Coca-cólatras anônimos

Por Renata Poskus Vaz

Este fim de semana, em uma longa viagem de carro que fiz com meu namorado, percebi em que ponto lastimável chegou o meu vício por coca-cola. E o pior, além de me viciar, acabei corrompendo e induzindo ao vicio o meu gato, que era adepto de uma alimentação saudável e se limitava apenas a tomar suquinhos naturais, vez ou outra.

Na estrada, a cada vez que parávamos para abastecer o carro ou para ir ao banheiro, eu rapidamente sacava dinheiro da carteira para comprar uma latinha daquele elixir dos deuses. E lá iam uma, duas, três, quatro… Mais de 10 latinhas de coca por dia. Não sei o que me desperta tanta vontade por esta bebida. Talvez seja o prazer inenarrável que aquelas bolinhas de gás dão quando em contato com nossa boca. Ou então, seja a cafeína que confere aquela sensação de satisfação.

Momento família: guaraná para eles, coca-cola todinha só para mim!

Vicio mascarado que prejudica a saúde

Quando falo em ser viciada em coca-cola, não falo brincando. Tomo cerca de 2 litros da bebida por dia, o que tem debilitado muito a minha saúde. Os dentes ficam amarelados, o estômago dói, a barriga fica repleta de gases causando desconforto. Então, porque não parar?

Não é tão fácil para quem foi apresentada à bebida na mamadeira, muito antes de completar 1 ano de idade. Meus pais, que são da época da tubaína servida apenas aos finais de semana e coca-cola somente em ocasiões especiais, como nos casamentos dos primos ricos, não imaginavam que a bebida poderia ser prejudicial à saúde.

Em novembro, desesperada tanto quanto um alcoólatra tentando me desvencilhar da bebida que por quase 30 anos consumi, escrevi um e-mail para a coca-cola pedindo auxílio para me livrar da dependência (tá, sei que parece gozação, mas foi real) e recebi a seguinte resposta:

Prezada Sra. Renata,

Agradecemos sua atenção com a nossa empresa!

Respondendo ao seu questionamento, afirmamos que todos os produtos comercializados pela Coca-Cola, não contém qualquer substância nociva à saúde e todos os nossos ingredientes são testados e analisados criteriosamente, não existindo, portanto, a menor possibilidade de fazer mal ao organismo. Além disso, são fiscalizados no Brasil pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério da Saúde.

Acesse também http://www.institutodebebidas.org.br, com dicas de saúde e bem-estar.

Continuamos à disposição!

Coca-Cola Brasil. Viva Positivamente!

Seria cômico se não fosse trágico! Qualquer alimento, mesmo que um natural, quando consumido em excesso, causa algum tipo de efeito colateral. Por exemplo, se ingerir diversos mamões num só dia, certamente terá um desarranjo intestinal tremendo, já que a fruta contém propriedades laxativas. Então, acreditar que consumir coca-cola em excesso todos os dias não causa efeito algum é pura tolice.

Pesquisando na internet, descobri que a bebida foi criada em 1886 para servir como remédio. Isso mesmo. Imagine você fazendo um churrasco e servindo para seus amigos um copo geladinho de Biotonico Fontoura. Estranho, não é?

O nome coca-cola é inspirado nos dois ingredientes usados originalmente na bebida: cocaína, que vem da folha de coca e da noz de cola. Hoje, a cocaína foi substituída por cafeína.

O que fazer?

De acordo com o e-mail da Coca-cola Company, o consumo da bebida está liberado e não há nada de prejudicial nela. Este também deveria ser o discurso deles, há mais de 1 século atrás quando ela levava cocaína, uma temida droga da atualidade, em sua composição.

Então, tenho três opções. A primeira é liberar geral e continuar me entupindo de coca. A segunda é cortá-la definitivamente do cardápio e rezar para não cair em tentação. A terceira, e ao meu ver a mais viável, é reduzir as doses da bebida até que consiga consumi-la eventualmente, sem prejudicar a minha saúde, como vem acontecendo nos últimos tempos.

Na verdade, embora as propagandas nos estimulem a comprar a bebida e a criação que recebemos não tenha criado uma cultura de alimentação saudável, temos livre-arbítrio e comemos o que queremos. Ninguém vem aqui em casa me forçar a bebê-la 10 vezes por dia. Faço porque quero e só depende de mim mudar esta situação. Assim que conseguir susbtituir a “pretinha” por copos e mais copos de água mineral, volto para contar, tá bom? Afinal, não há problema em ser gordinha, desde que seja uma gordinha saudável, não é mesmo?

leia mais sobre a Coca, aqui.

