Mulherão Saúde: minha saúde (ou falta dela) + academia + Metformina

Por Renata Poskus Vaz

Confesso que pisei na bola comigo mesma nos últimos meses. Andei me alimentando mal e dormindo muito pouco… Eu não tinha nem tempo para cozinhar e acabava fazendo uma única refeição por dia, e daquelas bem desequilibradas. Comia o que era fácil de preparar e pronto. Entre comer adequadamente e falar com um cliente, eu preferia a segunda opção. Meus clientes sabem que trabalho em casa e por isso me ligam quando querem. Por diversas vezes conversei com donos de grifes e estilistas de madrugada. E não adiantava dizer que estava em horário de almoço, pois logo escutava: “ah, mas eu vou falar rapidinho”. E lá iam mais 30 minutos nada rápidos no telefone e o almoço ficava para depois.

Para completar, por conta dos preparativos do Fashion Weekend Plus Size, eu dormia apenas 4 horas por noite, e olhe lá. Não sentia sono. Vivia ansiosa e só queria trabalhar, trabalhar e trabalhar! 

Academia

No carnaval, dias antes do Fashion Weekend Plus Size, meu irmão disse que ia se matricular na academia. Fui com ele. Era o empurrão que eu precisava para me matricular. Comecei a malhar na quarta-feira de cinzas. Expliquei ao professor que eu sou ociosa, que não malhava faz tempo e pedi que “pegasse leve” comigo. Só que o leve dele era pesado demais para mim. Fiz uma série de exercícios para o braço que me deixou sem conseguir movimentá-lo por dias. A dor era insuportável e precisei me entupir de Tandrilax. Lá estava eu, há alguns dias do meu evento, sem poder mexer o braço e completamente grogue. rsrsrs… Mas no fim, no evento, deu tudo certo.

Desde então, tenho ido apenas 1 vez por semana para a academia. Ok, vocês vão dizer que isso não adianta nada. Já eu penso o contrário. Óbvio que desejo ir todos os dias ou no mínimo 3 vezes por semana, mas enquanto não consigo organizar meus horários, acho que 1 dia é melhor do que nada.

Metformina

metformina

Não sei se vocês se lembram, mas no ano passado eu disse que me consultaria com um conhecido endocrinologista. Porém, recebi uma enxurrada de mensagens de ex-pacientes dele (eu havia citado o nome do médico) me desaconselhando. Todas haviam tomado remédios, emagrecido e depois engordado novamente. Eu já havia me consultado com ele e tomado um remédio que eu acreditava ser natural, mas continha hormônios T3 e T4, que mexem com a tireoide. Só soube disso agora. :(

Então, procurei um clínico geral mesmo, que meu bolso poderia pagar. Expliquei meu histórico e mencionei minha preocupação com o meu fígado, mostrei exames antigos e tal. O que ele disse vocês já devem imaginar: perca um pouco de peso, pratique exercícios físicos, maneire na alimentação, sobretudo na ingestão de gordura e mais um monte de bla bla bla que a gente está cansada de saber, mas não põe em prática.

Mas o melhor estava por vir. Ele me prescreveu a Metformina. Pensei bem se postaria isso aqui, já que sei que estou cheia de leitora maluquinha que após ler essa matéria vai correndo para a farmácia se automedicar. Então, meninas, não façam isso. Procurem um médico e falem sobre esse medicamento para ele, caso seu quadro clínico se pareça com o meu. Se achar oportuno ele te receitará e em uma dosagem exata, perfeita para você.

Quer saber para que serve a metformina?

Ela é indicada pata diabetes tipo 2. Não, eu não tenho diabetes tipo 2, porém, quando ministrado à pacientes obesos com esteatose hepática, os níveis de gordura no fígado reduzem significantemente. Mas é claro que maneirar nas refeições também é necessário.

Não há perigo de eu desenvolver diabetes ou hipoglicemia com o uso deste mediamento. Muito pelo contrário. Meu próximo passo após a esteatose certamente seria a diabete.

A Metformina pode causar náuseas, diarréia e dor de estômago. Desta forma, muitas das pessoas que o tomam acabam deixando de comer para não sentirem esses efeitos colaterais. Com isso, elas têm a impressão de que o remédio emagrece, mas na verdade, elas que pararam de comer com medo do piriri. rsrsrs

Eu ando meio sem apetite. Senti que a Metformina dá uma sensação de saciedade, embora a bula não descreva isso em efeitos colaterais.

