O Segredo para ser feliz

Por Renata Poskus Vaz

Queridas amigas,

Hoje fui à livraria comprar O Segredo, um best seller de Rhonda Byrne. Já havia lido e relido inúmeras vezes este livro e, desta vez, pretendia presentear uma pessoa muito especial.

O Segredo é um livro de auto-ajuda que revolucionou o mundo com uma técnica bem simples, a da atração. Esta lei diz que você é aquilo o que pensa e atrai aquilo que mentaliza. Ou seja, se você escuta e repete para si mesma que é feia, fracassada e que nada dá certo em sua vida, isso se concretizará. O livro, também, propõe uma reviravolta: pense em coisas boas, acredite em seu potencial, mentalize apenas o bem, apenas a prosperidade e você sempre terá sucesso em todas as área de sua vida.

Eu não entendia O Segredo

Quem acompanha meu trabalho há mais tempo, sabe bem que já passei um momento muito difícil em minha vida. Após o falecimento de minha mãe, em 2000, a vida parecia piorar e piorar. De uma hora para outra, de menina me vi mulher e repleta de responsabilidades e isso me assustou. Diante de dificuldades, sempre fui tomada de um espírito pessimista, acreditando que eu era gorda, horrível e que nada, nunca, daria certo em minha vida.

Quanto mais eu sentia medo de que as coisas piorassem, elas se tornavam reais. Era incrível! Todos os meus pesadelos se concretizavam. Era só mentalizá-los, mesmo que em pensamentos: “não quero que isso aconteça!”. Pronto, eles aconteciam.

Nesta época eu era triste e isso estava nítido nos meus olhos. Achava-me feia e realmente parecia menos bonita do que sou hoje. Acreditava que não merecia ser feliz e eu realmente não conseguia!

Para melhorar em todos os aspectos da vida

Comecei a perceber que vibrar por coisas boas, pensar apenas no melhor, acreditar que tudo vai dar certo, realmente me levavam ao sucesso. Hoje, uma de nossas leitoras me perguntou se eu algum dia acreditava que faria tanto sucesso.

Bom, antes de ler O Segredo eu não acreditava no meu potencial. Eu sabia que tinha talento, mas sempre me enxergava em um fundo de poço escuro, sem salvação. Depois, comecei a observar minhas qualidades, estabeleci metas em minha vida e comecei a realizá-las, uma a uma. Eu sempre soube que seria famosa por algo diferente que criaria, algo que fizesse as pessoas felizes e as ajudassem. Eu só estava desestimulada. Mas consegui! Entretanto este foi um longo processo. Antes, precisei voltar a me admirar, a enxergar minhas qualidades e a investir em meus projetos.

Como sou de carne e osso, como todas vocês, também tenho minhas recaídas. Às vezes perco meu tempo com coisas que não são produtivas. Quando alguma pessoa que inveja minha felicidade tenta me atacar, me provocar, eu desvio do meu caminho de propseridade e perco tempo com discussões que não me levam para lugar algum e deixo com que sentimentos ruins proliferem em meu coração. É um tempo precioso que eu poderia dedicar aos meus projetos, à minha família e outras coisas que me fazem feliz. O importante é reconhecer esses erros e voltar a atrair apenas pensamentos, sentimentos e situações positivas.

O mesmo peso, mas com uma maneira muito diferente de olhar a vida. A felicidade está escancarada! Preciso dizer mais alguma coisa?

4 Dicas para conseguir realizar seus sonhos

1)Trace metas. Defina o que quer para a sua vida em todos os  aspectos. Por exemplo: um novo emprego, novo carro, novo namorado… Não pense que você não pode ou nunca terá determinadas coisas. Você pode tudo o que quiser, só basta acreditar (nossa, esta última frase parece música da Xuxa…rsrs). Acredite realmente que tudo isso já é seu;

2)Observe-se sempre, reconheça suas qualidades e potencialidades. Se você não gostar de você, ninguém gostará. Você terá que conviver consigo mesma por toda a vida;

3)Não desperdice energia com coisas que não te agregam nada. Por exemplo: “vasculhar” orkuts alheios, fofocar, assistir tv além da conta etc;

4)Tranforme inveja em admiração. Ao invés de desejar consciente ou inconscientemente que alguém se prejudique só porque o sucesso dela te causa sofrimento, inspire-se e use esta pessoa como exemplo. Lembre-se que você pode ser especial e atingir o sucesso de maneiras éticas, lícitas e isso será muito gratificante.

