Namoro tem prazo de validade

Por Renata Poskus Vaz

Fonte: Época

Namoro tem prazo de validade. Três anos é o tempo suficiente para que um casal se conheça, se apaixone e tire do papel os planos de casamento. E não sou eu, a senhora sabe-tudo, que está dizendo isso. Essa conclusão é do psicólogo e conselheiro emocional Pam Spurr, que vende como água seus livros de autoestima nos Estados Unidos.

Coincidências à parte ou não, farei, em breve, 3 anos de namoro com muitas idas e vindas. E, como disse para vocês (leia aqui), não vou mais esconder os detalhes sórdidos de minha vidinha com medo da rádio fofoca que por algum tempo tornou minha existência terrena um verdadeiro inferno.

Pois bem. Ou, pois mal. O namoro longo, meus 30 anos, somados ao desejo de estar com ele sempre e de dormir de conchinha todo dia sem ter que marcar encontro, e o clamor desesperado do meu relógio biológico em trazer ao mundo uma mini-renatinha, fizeram-me refletir sobre estar ou não sendo enrolada por meu companheiro. Daí surgiu o desejo de fazer esse artigo para vocês (é tipo uma terapia em grupo…hahahaha).

Há mulheres que não querem se casar e adoram o eterno namoro, à distância. Há aquelas que querem casar, mas não se importam de esperar anos para que isso aconteça. E há aquelas que querem casar, agora. Mas como ninguém casa sozinha, a opinião do parceiro é indispensável. Nem sempre o namorado, noivo e pretenso marido encara aquele momento como “a hora certa” para se casar. Mas existe hora perfeita?

Pam Spurr declarou que após três anos de relacionamento um parceiro desejar casar e o outro não, algo está errado (jura, Dr.?). E é preciso sentar e conversar honestamente para saber o que cada um espera do futuro. Pode ser doloroso, mas necessário, diz o psicólogo.

Ele usa como exemplo a atriz Calista Flockhart e o ator Harrison Ford (foto), que se casaram recentemente depois de 8 anos de relacionamento.  O que um sujeito rico, bem sucedido, realizado profissionalmente, tinha tanto a esperar pra casar? A certeza de amá-la ou nao demorou tanto tempo para se confirmar?

Spurr diz que Ford pode até amar Calista, mas levanta as principais razões para que um parceiro não queira dar o próximo passo:

1. Você é Mrs. Right Now (Senhora Certa Agora) e não Mrs. Right (Senhora Certa) ou Você é o Mr. Right Now (Senhor Certo Agora) e não o Mr. Right (Senhor Certo). O relacionamento é mais uma conveniência do que um plano de vida.

2. Insegurança. Medo de repetir a história infeliz dos pais, de ter que se separar depois.

3. Garantia de satisfação. Alguns homens e mulheres têm dificuldade de tomar decisões que podem mudar suas vidas e precisam de provas cabais de que vão ser felizes no casamento, o que é quase impossível.

4. Essa época já passou. Pessoas mais velhas, que já foram casadas, podem querer evitar se casar novamente.

5. Medo de crescer. E de perder a independência.

Com base nessas 5 razões dadas pelo psicólogo, lancei a seguinte pergunta no Facebook: “alguém aqui namora há mais de 5 anos?” E mais de 70 comentários surgiram, justificando o porquê dessas pessoas não terem casado ainda. Em contrapartida, recebi depoimentos de pessoas que se casaram em tempo recorde. Veja algumas histórias:

Heitor e Rafa: namoraram 2 meses antes do noivado

Quando conheceu Heitor Peixoto, Rafaela Coelho já tinha o Augusto, filho de um relacionamento anterior. Namoraram cerca de 2 meses até o noivado. Embora tivessem pouco tempo de namoro, Heitor percebeu que havia uma grande sintonia entre os três e que já estavam prontos para formar uma família. “Sabia que a mulher da minha vida não iria querer perder tempo em aventuras sem importância. Ela, inclusive, me adiantou, antes de me apresentar o Augusto, que zelava muito por ele nesse sentido”, disse Heitor. Após 5 meses de noivado, se casaram. Hoje têm 5 anos de casados e uma linda filhinha de 4 anos chamada Laura.

*****

Bruno e Alessandra: namoraram por 6 meses

Bruno Russi e Alessandra Linder foram morar juntos com apenas 6 meses de namoro. Quando se viu diante da mulher da sua vida, ele teve certeza que deveria casar com ela. “Ela morava no interior e eu queria ficar mais perto dela. Antes da Alessandra, nunca namorador. Sempre disse que só namoraria quando achasse a pessoa para casar. Eu não queria namorar 5 anos uma pessoa e terminar. Depois mais 3 anos outra e largar. Para mim Amor é um só. Achei a pessoa que amo e casei”, declara o apaixonado Bruno. Ele acrescenta que não quis esperar para comprar construir um patrimônio antes de casar e que acredita que em dois, será mais fácil conquistar os bens desejados.

*****

Luciana Alves: após 8 anos e terminou há 1 mês do altar

Luciana e o ex-namorado, como muitos casais, estabeleceram que se casariam após a construção de sua casa própria. Mas a casa era grande (e bota grande nisso!) e a construção levou anos até sua conclusão. Após 8 anos, o casamento era algo mais do que desejável, mas necessário, até para aplacar o ânimo da família., que não paravam de fazer aquela maldita perguntinha: “e aí, quando vão se casar?”. Após marcarem a data do casamento, não ficaram nem mais um mes juntos.  “Ele terminou comigo, dizendo que não queria mais casar e que não gostava mais de mim. E eu da mesma forma estava totalmente em duvidas do que eu queria“, afirma Luciana. O ex-namorado se arrependeu e ambos tentaram ensaiar uma reconciliação. Todavia, Luciana sabia que aquele relacionamento não daria mais certo e rompeu definitivamente.

*****

Daniela namora há 5 anos e não pensa em casar a curto prazo

Daniela Azevedo e o namorado se conheceram há 5 anos na faculdade e ainda não têm planos de casar. Estudaram na mesma sala e namoraram por todo esse período. Ela acompanhou de perto as dificuldades e conquistas do amado e diz entender a situação que os impede de casar. O namorado é filho único e, diante da oportunidade de comprar uma casa, ele fez pensando na mãe, que não tinha imóvel próprio. “Mesmo com 27 anos ainda tenho o sonho de casar na igreja e fazer uma grande festa, porque a minha família é enorme. No natal, minha irmã mais nova ficou noiva. Tenho vontade de acompanhá-la quando vejo ela orçando os preparativos para o seu casamento, mas tenho que entender que as nossas condições não são as mesmas”, afirma.

****

Não acho que tenhamos que ser inconsequentes e casar sem estrutura, só para dizer que temos marido e que não ficamos para titias. Casamento é coisa séria! Mas também não precisamos esperar a construção de todo um patrimônio. Como disse Bruno Russi, lá em cima, as vezes, namorando, não conseguimos conquistar coisas que, como casal, conseguimos.

Casar com muito amor também é primordial. Conheço muita gente que casou e se separou logo em seguida e este não é o tipo de relacionamento que nenhuma de nós deve querer para si. O desejo de usar o véu e a grinalda não pode ser maior do que o desejo de estar a0 lado de alguém que você ama muito. Não podem existir dúvidas sobre aquele ser o grande e único amor da sua vida. Casamento com dúvidas está fadado ao fracasso.

Não sucumba ao golpe da barriga. Há muitos casais que se amam e apressam o casamento motivados por uma gravidez. Mas engravidar de caso pensado, sem planejamento, sabendo que seu amado não quer casar, pode afastá-lo ainda mais de você. Seu namorado pode se sentir enganado, já pensou nisso?

Seja sincera sempre. Como disse o Dr. Purr, não há nada como uma conversa séria para definir as prioridades do casal. Lembre-se que, ao contrário de nós, homens tendem a não falar o que realmente desejam e criam histórinhas para nos poupar do sofrimento. Esteja preparada para ouvir ou perceber que casamento não está nos planos dele. Ou então, preparada para organizar um casamento em tempo recorde. Pois, se sentir o quanto você o ama e o quanto é importante para ele, esse casamento será necessário para ele mais do que, hoje, é para você.

E você, acredita que namoro tem prazo de validade? Opine!

About these ads

103 Comentários

Arquivado em Relacionamento

103 Respostas para “Namoro tem prazo de validade

  1. Que bonito!!E aí gente,(leia-se O & R) rssss!!VAMOS CASAR!!Adorei a reflexão!

    • renatavaz11

      Eu já disse que ao completar 3 anos de namoro, se ele não oficializar o pedido de casamento (pela terceira vez,…hahahaha) eu vou celebrar a minha união comigo mesma. :p

  2. Mariana

    Nunca namorei, então não sei de fato se tem prazo de validade!!!! Creio q vai mto do objetivo de ambos os envolvidos, o q eles almejam, o q planejam e se isso inclui o parceiro… Eu penso assim!!!