Ah, mas esqueci de falar a melhor parte sobre a Metformina. Ela também é indicada para a SOP (síndrome dos ovários policísticos). Como vocês já devem saber, mulherões acima do peso tem mais chance de desenvolver cistos nos ovários e consequente menstruação desregulada e dificuldade para engravidar. Já li relato de mulheres que não conseguiam engravidar e conseguiram, sem indução da ovulação, somente tomando a Metformina.  Ela faz uma espécie de “faxina” nos ovários.

O custo de uma caixa para 1 mês é de cerca de R$10. Isso mesmo, R$10.

Daqui há alguns meses eu volto para contar os resultados da Metformina no meu fígado.  (a parte de testar a eficácia na tentativa de gravidez fica por conta de vocês, já que estou solteira. :( )

update: Resultado do meu tratamento, após mais de 1 ano, você pode ler clicando aqui

About these ads

44 Comentários

Arquivado em Mulherão Saúde

44 Respostas para “Mulherão Saúde: minha saúde (ou falta dela) + academia + Metformina

  1. Olá, te acompanho pelo face e qdo vi a caixinha do Metformina me identifiquei logo e corri p cá rsrsrs. Também tenho SOP,tomava o Selene p regularizar a menstruação e controlar tanta espinha no rosto; mas o remédio acabou se revoltando contra mim e de repente causando espinhas tao grandes e doloridas que nunca saravam, e mesmo suspendendo esse anticoncepcional, sofri com essas enormes espinhas por 4 meses. Fui a um ginecologista e depois de me chamar de gorda e cheia de acne rsrs me receitou o Metiformina. O usei por uns 2 meses e acabei suspendendo pq queria mesmo era q ele regularizasse a menstruação, entendia q só menstruando as espinhas iriam embora rs, e suspendi tbm devido a dor no estomago e a ansia de vomito sempre de manha e apos tomá-lo. No posso negar q realmente senti uma perca de peso mínima, mas acho ki fiquei mais triste foi com o modo como o médico me tratou, me deixou com mais depressão ainda e acabei aliando isso ao remédio e desisti dele. Hj entendo q devo voltar a tomá-lo e ficarei a espera de sua conclusão, das mudanças e benefícios q esse remédio pode proporcionar. Confesso que é mais esperançoso tomar um remédio qdo temos exemplos de outras pessoas q os tomaram, no meu caso justamente pq no botei fé naquele médico q só me humilhou. Bjim e te seguindo…. rs!

    • Renata Poskus

      Lili, eu acho que não compensa você tomar um remédio que te causa ânsia de vômito e dores no estômago. São efeitos colaterais cruéis. O que você pode fazer é ir ao médico e tentar mudar a dosagem. Ou então, mudar a pílula anticoncepcional que você toma.
      Eu lembro que eu tomava a pílula Mercilon, mas ela passou a não fazer mais efeito esperado, regulando minha menstruação. Aí mudei para Gestinol D28, que também não funcionou. Aí me revoltei com a vida e há uns 2 anos não tomo mais nada. rsrsr

  2. Aline Zattar

    Eu ja tomei esse!!! Na verdade dificil dizer o que eu ja nao tomei!!!!kkkkkkkk Como n tenho nada no figado e minha glicose eh baixa, na epoca q tomei passei mto mal pelo fato da hipoglicemia… E meu endocrino disse que eu deveria parar de usá-lo, o mesmo que o prescreveu!! Então deve-se mesmo procurar um médico… Pois cada caso eh um caso !!!! Super Beijocassss =))))

    • Renata Poskus

      Aline, o Metformina não dá hipoglicemia. O que deve ter acontecido é que com os efeitos colaterais do remédio, você pode ter parado de se alimentar corretamente e a falta de alimentação balanceada sim, deve ter feito você passar mal. Sei disso porque às vezes nem tenho fome com ele, aí no fim do dia estou falando mole, com cansaço, aí só aí lembro que fiquei sem comer. Não dá para ficar sem comer, jamais!

