O que é se aceitar?

Por Grazi Barros

Muito se tem ouvido e discutido sobre aceitação, sobre pessoas que se aceitam, pessoas que fingem que se aceitam e pessoas que não se aceitam. Pois bem, mas o que vem a ser verdadeiramente autoaceitação?

Se aceitar e se amar VERDADEIRAMENTE, não tem nada a ver com estar gordo ou magro.

Uma pessoa pode estar gordinha e achar isso o maior barato, se achar linda e realizada, se cuidando sempre, praticando exercícios físicos regularmente e tendo um corpo mais cheinho e fora dos padrões, mas para ela isso está ok, agradável, saudável e bonito. Ela se curte e se ama assim!

Uma outra pessoa, ao contrário, já gosta de se sentir magra, tem o biotipo, a genética, estrutura, desenho do corpo mais esbelto e se gosta assim, se acha bonita , saudável, come moderadamente nas horas certas, ou até faz um controle alimentar sem paranóia, mas com o foco e objetivo na saúde e na busca de uma alimentação e vida mais saudável. Para essa pessoa estar magro que é o grande barato, ela vive bem assim gosta assim, se aceita assim. Fez uma escolha, e essa escolha é ser magro.

Uma terceira pessoa, curte demais exercícios físicos, gosta de liberar endorfina, se sente mais animada, mais leve, mais radiante, mais esperta, com mais disposição. Para essa pessoa, a prática de exercícios físicos a motivam e a fazem com que ela, através dos hormônios liberados, se sinta mais bonita e confiante. Nada a ver com padrões estéticos, essa pessoa malha porque gosta e se sente bem assim e também fez a sua escolha e se aceita assim, gosta assim, se sente bem e feliz assim! Pode até ouvir que seu corpo está muito sarado, muito exagerado, mas não importa! Ela gosta e está satisfeita e é isso que importa, ela não quer admiração e aceitação do outro, ela já se aceita e está ok assim, sem mais!

Enfim, cada um tem uma escolha e para cada um o bem-estar, a saúde e a beleza falam de uma forma. Não tem nada a ver dizer que uma mulher gordinha não se aceita se para ela não está legal ficar gordinha, se ela se sente pesada, indisposta, sem ânimo, com dores na coluna e na lombar .. Para ela não está ok e ela não quer saber da opinião das pessoas, dos padrões da mídia impostos ( silicone, bundão…), ela quer se sentir leve e ter saúde, não está nem um pouco preocupada em ser aceita, se fazer aceita, tentar mostrar nada. Ela é ela e é isso que importa!

Também não tem nada a ver dizer que uma mulher magra não se aceita se ela quer ficar mais saradinha, sem exagero, mas somente pra ficar com mais curvas porque ela acha bonito, acha legal. É uma escolha dela, unicamente dela!

O que quero dizer com tudo isso, é que auto-aceitação VEM DE DENTRO, DA SUA ESCOLHA E NÃO BASEADA NA OPINIÃO EXTERNA E NOS VALORES EXTERNOS, MAS NOS SEUS PRÓPRIOS VALORES E NO QUE É BOM PRA VC! Senão, se a moda fosse a de anos atrás, os corpos ditos ” aceitos” seriam os mais cheinhos, e toda mulher iria engordar porque está na moda, é o padrão de beleza imposto e se ela não ficar igual será excluída, não aceita, e consequentemente, não amada! Já avançando nos tempos e parando na época atual, o padrão imposto é ” magro”, sarado, com silicone e bundão sim, mas tudo esbelto e esguio, sem exageros e essa mesma pessoa iria ter que emagrecer a qualquer custo para ser aceita e amada, afinal é mais cheinha e está fora do estereótipo imposto pela sociedade.

