Entrevista para o JT

Hora de se orgulhar da balança

Grupo de gordinhas reunidas por um blog cria o dia de Modelo Plus Size

SANY2553

Por Gilberto Amendola

Na infância, quando Renata PoskusVaz, hoje com 27 anos, brigava com coleguinhas de escola, um dos primeiros ataques que ela sofria era: “Pelo menos minha mãe não é gorda”. Um pouco mais tarde, quando tentou ser bailarina, a professora de balé exigiu um regime radical: “Para ser bailarina, é preciso ter corpo de bailarina. Tem de ser magrinha”. O ‘peso’ do peso fez com que Renata se transformasse em uma defensora aguerrida das gordinhas. Ela criou o blog Mulherão (mulherao. wordpress.com), ‘ponto de apoio’ virtual entre as garotas que estão fora da sconvenções estéticas. No site, Renata dá dicas de beleza e levanta a estima de quem pesa mais de 70 kg. E foi ali, na internet, que a jornalista lançou a ideia de criar o Dia da Modelo Plus Size. A proposta é reunir algumas leitoras do blog e promover uma grande sessão de fotos, com direito a estúdio, maquiadores e cabeleireiros profissionais. “Nos fizemos uma vaquinha entre as meninas. Arrecadamos um dinheiro e vamos oficializar o Dia da Modelo Plus Size durante a nossa sessão de fotos, que vai acontecer no sábado”, diz Renata.

O ensaio será feito com figurinos chiques e despojados, mas o ápice ficará por conta das fotos de lingerie. “Queremos mostrar que também podemos, também somos lindas. Não temos medo de ficar com pouca roupa”, fala Renata. O mercado de modelos plus size no Brasil ainda está engatinhando. 

Poucas agências trabalham com meninas de manequim superior a 44. Nos castings, elas representam menos de10% das profissionais. Aqui no País, as ‘tops plus size’ são Flávia Lacerda, Andréa Delgado e Simone Fiuza. As agências que mais trabalham com este perfil de modelo são a GgliterModels, Duets Models e Mix.

O JT foi encontrar oito meninas (entre um total de 12) que vão participar do ensaio fotográfico. No papo, elas deixaram claro que estão satisfeitas com os quilinhos a mais e que o único ‘inferno’ são os outros. “Agora mesmo eu estava em um ônibus. Sabe quem era a única pessoa que não tinha ninguém sentado ao lado? Eu! Ninguém quis sentar ao lado da gordinha. Puro preconceito”, desabafou Graziela Freitas, de 28 anos. “Isso também acontece na hora em que a gente vai procurar emprego. O empregador olha e diz que a gente não tem o perfil do lugar. Sei, sei…”.

Mesmo quem já atua como modelo e atriz– como Adriana Soviética, de 24 anos, e Nelaine Silva, de 26– sente a sombra do preconceito. “Se participo de algum desfile, as modelos magras não me consideram uma delas. Acham um absurdo. Dizem que vivem fazendo sacrifícios para manter o peso e não é justo disputar espaço com uma gordinha”, diz Nelaine. “Como atriz, eu sinto que tenho menos oportunidades por causa do meu peso.O padrão de beleza acaba restringindo o campo de trabalho, emenda Daniela.

 As meninas foram unânimes em dizer que, na televisão, as gordinhas, de fato, não conseguem bons papéis. “A gente só vê gordinha no papel de empregada. Não tem uma heroína, nós não temos figuras públicas femininas acima do peso”, reclama a dona de casa Rebecca Ceccarelli, de 30 anos. “Os homens gordinhos ainda contam com um pouco mais de sorte. Porque o gordo tem essa fama de ser ‘engraçadão’. Eles se defendem com o humor. A gente, nem isso”. fala a assistente de vendas Luciane Russo, de 33 anos.

No mundo da música, as gordinhas encontraram uma musa. Não, não é a cantora lírica Susan Boyle, mas a supercool Beth Ditto, vocalista da banda Gossip. “Ela tem atitude. As pessoas ouvem o que a Beth fala e canta. Ela também não se importa com o peso e, ainda assim, é uma estrela”, diz a coordenadora pedagógica Aline Demartino, de 21 anos. Aline vai fundo na questão da discriminação. “Sinto mais preconceito por ser gordinha do que por ser homossexual.”

