sonhos se deixam fazer uma lavagem cerebral.
      Nossa, é bom demais qdo temos ao nosso lado um homem que respeita as nossas limitações e que procura evoluir conosco. Isso sim é relacionamento, troca de amor e companheirismo. Ninguém nasceu para servir de enfeite para ninguém, mas sim para fazer a sua vida brilhar através das suas próprias atitudes e pensamentos.

      Grd beijo

  33. Loise

    Muito perfeito seu texto!!!!

    Você nos faz refletir bastante!!!!

    Parabéns pelo talento com as palavras!!

  34. Karina Oliveira

    Simplesmente MARAVILHOSO seu texto! Me fez refletir muito e ter a certeza de que o corpo é só uma capa que a gente carrega enquanto está nesta vida, o que realmente importa e faz uma marca no coração das pessoas é nossa essência! Parabéns!

    • Keka Demétrio

      É, flor, e são nossas atitudes e pensamentos, em relação principalmente nós mesmos, que faz com que nossa essência caminhe para a evolução.
      Grande beijo

  35. retoquefinal

    Amei… vc disse tudo! Amar não é se anular, é unir pontos de vista diferentes para que se tornem apenas um. Amei!!!

  36. andrea

    1º Keka vc escreve muito bem, parabéns!
    2º A mulher aguenta qualquer coisa por comodidade, e ridiculo do homem que trata a mulher como trofeu, esquecem que muitas vezes as mulherem estão com eles por dinheiro não pela cama. Deve ser por isso que não arrumei ainda um sapato véio!!!

    • Keka Demétrio

      rara, Deia, obrigada pelo elogio.
      Mas amiga, faça como eu, seja brasileira até o último fio de cabelo e não desista nunca, nosso sapatinho véio deve di tá encostado numa sapateira quarqué por aí…rsrs
      Bjkasss

  37. Olá, Keka.
    Após ler e reler o seu texto, fiquei surpreso com o comportamento do marido da sua amiga. Sem dúvida, pelo que você descreveu, ela parece ser uma mulher incrível. Mas será que esse cara consegue ver com os olhos do coração o quão incrível ela é? Sim, ela pode ser uma mulher muito bonita. Mas será que ele só enxergou isso nela? Porque uma coisa é certa. A gravidez pode até mudar o corpo de uma mulher. Mas ele chegou a questionar se a alegria da gravidez e de ser pai de uma criança vale mais do que a mudança física da esposa? E que, se é pra haver uma mudança nela, que seja pela alegria de ser mãe, de construir uma família, tornando-a ainda mais incrível do que já é?
    Enfim, espero que sua amiga (e principalmente o marido dela) consiga enxergar que suas verdadeiras virtudes vão além muito além da beleza.
    Bom, é isso. Um beijo e bom fim de semana.

    • Keka Demétrio

      É, gato, infelizmente pelo que percebi ele não se importa com esse lance de construir uma família e tal, e por isso mesmo nunca quis ter filhos. Não julgo nenhum casal que não queira “aumentar” a família desde que seja pelo desejo dos dois de ser assim. Cada um sabe como ser feliz, porém qdo envolve uma outra pessoa os sentimentos dela tbem devem ser ouvidos.
      E só pra constar, conheço mulheres cujos corpos ficaram muito mais bonitos depois da gestação. Coisas da mãe natureza.
      Grd beijo e bom fim de semana pra vc tbem.

  38. Neide Farias

    Olá Keka,

    Amei suas palavras, e estou escrevendo este comentário só´pra te agradecer…
    Venho lendo seus textos a algum tempo e acredite eles têm me ajudado muito… me sinto tão bem quando acabo de lê-los. Parece que a minha alto estima vai aos céus…
    Obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!

  39. o meu sapato velho é bem gostoso,numca aperto nem fez calo acho que dei sorte,sempre troco pelo mesmo igualzinho,deve sert triste usar um sapato apertado é pior que dor de dente, credo…. beijos rsrsrs.

  40. O que há de mais belo em ser um fiel companheiro de uma bela, e quando me refiro em bela… Quero bela em toda sua essência!!!
    Corpão… Cabelos cacheados e lindos… Boca de Angelina Jolie… Ahhhh Isso passa… E o que fica são olhares, de jovens de mais de 50 anos de idade, sempre mais carente um do outro… Porém sabendo que a vida confiança, fraternidade e amor verdadeiro!!!
    A saúde de duas pessoas com amor um pelo outro está na confiança de saber que estejam onde estiverem… A distância seja qual for… Estarão sempre juntos… Por toda vida!!!
    Ama-se e poderá Amar!!!

    Que sua Amiga Lú… Possa conquistar tudo o que ela quer, iniciando por seu verdadeiro amor… Que é a Lú pela Lú… E vendo que isso que ela chama de marido… Não lhe fará crescer!!!

    Keka, dê um recado a sua Amiga… Que seja feliz por ela mesmo!!! Que a beleza que importa é beleza do tempo!!! Essa não se apaga e se vê olhando nos olhos!!!

    Um grandeeeeeeeee Bjoooooooo Kekaaaaaaaaaaaa….

    Fica sempre com Deus!!!
    ;)

    • Keka Demétrio

      É…a beleza do tempo, a beleza que criamos através do crescimento interior, essa realmente ninguém nem nada pode apagar.

      Beijossss, Deco!

