Racismo no dia de modelo?

Veja o comentário que recebi hoje de Marília Moschovich:

“Agora, uma coisa a mais pra se pensar:
por que são quase todas brancas?
por que estão quase todas de escova?

Temos tantos “padrões” a jogar no lixo, né?”

Alguns comentários que visam “quebrar” preconceitos parecem muito mais preconceituosos ainda. Marília não foi a única a fazer este tipo de comentário. Afinal, em nosso grupo havia uma única pessoa da etnia negra e quem procura um motivo para criticar, viu nisso uma excelente oportunidade. Entretanto, para quem caiu de pára-quedas, esclareço que as meninas que integraram o primeiro dia de modelo, foram aquelas que se inscreveram primeiro.

Ou seja, não perguntei se as meninas eram brancas, ruivas, japonesas ou rosa-choque. Quem se inscreveu primeiro integrou a lista e pronto. Minha única exigência foi saber o manequim. Eu poderia muito bem colocar qualquer uma das meninas que se inscreveram primeiro de escanteio para inserir mais negras ao casting, mas isso seria injusto e uma tentativa de preencher “cotas para negros” rídicula. Para mim, não é democrático excluir meninas brancas e incluir meninas negras para passar a imagem que sou politicamente correta.

Outra coisa. Deixei as meninas livres para escolherem a finalização do cabelo que mais gostassem. Em minha apresentação no programa Dia a Dia da Band, por exemplo, enrolei minhas madeixas escorridas. Queria ter cachinhos por um dia. Agora vão me acusar de não me aceitar do jeito que eu sou? De querer parecer negra?

Quebrar padrões é ser quem você é. Mas não se deixa de ser quem realmente é por escovar o cabelo, fazer um bronzeamento artificial para se auto-agradar e não para agradar os outros.

Sou a  favor de que toda mulher seja feliz. O resto é resto!

23 Comentários

Arquivado em Beleza, Modelo GG, Preconceito, Uncategorized

23 Respostas para “Racismo no dia de modelo?

  1. Rebecca Steinhoff

    Pura invejaaaaaaaaaaaaaaa….nosso dia foi maravilhosoooo, arrasamos…e senão fosse por você Renata e seu blog, nós G-O-R-D-I-N-H-A-S, não estariamos aparecendo na tv, no jornais e em revistas, mostrando o preconceito que passamos…portanto essa pessoa que reclamou não passa de uma recalcadaaaaaa…invejosaaaaaaaa…que daria tudo para estar no nosso lugarrrr…

  2. Daniela Lima

    Rê, é exatamente o que você disse… “pessoa que caiu de pára-quedas”.
    As meninas que integraram o dia de modelo, foram escolhidas por um tipo de seleção natural… tinha X número de vagas.. as primeiras inscritas, eram as tais escolhidas… e pronto!
    Sou a única negra do grupo, e se não fossem esses comentários alheios, eu nem me daria conta disso! Fui prontamente recebida por todas as meninas, da melhor forma possível, e em momento algum senti uma diferenciação, por ser negra.. ou até mesmo por ser uma “forasteira”, já que também era a única carioca, no meio das paulistas, rs!
    É desnecessário esse tipo de demonstração voluntária e ridícula de ser contra o preconceito, se nem mesmo eu, que em tese, seria a “vítima” em potencial, me sinto ameaçada!
    Mais uma vez, o racismo e outros tipos de tentativas segregacionárias e seletistas, está nos olhos e nos comentários maldosos de quem quer criar discórdia em um grupo tão harmonioso, como o nosso!

    Isso é bobagem Rê,
    amo você! :))

    • Giselle Florentino

      Sinceramente, o maior erro cometido nesse “dia de modelos ” foi o processo seletivo. É no mínimo ridículo, a forma que foi usada. Seria bem mais igualitário se fosse feito por meio de alguma competição, gincana ou mesmo um tipo de questionário. O objetivo deste projeto é realmente louvável , mas a forma que foi organizado não condiz com a igualdade de chances para todas as mulheres. Que pena.

      Bjus.

      • renatavaz11

        Giselle Florentino,

        Certamente você é mais uma a querer aparecer às nossas custas. Quando não se sabe a respeito de um determinado assunto, simplesmente fique calada, pois pronunciar asneiras como essas só te desqualificam.

        Quando resolvi organizar o Dia de Modelo, precisei “caçar” as meninas, pois ninguém queria participar. Só depois que apareci em três emissoras de tv, jornais, revistas e sites é que uma enxurrada de meninas se candidataram às sessões de fotos. Portanto, talvez seja melhor se calar antes de fazer protestos infundados e ignorantes.