47 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir

47 Respostas para “O Segredo para ser feliz

  1. Agata

    Minha amiga ja leu esse livro e diz que eu tambem devo ler..Agora que li sua materia fiquei com mais vontade de ler…Vou comprar essa semana…
    Parabens pela virada que deu em sua vida, realmente e notavel sua melhora…
    Voce e linda!!!!
    Beijuxxx

  2. Dry

    Concerteza.. O segredo existe e está presente em tudo, o Segredo como você disse é a lei da atração do universo, se você quer uma coisa mentalizar e correr atrás dela você conseguirá, Parabéns pelo post.

  3. PATRICIA MAFRA

    O mais importante é o que a gente sente no fundo do coração transmite para os outros,e sua felicidade transmite energias boas,continue assim Renata,o importante como vc disse é traçar metas e seguir em frente.
    Estou muito feliz por vc bjs.

  4. Mariza Ap Cardoso

    Parabens vou seguir s eu conselho e vou mudar também preciso disso em minha vida mudar obg

  5. Oiii! assisti sua entrevista no Superpop e corri pro google pra achar seu blog. Tbm sou blogueira, mas o meu em especial é sobre make, mas achei suuper legal a idéia do seu, de realçar a beleza das gordinhas! 🙂 parabéeens, voltarei sempre. Bjs

  6. soraya das neves

    gostei muito para mim foi ótimo pois estou com a minha auto estima pra baixa, foi uma lição.

  7. Susana

    Oi.
    Já tenho esse livro há um tempinho, inclusive o “Diário do Segredo”, e o DVD, que aconselho vivamente. 🙂

  8. Maria Tereza

    Olá Renata e todo o pessoal do blog

    Gostei muito de vê-las na TV, jovens lindas com alto-estima elevada.
    Vocês podem me indicar onde encontro matéria para Mulherão na “Maturidade”?
    Agradeço a atenção
    Um abraço
    Maria Tereza

  9. Maria Tereza

    Obrigada
    Maria Tereza

  10. Keka Demétrio

    Amigaaa, amei!!!
    Somos feitos de pura energia, e o uso adequado dessas energia é que nos faz ser felizes, ou não.

    Bjossssssssssssssssss

  11. Será que só mulher comenta aqui? Enfim, acho que em todos os aspectos da vida, o pensamento positivo faz uma grande diferença. Só não podemos nos iludir, porque se alguma coisa não der certo, a ilusão nos leva ao fundo do poço. Ou seja, é bom acreditar, sempre tendo um plano B, caso o “A” não dê certo.

  12. Audenora Maria Abba

    Olá Renata…eu assisti o Programa Super Pop sobre as gordinhas e achei muito interessante e gostaria de manter contatos com você a respeito do preconceito eu já vivi horrores…e olha eu nem sou gorda.
    No programa surgiu um preconceito que eu há muito tempo tento entrar na mídia combatendo mas não consigo.Eu deixo desde já a campanha lançada:
    Por que baixinhas não pode aparecer na televisão e é discriminada?
    Vi no momento em que uma baixinha se apresentou para as medidas e foi descartadas, tanto a apresentadora e o olheiro da agência disse na cara dura que ela não servia!
    Enfim…gostaria de falar realmente o meu intereese aqui…eu nunca fui gorda pelo contrário…quando adolescente pesava 42k, após o as duas gravidez fiquei acima do peso.Decidi ir pro vigilantes do peso fazer reeducação alimentar…vivo há 18 anos essa vida e acho maravilhoso, sou auto didata em alimentação, me formei em EDUCAÇÃO, na época não podia pagar a faculdade de nutrição, nesses anos todos li, me informei, e aprendi direitinho o be a bá da qualidade de vida.
    A questão é? Tenho uma cintura de 59cm a 60cm sem pneus e um quadril d 100cm que durante esses 18anos já foi muito reduzido, para 1,50m de altura, já sofri preconceito, na van que me levava pra faculdade do prorio dono que dizia pela minhas costas que:
    – AAudenora não pode sentar ai p/q vai quebrar o
    banco.
    As colegas de da sala todas adultas e religisas fizeram comigo o mesmo que fizeram com GEISY
    só que elas tinham inveja de mim, dizendo que eu era metida só por causa da cintura fina , corpo violão e pelo fato de ir só maquiada.
    Dentre outros fatos eu já passei vários e-mails a alguns programas para falar sobre baixinhas de quadril largo e cinturas finas, nós somos gente tbém e acredite charmosa.
    Eu tenho minha estima muito elevada , mas gostaria ajudar pessoas, inclusive estou atrás de patrocinadores para trasformar meu blog em um livro , ensinar as pessoas emagrecer com saúde.
    Eu tenho o filme o SEGREDO é fantastico.
    visiste me blog viverbemnatural tenho certeza que gostará.
    Um beijão.
    Por favor me responda.