71 Comentários

Arquivado em Saúde

71 Respostas para “Coca-cólatras anônimos

  1. Mandy Outeiro

    mas é um vicio tao bom….eu sou assumida viciada e mega dependente de coca-cola. todo dia…tem q ter aqui em casa todo dia. faz mal a saude é isso faz…mas parar é complicado…. se souberem onde fica um CCA (COCA-COLATRAS ANONIMO) me avisem…..rsrsrrs….

    mas q coca-cola é muuuuuuuuuuuuuito bom ah isso é….rsrsrrs

    bjus rê!!!

    • JÉSSICA MAIA

      Sei que é um vício maravilhoso,mais estou grávida e tenho certeza que de alguma forma vai afetar não só a mim mas a saúde da minha filha tbm bjss!!!

  2. Marilia

    Renata,
    Adoooooooro coca-cola, mas como várias outras coisas, me privo desse prazer todos momentos que tenho vontade.
    Eu tenho um truquezinho para todas delícias que gosto e evito, a fim de manter a dieta: coloco metas onde como/bebo tudo que quero apenas dentro do que me propuz. Exemplo: amo pizza com todas forças do meu coração, porisso tenho um comprometimento comigo mesma que vou comer pizza 1 vez ao mes. Quando dá vontade, penso que faltam “x” dias para comer pizza, e assim consigo comer menos. Tente se propor a tomar 1 latinha a cada 2 dias, e no dia do não, pense que amanhã é dia de se deliciar com sua coca-cola. Depois me conta, ok? Beijo

    • Sergio

      gostei da ideia vou tentar tbm…
      pois to mega viciada…ontem nao tinha lugar nenhum aberto em minha cidade pra comprar coca…cidade pequena!!!eram 23:50;;;entao descobri um lugar que me entregaria..8,00 a coca e a entrega!!!e paguei sem dó!!!pagaria até mais…pois nao como nem bolacha sem coca!preciso de ajuda!e gostei da ideia vou tentar…começo amanha!!!pq agora enquanto escrevo,to tomando uma bem gelada!rsrsrsrs,…mas é serio…amei a ideia

    • Demio

      Sou viciado por Coca Cola e sei que isso é literalmente uma doença!
      Infelizmente não consigo me livrar. ..

  3. Adriana Líbini

    Oi Re … um ponto fraquissimo meu, AMOOO coca-cola! No minimo tomo 2 litros por dia sozinha, imagina né rs!!! Conversando com meu marido, determinei que só tomaria de final de semana, kkkk bom até agora só bebi um gole do copo do meu marido ontem kkkkkk (tentação) mas só pra me controlar e ter auto confiança, comprei uma garrafa e coloquei na geladeira aqui da empresa e na de casa ( que sempre tem).

    Estou fazendo isso pois estou me sentindo muito mal, em relação a gases, meu estomago esta muito alto, fora as piadinhas indesejaveis que falam que parace barriga de GRAVIDA ou de CHOP hahahaha este pessoal viu!!!

    EStou evitando a pretinha, mas ta dificil viu rsrsrs afinal … ela é insubstituivel !!

    Beijos flor

    • aparecida celia maciel

      olha tem mais ou mensos uns nove ans que eu tomo zero, ai depois passei para light, e uma vicio danado, as vezes fico preocupado com minha saude,mais sou evangelica nao bebo nao fumo nao tenho filho tenho 41 ans moro com meus pais sou viuva a coca pra e tipo prazer que parece que nunca tive, ja me deu gatrite,feia parei um ano, mais continuei ande vou esta sempre me fazendo companhia e complicada a minha setuacaomais se alguem sab o que deve fazer me de um toque

    • greice

      É inevitavel resistir aquela pretinha quando ela te olha e vc olha pra ela faz 1 ano q tento mas naum consigo,quando alguem achar um antidoto contra a coca por favor me avisem

  4. ” Afinal, não há problema em ser gordinha, desde que seja uma gordinha saudável, não é mesmo?”

    Sem dúvida, Renata. Não sou nutricionista, mas é de senso comum que a coca-cola, como qualquer outro refrigerante, é prejudicial quando tomado em excesso. Não há pecado algum em beber um pouco uma vez ou outra. Tenho uma prima que também era viciada nessa bebida. Tomava refrigerante como quem bebia água. O que ajudou foi substituir a Coca-cola por chá mate gelado, que, apesar de conter cafeína, é bem menos prejudicial do que a coca-cola. Ou então substituir a coca tradicional pela Coca Zer0. Emfim, minha dica foi dada. Mas antes de mais nada, aconselho você a procurar um nutricionista para tentar se livrar do “vício” da coca. Boa sorte.
    Abraços e beijos.