Enfim, se a pessoa coloca o foco fora, e faz suas escolhas de vida, seja ela qual for, baseada no que os outros pensam para se sentir aceita e amada, não sendo fiel a si mesma , suas escolhas e sua consciência,  essa pessoa não se aceita, não tem opinião prórpria, não tem poder pessoal, não tem vontade própria. É perfeitamente manipulável e vive de acordo com os padrões e não com suas escolhas e própria satisfação. É o vulgarmente chamado de : ” Maria vai com as outras.” !

Na verdade, quem se aceita está satisfeito e realizado, não reclama, ao contrário, agradece! Não se compara a nada , nem a ninguém, porque é sábio e inteligente o suficiente para saber que cada um é um, cada um tem sua história, sua vida e suas escolhas e o que é bom pra um, pode não ser bom pra outro. Não está preocupada com aplausos, mas sim em executar o ato, e esse ato se chama vida e essa pessoa escolhe vivê-la da forma que é boa para ela, no tempo dela e de acordo com a alma dela.. O foco é o ser, o que está dentro e a verdade! Não vive de ilusão, vive de realização!

Dani Moura, Grazi, Dani Lima e Beatriz: amigas que se aceitam e são muito felizes!

42 Comentários

Arquivado em comportamento, Preconceito

42 Respostas para “O que é se aceitar?

  1. Olá amigas, como trabalho na área, posso dizer que mesmo magras, tem muitas mulheres insatisfeitas, pois o peso magro não significa felicidade e bem estar.
    Beijocas

  2. Oi meninas, adorei o post. Eu tô nessa fase de aceitação há alguns meses, tô me sentindo melhor, mas ainda não tá 100%. beijos

  3. Re, ficaram ótimas as fotos, amei amiga!
    bjãooo

  4. A gordita aqui anda fazendo esteira quase todo dia [alguns dias eu prefiro beber huahauhaa]

    Mais faço exatamente por me amar gordinha e me querer vivinha hehe .

    Ah sobre aceitar? Eu nao me aceito pq acho o termo ME ACEITAR meio pouco para o que penso de mim , eu me amo e sou a pessoa mais importante do meu mundo, vivo para ser mais feliz e realizada a cada dia.

  5. Dani Moura

    Grazi! É isso aí amiga!
    Você é lindaaa!!!

  6. Camila

    Aceitar?
    a tempos fico pensando se realmente me aceito
    e hj com esse post e graças a Grazi
    pude ver que estou no caminhu certu para a minha aceitação
    só tenho a agradecer a vcs por sempre
    me ajudarem a me conhecer
    obrigada mesmo
    bjos

  7. Aline

    Grazi, que post maravilhoso para começar 2010.
    Eu sempre fui gordinha, naquele estilo sanfona(engorda/emagrece), mas de uns tempos para cá resolvi me aceitar e controlar meu peso.Estou muito mais feliz. Meu noivo é profissional de Educação Física e nem por isso fica na cobrança para que eu tenha um corpo perfeito. Ele só pede para que eu cuide da saúde, comendo coisas mais saudáveis.
    Minha vida tem sido bem melhor. E visitando o blog vejo que existem outras tantas na mesma situação que a minha.
    Obrigada por essa injeção de ânimo.
    Bjos

    • Brigada vc, Aline!

      Eu tb me cuido, faço exercícios físicos pq me sinto mais disposta, faz bem pra saúde e devido a meu trabalho com massoterapia, preciso estar com fôlego pra fazer diversas massagens seguidas. Uma vida saudável é sempre bom, né?!

      Me add no orkut, tô lá no blog mulherão.

      FELIZ 2010 PRA VC!
      bjão

  8. Grazi,
    Não poderia ser melhor, adoru , amiga se aceitar é vc se amar , concerteza, mas tem dias que não estou bem comigo me olho , e não to me achando linda mas tem dias que acordo e falo vc ta linda hj, faz 1 ano mais ou menos que não ponho culpa nas minhas curvas p viver , vivo intensamente, mas me preocupo com minha saude, me cuido sim acho importante e o que os outros falam to pouco me lixando, mas enfin me amo me acho bonita, capaz,e nda e nem ninguem me fara deixar de ser o que sou, sou sarrista, lutadora, otimista, verdadeira, sou mulher enfin , viva nós GG, BJOKAS Grazi amei seu post!!!