  3. Sim. Brinco que namorei, noivei, casei e arranjei um filho de 3 anos… em 7 meses! E recomendo. Recomendo demais. Sabe qual foi um dos primeiros pontos pelos quais descobri que casamento é bom? As noites de domingo ficam menos ruins. Para isso, independente se você namora há um mês ou uma década, tem que haver, claro, o amor, o desejo, o respeito, a tolerância e, tão importante quanto os demais, a capacidade de admirar o(a) parceiro(a). E mais: depois de casado, a gente não só descobre e conhece mais o(a) outro(a). Descobre também o quanto a gente mesmo é difícil. Então, passa a exigir menos da lindona… ou do lindão.

  4. A propósito, exatamente hoje, faz 6 anos que comecei a namorar com a Rafa!

  5. Excelente artigo =)
    Eu não sou um cara para casar, definitivamente. Penso até que seria um excelente namorado mas jamais um marido decente. Rsrsrs…

  6. Laura

    Olha gente, não sei se tem prazo de validade, mas,conheci meu marido numa sala de bate papo na internet, claro que eu poderia ter me dado muito mal, então não aconselho que façam o mesmo, o conheci dia 18 de novembro na sala de bate papo, no dia 25/11 nos encontramos a primeira vez, no dia 27 ele me pediu em casamento e dia 2 de dezembro nos casamos.ufaaa corri, corri, corri…. mas estou aqui casada e graças a Deus feliz! se eu disser que não tenho pequenos desconfortos por conta do meu ritmo de vida (publicitária da cidade grande, que ainda faz faculdade etc…) e ele (gerente de fábrica no interior, todo calminho) que é diferente do dele, estarei sendo mentirosa, mas relacionamento é isso, um cede primeiro, o outro abre mão depois e a vida vai levando, só que muito mais bonita, pq hoje, não vivo mais só a minha vida, mas me completo com a dele. temos pouco tempo de casados (4 meses), mas optei por não viver as aparências de lua de mel eterna, lutamos como se já tivessemos 20 anos, e é isso que tem nos feito feliz! Claro que cada caso é um caso, mas no nosso, esperar, talvez destruísse essa sintonia tão gostosa que nós temos.

  7. Bel

    Gostei do post e do que o psicólogo disse….namoro há exatos 5 anos (completados no último dia 05) e quando fizemos 3 anos de namoro já tínhamos a intenção de casar! Mas nem tudo é uma maravilha né rsrsrs há 3 anos eu ainda estudava (e só passei a trabalhar há um ano e meio) então casar ainda era muito caro pra gente. Em novembro de 2011 ficamos noivos e decidimos investir em um apartamento antes de pagar a festa de casamento! Por isso a cerimônia, o simples ato de casar na frente de todos foi passado pra frente (talvez 2014 ou 2015) mas a situação e o compromisso de estar casado já existe em nós há muito tempo, por isso acho que tudo depende….cada casal vai encarar isso de uma forma diferente! Beijos!

    • renatavaz11

      Não acho que seu relacionamento não dará certo. Pelo que entendi o psicólogo fala da falta de planos. Vocês tem intenção e estão correndo atrás disso. Duro é quando novos plano começam a surgir para atrasar a união. Por exemplo, comprado o sue apartamento, case-se. Não espere ter dinheiro para comprar a mobília. Simples assim (ah, vá… se fosse simples eu já teria casado…rsrsrsrs).

      Beijos!

  8. Olha passei por uma fase da minha vida em que achei que eu era uma menina fraca, e acabei descobrindo o quanto sou uma mulher forte, por isso nada como um dia após o outro.
    Hoje depois de 6 anos do ocorrido(como conta matéria acima), e estar na melhor fase da minha vida, me relacionei com duas pessoas, mas não vi futuro na relação, e na minha opinião se a coisa não começar a vingar depois de 1 ano, é melhor nem insistir, mas isso é relativo, mas eu acho que namoro tem validade sim .. rsrsrs

    • renatavaz11

      Lu,

      Admiro quem tem coragem de deixar todo um passado para trás. Muitas vezes nos amarramos em um relacionamento infeliz com medo de sofrer estando sozinha, mas não é isso o que acontece. Parabéns e espero que seja muito feliz!

      Renata

  9. Eu passei pelos dois lados !
    Tive um namoro de 4 anos que não tinha nenhum futuro, a gente se dava super bem mas não queria nada sério. Chegamos até a decretar o noivado, mas era mais para os outros do que pra mim.
    Depois conheci o Erick, em dois meses estavamos morando juntos, depois de 2 anos tinhamos um filho e mesmo assim EU não queria casar rsrs
    Era um dos casos citados pelo psicólogo:
    “Insegurança. Medo de repetir a história infeliz dos pais, de ter que se separar depois.”
    Sete anos depois ele me provou que eu não precisava mais ter medo e casamos !

    Acho que cada casal tem uma história e um tempo, é importante respeitar isso, deixar acontecer normalmente.
    Creio que se apressar e pilar etapas mais fácil dar errado depois !

    Beijos

    • renatavaz11

      Gente,

      Para mim, morar junto é casar. Vocês moraram juntos, tiveram um filho. Na minha opiniã, a cerimônia de casamento foi só para comemorar os anos de união e não para selar efetivamente o casal.

      Beijos,

  10. Cynthia de Souza

    Adorei o post e veio a calhar com a experiência que estou vivendo…eu tinha um pseudo namorado com quem já estava a 3 anos…digo pseudo porque não tínhamos sintonia,era um namoro quase frio,que ambos empurrávamos com a barriga…pois bem,até que certa vez conheci uma pessoa na quase remota rede de relacionamentos – orkut.Começamos a manter contato diariamente e me apaixonei,mesmo antes de conhecê-lo pessoalmente.Não deu outra: terminei o pseudo relacionamento e comecei a namorar com o Abel…2 meses depois,eu disse DOIS MESES…nós já estávamos morando juntos!!!
    Hoje 1 ano e 10 meses após isso,estamos noivos,já construímos nossa casinha e estamos esperando uma melhor estabilidade financeira pro tão sonhado dia de dizer SIM,se é que ainda alguém dúvida dessa resposta né…:)
    Pois bem,namoro tem validade!

    • Laura

      Cynthia minhas história tbm segue rumo parecido, estamos morando juntos, e “juntado com fé, casado é” mas o sim com festa, na igreja e no papel, só vem depois da casa própria pronta! e olha qnd terminei de ler sua resposta senti que vcs ainda terão mais dezenas de anos de felicidades juntos!

  11. Thayz Borges

    Não acredito em namoro com prazo de validade! Acho que cada casal tem sua história e seu momento…Minha irmã namorou 8 anos antes de se casar e hoje tem 6 anos de casada e é feliz com seus 2 filhos e marido…
    Eu ao contrario namorei 5 anos e não me casei, depois namorei 2 anos com outra pessoa e não me casei…Estou solteira hoje e sem pressa. Acho que cada um constroi sua história de acordo com a realidade em que vivem…

    Adorei seu post Renata!

  12. Cada casal é um casal. Eu e meu noivo nos conhecemos e no mesmo dia começamos a namorar, com uns 2 meses de namoro ele falava em casamento e eu fugia do assunto, se eu pudesse correr mil km do assunto, eu corria.
    Passamos por dificuldades, terminamos, e quando voltamos, ele me pediu em casamento e eu aceitei. Nós dois percebemos que não conseguiriamos mais viver um longe do outro. Nesse mês, fazemos 10 meses de namoro. E no final do mês será nossa festa de noivado.
    Mas não planejamos casar do dia pra noite, planejamos primeiro, que ele acabe a faculdade, eu passe na OAB, e que ja tenhamos dado entrada em nossa casa.
    Ai sim, nos casamos.
    Ficar noivos pra nós não é pra casar, e sim, a promessa de que queremos casar. e claro, quanto antes melhor, mas, com planejamento.

  13. DANIELA

    Eu concordo plenamente com o psicólogo! E inclusive estou passando por um momento assim em minhha vida..
    Estou namorando há 4 anos e meu namorado não se manifesta a respeito de um futuro a dois.. e com certeza, nós mulheres sentimos que tem algo errado. Se estamos juntos, nos amamos, porque não apostar num futuro a dois? Ando pensando bastante a respeito e acredito que nem deva existir tanto amor, pois sabemos de histórias de pessoas milionárias que largam tudo para as vezes viver um amor com alguém paupérrimo.
    Ah não vou pensar me casar pq não tenho dinheiro, pq não tenho maturidade… o que mais importa é os dois olharem para o mesmo objetivo, tem o mesmo olhar carregado de amor, o resto o universo abençoa, as coisas começam a fluir.
    Enquanto se coloca obstáculos, nada vai pra frente!
    Por isso estou tomando coragem pra tomar uma atitude e fazer uma escolha ou aceito esse relacionamente morno e fico sem saber o que será do futuro ou dou uma guinada e acabo com tudo…
    beijos, obrigada

  14. Ana Paula Moreira

    Eu namorei mais de dois anos pra casar e achei pouco tempo. Os meus pais ficavam na minha orelha apressando um casamento e acabei fazendo tudo precipitado! Faz nove meses que casei e ńao que eu me arrependa ms se tivesse pensado melhor nao tinha casado ainda! Casamento e coisa muuuto seria e se nao se souber levar nnao ha amor que aguente!