  3. Paula Regina

    Como Educadora eu fico perplexa com tantos tipos de indicação para os mesmos casos…
    Meu Clínico e Nutricionista me indicaram *zero*, zero de medicamentos para a esteatose e ambos sugeriram dieta personalizada (e que esta funcionando as mil maravilhas) e exercícios físicos aeróbicos (esteira, hidro, natação etc), já que, sobrecarregar o fígado com medicamentos seria contraindicado.
    E fez super bem, Renata, em destacar que medicamentos devem ser prescritos por quem entende e analisando caso por caso (vide o que sua crônica pontuou), e que nenhuma atividade física deve trazer dor e sim bem-estar. Se iniciar com 1 vez semanal for o mais apropriado, siga!

    Sucesso na empreitada e beijins!

    • Renata Poskus

      Paula, atualmente o único remédio que tomo é a Metformina. O Pantogar, por exemplo, é um composto vitamínico.
      E não estranho prescrições diferentes pois somos pessoas diferentes e embora os quadros clínicos se assemelhem, cada um tem um evolução diferente de caso. Beijos

  4. Bárbara

    Olá Renata,
    Assim como a Aline, já tomei o metformina e parei na UTI com a glicose chegando a 30. Não tenho problemas de glicose, e a endocrinologista me receitou para o mesmo problema que o seu, SOP e excesso de peso.
    Tomei por 02 semanas e já fui parar no hospital, depois disso tenho verdadeiro pavor desse remédio.
    Não quero te assustar, apenas fique de atenta a qualquer mal estar, meus sintomas foram a perda de sono e vontade de comer doces.
    Espero que você acerte com ele e dê mais sorte!!!
    Beijos…….

    • Renata Poskus

      Não, querida, você não está em assustando não. Até porque já tomo há duas semanas, 1 vez ao dia, 850 mg, e não tive efeito colateral algum. Como disse para a Aline, o remédio pode ser indicado para não diabéticos por justamente não causar hipoglicemia, O que acontece é que seus efeitos colaterais fazem com que a gente reduza a alimentação. No meu caso, me sinto “estufada” e sem apetite. E quem não come nada, passa mal mesmo.
      Algumas vezes me sinto fraquinha, aí lembro que não comi nada e pao para fazer um lanchinho. Minha meta é me alimentar direito, em 3 em 3 horas, para não ter erro.

      Beijos

  5. Mardete Sampaio

    Tenho horror a palavra OBESA ,prefiro dizer que sou gorda.Ultimamente , estou emagrecida, isto é a obesa (não posso me enganar),perdeu 55 quilos no último ano. Saiu dos 141 quilos para 86. E se digo emagrecida é porque sei que não estou magra e que mesmo que chegue a cumprir a meta estabelecida pelo meu médico ( 67 kg.), jamais poder me considerar uma pessoa magra ,pois nunca poderei abandonar a prática de atividade física regular ou comer sem restrições a ingestão de gorduras e carboidratos. Aos 11 anos de idade já pesava 80 kg., durante toda a minha vida fiz inúmeras tentativas para reduzir o peso que prejudicava meu fígado, elevava minha pressão, danificava minhas articulações, provocava problemas dermatológicos…Falhei inúmeras vezes. Tomei muitos e muitos medicamentos. Acreditei em milagres, me conformei, me desesperei. Hoje continuo na luta.Tomo Metformina, mesmo não sendo diabética, há muito tempo e com prescrição médica. Esse medicamento, assim como o Orlistat muito me ajudou, já que não respondo a Sibultramina e a Anvisa proibiu a venda de outros inibidores. A luta contra a obesidade e pela saúde tem sido constante, POIS NO MEU CASO É UMA LUTA PELA VIDA. Mas devo acrescentar que nenhum medicamento funciona sem que haja uma determinação quase que sobre-humana e que muito devo a meu médico (pessoa particularmente generosa e realmente interessada no meu progresso) , a Academia Curves (cujo o método e o ambiente me motivaram ali permanecer, pois a impessoalidade e o exibicionismo característico das academias tradicionais afastam quem justamente mais precisa) e principalmente a mim que hoje e só por hoje, vou combater meu inimigo interior.

  6. fatima

    A SOP é um sinal indicativo do risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2. Mas receitar um remédio para diabéticos antes do quadro instalado é estranho.
    De qualquer forma, desejo que você possa equilibrar sua saúde, seu corpo e seu espírito. Ser um mulherão é uma coisa, mas um mulherão cheia de limitações ninguem quer ser.
    Melhoras.

