Açúcar ou mel?

Por Dani Lima

Essa semana tomei um táxi a caminho de um compromisso e assim que o adentrei, com minha latinha de coca-cola gelada e pela metade, uma nutricionista dava entrevista na rádio que o motorista escutava, falando sobre sucos e mais sucos para o verão. Inconveniente, eu pensei, já que minha coca parecia tão mais gostosa! rs Mas uma coisa chamou a minha atenção na entrevista… a moça passou algumas receitas e indicou sempre a utilização do mel para adoçar as bebidas.

Pensei que muito se escuta falar em todos os cantos sobre os benefícios do mel em relação aos malefícios do açúcar – ainda mais o refinado – mas eu mesma, sabia bem pouco a respeito. Fiquei curiosa, fiz uma pesquisa e vim dividir com vocês! ;)

Entendendo o funcionamento do açúcar no nosso metabolismo

Quando consumimos as substâncias doces, o sistema digestivo faz a “quebra” dos alimentos, transformando-os em glicose. O sangue logo carrega essa glicose pelo corpo, que passa a ser fonte de energia para as células.

Açúcar: Refinado X Mascavo

O açúcar mascavo seria o “verdadeiro” açúcar. Naturalmente extraído do caldo da cana de açúcar, sem tratamento químico! (o que acontece com o açúcar branco/refinado) Tem sabor semelhante ao da rapadura e a coloração depende da estação da colheita da cana. Contém proteínas, cálcio, fósforo, vitamina B1, B2, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco. Dentre todos, seu principal componente é o ferro.

O açúcar branco é o Michael Jackson dos carboidratos hahaha seria o açúcar mascavo depois de um processo químico de branqueamento.

Justo por isso, é carente de vitaminas, uma vez que ele perde suas propriedades nutricionais ao longo do processo.

O pior, é que além de não ajudar, ele atrapalha, já que “rouba” um pouco mais do nosso estoque de vitaminas e minerais, para ser digerido e absorvido.

E na ausência desses componentes, o nível de glicemia aumenta rapidamente, fazendo nossas células ficarem com muito mais “gordura localizada” Achei essa listinha que fala dos malefícios da ingestão diária de açúcar refinado…

  • Acidificação constante do sangue: o organismo rouba cálcio dos ossos para neutralizar essa acidificação, desequilíbrio imunológico.
  • Perturbação do metabolismo glicídico: hipoglicemia, depressão e diabetes.
  • Perda lenta e constante de magnésio: infecções, câncer.
  • Perda lenta e constante de cálcio: cáries, osteoporose.
  • Perturbação do metabolismo lipídico: obesidade e arteriosclerose.

É uma loucura pensar que o açúcar nosso de cada dia possa ajudar a causar tudo isso, né? Mas pelo que pesquisei é isso mesmo. Tem que tentar deixá-lo trancafiado, rs! Até aqui, a idéia maior é abolir de vez o açúcar refinado e lançar mão do mascavo!

Muito embora, seja de conhecimento geral que o teor de carboidrato (sacarose) se equivalem nos dois açúcares. Em relação às calorias, o açúcar refinado tem 99 calorias em cada 100 gramas, enquanto o açúcar mascavo tem 90 calorias a cada 100 gramas.

Mel: a melhor solução?

Produzido pelas abelhas, o mel é um alimento de alto teor energético. Riquíssimo em elementos nutritivos, a Organização Mundial de Saúde garante que tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo.

Substituir o açúcar pelo mel é uma escolha super saborosa, além de muito saudável, uma vez que uma colher (chá) de açúcar fornece cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel contém 25 calorias, além de ter um poder adoçante muito maior que o do açúcar.

Além disso, o mel fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, é um excelente antisséptico e antibiótico, além de ajudar na expectoração em doenças como gripe, asma, amigdalite e bronquite!

Ufa! Sem sombra de dúvidas vale a pena adotar o mel às suas receitas, ein?! Se parecer estranho à princípio, vamos tentar começar pelo cafézinho da tarde, no suquinho do café-da-manhã… vai que rola?! ;)

About these ads

21 Comentários

Arquivado em Culinária, Curiosidades, Saúde

21 Respostas para “Açúcar ou mel?

  1. Hummm …
    Adorei o post e trouxe algumas informações que eu realmente desconhecia!
    É bom lembrar que até os açucares refinados tem diferença… Aqui no RJ o mais usado o refinado (o pior de todos), no nordeste quase não se acha desse, a maioria é o que aqui chamamos de “açúcar cristal” que é menos pior pra saúde (mas eu considero que adoça mal! rs).

    O açucar mascavo é perigoso PARA MIM pq tendo a comer de colheradas! è muito gostoso!!!

    E o mel…
    Esse aí temos que prestar atenção!
    Apesar dos grandes benefícios, não são indicados para crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas e pessoas com doenças graves que baixam a imunidade! Principalmente o mel artesanal!