  15. adorei esse post ! eu sempre falei p/ meu marido que meu prazo de validade era de 5 anos .. nem mais, nem menos .. acho que ele levou tão a sério que depois de 4 anos me pediu em casamento !! rs
    eu morria de medo de ser enrolada por uns 10 anos e depois levar um pé na bunda ! kkkkk

  16. Beatriz Fraga

    Namorei 6 anos, na verdade os últimos 3 anos de relacionamento morávamos juntos, mas cada um tinha o seu quarto, pois os dois queriam ter o seu canto particular. Tudo ia bem, todo mundo feliz, até que ele resolveu me pedir em casamento. Eu não aceitei, disse que precisa pensar porque não estava certa se era isso que eu queria. Depois de alguns meses terminamos mas somos amigos até hoje. Até hoje não me vejo casada e sinceramente acho que não nasci para ser mãe, e olha que já tenho 32! Quero sim um namorado, mas casar acho que não. A formula da felicidade não existe, quem dera se existisse. Mas acho que o importante é fazer o que queremos, o que acreditamos ser certo e o melhor para nós mesmo. E sim, estou muito feliz solteira pois prefiro ficar sozinha do que ficar com alguém que não valha a pena só para não ser chamada de encalhada.
    Ah, e felicidades aos casais do post!

  17. oi, flor… pensei sobre o teu artigo e me veio a idéia que o centro da questão não é o tempo e sim a falta de compasso…se os dois tão na vibe de casar, tanto faz se estão juntos há 2 meses ou 2 anos, simplesmente casam… apartamento se compra, casado ou não, móveis, carro, eletrodomésticos..aff -me deixa-, viajar dá pra levar o outro, ou ficar feliz em casa mesmo…kkk… o que impede vc de casar talvez seja o fato de vc não ter dito com todas as letras “eu quero casar” para o teu companheiro… a essa altura, acho que vale a intimada -“e ae, vamos casar?” e ver o que acontece… comigo funcionou assim: olhei para meu marido (namoradohá 1 ano na época) e larguei.. “olha, eu te amo e quero ficar contigo, mas também quero casar e ter filhos, então, se vc acha que não quer a mesma coisa, melhor a gente seguir caminhos diferentes com pessoas diferentes” … ele pensou que ia se safar e disse que precisava pensar, eu banquei a desencanada e comecei a sair, sumi do mapa por 2 semanas e um belo dia ele apareceu de mala e cuia na minha casa e largou “vamos casar”… faz 10 anos, temos 2 meninas e eu sou muito feliz de ter bancado o ultimato … resta saber se vc consegue partir pra outra se ele não pegar no tranco com um empurrão desses… boa sorte… bjuu

  18. Josy

    Amei o post…

    Estou vivendo um momento assim faço um ano de namoro em 08/05/2012, estamos nos organizando para o casamento… Iremos morar juntos a partir de junho e o casamento que será apenas no civil por decisão minha eu que estou decidindo a data.

    Não somos mais crianças eu com 31 lindos aninhos e ele com 40. Temos muitas afinidades, existe muito amor e temos a certeza que juntos seremos muitoooo felizes… Então pro que ficar esperando por mais alguns anos para ter certeza ou não????

    Hoje o que mais queremos é estar juntos!

    E como disse recentemente a uma amiga direi a todos:

    Eu sou totalmente a favor do amor. “VIVA O AMOR”!

    Super bjs e parabéns pelo post

    Josy

  19. TAUANA LEMES

    Bom, pessoal, estou num mato sem cachorro. rs.rs.namoro a quase 4 anos. na verdade não sabemos ao certo quando começamos a namorar. No começo eu não queria nada sério, só que depois dos 2 primeiros anos juntos me apaixonei por ele. E agora quero me casar! só que ele esta adiando o casamento alegando impossibilidade financeira, na verdade estou sentido um pouco de insegurança por parte dele quando o assunto é “casamento”. Dormimos juntos todos os dias desde que começamos a namorar, Ele não mora comigo só dorme na minha casa. e ate hoje não me pediu em noivado. Não sei se fico e espero ou se caiu fora.

    Acredito que namoro tem tempo de validade sim.
    abraço a todos!

  20. Dayane

    eu tenho 22 anos e namoro a 8 anos, começamos a namorar ainda muito novos.
    Eu já pedi ele casamento diversas vezes, já intimei e ameacei mas não chegamos a resultado que eu esperava.
    Acho que a justificativa que cai bem na minha situação é a primeira “O relacionamento é mais uma conveniência do que um plano de vida.”
    As minhas amigas já se casaram e já tem filhos ou estão gravidas, amo crianças e independente de situação financeira quero ter a minha família,
    me doí muito ver os barrigões delas crescendo e eu não ter se quer um projeto. Estou perdida, afinal, independentemente a gente se ama muito.

  21. Dani

    Eu tenho 4 anos e 2 meses de namoro, temos apartamento, somos funcionários públicos do Estado ( não ganhamos bem,mas penso na estabilidade) e mesmo assim, quando falo de casar, ele desconversa, diz que precisamos estar mais estabilizados financeiramente.. Só que ele dizia isso desde antes de passar num concurso, e agora quer passar num melhor.. Sinto que isso não acabará tão cedo, visto que ele é ambicioso e quer crescer muito profissionalmente. O problema é que tenho 31 anos e penso numa gravidez, mas queria ter filho pelo menos estando noiva.. Gostaria de opiniões sobre isso. Obrigada!

    • Fernanda

      Oi Dani,
      Estou indo no mesmo barco que você pois o meu namorado tambem pensa numa estabilidade que nunca chega .Pois a cada concuso que ele passa ainda não é suficiente para juntarmos nossas vidas(5 anos de namoro).O relogio da gente é muito cruel.No meu caso esta semana eu estou colocando um ponto nessa situação.Se ele tiver um proposito comigo ele vai completar com mais dois pontos …e nossa estoria continua se não peço a Deus que me dê força para superar e encontrar alguem que me deixe fazer parte de sua vida e queira fazer parte da minha.

      • Dani

        Fernanda. Realmente o relógio é cruel com a gente. Espero que, independente de quaquer coisa, possas realizar teus sonhos! Espero que eu também possa realizar o meu.
        Eu, semana passada, sugeri que ficássemos noivos, até porque a família já cobra né, e ele diz que a família não paga nossas contas e que não quer noivar, criar expectativas em mim e depois me frustrar… Só que essa enrolação já me frustra, pois parece que ele não quer nada mais sério…
        Boa sorte!

  22. Ai ai… hoje faço exatamente 3 anos e 11 meses.. Porém..moro com minha mãe e ele com os pais.. temos 22 anos.. ainda não terminanos a faculdade…Então existem as questões financeiras que atrapalham sonhar em casamento. O namoro tá uma maravilha, adoro namorar..a gente se dá bem e o assunto casamento tá pesando pra gente pelo tempo, não sei se devo ficar atormentada com isso ou não. E gostaria mesmo que o assunto e iniciativas particem somente dele.. sem eu precisar ficar atordoada com isso, porém.. quando toquei no assunto.. foi como um susto pra ele.. e Nesse ponto sou mulher machista, acho que ele deve querer mais que eu.

  23. Manu

    Pessoal nao existe prazo de validade para namoro, o que existe sao pessoas que se amam e querem ficar juntos, independentemente do tempo e de situaçao financeira. Quando o amor existe, conseguimos lutar e sobreviver. Vou contar minha estoria. Namorei 5 anos, 5 anos de namoro, tipo vai, volta, mas sempre estavamos juntos, entao decidimos nos casar. Olha que se o tempo ajudasse a conhecer as pessoas, eu conheceria ele muito bem. Mais nada disso, após 1 ano nos separamos.

  24. Dani

    Olá, adorei o blog. Parabéns pela iniciativa!
    Namoro a 4 anos e 4 meses, tenho 30 anos e ele 24, eu estou ansiosa para ser noiva e ele ainda acha que é cedo… Mas me garantiu que quer casar.. rsrs
    Espero que ele não me enrole muito, pois o avisei que não quero ser enrolada.
    Bjos

    • Infelizmente, eu reparei com as minhas amigas que depois de 4 anos o casal ou casa ou separa. Isso é muito verdade.

      Mas de fato é muito triste pensar que voce ficou em um relacionamento tanto tempo e não deu certo. Voltar a ser solteira depois de tantos anos acostumado a alguém não é fácil.

      Estou aprendendo que realmente quando for para ser será. Se você ou seu parceiro/a sente, sabe, quer você para o resto da vida, não há nada que o faço adiar ao longo de 5 ou mais anos.

      adorei o post e sua página!

  25. Vanessa

    Infelismente,meu namorado nao pensa em casar,mais eu sim….não sei o que fazer!!!Adorei o post !!!!