Mas a postura das garotas não é só a de ficar reclamando e se abatendo com a maledicência das magrelas. “Sou carioca. Vivo no Rio de Janeiro. Lá, o culto do corpo é uma coisa esmagadora. Mesmo assim, sou feliz e me garanto com o corpo que eu tenho”,fala Daniela Lima, de 20anos.“Não achojusto a gente se privar de alguns prazeres como o chocolate, massa… Se não fizer mal para a saúde, tudo bem”, comenta Luciane. “Pelo menos um chocolate por dia eu como”, revela Aline.

Em relação aos garotos, namorados e afins, as gordinhas dizem que, na intimidade, todos dizem que adoram uma mulher mais cheinha. “A maioria gosta, gosta mesmo. Mas, na hora de fazer discurso para os amigos, dizem que nunca ficariam com uma gorda. Mentira”, entrega Luciane.“Lembro que, quando eu estava na escola, a cantada que mais me deixou feliz foi a de um garoto que me mandou um correio elegante. No bilhete, ele dizia: Gordinha, você me fascina.’ É claro que a gente acabou ficando. Homem que gosta de gordinha costuma ser muito legal”, completa.

Com a proximidade do dia do ensaio fotográfico,as meninas estão ansiosas e cheias de planos. “Já tem uma agência de modelos querendo fazer um book com as nossas fotos.Vamos nos lançar no mercado de modelos plus size. Quem sabe, se as fotos ficarem muito legais, agente também não faz um calendário 2010?”, planeja Renata.

Fonte: Jornal da Tarde (14/07/2009)

jt gordinhas

 

37 Comentários

Arquivado em Entrevistas

37 Respostas para “Entrevista para o JT

  1. adorei a materia de vcs no jornal tambem adoro uma gordinha a morena de preto lindo um abraço atodas de um carioca perdido em sampa

  2. adorei a materia tambem adoro uma gordinha a morena de verde e linda de um carioca em sampa

  3. adorei a materia tambem gosto de uma gordinha a de verde e linda de um carioca em sampa

  4. Gisele

    UAUUUUUUUUUU
    que legal!!!!!!

    Quero um jornal pra mim! Alguém aí de SP pode comprar e levar no sábado??

    bjs
    Gi

  5. Graziela Freitas

    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii ficou mto legal a matéria.. e as fotos então!! estou orgulhosa de nós, meninas!!!!! sábado nos aguarda!!! bjão a todasss!!!

  6. Marco

    Olá, Renata.
    Gostaria de conversar com você sobre uma reportagem que estamos preparando para esta semana.
    Se possível, me envie seu telefone.

    Obrigado,

    Marco Froner
    Produção – Jornal da Gazeta

  7. Queridas companheiras de manequim,

    vocês não sabem quanto a matéria no jornal me deixou feliz!

    Vivo numa casa e em um ambiente profissional que sempre encheu minha vida de neurose quanto ao meu peso.

    Aos dezesseis anos, de tanta pressão, acabei me sujeitando a um spa. Voltei magra… e extremamente deprimida. Os remédios para depressão me fizeram engordar mais que nunca.

    Hoje estabilizei minha mente e meu peso e sou praticamente uma musa renascentista (hehehe!). Tenho um namorado maravilhoso, que me ama do jeito que eu sou. Ah! E quando subo no palco, bem que alguns meninos (e às vezes, algumas meninas também) dizem: Linda! Linda!

    Parabéns pela inciativa!

    Um grande beijo a todas!

  8. Olá Renata, conheci o blog pelo JT, adoraria ter conhecido antes, mas agora quero estar bem presente por aqui.

    Eu fiz a cirurgia de redução de estomago há quase quatro meses e ainda sou e serei um mulherão por muito tempo, na verdade nunca sei uma mignon e ainda sofro com vários problemas e preconceitos com as gordinhas, trabalho então eu desisti de ouvirem a minha voz ao telefone, curtirem meu CV e olharem com aquela cara de decepção quando chego… emagrecendo retorno a batalha.

    Bem, já falei de mais. volto aqui sempre.

    bjs

  9. Diego Sowaka

    Milhões de Parabéns para essas Meninas Lindas!

    Hoje eu tava passando na rua, e vi o jornal, e só comprei o Jornal da Tarde por causa dessas Meninas maravilhosas!