  13. Renatinha,
    Vc é otima minha flor, ja fui dessa forma como vc , e hj estou bem mudada e mtu mais corajosa, somos sempre aquilo que pensamos, e quem não tem recaidas , somos seres de carne e osso,e isso é normal!!!
    Enfin esse livro é otimo nunca li mas ele faz sucesso adoruuuuuuuu!!!
    Menina vc transmite felicidades , em seu rostinho,vc é linda viu,,, que Deus te abençoe que á cada dia Deus te de mas alegria e sabedoria que vc tem,obrigado sempre por me ajudar ,nossa msmo longe mas tão perto,vc me ajuda mtu brigado sempre, bjkas!!!

  14. Raphaella

    Adorei o site!
    Acredite estava bem triste e esse post me ajudou demais!
    Bjos e fique com Deus! 🙂

  15. Já li “O Segredo” e concordo com tudo o que escreveu. Estou encantada com seu blog.
    Obrigada pela inspiração.

  16. Luciana santa Rosa

    Oi Renata!!!!!

    Maravilhoso seu “testemunho” . Eu acredito muito no poder do positivismo… Só que precisamos pensar e agir… ando tao desistimulada… Certeza eu tenho que consigo… mais sinto um certo medo de encarar as criticas que com certeza chegam junto com o sucesso…

  17. Deyla Cerqueira

    Renata querida tu és demais parece que no momento em que estamos precisando de uma força abro a página do blog e vejo este post seu…
    E isso é a mais pura verdade devemos ter pensamentos positivos que tudo vai dá certo!!
    Obrigada por tudo!!!
    bjus!

  18. Angelica

    Oi Renata!
    Em primeiro lugar queria te parabenizar pela virada em sua vida.
    Em segundo te agradecer pelo tapa ( no bom sentido) que vc me deu com suas palavras, eu realmente estava precisando pois estou passando por um momento muito difícil e vc me ajudou muito…
    Continue assim, seu alto astral e a forma de encarar a vida têm me dado muita força pra continuar.
    bjs…

  19. Luciane Silveira

    Assisti a entrevista no Superpop, por concidência, e vim buscar inspiração para me aceitar.
    Engordei muito – 29 kg- por causa de uma doença e já estava entrando em depressão. Conheço e pratico “o segredo”, mas nunca havia percebido que podia utilizá-lo para ser mais feliz com meu corpo e deixar o que pensam e o que dizem de mim bem longe da minha vida!
    Muito obrigada por estarem aqui.

  20. Bianca Raya

    Nossa, vc tb fica linda loira!!!

  21. Diane Souza

    Acabei de ver meu e-mail e vim conferir sua matéria e hoje realmente mais uma vez me surpreendi,acho que como todas também me sinto assim precisando dá uma nova guinada na vida,e você é um grande exemplo pra nós.Seu exemplo de vida é algo a ser vivido,desejo que cada vez mais a felicidade seja constante é sua vida.Como sempre amei!
    Bjos!

  22. Gleicy Pereira

    Renata, vc, realmente, é uma mulher admirável! Eu precisava ler algumas coisas que vc escreveu… obrigada! Agora, é colocá-las em prática!
    Desejo que a felicidade seja uma companheira constante em sua vida.
    Bjs!

  23. HERICA

    OI PORFAVOR ME AJUDEM A ME VALORIZAR. BJS PRA VCS. OBRIGADA

  24. Eu vi o vídeo e também estou testando…realmente, coisas maravilhosas aconteceram depois que eu aprendi “O segredo”!

  25. Margareth Britto

    Olá Renata!
    Há pouco tempo conheço o blog, adorei a proposta e sempre que posso dou uma olhadinha para ver as novidades. E hoje, numa dessas visitas, acabei me deparando com essas palavras maravilhosas! O mais interessante, é que não são novidades para mim, mas sabe quando nós sabemos das coisas, mas nos fazemos de burras e precisamos que alguém nos sacuda? Pois foi isso que você fez, me deu uma sacudida e me “jogou pra frente”! Valeu por sua iniciativa e coragem! Super Beijo!!!