  26. Renata

    Namoro tem um ano e dois meses, já fui casada antes tenho dois filhos. Meu namorado as vezes passa a semana td lá em casa, dividimos contas, compramos coisas juntos enfim temos uma vida em comum, quando disse pra ele q queria morar junto ele me pediu paciência pq ele tem 22 anos só e eu tenho 34 . Acho q estamos em fases diferentes, pq falo pra ele já q ele praticamente mora na minha casa pq nao ficar de vez? Cansei de falar agora decretei vamos nos ver só aos finais de semana. Idade nao tem nada haver conheço homens de 40 anos q parecem meninos, e meninos de 22 q são homens. Mas ele foi criado com avó entao tem aquela cabeça de menino mimado. Cansei de verdade.

  27. Aninha

    Comecei a namorar muito novinha, namoro ja faz 6 anos, tenho 19 anos e meu namorado 21, sera que ele cansou de mim pq ele não fala em casar só quer saber de ficar rico =(

    • Hellenl

      Nossa… estou na mesma situação. Namoro há 4 anos e meio. No início meu namorado botava muita pilha pra gente casar, mas eu só tinha 17 anos, estava começando a faculdade, ele ainda estava na graduação também. Agora, 4 anos depois, estamos formados e empregados, ele já terminou a pós-graduação e não fala mais em casamento, ficou muito ambicioso e só fala em ganhar dinheiro.
      Já perguntei pra ele se ele tem a intenção de casar, ele me disse que, sinceramente, não quer casar agora. :/

  28. Neneca

    Só para dar minha contribuição, meu marido me pediu em casamento com umas 2 SEMANAS de namoro (embora nos conhecêssemos profissionalmente há alguns meses) e com 5 meses de namoro nos casamos (com direito a véu e grinalda, festa e tudo)… estamos casados há mais de 5 anos. (Ah, eu tinha 23 anos quando me casei)

  29. Lucivania

    Nao acredito tudo e no tempo de DEUS.

  30. nana1

    Namoro a 5 anos, e sempre precionei meu namorado pra casar e ele sempre vem com a historia que não tem dinheiro q ele vai primeiro terminar a lojinha dele pra depois pensar nisso,e a uns 2 meses pra ca não sei se por custume, mas não sinto mais vontade de ficar com ele de faze sexo com ele e tal e o problema é q trabalho com ele,ele tem uma banca na feira e ajudo ele la.E por causa disso tambem não posso dar um tempo com ele pra ver se realmente o amo ou se só acostumei a ficar com ele ,me ajudem por favor ficamos noivos a 2 meses pq eu comprei as alianças e quis ficar pois se dependesse dele nem noivos ficariamos por enquanto,e como disse depois disso tenho vontade de crescer profissionalmente não quero mais trabalhar na feira tenho outros objetivos e ele não quer q eu pare de trabalhar com ele por favor me ajudem esperarei respostas bejos.

  31. NANA

    Pessoal,
    Que bom.. Desabafar UFA.
    Vamos lá, namoro há 1 ano e 2 meses. Antes disso, namorei por 3 anos,tive uma relacionamento conturbado, cheio de sofrimento, choro e baixa alto estima. Conheci meu atual namorado, no final do meu namoro anterior. Nos apaixonamos, loucamente. Ele sempre demostrando muito mais que eu, e eu sempre com muito medo de me magoar novamente. Estavamos sempre juntos, e de uns tempos p cá isso mudou muito. Ele tem seguido uma vida mais individual, não me inclui em quase nada, e eu por minha vez não consigo me acalmar, sempre o cobrando por falta de algo.. Conversamos inumeras vezes. Sinto que ele me ama. Ele sempre falou de casamento, desde o começo. Mas hoje, já não toca mais no assunto. Mudamos muito um com o outro. Simplesmente não sei o que fazer… Nossas conversas sempre terminam da mesma maneira. continuo sentindo a fala dele. Em tudo. Não sinto mais a mesma emoção em compartilhar um futuro juntos. Ele esta mais voltado a vida dele. Em contra partida, ele diz que estou perdida, que ele nao me reconhece mais..nao temos quase assunto um com o outro.. Sinto que o amor dele continua ali , mas ta guardado. E para completar, assim como a amiga ai de cima, trabalhos no mesmo lugar. estou insistindo em algo perdido?

  32. Amy

    Pessoal, eu namoro há 7 anos….comecei com 18 e ele com 23, nos conhecemos no curso técnico. Depois eu fiz faculdade, terminei em 2011. Ele não continuou estudando, teve alguns períodos de desemprego, adquiriu algumas dívidas, pagou-as e hoje está empregado.
    Eu estou desempregada.
    Porém, sinto que sempre ele arruma uma desculpa para não fazer o pedido….nem noivo somos…
    Eu sei da situação financeira dele, que não é das melhores, pois a mãe o suga muito (e ele deixa), contudo acho que quando queremos arrumamos solução, quando não queremos arrumamos uma desculpa….
    Eu já dei inúmeras possibilidades de soluções a ele, mas nada aconteceu…da última vez ele até disse: “Se você estiver esperando isso, então não espere!”
    Ele sempre diz que quer se casar, mas não tem condições financeiras….
    Sei que se eu terminar vou ser chamada de egoísta, por não dar MAIS UM TEMPO a ele…mas sinto que ele está acomodado, do tipo “tá bom assim” e enquanto eu não terminar, nada vai mudar.
    O tempo está passando, não quero ficar a vida inteira namorando..

    • Jenny

      Amy, olha só, nossas histórias são quase idênticas,NAMORO faz mais de 7 anos!!!!!!!!!!! E não é conta de mentiroso! Já pedi em casamento meu namorado 2 vezes, para ser franca NEM NOIVA sou!

      Vejo todas minhas colegas se casarem, e eu só esperando.

      Sinceramente, ALGUÉM PODE ME AJUDAR????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  33. Luiza - SC

    Meninas! Este ano completará 10 anos que estamos namorando. Noivamos em 2008. Tenho muita vontade de casar, mas não coloco minha felicidade nisso. Moramos em cidades diferentes, mas muito proximas, o que nos oportuniza estarmos juntos durante alguns dias da semana e em todos os finais de semana. Somos felizes e queremos ficar juntos. Entretanto, minha vida profissional ainda não permitiu que eu fique na mesma cidade que ele – o que nos impede de casar e constituir família. A sociedade nos cobra, nossos amigos, minha família… Mas penso que acima de tudo, o que vale em um relacionamento é a felicidade dos dois, o companheirismo, o amor. Muito mais importante que um casamento, é estar bem consigo mesmo e com o relacionamento. Nas pequenas coisas, estão as grandes! O prazo de validade só existe para quem acredita nisso. Felicidades a todas!!

  34. Maria - BH

    Olá! Namoro há 6 anos. Ficamos noivos em 2009, ou seja há 3 anos. O que me desespera não é o tempo, mas o fato de ser sempre eu a tomar a iniciativa: pedido em namoro, noivado, olhar casa, apto, lote… enfim. No final de 2012, propus a ele uma “loucura”, casar e morar de aluguel. Nossa, ele foi taxativo: Não! Começamos a construir em passos de formiguinha. Nem o muro está pronto! Dinheiro? Não! Falta de vontade. Ele sempre assumiu outras prioridades: carro, iphone, cursos, guitarras e carro de novo e uma faculdade que nunca tem fim … Estou triste, desanimada e infeliz … Minha ansiedade tem me matado e já comecei a presentear alguns amigos com os itens do enxoval …

  35. Priscila

    adorei o post…
    Eu acredito que tenha prazo de validade sim, inclusive o meu namoro está com o prazo pra vencer!
    Namoro a 4 anos e 8 meses, e quero pelo menos noivar, ja que pretendo terminar a faculdade. Desde o aniversario de 4 anos de namoro, meu namorado falou que iamos noivar, ja vamos completar 5 anos e nada ainda. Por isso ja me decidi. Desse ano nao passa. Se ele nao pedir ate o meio do ano, eu pedirei, e ja estou com tudo planejado, só me falta a grana.
    O que mas me deixa chateada, é que ele fala que quer mas nao demonstra nenhum interesse em ser breve, e tambem quando eu falo ele sempre fala que enquanto eu falar ele nao pede, mas acho que é só desculpa.
    Enfim, eu nao quero mais só namorar, quero uma aliança dourada na mao direita logo!