        Sem mais,

        Renata

  3. Claudia R. F. S. Sanchez

    Minha querida… acho que to louca ao ler este seu post hj…
    Será que cor da pele dá mais ou menos direito a uma pessoa????
    Me desculpe, mas quem te criticou, não tem oque fazer e foi te amolar…
    Branco ou negro, é pessoa do mesmo jeito.. racista é aquele que acha ou julga que merece privilegios pela cor da pele…
    Não posso com este tipo de coisa… Sorry…

    Bj

  4. Graziela Matte

    Não acredito q ainda exista pessoa q possa fazer esse tipo de comentário.. a Renata em momento algum pediu de q raça, etnia ou cor q éramos qdo aceitou nossa participação.. é mto injustiça essa criatura mto pouco inteligente querer aparecer a nossas custas… ai.. ainda estou indignada em saber desse comentário.. seria bem melhor q esse tipo de pessoa ficasse bem quietinha, mas não aguenta ver o sucesso alheio… concordo com a Rebecca.. É PURA INVEJAAAA…

  5. Olá, queria parabenizá-las por tudo que veem fazendo para mostrar que todo mundo é feliz como pode e como quer!…Não se importem com comentarios maldosos, é muito fácil criticar quando não se tem algo de bom pra pensar. Vocês são lindas!!!
    Um grande abraço de uma mulher que tb ja teve excesso de gostosura….rs

  6. Ana Paula

    Lamento pelo comentário infeliz desta pessoa.

    Prova de não haver preconceito algum é que sequer isso foi percebido por vcs!!!

    Tem gente que só sabe abrir a boca pra atucanar os outros, nem deem bola meninas, contra ignorância não há argumentos. ;O)

    bjs às modelos!!!

  7. Janaína Rezende

    Nem vou comentar..Lamentavel que ainda existam pessoas com essa mentalidade!

  8. Andrea Boschim

    Eu nem tinha lido esse post, e ia responder direto para a Marília, mas faço minhas as palavras da Renata… tanto que vou postar o que eu ia responder para a Marília, mesmo sabendo que estou sendo redundante em tudo que a Renata já escreveu lá encima…

    Marília, que bom que você gostou do trabalho… Corremos muito, suamos a camisa para que tudo desse certo… Com relação aos questionamentos que você coloca para refletirmos goastaria de esclarecer que o projeto nasceu para as leitoras do blog, então, as 10 primeiras meninas que se inscreveram poderiam ter sido todas negras, ou todas asiáticas, ou essa mistura que foi, porque não houve um processo seletivo, houve prioridade diante da expectatitva de participar do evento. Em relação aos penteados, você há de concordar que se era para elas experimentarem um dia de modelo, nada mais justo que elas optassem pelo cabelo que as fizesse ter mais segurança nelas mesmas… Tudo era permitido, dentro da limitação de tempo que tínhamos, e respeitar a vontade delas era nossa maior meta!

  9. Olá,vi as fotos de vocês no Terra e adorei.Estavam todas lindas parabéns.Sou uma pessoa também considerada fora de “padrões”,porém acredito que sou linda e maravilhosa como qualquer mulher e não é porque as vezes faço uma chapinha que estou “negando”minhas origens,eu era morena e fiquei loira,me odeio?Claro que não,mas acho que mudanças que nos favorecem e nos completam valem a pena.Parar no tempo não dá,o ideal é se amar e mudar aquilo que não gosta!
    Bjks a todas!Parabéns pelo trabalho!

  10. Luciane Russo

    É lamentável mesmo esse tipo de comentário…pois em nenhum momento, desde que nos conhecemos, houve qualquer insinuação de qualquer tipo de preconceito, seja com qual das meninas lindas e maravilhosas que participaram deste dia mágico….só podemos lamentar e torcer para que este tipo de pessoa vire gente de verdade…..

    Meninas vcs são demais e nossa amizade é maior que qualquer preconceito !!!

    Bjs

    P.S: Meu cabelo é encaracolado, só por isso não posso tirar fotos com ele liso ???
    Me poupe né ?!!!!!!

  11. Na lei diz:
    -todos são iguais perante a lei.
    ou seja, brancos, negros, amarelos, rosa, tanto faz, somos todos iguais. Ela é o tipo de pessoa que podemos chamar de racista, e concordo com a Renata: ”Eu poderia muito bem colocar qualquer uma das meninas que se inscreveram primeiro de escanteio para inserir mais negras ao casting, mas isso seria injusto e uma tentativa de preencher “cotas para negros” rídicula. Para mim, não é democrático excluir meninas brancas e incluir meninas negras para passar a imagem que sou politicamente correta.” e esta certo. Desculpe Marília, mas você deve ler o que escreveu antes de mandar. Que nem eu fiz agora. Bjs, e a 1ªvez q vejo esse blog.