  26. Beth

    Meu filho leu e mudou muito seu jeito de ver as coisas, li a Lei da Atração, que tb é maravilhoso.. assim que der vou devorar O Segredo.
    Amei a entrevista com a Luciana, vcs todas me ajudaram muito viu.
    Bjs

  27. valkika

    parece mais magra agora …

  28. Oi,
    Não li o livro, mas é algo que faz muito sentido. Hoje em dia vejo o quanto eu mesma me cobro coisas impossíveis e estou sempre me botando para baixo e isso cria uma estagnação, por mais que esteja tudo bem quem se bota para baixo, não encontra felicidade em lugar nenhum.
    Foi a terapia que me ajudou a ver isso e hoje busco transformar a minha relação comigo mesma para que isso se reflita do lado de fora.
    Valeu a dica e o depoimento

  29. Divas, com relacao as 4 super dicas da Renata eu ainda sugiro que as metas sejam escritas seja numa lousa, numa agenda ou diario. Sempre acreditei que quando escrevemos nossas decisoes, as palavras ficam immortalizadas e quando bate aquele desanimo ou tristeza, podemos voltar algumas paginas e rever o que temos pela frente para conquistar! Depois que descobri que tenho esclerose multipla, essa pratica tem me ajudado ainda mais…revejo periodicamente minhas metas e vou registrando minhas pequenas vitorias do cotidiano para que meu animo se renove! PS: desculpem a falta de acentos!

  30. Juliana

    Olá, td bem? Esse é o meu primeiro comentário no blog, achei bem interessante suas matérias mas essa em especial vou deixar a minha opinião. Sou amante de livros, amo ler e esse que vc postou em especial foi o livro q eu mais me decepcionei de ler e ver o “filme” (que na verdade é um documentário horrível). Muitas pessoas falam desse livro e acho que existem livros de auto ajuda muito melhores que esse, por exemplo, livros do Augusto Cury ou então Roberto Shinyashiki são bem melhores do q esse livro Segredo, te ajudam a entender muito mais coisas e tem histórias envolvidas que são muito mais gostosas de ler do que esse livro, mas isso é minha opinião, a maioria das pessoas adoram esse livro.
    Parabéns por suas mudanças de comportamento.

  31. Daniela

    Nossa!!! Fiquei completamente emocionada com o seu depoimento… adorei!!! Sem me conhecer, vc fez um bem enorme para mim!!! Obrigada!!
    Que Deus te abençoe!!
    Bjssss.

  32. Oi Renata!
    Realmente, muitas vezes não somos capazes de perceber o quanto podemos alcançar! Quantas mudanças podemos fazer pra nossa vida, e se a gente escolhar, que seja para melhor.
    Recomendo pra vcs, amigas plus size, meu blog q fala sobre reflexões relacionadas a tantas mudanças que nos deparamos na vida. http://enquantomudamos-transitoriedade.blogspot.com/
    Abração a todas, mulherões!

  33. Carol Trostli

    Oiê Renata..Seu blog tem me ajudado muito e o de hoje fez com que eu lembrasse dos meus objetivos.
    Obrigada.
    Beijos..
    Li o segredo,amei e estou relendo!

  34. Aline Jasevicius

    Olá Renata,

    Já li esse livro e recomendo, o documentário é incrível também. “O segredo” apareceu na minha vida no momento exato (como tudo que acontece em nossas vida!), através dele percebi que consigo as coisas que desejo, boas ou não, e por isso mudei e continuo mudando minhas atitudes e pensamentos.
    Observei nas fotos que você postou na matéria que realmente o brilho dos seus olhos mudaram, estão mais iluminados. Parabéns por ter consegui vencer e especialmente obrigada por divido conosco suas vitórias!
    Meninas, vocês também vão gostar desse livro!
    Sucesso para todas

  35. Jane Barros

    Oi Renata, parabéns pela sua iniciativa, estou acompanhando vc pelo blog e nos programas que vc aparece com suas “meninas”.
    Todas são lindas e inteligentes.
    Beijos
    Jane