    • Simone

      Oi Priscila. Passo pela mesma situação que vc. Namoro a 4 anos e 7 meses e meu namorado falava de noivarmos quando ele passasse num concurso público. Pois bem, ele foi aprovado em dois, só está esperando que algum chame e tanto eu quanto ele somos servidores do Estado (tudo bem que o salário não é dos melhores…) Mas ele diz que hoje não têm a mínima condição de selarmos esse compromisso. O que me chateia é que eu queria pelo menos noivar, já que casar mesmo só depois que nosso apartamento ficar pronto (ele está na planta). Mas vivo falando que quero noivar logo, que não quero namoro longo e pra mim, 5 anos de namoro é limite.
      Desejo boa sorte pra vc e pra todas nós!
      Bjinhos

      • Meninas também estou na mesma situação já estou desistindo acho que durante todo esse tempo eu sonho pra nos dois somente eu tomo iniciativa…estamos a 4 anos e 7 meses gostaria que ele pensasse como eu e tivesse a mesma motivação pra estamos juntos.agora só o tempo vai dizer. não vou conversar mais e nem fazer mais planos…

  36. Samantha

    Adorei o post…
    eu namoro a quase 3 anos somos novos mais,eu ja sei muito bem o que eu quero pra mim eu tenho 19 anos ele 18 com 2 anos de namoro fiquei gravida e perdi meu bebe com 2 meses foi a pior faze da minha vida so de imaginar como foi me machuca muito.BOM e mesmo eu tando gravida ele nao queria casar e nem nada falava que era muito novo ele e meu primeiro namorado eu o amo muito ele fala a mesma coisa eu mesma ja o chamei pra casar ele fala que nao e tal eu o respeito ele a descisao ele fala que vai demorar isso me irrita ele sempre bota uma descupa que nao que se casar agorar por causa da mae que nao que deixar elea morando sozinha que e muito velha e tal mais pra mim o tempo e curto e o meu relogio ta andando e eu dei um prazo para ele 4 anos se nao for vamos seguir um caminho diferentes

  37. Johnny

    Que tal hein meninas… faltou um depoimento de homem que está passando pela mesma situação. Pois bem, sinto-me à vontade para contar a minha apenas para compartilhar, pois sei o que devo fazer: ser franco e abrir logo o jogo com ela.
    Recentemente eu e minha namorada fizemos 4 anos de namoro. E de uns… 4 meses para cá, está sendo difícil aceitar essa relação, continuar fazendo programas de namorado, enfim, passar tempo junto à ela… Para mim, o que desperta atenção são os planos de morar sozinho, trabalhar em outra cidade, conhecer pessoas novas, tudo o que é avesso ao matrimônio! Não sei explicar o motivo que me fez agir dessa forma, só sei que isso está impossibilitando continuar com meu relacionamento com ela, que por sua vez, está muito contente com o nosso namoro, e com certeza planeja continuar vivendo comigo, morar junto, casar-se, ter filhos…
    O que aconteceu foi uma perda de interesse por ela… só estou empurrando com a barriga e guardando para mim essa situação, e sofrendo muito porque eu a considero muito e porque desejo, do fundo do meu coração, que o fim de um relacionamento não cause todo sofrimento que imagino causar à ela.
    Enfim, eu quero ficar sozinho, não quero cair na libertinagem como alguns comentam… só quero ter tempo para me conhecer, e, preciso mudar o rumo da minha vida, mas ao mesmo tempo não quero magoá-la, pois acredito que será um banho de água fria quando entrarmos nessa conversa…

    Agradeço a compreensão de todas e desejo tudo de bom.

    • Renata Poskus

      Já sei o final dessa história. Com medo de não magoá-la, vc vai empurrar com a barriga até não dar mais e de qualquer forma vai acabar magoando-a de vez. É melhor terminar agora, fazê-la sofrer, mas permitir que ela toque a vida dela, que siga em frente. É melhor terminar um namoro de 4 anos do que um de 8. Seja sincero, por favor.

      Beijos,

      Renata

      • yulle

        oi Jonny,olha como muitas ai a cima namoro a 3 anos sou louca para casar e nao quero namorar ate morrer, tenho medo de que seja isso que estege acontecendo com meu namorado, ja falei algumas vezes com ele de casamento,mas foram e vão, ele sempre diz que nao nasceu pra casa e prefere a vida profissional a vida em familia. Fico muito triste, mas nao sei se termino ou espero mais um pouco,imagino que sua namorada tbm sente o mesmo que eu então seja sincere com ela e nãao tente poupala de um sofrimento inevitavel!!

    • Carmem

      Passo pelo mesmo que você, Johnny.
      Namoro há 8 anos e nunca tive planos de casar. Meu namorado começou a tocar no assunto há uns 6 meses, quando percebeu que estou querendo pular fora. Ele acha que vai me segurar com o casamento…
      Moro sozinha há 7 anos e não quero trocar de vida.

  38. Fernanda

    Alguem poderia me ajudar a diferenciar as atitudes dos homens nos relacionamentos citados com falta de amor,pois para mim uma situação puxa a outra.A verdade é que estou vivendo a mesma situação que todas citadas acima e o que canso de ouvir das pessoas que conheco é que se ele realmente quisesse casar comigo o faria sem colocar tantos obstáculos. Sei que não é facil ter casa e assumir certas responsabilidades pois eu moro sozinha a três anos mas sei tambem que a cumplicidade faz parte das coquistas de um casal dessa forma eu me pergunto por que não há cumplicidade no desejo de ficar juntos de verdade pois as vezes parece que eu desejo sozinha.Daí eu questiono todos os dias o que de fato ele quer comigo e não me agrada as respostas que vem a minha cabeça.5 anos de namoro e nenhuma promessa de futuro.Já me disseram que para ele é muito comodo nossa situação.Isso está acabando com minha auto-estima.Estou sofrendo demais.

  39. Rayane

    bom, eu tenho 18 anos e namoro há 2 anos e 5 meses. sei que sou muito nova, mas eu gostaria muito de casar. Meu namorado tem 21 anos e nem toca nesse assunto. Eu acho que eu já aproveitei minha adolescência, e já namorei muito tempo e já me sinto pronta pra casar. Mas meu namorado sempre foge do assunto ou arruma uma desculpa pra que eu mude de idéia. Eu amo ele muito, mais com essas atitudes dele me faz duvidar do amor dele por mim.
    não sei o que eu faço ! Se contínuo esse namoro sem futuro ou parto pra outra.

  40. Nininha

    Adorei o post… Concordo que namoro tem prazo de validade sim!

    Eu estava em um relacionamento, no qual, desde o início já havia avisado que não namoraria por mais de 5 anos… Só que durou 5 anos e meio, entre idas e vindas. Ler este artigo me ajudou a “criar coragem” para enfrentar a realidade: Eu queria o casamento e ele não… Seria sempre meu eterno namorado. Foi dolorido, mas terminamos o relacionamento que estava muito mais para “amizade colorida”.

    Foi a melhor decisão da minha vida! Agora estou namorando outra pessoa a pouco mais de 1 mês e acredito que nos casaremos em pouquíssimo tempo, uma vez que ambos queremos isso e nossos objetivos de vida são muito parecidos. Estou amando novamente!

    Não existe uma receita para o amor, mas se os objetivos do relacionamento forem divergentes, ninguém irá chegar a lugar nenhum. Ou os dois querem namorar “para sempre” ou se casarem e constituírem família.Quanto antes os objetivos são definidos, mais sofrimento é evitado.

  41. Nic

    Bom, tenho 21 anos, namoro à 3 anos e 2 meses. Gostaria de compartilhar minha experiência, rs. Nós já tivemos muitas idas e vindas. por diversos motivos, mas estamos aqui mais firme e fortes do que nunca. No início ele me parecia muito aquele cara pra casar, o que acho até hoje, só que ele mostrava mesmo e dizia que queria casar e ter filhos e então me conquistou logo de cara, que mulher não quer isso? Logo nos primeiros meses me deu aquela famosa aliança de compromisso, usamos ela quase 2 anos e rompemos o namoro, ou seja, a aliança foi pro saco, kkk. Voltamos a namorar rápido. Mas nunca mais usamos nada e ele mal toca em assunto de casar ou qualquer coisa do gênero. Chegamos até ir na loja pra comprar outra mas quando chegamos ele deixou eu escolher e ficou com uma cara de não muito empolgado, fiquei revoltada (internamente, kk), disse não gostar de nenhuma e fomos embora. Fim, estamos aqui na mesma, as vezes até brinco em dizer que ele me enrola, ele só da risada, mas não comenta :( Não queria casar correndo, até porque to fazendo faculdade, mas noivar seria algo mais sério, pra gente ir se preparando pra isso ;(

  42. Daniele

    Namoro tem prazo de validade sim! Encontrei o grande amor da minha vida e esse sentimento tb era igual por parte dele. Noivamos dps de 2 anos jts, mas nunca conseguíamos casar pq ele nunca resolvia seus problemas financeiros (vivia saindo dos empregos), começamos a ficar frustrados e tudo era motivo de briga, perdemos a empolgação e o foco. Apesar do forte amor e do desejo de casar, começamos a investir em nossas vidas particulares e não mais em nossa vida de casal, adiamos os sonhos do casamento para data indefinida… O resultado disso foi o fim do relacionamento de 4 anos e 3 meses.
    Hj, alguns meses após o fim desse noivado, namoro outro homem, que no primeiro mês de relacionamento já disse ter ctz que quer casar comigo e q qdo eu quiser casar é só falar pq sou a mulher que ele sempre sonhou para a vida dele! Ele é um homem maravilhoso e faz de tudo para me tratar como uma princesa, sei que será um excelente marido (mto melhor q meu ex-noivo), mas não o amo! Gosto mto dele, da sua companhia e da forma como me trata. Pretendo casar com ele pq o gde amor da minha vida não era responsável o suficiente para formar uma família e o meu atual namorado é perfeito para isso, mesmo não sendo o meu gde amor! Nem sempre o amor é tudo ou resolve td e casamento não envolve só amor! E por experiência própria, afirmo que namoro tem prazo de validade, pois o meu venceu e estragou!