    Muito Linda a matéria, e mais linda ainda essas garotas que não tem vergonha de serem Maravilhosas!
    Eu Amuuuu as Fofissimas, e namoro uma! kkkk

  10. eu amei a materia do jornal!!! ate que enfim uma materia para as fofucthas!!!meninas orgulhem-se vcs saum lindas msm…..naum se preocupem com a midia ela so fala bobagens!!!!!gostei da iniciativa de vcs e continuem assim….
    Vcs estuam de Parabéns!!!!!!!!!

  11. Nivea

    Vcs estão de parabéns pela iniciativa!
    Muitas mulheres, assim como eu “gordinha” nos identificamos com a história de vcs e é isso ai. Vamos mostrar a mídia, tv, jornais e revistas que o perfil de mulher magricela que eles idolatram não é a realidade mundial. A mulher independente de ser gorda ou não, vem conqistando o seu espaço cada dia mais. Parabéns Meninas!!

  12. Roberio Oliveira

    Oi meninas vcs são lindas.
    Adorei a materia no jt, sou fan das gordinhas.
    a de verde e uma gata vc mi facina.
    beijos.
    Boa Sorte fique com deus.
    Roberio…

  13. Branda

    Parabéns mulheres vencedoras!!!
    Creio que com o tempo vão conseguir reconhecimento, a iniciativa e coragem de vcs são de dar orgulho!!!
    Como queria fazer parte da equipe de vcs…

    bjus e sucesso

  14. Cristiane

    Olá meninas!
    Venho sempre visitar o blog pois estou abrindo uma loja de roupas para gordinhas…
    Estou precisando da ajuda de vcs!
    Quero fazer um material de divulgação, mas sempre fico em dúvida de como divulgar nosso público alvo. Algumas pessoas dizem que não posso colocar “moda para gordinhas” pq as clientes podem se sentir constrangidas… Algumas acham que devo colocar sim…
    O que vcs acham sobre isso?
    Muito sucesso para todas!
    Cristiane.

  15. Amanda

    adorei a materia no jornal, ja sofri muito preconceito por causa do meu peso ate fiz dietas malucas pra perder peso, quase fiquei com anemia; consegui emangrecer mas vendo a atitude de voces nessa questao eu nao precisava ter feito isso e so me aceitado do jeito que eu era o importante eh ser feliz e nao ligar para o que os outros pensam!!!

  16. juliana

    Vi uma matéria de vcs e adorei o trabalho!
    Acho que as gordinhas são muito mais simpáticas e todas vocês são liiindas !
    eu como sou gordinha, me encontrei na equipe de vcs!
    Sei que os homens com boas opiniões preferem as gordinhas! rsrs
    beijo a todas vcs são demais!

  17. Meire

    Parabéns pela iniciativa.
    Sempre fui cheinha e o maior preconceito que sofri e sofro é com minha próproa família, que vive me chamando de gorda, obesa.
    Sabe aquela tia inconveniente que antes de te comprimentar diz, ih você está gorda eim, isso acontece comigo constantemente, quanto à relacionamentos, nunca tive problemas, pelo contrário, sempre fui muito paquerada e digo às que têm excesso de gostosura que não deixem de sorrir, porque o importante é se sentir bem consigo mesma.
    Hoje às vi na Rede Tv e adorei.
    Bjus

  18. Thais

    Adoreiii esse blog é perfeito! Parabéns pelo trabalho de vocês

  19. elisabete

    assistindo ao progroma da rede tv tive o prazer de assistir uma maravilhosa materia obtive informaçoes sobre o meu mundo o mundo das fofoletes e tive o prazer tambem de jogar fora um tal chá verde que odeio e começar a me aceitar do modo que sou que mulheres lindissimas as que divulgaram o blog mulherao pena que nao pude obter maiores informaçoes mas agradeço desde ja por levantarem minha alto estima.
    lizlizliztb@ig.com.br

  20. Natalia

    Olá minha mãe viu a entrevista na RedeTv e ela queria saber qual o site que mostra como as gordinhas devem se vestir??
    Obrigada!

  21. carla cristina

    Adorei garotas!!!!
    espero que essa bandeira que vcs levataram,só decole.
    Contem comigo.