  36. Cynthia

    Adoro quando pessoas inteligentes, como você, me fazem refletir sobre minha vida.
    Obrigada!
    Cheiro…

  37. Samara Gregorio Xenofonte

    Parabéns Renata, você sempre se expressa muito bem.
    O Segredo também mudou minha vida totalmente, deu um giro de 360 graus quando eu percebi que poderia mudar tudo sem mover uma palha, apenas mudando meu pensamento e pensando positivamente. Eu até fiz uma caixa de possibilidades, tem lá tudo que eu ainda vou conquistar, inclusive conhecer vocês pessoalmente e participar de um dia de modelo, e eu vou conseguir. Até lá…

  38. Jovianny

    Rê parabéns pela Garra e determinação em mudar… é só comparar o olhar das duas fotos e perceber que até o Brilho nos olhos resurgiu depois da mudança…

    Felicidades Sempre!!!…sinto muito orgulho em poder ter tido a oportunidade de te conhecer pessoalmente e percerber a sua verdadeira “essencia”….e acredito que ainda Muitas “Globos” “Sbt`s” “Redetvs” Irão solicitar sua participação para dar um “Up” na vida de muitos Mulherões no Brasil e porque não no Mundo!!

    Bjocas Jovianny

  39. Jovianny - modelo Plus Size

    P.S: Lendo os Depoimentos percebi muitas pessoas desanimadas …. A vida é tão Bela, então resolvi compartilhar uma frase que deve ser repetida todos os dias pela manhã por diversas vezes, principalmente quando parece estar dando tudo errado Tentem que Funciona, ai vai:

    “TODO DIA, TODA HORA, MINHA VIDA SÓ MELHORA, O QUE EU QUERO EU CONSIGO EU SOU UM VENCEDOR (VENCEDORA) ”

    bjoss

  40. ana paula

    oi amiga que Deus continue a te iluminar mais e mais pois creio que Deus poe pessoas especiais na terra para ajudarem o proximo e vc tem feito isso em minha vida as vezes quando estou triste venho e vejo seu blog e logo me sinto feliz, assisti vcs no super pop e adorei espero ver vcs na telinha mais vezes e que quase nao assisto tv e so assisto quando realmente tem algo bom e tambem chorei quando vc falou da sua mae, bom espero tudo de bom pra vc e que vc nunca mais nunca nos deixe e que Deus te abençoe a cada dia mais e mais….

  41. Adriana V Rosselli

    Parabens pela iniciativa! Vi a sua participação no Superpop e das meninas, foi excelente! Você ajudou a pensar mais em me aceitar, sempre fui gordinha e desde que me conheço por gente vivo eterna briga com a balança! Serei sua seguidora! Força!
    e mais uma vez Parabéns por tudo que já conquistou e quer conquistar!
    Adriana

  42. mary silveira

    amiga o the secret é o meu livro de cabeceira..ele realmente é maravilhoso.
    Ele mudou muito ,o meu modo de ver as coisas.Meninas vcs estão de parabéns.amodoro este blog.bjus em todas , vcs são maaaraaaa.tenham uma semana abençoada….

  43. Rici

    Bom dia,
    Gostaria de saber se temos que nos cadastrar no sitepara ver alguma matériaespecífica.
    Eu nunca mexi em blogs…então não entendo muito.
    Bj

  44. Silvia Neves

    O segredo está em descobrirmos todo o potencial que temos em nós mesmos. Quando nos amamos somos mais amados, quando acreditamos, realizamos. É isso aí Rê, lembrando novamente da Xuxa “tudo pode ser, se quiser será, sonhos sempre veem pra quem sonhar” rsrsrs. Bjão no seu coração!

  45. Olá Renata… amei essa matéria, acho q assim como outras me identifiquei e concordo plenamente com o q vc disse: o

    “Quanto mais eu sentia medo de que as coisas piorassem, elas se tornavam reais. Era incrível! Todos os meus pesadelos se concretizavam.”

    Quando vi sua entrevista no Programa Mais você, confesso q fiquei super inspirada e logo fui fazer um Blog pra mim tb. Sempre tive vontade de desvendar todas as minhas dúvidas e senti q essa será uma ótima oportunidade, assim como tb mudou a sua vida para melhor, com o sucesso do Blog, comentários, amizades… Parabéns, vcs são excelentes e sempre estou aqui para me animar e me inspirar a cada dia q passa!!!! Mil bjos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s