    • claudia

      Não é estranho não, Fátima, no caso da obesidade,e da SOP, há relação com a resistencia a insulina, que faz todo esse estrago, a insulina por ser um hormonio anabolico, ele estimula o fígado a produzir inclusive mais trigliceridios e colesterol, fazendo essas taxas aumentarem no organismo. O tratamento com a metformina é o mais indicado pq ele “inibe” essa alta liberação de insulina pq a glicose nao vai estar alta, e não deixa sobrecarregar nosso pancreas pra liberar tanta insulina, entendeu? outro ponto IMPORTANTÍSSIMO, é a DIETA, pq temos q evitar consumir muito carboidrato e gorduras para potencializar os resultados, caso contrário não adianta nada. Mas a metformina é o tratamento de escolha para esses casos, e eu tenho SOP e tomei o glifage xr mas não me adaptei, pois me deu diarreia, mas a metformina 850 mg, fiquie super bem…nao senti nenhum desconforto. espero q tenha ajudado.

  7. vanessa

    bom dia a todas enfim chegou a pauta um assunto que eu conheço bem, tenho 29 anos e durante anos usei anticoncepcional para evitar gestação e por causa de ovarios policisticos quando eu disse ao meu medico da minha vontade de engravidar ele me disse que eu precisava emagrecer pra que eu pudesse ter uma gravidez tranquila e me encaminhou pra endo com indicação de uso da metformina para os cistos, lá fui eu e após muitos exames foi identificado os cistos e um possivel mal de cushing além de um quadro de pré diabetes, que é quando o organismo produz muita insulina pra manter os niveis de açucar controlados e isso é muito comum em casos de obesidade mórbida como o meu que pesava na época 120kg,começei o tratamento com sibutramina, metformina e um medicamento diuretico pra evitar pressão alta, em 2 meses de tratamento perdi 4kg, ñ senti nenhum efeito colateral tudo correu muito bem mas pelo uso da metformina e sem o anticoncepcional no 3ª mes de tratamento engravidei levei um esporro fenomenal mas fiz uma dieta rigorosa e perdi 10kg na gestação que ñ recuperei após o nascimento do meu filho. Conclusão o medicamento com a indicação certa faz efeito sim e diferente de muitos outros voce ñ recupera o peso perdido então vale muito a pena continuar com o tratamento mesmo com efeitos indesejaveis e hj sei que foi o uso da metformina que me permitiu ser mãe pois controlou rapidamente os cistos que me impediam de engravidar . ah quanto a sibutramina que eu deveria tomar ñ conseguia tomar regularmente então a minha melhora se deve sim ao uso da metformina … espero que ajude a voces e que outras meninas como eu que queria ter filhos possam ter o mesmo beneficio que eu tive … bjs a todas …

    • DAIANE

      Oii vanessa adorei sua resposta pois também tenho óvarios policistico e sonho em ser mãe comecei a tomar metaformina a pouco tempo,que meu médico receitou e creio que logo,logo vou realizar o meu sonho e sem precisar de indutor estou muito esperançosa que vai dar certo dessa vez,e que meu Deus vai me abençoar…felicidades e adorei sua história

  8. Kamila

    Olá!
    sigo seu blog há um bom tempo e gosto bastante das dicas de moda!Quase não comento pois geralmente passo por aquí para ver as ultimas novidades do mundo plus e o que posso aproveitar na vida real!
    Mas hoje não resistí em postar. O motivo é que eu achei muito perigoso seu comentário sobre medicamento! Pantogar…tudo bem!…Mas metiformina?! Renata, com todo carinho do mundo, quem receita é um médico, de preferência, um especialista, e sei que vc vai dizer que avisou isso ao comentar, mas brasileiro é famoso por se automedicar e vc deu a deixa! A responsabilidade de seus comentários aquí é muito grande e vc tem muitas seguidoras! Desculpa o “puxão de orelhas” e espero que retome sua saúde (independentemente de peso!)