  43. Juliana

    Bom, namoro há quase dois anos. Sinto que ele é homem da minha vida, mas não penso em casar; talvez porque tenho apenas 19 anos e ele dez a mais. Quero primeiramente buscar minha independência financeira e profissional. Já conversamos sobre o assunto brevemente e sabemos que um casamento se encaixa nos planos futuros, porém precisamos estar financeiramente bem, porque no quesito “nos darmos bem” isso, de fato, aconteceu.

  44. Ju

    Pelo visto, temos algo em comum, os namorados ou namoridos que enrolam, aiai. Eu namoro há 6 anos e estou noiva há 1 ano, compramos um apartamento, e agora o foco mudou completamente, por enquanto nada do casório, pois é, não quero simplesmente “JUNTAR OS PANOS”.

  45. Jo

    Bem, tenho sete ano de namoro. Durante esse tempo já chegamos a nos separar (dois meses) por duas vezes e acabei voltando. Ele é uma pessoa boa, boa ate demais com todas as pessoas… Só que tem algo errado no nosso namoro nem noiva sou ainda, ele ´fala em casamento depois não quer mais… não tem coragem de usar aliança. As vezes penso em terminar e não mais aceitar quando ele me procurar, mas acho que estou presa emocionalmente. Todas as pessoas já comentam, me cobram uma atitude e isso acaba me fazendo mal

  46. Mone

    Namoro a 5 anos, nos amamos muito e por amá-lo muito tenho incomodado muito meu namorado para ficarmos noivos.. Mas hoje ele se irritou e disse que não tenho outro assunto, que está de saco cheio dessa cobrança. Isso me desestabilizou demais, visto que já moramos juntos faz mais de 6 meses e eu queria esse passo a mais.. Ele já tinha prometido quando fomos morar juntos.. Mas diante da reação dele, me encorajei a dizer que se não for assim, que se coloque um ponto final no namoro, pois fiquei e ainda estou muito chateada com ele.. O que posso fazer? Termino tudo? Ele viu que fiquei mal e pediu desculpa, mas não consegui sequer olhar na cara dele, estou muito chateada. Tenho medo de ter colocado esses 5 anos no lixo ficando com alguém que tem medo (ou sei lá o que) de um compromisso mais sério.

  47. Rê,começei a namorar com 16 anos, namorei 4 anos ,noivei mais 4 anos e este ano faremos 2 anos de casados.Para mim é um grande aprendizado todo nosso relacionamento, e amo demais meu marido!!! acho que nosso relacionamento amadureceu todos esses anos, ficou melhor e trouxe tantas experiências que eu não mudaria nada!!
    Nós crescemos junto com nossa relação.
    BJos

  48. Geovanna

    Bom já vai fazer 4anos que estou namorando eu comecei a namorar muito nova com 13 anos hj estou com 16 e meu namorado com 22 ele é o meu primeiro namorado ate hj. falo muito com ele pra gente se casar mas ele diz q n pq estou mto nova mas para mim idade n muda em nd pq tenho 16 anos mas sou uma pessoa muito cabeça n q a gente case a agora mas queria pelo menos ir ja preparando os preparativos quando eu tiver com 18 a gente se casar ne mas ele diz que n. as vezes acho q ele n quer nd comigo penso em termina mas tenho medo de arepender depois pq amo mto ele. Meninas me ajudem não sei oq faço espero uma ajuda de vcs. bjos

  49. Augusta

    Namoro a 3 anos e meio, tenho 27 e ele 50 anos, ele mora com os filhos passo os finais de semana na casa dele, tenho um vinculo muito forte com a familia dele, os filhos deles gostam muito de mim, só que ele diz que só iremos casar quando eu completar 30 anos, pq só estarei preparada pra casar e madura com essa idade. Não concordo com a opinião dele, tenho um bom emprego minha independecia. Amo muito ele e sei q ele também me ama, mas não sei o que fazer. Se vcs puderem me ajudar.

  50. Qualquer

    Casamento não presta! Não cometam essa sandice! E quem discorda agora, um dia há de concordar!

  51. Daniela

    Eu namorei por 5 anos, entre muitas idas e vindas também… A gente sempre brigava muito e eu achava que morando junto ao menos, isso pararia. Tanto que na nossa última ida, ele aprontou muito comigo, e me prometeu mudar e casar se eu voltasse pra ele. Passamos 4 meses escondidos, por parte dele, e com ele levando uma vida de solteiro. Viajando com amigos, com o irmão, literalmente curtindo a vida e eu esperando, até que eu me enchi, coloquei um ponto final, e ele ainda teve a capacidade de me culpar, de dizer que quero apressar (????) as coisas. Que os casais precisam de etapas. Viver tais etapas. Depois de 5 anos extremamente bem vividos, com muita batalha, ele me diz que quer continuar, mas sem casar, quer “viver na boa”. Mas eu não quero. Não aguento mais tanta insegurança. Me dói terminar, mas não quero continuar assim, e ele só quer namorar, alegando não ter condições de casar (ele ganha 4x mais que eu, e eu ganho muito bem). Eu não quero mais, e ele ainda se faz de vítima. Como ele consegue, sabe? Recentemente conheci um outro cara, e quero ver no que dá. Tenho medo de me precipitar, mas até ele já sabe que vou partir pra outra e ainda me culpou. Então, relacionamento tem prazo de validade, tem falta de vontade, de cuidado, e em especial, falta de consideração.

  52. Estou a 3 anos com uma pessoa que a 2 anos estamos noivos,íamos casar final desse ano mas surgiu coisinhas que me fizeram perceber que não posso esperar mais.Porém o dito cujo não se decidi,vivo conversando com ele sobre o casamento mas ele sempre foge e não leva nada a serio.Chegamos a procurar varias casas para poder morar juntos e todas que achamos ele sempre coloca uma dificuldade.Penso que ele já está me enrolando e a coisa começou a ficar chata.Pois terminamos por um tempo e ele pediu para voltar dizendo que me amava e não poderia ficar comigo,aceitei ele de volta e pedi para que dessa vez fosse diferente,mas ainda sinto que ele me enrola,pois quando coloco ele na parede,ele começa ver as casas mas depois desanima e eu não aguento mais.Pois meus pais estão me enchendo o saco e não sei o que fazer.O amo muito mas não posso viver em beneficio apenas dele,penso que se realmente ele gosta de mim,ele precisa se decidir,pois não posso passar mais anos da minha vida ao lado de alguém que nem sabe o que quer e nem assumi isso.Sou bem mais nova que ele e já sou madura o suficiente para saber o que quero mas acho q ele ainda não.O que devo fazer?pois amo muito ele só que não quero me iludir e saber que não dará em nada.Morro de medo dele está apenas me usando ou coisa assim.

    Me ajudem.

  53. rafa

    Eu não sei se me encaixo nessa situação, uma vez que estou namorando a exatos 5 anos também e não irei me casar nem tão cedo pelo que estou vendo. Tenho 22 anos, mas estou apenas no meu segundo ano de faculdade e moro com meus pais. Meu namorado mora só e se sustenta, mas acho uma péssima ideia resolver me casar sem que eu possa me sustentar, saindo da dependencia dos meus pais para depender do meu marido. Mas todos em casa me perguntam quando vamos casar e dizem que não vai demorar mais do que um ano – o que eu acho absurdo, pois não vou conseguir um emprego fixo em um ano, pretendo investir na minha formação antes de tudo – e isso me deixa muito insegura sobre nosso relacionamento. Conversamos muito e ele sempre diz que irá esperar por mim, mas às vezes sinto que ele já começou a “vida de adulto” sem mim e que quando eu chegar eu possa abalar essa vida de uma forma ruim e ao fim, não ser aceita.

  54. caiko

    olá namorei 2 anos e meio com uma menina, fui o 1 dela… eu 27 e ela 22 enfim estavamos bem ams ela controlava,sempre colocando planos de que eu tenha metas e ela cumprindo. me sufocava, ai dei motivo pro termino e acabou. 3 meses depois ela ta com outro completamente diferente. tirando isso. o jeito da pessoa cobrar o outro mostra 100% que quer algo sério pra vida toda? tenho essa duvida pois ela é muito cabeça aberta e n acreditava que se casaria com o 1 homem dela.

    • Renata Poskus

      Caiko,

      Tenho diversas amigas que se casaram com o primeiro namorado. Nós, mulheres, em sua grande maioria, pensamos diferentes dos homens. Quando a gente encontra um cara que a gente gosta, não sente necessidade de variar o cardápio. Muitas mulheres, por exemplo, se casam virgem e não tem interesse de saber como e o seo com outros homens.

      Acredito que sua ex esperou muito para se relacionar com alguém, no caso, você. E quado te encontrou quis mesmo que fosse sério para toda a vida e, por conta disso, te cobrava tanto.

      O fato dela estar já com outro não significa que ela não gostava de você de verdade. Pode ser que ela realmente gostasse, mas diante da sua negativa em prosseguir com o namoro, ela tocou a própria vida.

      Bom, essa é minha opinião.

      Beijos.