  9. Oi, Grazi!
    Parabéns! o post está maravilhoso.
    E muito bom estarmos bem, motivadas e felizes ganhamos em qualidade de vida e temos força para enfrentarmos todos os obtáculos que possam aparecer.
    Beijos,
    Re

  10. Obrigada, RE! Eu escrevi esse post com muito carinho pra todas nós!
    bjão

    UM MARAVILHOSO 2010 PRA VC!

  11. Alexandra

    Parabéns sempre encontro aki as palavras certas para lenvantar o astral…bjosssssssssssssssssssssss

  12. Rita Pimenta

    Olá meninas, gostaria muito de uma reportagem com roupas, maquiagem, acessórios,etc. para mulheres gordinhas, mulherões, com mais de 45 anos. Sinto falta. Adoro vcs e melhorei muito depois que conheci o site.

    Bjs.

    Rita Pimenta

  13. Grazi Rosa

    Parabéns pela matéria….
    Copiando completamente as palavras da Alexandra “sempre encontro aki as palavras certas para levantar o astral”
    Falando em se aceitar e já estamos perto do desfile, vcs já viram o filme garotas formosas???? Fala sobre isso…
    Assisti ontem….
    Espero que gostem….
    Bjos…

  14. sonia

    e verdade pessoal que tal falar sobre o filme ….eu adoraria e olha obrigada pelas materias lindas que teem postado

  15. Texto perfeito! Sempre fui gordinha e sempre me amei assim, não consigo nem me imaginar sendo magra, acho que perderia o meu encanto e a minha alegria!

    De um ano pra cá passei a me preocupar um pouco mais com a saúde, então saí do sedentarismo, e hoje malho todos os dias as 06:30 da manhã, e nada 3x por semana a noite, emagreci um pouco, mas não muito (ainda bem =) ), mas o importante é que tenho me sentido mais disposta e q a saúde está em equilíbrio!

    Acho que o mais importante é ser feliz! Adoro o blog e sempre que venho aqui tem matérias legais, espero que muitas pessoas se inspirem nas coisas que vocês escrevem e possam então se aceitar e mais do que isso se amar!

    beijosss

    Vanessa =)

    • Vanessa, eu fico MUITO FELIZ qd ouço que as gordinhas malham pq cuidar da saúde e ter disposição é MUITO IMPORTANTE, exercício não é somente pra emagrecer , né?! A gente fica mais animadinha, esperta!

      Parabéns por ser vc mesma!

      super bjo

  16. Muito bom
    Parabens….
    amo as colunas de vcs
    bjux

  17. Silvia Neves

    Amei o texto amiga. Aceitação, felicidade, vem de dentro. O importante é sermos felizes conosco em primeiro lugar e consequentemente isso irá transparecer no nosso exterior. Como diz uma amiga: Seja bonita, seja você mesma. bjokas fofas…

    • Amiga, isso aí! Essa frase, seja bonita, seja vc mesma, é minha, eu criei e a Debora gostou e copiou. Autoria é minha, olha eu reclamando dos direitos ” autorais” kkkkk
      bjooooooooo

      • Silvia Neves

        kkkkk, é isso mesmo, copiei da Débora. Sabia que tinha dedinho seu, ou melhor, neurônio seu, nessa frase. hahahahaha. Direitos autorais devidamente reconhecidos. bjos linda

  18. Keka Demétrio

    Amigaaaaaaaaaa,
    ameiii, vc sempre tão cheia de tudo o q resplandesce!!!