    • Renata Poskus

      Kamila,

      Eu tenho certeza que alguém vai ler e sair para comprar o medicamento sem prescrição. Da mesma forma que a revista Veja faz matérias sobre medicamentos, O Estado de São Paulo, a Folha e parte dos leitores deles devam fazer isso também. No entanto, salientando em nossos textos a necessidade de prescrição médica, não estamos ferindo ou infringindo nenhuma lei. Em pesquisa com 500 de minhas leitoras descobrimos que mais de 90% delas tem entre 30 e 45 anos. Desta forma, acho que são bem adultas e não posso me responsabilizar por suas inconsequências, caso ocorram.

      Renata

  9. Josiane Santos

    Boa Tarde Meninas…

    Me chamo Josiane, tenho 30 anos, a anos venho tendo vários problemas de saude.

    Resistência a Insulina, gordura no figado, ciclo desregular.. etccc….
    Após várias ida e vindas consegui encontrar uma médica que visivelmente me pareceu competente, para varias me indicou o Metformina 850mg… Gente. sinceramente eu estou sofrendo muito, ânsia de vômito, diarreia, dor no estomago… Olha se eu olhar esse sofrimento desisto, mas creio que estou tratando a minha saúde e além de tudo isso existe a probabilidade de conseguir engravidar….. Acredito que não devemos desistir… Sofrimento tem, o ideal e deixarmos de comer tudo que irá contribuir com os péssimos sintomas (carboidratos, Gorduras, Doces)… Fica a dica, podemos cuidar da nossa saúde com menos dores……..

  10. Eu já tomei Metformina, mas não ajudou muito a emagrecer, mas ela faz bem mesmo assim, caso o médico receite, claro! E se tiver receita médica e tudo bonitinho ela é fornecida gratuitamente em fármacias do programa Farmácia Popular.

  11. Nossa,desculpem mas estou chocada! não estão(mos) doentes…só gordinhas…remédio significa doença….q não existe! só na mente!

  12. Ana

    Olá … também tenho SOP e estou acima do peso estou tomando Metformina e olha fiquei com medo dos efeitos , estou tomando 2 por dia me alimento depois eu tomo o remédio já emagreci 5kg , No começo fiquei com tontura e ânsia durante uma semana mais já passou … Quero engravidar e o meu sonho e vou conseguir .
    Mando mais noticias , …

    • Carol

      Ola, Ana estou na mesma situação que você, estou tomando o metformina para emagrecer e me livrar dos cistos para engravidar, estou tomando a quase um mês mas minha menstruação não veio mais a dois meses e estou preocupada, e com medo de fazer um teste e dar negativo, sua menstruação regulou logo no começo?

  13. Querida queria saber quantas vezes por dia vc faz o uso de metifirmina???

  14. kele

    ser ter nada pode tomar

  15. Aline

    Gostaria de saber se esse medicamento (Metformina) reduz o efeito de anticoncepcional? Obrigada!

  16. Giorgia

    Olá… tenho 29 anos e estou tomando Metformina há quase 1 mês… minha endo que receitou porque apesar de não ter diabetes, meu organismo está produzindo muita insulina e, segundo minha médica, faz com que meu metabolismo não funcione direito. Por esse motivo, me receitou a Metformina que ajuda a equlibrar o nível de insulina e me ajudar a perder peso (estou com uns 15kg acima do peso ideal). Na primeira semana de uso tive piriri, mas depois meu organismo acostumou com o remédio. Já perdi uns 3kg, sinto que “desinchei” bastante e não tenho tanta fome quanto antes. Junto com o medicamento estou fazendo uma dieta que a própria médica me receitou, que proíbe frituras, açúcar e guloseimas. Acho que só não emagreci mais porque nem sempre sigo a dieta à risca rsrs. Mas tenho me sentido bem melhor e a autoestima aumentando. Só não consegui ainda encaixar na minha rotina as atividades físicas, tenho filho pequeno (2 anos) e minha rotina é muito puxada. Bjs.

  17. Carol

    Olá meninas depois do susto da suspensão da menstruação por tres meses ela veio normalmente como se nada tivesse acontecido, fiz alguns testes de gravidez e chorei por nada, bom o melhor é que além de me ajudar a reduzir meu peso, a metformina tem ajudado a aumentar minha libido, e isto com certeza esta sendo fundamental pra mim, emagreci 4 kilos .