  55. Luanda Lopes

    Eu namoro há 3 anos!Estamos super bem e….sobre a questão do casamento,acho que deve ser uma coisa natural e não do tipo:”nossa já faz “n” anos que a gente namora ,agora é hora de casar”.Quando você casa com alguém é pq quer passar o resto da vida com aquela pessoa,mesmo se as vezes ela for chata e irritante ou se as vezes é perfeita e amável,o mais legal é isso,as inconstâncias do relacionamento.Então acho que deve-se deixar fluir…para que aconteça na hora que tiver de acontecer.

  56. aparecida

    Muito relativo…as pessoas querem por regras nos tempos e nas atitudes de um casal, porem, se tomar decisão sozinha é difícil, imagine à dois. Tenho duas filhas, cada uma delas pensam de uma maneira: Uma acha que pouco tempo de namoro é suficiente pra construir uma família. Outra acha (e já namora a 8 anos rsrs),que primeiro tem que se estabilizar…não quer se casar com dívidas, prefere ter uma boa segurança financeira.
    Quanto ao amor, não importa se casado ou não, se tiver que acabar… ACABA E PRONTO!
    No meu caso não me arrependo em ter me casado muito jovem (sou casada à 34 anos). Aliás, eu e meu marido somos eternos namorados. E olha que temos personalidade completamente diferente. Somos o oposto um do outro…mas nos amamos…e daí? rsrs.

  57. Larissa

    5 anos e 3 meses de amoro e meu namorado se diz inseguro para noivar. Quer casar um dia, mas diz que tudo tem seu tempo.. Ambos trabalhamos, temos carro, apartamento.. O problema é que tenho 32 anos e ele 28.. Ele não gosta de falar sobre casamento, e isso tem me deixado mal, minha autoestima está abalada, pois penso que ele não me ama o suficiente pra casar..

    • Aline Aquino

      Não fique assim Larissa…. os homens são instáveis… ou ele ainda não tem certeza do amor dele. Antes eu era imatura para entender isso, hoje sei lidar com essa situação. Fique calma… no seu tempo Deus vai enviar a pessoa certa. Fique tranquila.. tudo virá no seu tempo.

  58. Aline Aquino

    Bom dia!! Namorei 6 meses e fiquei noiva…. hoje estamos noivos há 5 meses. Ele já foi casado e sempre que toco no assunto casamento ele desconversa. Não entendo pq quis noivar assim tão depressa. E para a minha tristeza a minha sogra me odeia. Na minha união não existe tempo certo…!!! Acho que é falta de vontade ou ele ainda ama a ex esposa dele.

  59. Cintia P.

    Cheguei até esse site…pq já nem sei mais o que pensar…fiz 5 anos de namoro entre idas e vindas…estamos firmes já a um ano…e nada de falar em casamento ou pelo menos noivar…e sabe..não sei se tenho mais paciencia para tocar nesse assunto novamente….sei lá…eu tenho 27 anos e ele esta com 30 estamos bem financeiramente mas nada de planos de casar nem de ter uma casa…simplesmente estamos nessa de namorar..e olha…sei que nao tem empecilho algum…e nessa o tempo vai passando..sabe…já aguentei tanta coisa por amor…hoje em dia eu to mais relevante e ele mudou muito por amor….eu reconheço…mas poxa nem noivar….sei lá gente…to cansando dessa brincadeira….de verdade…o amo muito mas sei lá….

    bjs meninas…

  60. Anderson

    Meu nome é Anderson e namoro há 10 anos e meio. Minha namorada fala todo dia o quanto me ama e quer ficar comigo, só que não passa dessa conversa. Sempre vou atrás de imóveis para montarmos nossa casa e ela sempre se mostra interessada, mas na hora de irmos visitar de fato os imóveis, ela desconversa. Fala durante a semana inteira que vamos ver no final de semana, mas quando chega sexta-feira, ela faz planos para um simples passeio ou coisa do tipo. Quando me irrito e dou uma prensada ela novamente diz que vamos comprar sim, que vamos ver ao aptos, que tudo vai dar certo, mas chega o outro fim de semana e nada. Dai dou uma provocada falando que vou gastar dinheiro, comprar alguma coisa pra mim e ela diz que não, porque temos que economizar pra comprar nossa casa. Sinto que ela até tenha vontade de se casar, mas parece que falta coragem de sair da casa dos pais e ter que se virar sozinha. Sinto que ela tem medo de crescer. Este ano farei 32 anos e ela 31. Resolvi relatar minha situação para vocês verem que não são só os homens que enrolam.

    • Renata Poskus

      Caraca, primiro caso que vejo de homem reclamando que a noiva não quer casar. Não sei nem o que dizer.

    • Mitaly

      Rapaz você é um homem que nao se encontra todos os dias,normalmente é a mulher q quer casar. Olha se ela gostasse de você ela nao pensava duas vezes. Um homem desse é dificil de achar hoje.

      • leticia pereira barbosa

        eu acho que o fato não é nem esse de ‘se ela gostasse de verdade’…
        tenho muitas amigas que não pensam em se casar mesmo, filhos?! nem pensar, nunca. me chamam de louca por dar tanto valor a isso.
        acho que vai de cada um mesmo.
        quero me casar, estou fazendo 2 anos de namoro, pode ser cedo (pra ele,que nem toca no assunto ou corre), mas não pensaria duas vezes se fosse pedida!

  61. Vai fazer 2 Anos que Namoro sabe , ja falei com meu Namorado sobre Casamento mas Parece que ele não quer muito não queria namorar tanto tempo :(

  62. Maria Sousa

    Fiquei 2 anos enrolada e 3 namorando oficialmente. Como tenho 34 anos e meu relógio biológico está gritando rs…e como ele já tem 38 anos, pensei que nao seria problema, vinha falando há alguns meses sobre casamento com ele. A princípio ele me disse que eu precisava ajudá-lo financeiramente, então arrumei mais um emprego, atualmente trabalho em dois…Mas ontem tive uma grande decepção: Falando novamente sobre casamento, ele começou a mudar de assunto…entao o encostei na parede, foi então que ele abriu que nao tem planos de casar e ter filhos, que ja teve este sonho um dia mas nao tem mais por causa de desilusões amorosas.

    Na verdade eu deveria ter observado os sinais antes: Como assim, eu me sacrificar em 2 empregos para ajudá-lo a comprar nossa casa, sendo que ele comprou e mobiliou um apartamento há 2 anos…e recentemente alugou dizendo que nao vamos morar lá, que se eu quiser casar, que teríamos que comprar juntos uma casa e dividir o valor em partes iguais! Affe quem ama e quer estar junto, casa e pronto…nao fica arrumando desculpas….muito menos assistindo a pessoa amada se sacrificar, trabalhando das 08:00 as 22:30 quando na verdade ele poderia resolver isso!

    Terminei! To sofrendo porque o amo, pelos 5 anos de tempo perdido, …mas enfim, isso foi ontem, nada como um dia após o outro!

    MENINAS, VAI A DICA: Se você tem o sonho de casar, não tenha medo de ter essa conversa franca com seu namorado, quanto antes houver uma definição, menos tempo vc perde! Só não abra mão do seu sonho, daqui há alguns anos vc pode se arrepender pelo tempo perdido em relacionamento que já estava fadado a não dar certo. O primeiro passo para o relacionamento dar certo, é ter sonhos e planos em comum..

  63. cristiane

    Gente… meu caso é completamente ao contrario…
    Namorei 6 anos e estava noiva… meu noivo sempre quis casar… e eu? bom, isso nunca foi o sonho da minha vida…
    Ficamos noivos no ano passado, foi meio q forçado… ele me deu um prazo p ficarmos noivos e casar… e eu aceitei…senão o perderia.
    Entao escolhemos ate um ap… Mas ele algum tempo depois participou e um processo seletivo p uma empresa em outro estado (escondido de mim) e foi chamado.Ele sabia q eu nao gostaria de ir morar longe da famila, mas fez isso mesmo assim… fique mto chateada, mas nao podia tirar esse direito dele, ja q era isso q ele queria…. ja faz um ano q ele está em outro estado e a pouco tempo eu consegui um emprego na mesma cidade q ele… mas aí q começa a confusão… me bateu um medo… eu chorava demais, fiquei mto angustiada, pq ao gostaria de ir p longe… começei a me questionar se eu realmente o amava, se ele realmente me amava, pois foi p longe, sem pensar em mim… e disse q fez isso pensando no nosso futuro…
    O q eu fiz? recusei a vaga e terminamos… estou mto triste… ele é perfeito, um homem p casar mesmo… mas nao sei o q acontece comigo… nao sei se o amo realmente… se o q tenho é medo de ir p longe, se tenho medo da vida a dois… mas acho q a melhor alternativa foi terminarmos…pois casamento é coisa séria… e se vc tem duvidas, deve refletir antes de dar tal passo…
    Coloquei minha vida nas maos de DEUS…