    Bjkassssss

  19. DaniDani

    Grazi minha Linda,

    Vc mandou muito bem, é exatamente isso, se amar e se sentir bem…o resto é o resto!
    Graças a Deus e aos meus pais sempre me amei muito por isso não tive problemas com aceitação, mas conheço muitas meninas com esse problema e faço de tudo para ajudá-las, pois vejo que estão deixando a vida simplesmente passar por vergonha.
    Eu sempre aproveitei ao máximo ,afinal sou bonita, saudável e “doidinha”, me esconder do mundo porquê?

    Mega Beijo
    Amo vcs todas, não vejo a hora de conhecê-las.

  20. Gostei do texto e achei muito importante mostrar q nós temos q nos aceitar independente de estar magrinha, magra, gorda, gordona… toda mulher é linda e cada uma com sua beleza…
    Tem mulheres q são bonitas magras outras sao bonitas gordas… enfim …
    A diferença é da a beleza as coisas….
    bjinhos meninas!!

  21. Isso amiga! Cada um é um e tem a sua beleza, o importante é estar satisfeita com ela, gostar, senão não rola, né?!

    bjoooooooooooooooo

  22. Marta Morgan

    Parabéns!!
    Gostei do que li, penso que existem varias pessoas querendo somente isso , um bom artigo pra ler, e também alguém que responda aos seus questionamentos, afinal este mundo anda tão cheio de indiferenças, que umas palavrinhas de conforto e auto-estima não faz mal a ninguém, faz bem pra quem dá e bem melhor pra quem recebe!!fica na paz…

  23. Fernando

    Adoro mulheres gordinhas pouco acima do peso bem elegante,charmosa bonita e sensual se for casada ou noiva melhor ainda,não posso ver uma aliança na mão de uma mulher gordinha bonita,elegante charmosa e sensual digamos gostosona bem vestida rosto lindo,corpo com curvas,pernas e coxas grosas e bumbum enorme maravilhoso de 25 ate 60 anos em forma aprecio uma coroa acima de 45 anos bonita charmosa sensual digamos gostosona!
    Sou uma pessoa que busco a felicidade…se é pra ser feliz… eu arrisco tudo…,e tambem quero entender se voçê e feliz?Meu nome e Fernando sou bonito atraente e sensual,vaidoso corpo em forma, tenho ombros largos peitoral firme, braços fortes e pernas medias pratico esporte e corro 5 km todos os dias cedo no Pq. V. Lobos SP,estou sempre fazendo atividades para manter o corpo bonito e elegante não tenho barriga rs,rs,rs tenho 1:85 alt. e 85 kg bem dsitribuidos Sou formado,trabalho com marketing,este e meu e-mail fenando.praxedes@yahoo.com.br.
    Entrei no bloog para enteder um pouca mais das mulheres gordinhas lindas e queira vive uma boa aventura secreta e apaixonante e discreto! Busco sim conhecer pessoas, fazer amizades e quem sabe encontrar alguém que pense como eu e esteja aberto para uma relação que proporcione bem estar amor carinho e muita Paz. Seja carinhosa (não grudenta rs,rs) brincalhona e sem frescurasque queira muito amor e ser uma mulher desejada.irei corresponder a altura,Quero conhecer uma mulher que aprecie lugares cinema,teatro,shopping,praias um bom restaurantes se poder viagar melhor ainda. O que vale mesmo é a cia… sempre! Não coloquei foto mas posso enviar sem problema! Você não vai levar um susto rss,rss,rs. me escreva vou te responder com certeza.
    Bjs.. abraços ate breve !!!
    Com carinho;
    Fernando

  24. claudia

    em 2008 tive problema de trombose nas duas pernas,fiquei internada e depois que sai do hospital descobre que estava com artrite reumatoide,tomei tanto remedio,tanta injeçao de cortizona q incheimuito, hoje estou com 79 quilos e estou fazendo caminhada para ver se me ajuda a emagrcer um pouco pois nao era de comida que engordei mas as pessoas sao crueis com as palavras e isto me magoava,hoje descobri q o importante e ta viva e feliz e nao me importo se tou gordinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s