    Mas esses papos nutricionais são muito polêmicos…

  2. Raquel Ap.

    huuuum, bom saber de tudo isso.

  3. Nossa, Dani! Arrazou no post com toda uma pesquisa científica e tal… adorei!
    bjs

  4. Selminha

    Ei Dani linda!!!
    Aki só uso açucar refinado pra fazer sabe o que?Docinho de leite ninho rsrs ai que delícia!!!
    Mel é tudo de bom….uso sempre!
    A criançada torce o nariz,mas de manhã incentivo o uso de pelo menos uma colherinha de mel…e qdo eles gripam,aí mel com limão!
    Maravilha de post…Bjinho

  5. Evelyn Ioungblood

    Oi Dani,
    Muito legal a sua matéria sobre o açúcar, bem explicativa….
    Na minha casa meu marido é o maior consumidor de açúcar refinado do Brasil (ele come colheradas dentro do iogurte integral), vou ver se consigo convence-lo de maneirar com a sua matéria.
    Bjs

    • marcia regina

      Bom dia ,não sei que aconteceu o mel artezanal esta fazendo mal para mim e so tentat ingerir e colocar apra fora sera que meu organismo fez algum tipo de reação alergica.

  6. Liliana_NK

    Olá Dani!
    Muito interessante a matéria, porém o que eu vejo é que a maioria das pessoas quando vai às compras, não pensa no longo prazo, apenas no momento… o que se traduz em compra de alimentos que estão em preço mais acessível e que geralmente fazem mal à saúde… não pensam que gastando um pouquinho a mais hoje ( tudo bem que nem sempre é pouco…açúcar refinado é barato… e o mel mais caro) podem economizar amanhã…

    Isso serve não só para o açúcar, como para muitos outros alimentos….

    Espero que as pessoas comecem a perceber que é um investimento na saúde.

    Beijos

  7. Sandra

    Aqui mudei para um açucar quase natural, não se encontra fácil da marca Clarion, adoça 2 vezes mais que o tradicional branco e não é tão forte na quimica, todos adoram, quando acaba vou correndo buscar mais, compro num atacado aqui perto de casa e economizo bem mais!

  8. Octávio

    lançar mão <3 hahahah

  9. Cristina de Almeida

    Pesquisa interessante.
    Muito Bom, dividir com a gente.
    Vou tentar adotar a medida, apesar de sempre usar o adoçante como substituto.

    Bjokas

  10. Tha

    Já provaram o “adoçante” de Frutose? É muito bom, não tem química, é um pouco mais caro, mas é ótimo.

  11. manoel oliveira

    entao bela pesquisa a sua parabens,a 1 ano atraz fiz a mesma pesquisa e adotei o mel na minha alimentaçao cortando de vez o açucar refinado, e o resultado foi impressionante perdi medidas e meu umor melhorou e muinto e até um cansasso q sentia. abraço

  12. muito legal essa materia…..otimo post……
    grata.

  13. barbarete

    nao entendi mel faz mal para imunidade do organismo? se em tudo que eu leio diz exatamente o contrario .quem souber explicar tire minhas duvidas por favor.

  14. Errado quando diz aí nesse poste que em 100 gs de açucar tem 100 calorias, se assim fosse era bom demais! Mas o certo é que o açucar branco refinado tem 397 calorias em 100 gs, e o mascavo tem 375 calorias em 100 gs, entenderam ou querem que lhes faça um desenho do dito cujo? Lolol

  15. marcia

    Meninas, querem mais informações sobre os malefícios do açúcar refinado?? Leiam o livro SUGAR BLUES, de William Dufty. É fantástico. Baixei esse livro, mas não lembro o site. Se alguém quiser, envio por e-mail, é só pedir!!

    • Vlamir

      Eu recomendo o livro negro do açucar. Aposto que quem ler este livro nunca mais coloca açucar na boca. Para encontrá-lo basta fazer uma pesquisa simples no google, tem em e-book para baixar.

  16. Vale a pena falar sobre o açúcar demerara. É um açúcar intermediário entre o cristal e o mascavo. Apresenta uma cor amarela, mas não tem o gosto de melado. E não passa pelo processo de branqueamento, que é o maior mal do açúcar branco.
    Muito bom o post, vou começar a acompanhar o blog. ;)

  17. hadassa mary

    eu não sei se troco o adoçante por mascavo ou mel,estou em cima do muro kkkkkkk

  18. Amanda

    Adoro mel,mas aqui em casa não estou sozinha,meu filho não gosta,já tentei colocar escondido,haha,mas ele sente o cheiro do danado do mel,ai fica difícil,meu esposo tbm não não gosta e percebe rápido,o negócio é meio difícil ,mas eu vou tentando,particularmente eu adoro,e recomendo,faz muito bem a saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s