  18. lisane

    Tomei metformina receitada pelo endocrinologista por eu estar com a glicose alterada. Os efeitos colaterais que tive foram um estufamento desesperador de não poder tomar nem água, extrema má digestão, intestino muito, muito preso, dor de cabeça constante, e depois que o medicamento descia para os intestinos parecia que virava uma cola e eu não conseguia evacuar. Me arrebentei, passei mal por vários dias e desisti do tratamento.

    • Paula Renatha

      Lisane, quando li seu comentário fiquei, de certa forma, “aliviada”, pois achei que os efeitos que eu estava sentindo não tinham nada a ver com o remédio!! Vou colocar aqui tudo o que estou sentindo e gostaria que mais pessoas também descrevessem:

      . sensação enorme de fraqueza;
      . alteração no paladar;
      . gosto ruim na boca;
      . dormência nos lábios e nas pontas dos dedos;
      . estufamento no estômago;
      . falta de apetite;
      . enjoo o dia todo.

      Não tive diarreia e nem prisão de ventre.

  19. katia

    Oi meninas meu nome é Katia e uso clifage 500mg e em vez de diarréia, me da uma prisão de ventre fora do comum…. 7 dias sem consebuir ir ao banheiro…. mesmo tomando vitamina de mamao e activia e 2l de água…. please alguém passou por isso?

  20. Talitha

    Oi Katia, tomo o glifage de 500 1x ao dia, sempre apos o jantar…prisao de ventre jah sou acostumada (adoro quando tenho diarreia) e a metformina tem um efeito meio louco em mim…sinto muuuuuita sede e um gosto pessimo na boca, sem contar que sinto vontade de comer sem parar mas em contra partida fico cheia com pouquissima comida sabe, n sei se isso eh normal, comecei a tomar a metformina por conta da resistencia insulinica e por conta de uma hepatite medicamentosa (tomei anticoncepcional por 12 anos da minha vidinha) que eu arranjei gracas a esteatose e ao meu vicio em paracetamol (vicio mesmo, se imaginasse que teria dor de kbeca ja tomava antes mesmo de ter, tomava quase todos os dias)sou muuuuito compulsiva por comida, e depois da matformina venho sofrendo, pois me sinto mal se comer um pouco mais do q deveria…aiai, perder peso que eh bom ainda n perdi! bj a todas

  21. Naomi Ramiro

    Oi vim aqui de pára-quedas …. Li uns posts e estou com tanta duvida e medo que esta bem difícil …vou contar minha história … Eu tenho sop …e quero muito ser mami ! Então há um ano vou e venho a ginecologistas para saber o que se passa …curiosidade eu nao tenho sobrepeso , mas me identifiquei com a parte de se alimentar mal kkkk sim antes eu só jantava , tempo e dinheiro né …enfim parei num consultório com uma medica que pediu uns exames hormonais que nunca tinha feito o nome dele é androstenediona ! Esse hormonio deu uma alteração importante no exame e ela disse que não poderia me tratar me mandou a um consultório endocrino …então eu fui expliquei a história toda e ele me fez tomar uma medição imunossupressor por cinco dias e voltar a colher o sangue …feito isso logo veio natal ano novo , recesso do povo …aiiii odeioooo , mas aí estava tão agoniada que resolvi procurar um outro endocrinologista ! Dra Maria .. Levei os exames e disse a história ….na hora ela disse …não confio no laboratório ixiii vc vai repetir tudo de novo ! Awmmm genttt até quando isso ? Enfim me examinou apertou meus seios … Me mediu, me pesou , estou com 55 quilos e 1.65 de altura ….me pediu uma us da tireóide e sai de lá com a receita de glifage xr 500 após o jantar um comprimido ! Ok estou no décimo dia e não sei explicar mas até hoje não tive piriri não tive tontura , nada de enjôo … O que eu sintoma uma fome absurda kkk vontade louca de doces , passei a ter mais disposição , me alimento melhor, e o mais legal de tudo parei de tomar meu prozac ….??? Alguém entende ? Tomava medicação há três anos para tratar uma ansiedade e agora assim com nove dias não sinto nadaaaaaa! Antes se eu passasse dois dias meus sintomas eram …vou morrer estou em pânico sentia um cansaço absurdo inexplicável ,enfim tive benefícios estava feliz mas recebi em email da secretaria do doutor o primeiro endo dizendo pra levar os exames ….levei os exames ele me pediu uma ressonância e me encaminhou para um especialista em reprodução ! Comentei que uma “amiga” engravidou usando metformina ao que ele me respondeu vc não tem problemas de peso nem insulina ….pra você não serve ….sai de lá muito confusa afinal tomo ou não ? O especialista com muito custo consegui a consulta pelo plano …não sei se sabem mas e mei cara ! Kkkk então só volto dia 03 /02 …. Até lá quero tomar o glifage mas to com medo de me fazer algum mal silencioso ….desculpem a bíblia mas preciso desabafar ! Queria muito ter um blog ! Como se faz ? E grats ou pago queria contar que sou tentante e minhas experiências estou seguindo vc bjos a todas ! E boa sorte a nós! XD