  12. Faiguinha

    Rê,
    lindo trabalho, grande incentivo e total ética. Parabéns a você e às meninas por se amarem e se fazerem amar de forma tão bela.
    Como você disse, “o resto é resto”.
    Beijo grande

  13. Gisele

    Pessoal,
    todos tem liberdade de expressão, e tudo depende de como as coisas são interpretadas.
    Sinceramente, não interpretei o post da colega como racismo… apenas fez perguntas, que bastariam ser respondidas com elegância. A internet é um veículo livre, é verdade, e assim como ela colocou sua opinião, deixo a minha aqui… vamos colocar mais amor ao ler mensagens, emails ou até mesmo ao conversarmos… o mundo já tem tantas situações indelicadas, que podemos dar nossa contribuição se analisarmos tudo com amor e carinho.
    Beijo no coração de todas.
    Namaste.
    Gisele

    • renatavaz11

      Gisele Leal,

      Em nenhum momento respondi com deselegância. Só acho absurdo pessoas deturparem uma idéia digna simplesmente pelo prazer de criticar.

      E já que falou em colocarmos mais amor ao lermos mensagens, e-mails e até mesmo conversarmos, aproveito esta oportunidade para dizer que quando criamos laços de amizade, percebemos atitudes benignas e sinceras. Basta ter sensibilidade. Também percebemos atitudes maldosas.

      Ou seja, é fácil notar quando alguém posta em um blog de amigas para criticar um momento que para nós foi sublime, elogiado pela mídia e especialistas em comportamneto feminino.

      É fácil notar quando alguém defende uma estelionatária que vende eventos no Rio de Janeiro utilizando meu nome.

      É fácil notar quando alguém se julga superior às outras pessoas inventando desculpas para furar fila em uma sessão de fotos, utilizando a própria filha como cúmplice e sendo desmentida por ela mesma, frente à sua ingenuidade infantil.

      Enfim.

      Vamos colocar mais amor aos nosso corações. Um bom início é olhando para nosso próprio rabo.

      Desculpem-me pelo vocabulário imprório. Precisava desabafar antes de colocar mais amor no meu coraçãozinho!

      Renata Poskus Vaz

  14. Rafaella

    Bom dia, pessoas, eu não conhecia este blog, achei simplesmente o máximo!!
    Olha, as meninas estavam simplesmente LINDAS!!!!! E concordo plenamente, que importa cor, cabelo, manequim, ou qualquer outra coisa.. o que importa é ser feliz!!!!

  15. Vanessa Rodrigues

    Não ter “colocado” mulherres negras foi preconceito?
    Não acho não…. até porque como Renata falou foi quem se inscreveu primeiro… quer preconceito maior que nos “gordinhas” sofremos??
    Seja para pegar um onibus, uma roupa ou até mesmo um calçado?
    Qual foi a ultima gordinha a fazer uma propaganda de roupa ou de calçado em algum encarte de revista ou outdoor???? Isso sim é preoconceito, mas apenas quem vive essa realidade sabe o que é preconceito!!!!

  16. Bruna

    Nossa totalmente infeliz esse comentário que fizeram… concordo com vc o importante é se sentir bem, aliás todas ficaram lindas no dia de modelo… acaba que ela foi super preconceituosa com ela mesma…O sol nasce para todas independente de raça ou cor, se está de chapinha ou não… Parabéns pela iniciativa do dia de modelo plus size. adorei;;; bjaooo…Bruna Andrade.

  17. Graziela Barros

    Concordo em gênero, número e grau com a Renata e acho que o preconceito está na pessoa que fez esse comentário, mas….beijocas

  18. Querida Renata, desde o programa da Cátia, onde pude conhecer o projeto de vocês, venho acompanhando este blog, amei sua resposta à leitora Marília Moschovich !!Quanto à Andréa Boschim, gostaria de dizer que amei a sua também e já sou sua fã….(abreijos à todas) Gostaria muito de fazer parte deste grupo!
    Até mais, com admiração Sueli.

  19. Apesar de ser homem adorei o site de voces pois sempre me incomodou esse padrão artificial de beleza que a sociedade que impor para as mulheres. Achei legal o comentário de que ENQUANTO ALGUMAS VIVEM COMENDO FOLHAS VOCES SE ESBALDAM COM SORVETES.
    Sem dúvida existe vida inteligente nesse site e todas voces estão de parábens. Gostei tanto que acabei indicando para a minha irmã Miriam, esperando que ela entre logo em contato com voces. Fiquem com Deus.(Marcilio Joseph).
    (Votorantim, 29/07/09).

  20. Cris Fiamoncini

    VOCÊ É O MÁXIMOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

    PARABÉNS PELA RESPOSTA!!

    bjoooooooooooooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s