  22. Nelaine Silva

    Ameiii a matéria aqui no blog, espero q as portas se abram ainda mais para nós…Rê, obrigada pela oportunidade…

    Bjus Nel

  23. tania

    hoje pela manha vi a reportagem de vcs na tv parei amei vcs sao tudo di bom tbm sou gordinha e me amo e claro e vcs sao um grande notivo agora pra nois se amar mais beijocas

  24. oi garotas
    meu nome é Raul
    sou do Gaucho, moro na cidade de Uruguaiana
    ví a reportagem, e adorei, estava bem argumentado
    e ao mesmo tempo descontraido, nota 11 pelo trabalho, e creio que continuem, adorei todas vcs,
    são muito lindas na foto, pena que não tenho a oportunidade de conhecelas pessoalmente, abração sucesso nos seus caminhos…

  25. Meninas!

    Conheci vocês pelo JT.

    Admiro muito a iniciativa e organização de vocês.

    Agora que conheci, vou acompanhar a história de vocês!

    Parabéns!!!

    E obrigada por abrir as portas pra participarmos da vida de vocês.

    Beijos!

  26. eloisa rj

    LINDISSÍMAS!!!!!!!SEJAM FELIZES
    K SE DANE OS OUTROS!
    TEM UM CARA GOSTOSÉRIMO TE OLHANDO…
    BEIJOS

  27. ROSE

    consolo de nois gordinha:
    MULHER PODE SER GORDA ,
    SÓ NÃO PODE DEIXAR DE SER
    GOSTOSA!!!!!!!!!!!

  28. Alessandra Carlos

    Adorei a matéria, no programa DIA DIA. Também sou gordinha e sei da dificuldade que tenho para achar uma roupa que fique bem em mim. Obrigada por tudo… Adorei vocês. Beijos Alessandra.

  29. Lucas

    Que time aquele da foto hein? Que mulherada bonita e sexy.
    Eu bem que poderia entrar nesse ramo de plus size modelling, seria o inocente massagista das modelos, pra acalmá-las antes do desfile, hahaha! (que minha namorada não veja isso)

  30. ANDREA DELGADO & SIMONE FIUZA

    Olá, gostariamos de agradecer ao jornal e as meninas que fizeram referência a Simone Fiuza e Andréa Delgado no jornal.
    Estamos todas lutando por um mesmo ideal, que é abrir espaço para as mulheres reais.
    Boa sorte a todas!

    Atenciosamente,

    Andréa Delgado & Simone Fiuza
    GGliter Models

  31. Fernanda

    Parabéns pelo trabalho meninas, tenho certeza que está ajudando lindas mulheres a melhorarem sua “auto-estima”….

    Tem que acabar logo com esse conceito de que mulher bonita tem que ser magra….

    Sucesso para vocês lindasssss….

  32. Andressa

    Bom eu tenho 12 anos tenho 1,61 de altura e peso 57…. Bom me acho gorda e todo mundo fala que eu estou super magrinha .. Sabe o que eu faço p emagreçe depois de uma refeição eu coloco a ecova de dente na minha garaganta e jogo tudo p fora bom eu achoo essa forma boa para emagreçer ..Porem vai me prejudicar muito queria saber uma boa dieta p min emagreçer
    Qual é essa dieta ou remedio ?

    • Luciane Russo

      Andressa

      O que seria correto, mesmo pq creio que vc ainda esteja em fase de crescimento, é procurar orientação médica, mesmo pq, não vejo nada demais no seu peso com relação a sua altura.
      Este caminho que vc está trilhando, é muito perigoso e prejudicial a sua saúde.
      Converse com seus pais e peça para levá-la a um endocrinologista, e mais importante, conte à ele o que vc anda fazendo após as refeições e cuide-se, nada na vida vale mais do que nossa saúde e bem estar.
      Não se esqueça de que o vc está fazendo, chama-se Bulimia e é uma doença, que pode te prejudicar e muito.

      Boa sorte pra vc !!!!

      Bjs,Lú

  33. bruna

    quantos anos deve ter para ser uma modelo gordinha

  34. larissalira

    Nossa, adorei o blog ! Eu ainda não conhecia, fiquei sabendo através do depoimento na novela viver a vida .
    Achei muito legal a iniciativa, porque muitas pessoas tem um discurso lindo, mas nao colocam nada do que dizem em prática .

    Boa sorte pro blog mulherão !
    BEIJOS *

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s