  41. Suzana Coimbra

    Olá Keka!
    Conheci o blog a pouco tempo e gostei de alguns posts.
    Achei este teu post muito legal, mas não acho errado a mulher não querer filhos para não estragar o corpo. Eu mesma, e meu marido também, não temos filhos. Me identifiquei com teu post pois minha vida é muito parecida com a tua amiga Lu, mas com a diferença de que eu aceito essa escolha que foi feita em comum acordo com meu marido. Meu corpo continua igual , mesmo eu já estando com 35 anos ainda tenho o corpo de 18 anos, e agradeço muito por isto. Aadmiro e respeito quem abre mão de si pelos filhos, mas isto não é pra mim, eu jamais abriria mão de meu corpo, minha aparência e beleza ( sou perfeitamente consciente de que sou uma mulher muito bonita fisicamente) para ter filhos.
    Mas estas escolhas dependem de cada uma né mesmo! Cada mulher deve escolher a vida que mais lhe convier, e esta é minha escolha e que bom que encontrei um companheiro que me apóia e que também pensa como eu. E eu já vi muitas amigas minhas que antes eram bonitas virarem “buchos” sim depois que tiveram filhos e passaram a se dedicar a eles, assim como também tem mulheres que mesmo tendo filhos continuam belas, exemplo disso Fernanda Lima e Gisele Bündchen que continuam belissimas, acho que tudo vai do capricho da mulher e claro de dinheiro para poder bancar bons tratamentos estéticos. Dinheiro não seria prloblema para mim neste caso, mas ainda assim prefiro optar por não ter filhos.
    Desculpe o comentario tão grande, mas só queria mostrar que também existe o outro lado e que tem mulheres como eu que opitaram pelo tipo de vida que tem a tua amiga Lu.
    Beijos!
    Suzie Coimbra

    • Keka Demétrio

      Oi Su !!
      Então, na resposta ao comentário do Rodrigo Cruz eu falei exatamente sobre isso, que “não julgo nenhum casal que não queira “aumentar” a família desde que seja pelo desejo dos dois de ser assim. Cada um sabe como ser feliz, porém qdo envolve uma outra pessoa os sentimentos dela tbem devem ser ouvidos.
      O que me deixou triste foi perceber que a Lù não fez participou dessa decisão, pelo menos não na da forma como deveria ser, ao aceitar a imposição do marido, ela simplesmente concordou com ele, a partir daí, no meu ponto de vista, é a única responsável pela tristeza que hoje carrega por não ser mãe. Ambos deveriam discutir e decidir juntos, como você e seu marido devem ter feito.
      Amei o seu comentário, repleto de pontos inteligentes e você me parece ser uma mulher muito bem resolvida. Volte sempre, comente sempre. Vou adorar!
      Grande beijo

    • keilla

      Suzie
      SE vc é feliz,pq VC optou de não ter filhos..otimo,a opção é sua,respeito.
      Mas uma mulher que quer ser mãe e abre mão pq o marido não quer que ela engorde é bem diferente…
      Uma hora ela vai envelhecer e vai olhar pra tras…será que vai valer a pena?
      Quando eu envelhecer e olhar pra tras quero morrer de rir dos momentos bons,saber que realizei meus sonhos,saber que fiz tudo mas tudo mesmo pra ser feliz,respeitando o proximo…mas principalmente a mim mesma.

  42. Cynthia

    Já ouvi tanto: “Nossa, nem te reconheci, você está enorme!”. E sempre respondo: “Estou do tamanho da felicidade que sinto todas as vezes que olho a vida que construi e que vivo!”, pois estou cercada (principalmente) das pessoas que me valorizam, me amam e querem que eu seja exatamente do jeito que eu sou.

    “Dizem que para cada pé calejado existe um sapato velho. Pois que o meu me calce muito bem, sem me apertar, sem querer conter meus passos, que queira caminhar comigo por pedregulhos e pelas areias macias da praia…”
    O meu “sapato velho” continua maravilhoso, 16 anos e + 50kg depois.

    Cheiro Keka mega linda!!!

  43. keilla

    Não me canso de ler o mulherão…faço terapia nele.
    Embora tenha boa auto estima,(fora da tpm),acho o máximo ler as experiências.
    Sou bem resolvida,tenho a profissão que escolhi,o marido que escolhi, e a filha que pedi a Deus,em fim sou feliz.

    • Keka Demétrio

      Keillinha, nem me lembre de TPM…ahauahauahua, confesso que nem eu me suporto, fico mais sensível que pele de bb recém nascido….kkkk
      Bjosss

  44. Kamila

    Oi Keka!

    Venho por meio deste pequeno comentário dizer que adoro este blog e em especial seus posts que nos ajudam a ver a vida que hoje infelizmente está tomada pelo imediatismo e egoísmo. Também sou um mulherão e muito feliz e resolvida neste quesito graças a este blog. Que vcs continuem com este trabalho lindo levantando a estima de nós mulherões que sofremos com o preconceito e a pressão dessa sociedade hipócrita que preza pela ditadura da magreza.
    Um grande beijo,
    Kamila

    • Keka Demétrio

      Kamilinha, sinto-me imensamente feliz por saber que estamos te ajudando a ser feliz, e felicidade é matéria mais que obrigatória na escola da vida.
      Um grande beijo para você também! :)

  45. Nadja

    amei o texto, principalmente como você termina descrevendo seu ponto de vista sobre relacionamento, assim penso sobre a vida tb ….. precisamos sempre buscar a paz – parabéns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s