  22. Emagreci 22 kilos em nove meses com o metformina…. no começo nao eh facil , diarréia, ansia, tontura…mas vc se acostuma e vale mto a pena… outra qualidade de vida eu tenho hj… pesava 89kilos e agora peso 67 e só tenho 1,55m… no retorno com a endócrino ela me pediu para nao interromper o tratamento pois estava tbem com esteatose hepatica e SOP…. nao recomendo que comprem esse medicamento sem receita …vá a um endocrino e ele pode pedir exames específicos …no meu caso ela pediu um para saber se eu tinha resistencia a insulina e sim eu tinha uma ate grave… por isso nao emagrecia nem com dietas… me sinto outra pessoa hj sai do manequim 50 para o 42…. sem dieta apenas com esse remedio…

  23. josy

    Ola, bom dia moças… Comecei a tomar o glifage rx500 ..
    o meu gine receitou por causa do sop, e pq quero ser mamae…ele receitou apenas uma dose por dia na parte da tarde, graças a Deus ate o momento nao senti nenhum sintoma.
    Espero q continue assim…bjusss no coraçao!!!

  24. SHIRLEY

    NAO TENHO DIABETES MAIS GOSTARIA DE EMAGRECER SERA QUE EU POSSO TOMAR METFORMINA

  25. Juliana Flores

    Por favor meninas, alguém aí sabe me dizer se a Metformina pode cortar o efeito do anticoncepcional?

  26. Juliana Flores

    Ah Renata, adorei o teu blog e a tua idéia de dividir com pessoas desesperadas como eu uma nova opção de redução de peso é de grande generosidade. Concordo que é importante procurar um médico, mas é ótimo poder chegar para o médico com uma proposta de um medicamento em que sabemos q funciona para diversas pessoas e que possivelmente pode funcionar pra gente. Valeu mesmo!
    E qnto a vc alguma novidade com relação a Metformina?

    • Renata Poskus

      Com reeducação alimentar e atividade física eu reduzi 12 Kg.

      Não tenho mais SOP, nem esteatose hepática. útero limpo, fígado idem.

      Continuo gordinha, mas agora com saúde. :)

  27. Pingback: Mulherão saúde: Como exterminei a SOP e a esteatose hepática |

  28. Elaine

    Não tenho nada e nunca tinha sido gordinha na minha vida, meu peso sempre foi 55 kg pra menos… mas de uns 4 anos pra ca (tenho 7 anos de casada) comecei engordar mas sem perceber e qdo me dei conta hj estou com 30 kg a mais do meu peso… E uma amiga minha me disse sobre esse remédio para emagrecer, ai estou na pesquisa e queria saber se alguém toma ele e quantas miligramas por dia e tb se emagreceu e qtos kg?

  29. ESTOU TOMANDO SÓ GOSTARIA DE SABER EM QUANTO TEMPO COMEÇA O EFEITO DA METFORMINA ..PF PRECISAVA DESTA RESPOSTA RÁPIDO …AGUARDO BEIJINHOS

  30. elaine souza

    bom meninas tomo a metformina há 10 dias emagreci 8 kg claro que akompanhado de hidloclor captopril lozartana esses para a pressão e sertralina para depre e ansiedade puran t4 e to feliz com o resultado mais tríste por vomitar tudo que como coisa que eu devorava tudo comia até sem vontade pesava 102 e hj com 94 sinto secura na boca sede mai fome que é bom nada :-P

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s