  64. Oi! Adorei o post!

    Pois bem, minha história é a seguinte: eu namoro há 6 anos e meio!!! hahaha tenho 22 anos e meu namorado também – sim, começamos a namorar no Ensino Médio.
    Eu e ele consideramos que nosso namoro começou com um perfil e depois mudamos completamente. Isso aconteceu pois com 3 anos e meio de namoro nos separamos devido a muiiiitas brigas e implicâncias por bobagens que viravam rotina. Naquela época mais brigávamos do que aproveitávamos o namoro.
    Enfim, ficamos 1 ano inteiro separados, colocando os pingos nos is (individuais e também de casal em muiiiiiitaaaaaa DR pós-término). Naquela época eu nunca diria que voltaríamos um dia, estava mesmo convencida de que deveríamos ficar separados. Quando decidimos reatar, foi uma surpresa enorme tanto para nós como casal quanto externo. Pudemos perceber que o tempo que ficamos separados nos ajudou a amadurecer pessoalmente e a grande e boa surpresa foi perceber o imenso apoio de muitos amigos e conhecidos! Foi o que mais nos ajudou a permanecer juntos, aliás, pois quando voltamos percebemos claramente o quanto mudamos em apenas um ano, e sempre ocorre um inicial “estranhamento” dessas mudanças, pois você reata achando que algumas manias ainda estão nos seus lugares, quando na verdade já mudaram.
    Hoje, depois de 3 anos do recomeço, já conversamos sobre esse polêêêmico assunto do casamento, hahaha. Eu sempre com pressa, ele sempre paciente, mas sabemos que ainda vai demorar um tempo pro noivado chegar: falta formar!!! não dá pra casar e não ter onde cair morto, né? Mas consigo ver que a intenção, pelo menos, ele tem! rsrs.
    De vez em quando bate aquela ansiedade, pelo fato do namoro ser muito longo, mas sempre que penso assim eu foco na razão: começamos a namorar muito jovens, então agora é ter paciência e foco para as metas começarem a tomar forma!

    Ah, e por enquanto ZERO previsão a curto prazo pra casar, rs!

  65. tito

    olá tenho 30 anos, namoro a 5 anos, minha namorada me pediu um tempo pq disse que eu estou enrolando ela…. mais eu quero voltar ficar noivo e casar mais ela nao quer mais… nao sei oque faço eu a amo muito.

  66. Luanna

    Esse último exemplo é simples de entender… eles estão como casados há tempos, caramba, estudando na mesma sala durante 5 anos, se vendo durante 5 anos todos os dias. É lógico que não vão querer conviver mais que isso ainda, rs.
    É mais ou menos o que está acontecendo comigo, estamos tão bem juntos, podemos fazer de tudo juntos, viajamos quase todo mês, etc…e não casamos ainda, mesm que meus pais pressionem ele se mantém a guarda, eu até quero já sabe, acho que já chegou a hora, pois nos conhecemos bem e a maioria das brigas que temos é justamente por não estarmos juntos de vez, casados, ou pelo menos morando juntos.
    Sinceramente, não sei o que falta!
    Estamos juntos há um pouco mais de 1 ano e a família dele me ama e todos perguntam quando vamos casar, mas aí ele leva na brincadeira rs, só que ele sempre falou que queria casar comigo, desde o começo do namoro, só que hoje está diferente. Minha família também ama ele!
    Apesar de ele estar cuidando da sua empresa que é nova no mercado, está aqui na cidade onde moro desde que nos conhecemos, morando sozinho. O que está faltando pelo visto só é eu encontrar um emprego para eu não ser dona de casa, mesmo porque sou formada em direito e estou estudando pra oab. Será que mesmo ele sendo bem sucedido financeiramente, e me amando e eu amando ele perdidamente, vcs acham que falta o que? Só eu arrumar um emprego mesmo?
    Estou tentando e nossa data é agora em outubro para noivarmos e morarmos juntos, não sei, pode ser que seja adiado.
    Mas às vezes eu penso, quando uma pessoa realmente quer estar com a gente, não tem nada que impeça, não é? [estou fazendo minha parte, indo atrás de trabalho (por mim, porque apesar de me nunca faltar nada, pois meus pais ajudam, não quero dinheiro de homem nenhum!!!)], mas será que vale a pena estar com alguém que meio que imponha uma condição para casar, no caso o trabalho?
    Pelo menos o tempo de namoro já acho suficiente, então a desculpa de tempo não é válida, rs.

  67. aline

    O texto é meio antigo, mas me identifiquei muito. Deixo aqui a minha história.
    Namorei durante 4 anos e meio, sempre vi meu ex namorado como o homem da minha vida, sempre quis ser mãe, ter meu cantinho, etc.
    Sempre fui uma mulher trabalhadeira, guardei bastante dinheiro pra nossa casa, ou apartamento, mesmo ganhando pouco. Nem ele acreditava nessa minha habiidade. Pois o tempo passou e ele só me enrolou, sempre adiava os planos da casa, e tudo mais. Ai resolvi por na parede. Falei do meu sentimento, falei do que planejava, e na vontade de ser mãe..
    Uma semana depois ele rompeu.
    Acredito nisso tudo que esta escrito no texto. Namoro longo não dá certo.
    Quem tá nessa, coloca o parceiro na parede, vai perde-lo? Talvez, mas caso perca, foi o melhor a ser feito .

  68. Ana

    Eu não sabia que havia essa “teoria dos três anos”, mas por coincidência já havia percebido isso em minhas experiencias… tive 2 namorados, e as reflexões sempre existiam, mas quando vai chegando no 3º ano realmente já conhece o suficiente para saber o que quer e abrir o jogo… por incrível que pareça eu sempre descubro que não quero mais… e estou perto de três anos novamente com o atual namorado e já estou tomando minhas decisões… em 3 anos vc passa por tudo que precisa saber antes de passar o resto da vida com alguém….

  69. Cris

    Comigo aconteceu o seguinte:
    Começei a namorar aos 20 anos um rapaz. Namoramos longos 5 anos. Nesse tempo ele começou a construir uma casa. Só que ele tinha um ciúme doentio de mim e resolvi terminar.
    Quando terminamos eu estava entrando para a faculdade e fui me dedicar aos estudos. Ficamos 4 anos separados e voltamos a namorar após este tempo.
    Foram mais longos 6 anos de ‘enrolação’ até que resolvi por um ponto final nesta história. Neste tempo a casa que ele começou a construir ficou parada. Ele simplismente abandonou a construção e nunca mais teve interesse em terminar esta construção.
    Detalhe: Eu concluí a faculdade, fiz uma pós graduação, trabalho em um emprego legal e ele NUNCA fez mais nada pra crescer na vida. Ele só entrou na faculdade recentemente por insistência minha. Ele NUNCA teve mais iniciativa pra nada. E o que me deixou mais indignada foi que quando voltamos a namorar, após um ano juntos, eu começei um novo emprego. E ele poucos meses após eu começar este novo emprego veio com uma aliança de noivado. E eu achei que ia deslanchar e enfim ia me casar. Mas ele me deu aquela aliança só por ciúmes de eu estar em um emprego novo, conhecendo gente nova. Fui burra em ter aceito e mais burra em ter perdido ANOS DE MINHA VIDA.

  70. Andre Sion

    Estou noivo atualmente e juntando com namoro temos três anos, estou fazendo tudo como manda o figurino: comprei um apartamento, reformei todo o apartamento e acabei assumindo uma dívida maior e vendi o meu carro pra terminar a obra e ter o mínimo pra viver nosso ninho, recentemente tenho sido cobrado para casar em 4 meses e estou assumindo fazer tudo sozinho,,,enfim escuto que não pode me ajudar e não fico incomodado,.. ainda assim cobra de ter um filho em 12 meses…quando conversamos sobre despesas, diz não poder ajudar em nada e ainda assim, acha que estou enrolando…

    • Carolina

      Olá Andre, tudo bem?
      Eu entendo a vontade da outra pessoa em casar, mas impondo prazos para tudo é meio demais, não acha? Sem contar que o casamento é a junção de dois corpos em busca de um objetivo em comum, tudo bem que ela não pode ajudar, mas então não te cobre tanto, por favor né?!

      Pense bem se é essa pessoa que você quer ao seu lado.
      Abraços

  71. Nossa que legal , gostei bastante do post , tenho um caso parecido moro em sp e meu namorado se mudou a pouco tempo pra SC , e ele quer que eu vá morar pra lá mas não pensa em se casar tão cedo e eu não sou assim , se vou é por ele e por mim , quero ir pra gente se organizar nossas vidas individuais e juntos pra mais pra frente casar , mas ele não pensa assim , enfim situações assim são complicadas , ele pensa até em morar junto ¬¬ mas casar que é bom nada ..

  72. Luiza Souza

    Eu namoro a 5 anos e meio, mas antes disso tivemos um rolo de quase 3 anos. O fato é que nós dois temos 21 anos, começamos a namorar muito cedo! Graças a Deus nós dois temos vontade de casar e ter filhos logo, já estamos conversando sobre noivar esse ano. Muita gente ainda acha cedo devido a nossa idade, mas pelos anos de convivência achamos que está na hora! Terminamos duas vezes por 3 meses, na primeira vez eu sofri, e na segunda foi a vez dele, mas depois disso nosso relacionamento melhorou mil vezes e temos a certeza do que queremos! Acho que amadurecemos juntos! *-*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s