  5. Vanessa

    Oi Renatinha!

    Voce me lembrou uma frase de um tia minha, ela costuma defender a coca-cola, dizendo que se ela destroi até osso, imagina o que ela faz com as gordurinhas?! kakakakakaka

    Eu gosto muito de coca-cola com xis, pizza, churrasco e coisas do genero.. do contrario sou adepta da agua mesmo.

    beijinho

  6. Lívia Lage

    Eu estou em “fase de recuperação” do meu vício em Coca-Cola e já faz quase um mês que eu não tomo nem um golinho dessa delícia !

    O que eu quero é cortar totalmente por alguns meses e depois voltar, mas com moderação.

  7. thais

    é amigas.. eh duro mesmo.. tambem fui viciada em coca-cola por muito tempo.. tomava o dia todo mesmo… como agua… hoje em dia nao consigo mais… ataca muito meu estomago…. prometi pra mim mesma que não ia tomar mais..
    mas a tentação é uma coisa mesmo…
    então qnd chega final de semana… um dia só, ou sabado ou domingo, eu vou ao mercado e compro só uma pet… ou uma latinha… esse é meu limite.
    assim não é tão sofrivel cortar de uma vez… e bebendo pouco não ataca meu estomago..
    que uma coisa eh certa… sempre que compramos aquela garrafa de 2… 3 litros…. normal beber ate ver o fim… então melhor comprar algo q mate a vontade e acabe rapido tambem…
    fica a dica pra quem não consegue parar…

    bjss

  8. Samantha Guedes

    Olá Renata. Eu, acho que é um ponto positivo, não sou viciada em coca-cola, mas em compensação em chocolate… Mas acho que é papo para outra hora… kkkkkkkkkkkkk…
    Pois bem, tem uma pessoa muito queria minha que é viciadíssima em coca-cola zero. Eu nunca vi igual, TUDO ela toma com essa bebida. Faz 3 anos que a conheco e NUNCA presenciei ela tomando água, só bebe coca-cola zero (pois “não engorda” – mas tem BASTANTE SÓDIO) e café.
    Como o Rodrigo tambem não sou nutricionista, mas na minha opinião a melhor forma de melhorar esse vício é diminuindo as doses ter MUITA força de vontade, pq eu sei que não é fácil.
    Estarei torcendo por vc =)
    Bjinhosss

  9. Renata, eu tbém adoro coca-cola e essa pretinha é danada para viciar!
    Eu tenho uma prima distante que acordava de madrugada para tomar coca.
    Eu já fiz cirurgia de hérnia de hiato há 8 anos e sinto queimações quando tomo muito da “pretinha”, então, procurando me cuidar, eu reduzi o consumo para os finais de semana.
    É difícil manter a linha, alguns dias de verão pedem coca-cola para acompanhar. Além disso, reduzir aos finais de semana me fez tomar litros de uma só vez, meio que para compensar.
    Atualmente estou mais equilibrada no consumo, acho que é devagar mesmo que a gente consegue.
    Meu conselho, procure um fitoterápico para cortar a ansiedade que ajuda a suportar a vontade.

  10. Ágata

    Oi Re…
    Eita vicio gostoso neh..eu também ja fui assim..
    Não e facil parar, mais você consegue…
    Força…
    Beijosss

  11. Ana

    O meu vício era chocolate e doce, e muito doce. Coca-cola só de vez em quando. O que fiz pra me livrar do chocolate? Coloquei uma meta de não comer por duas semanas, sabe álcolotra? Meu nome é Ana e são 3 dias e 4 horas sem doce!!hehehehehe
    Açucar nem no café eu colocava….
    O que aconteceu? Tudo que é muito doce me repuna agora. Ainda como chocolate, mas não do jeito que era antes. O paladar da gente vicia em coisa doce, é como um cheiro que satura no ambiente, tu precisa mais doce para continuar sentindo o doce da comida.
    O problema é segurar o re-hab por um tempo suficiente para o organismo desacostumar….. mas vale a pena.

  12. Maria Catarina

    Nossa Renata quando li…me vi como vc!
    SOU VICIADA…e meu marido aprendeu a amar a coca comigo…claro que menos…mas eu se tiver coca na geladeira deixo de lado a água por ela!
    Confesso que estava conseguindo diminuir: pensei coca agora so nos finais de semana…e na semana so sucos…estava conseguindo, mas essa semana não deu…aquela gostosura ja ta la na geladeira me esperando…tomei ontem a noite.
    Nossa eu queria muito parar também, nossa eu pensei na virada do ano…esse ano eu não vou mais tomar refrigerante…:( não consegui!! mas estou na luta como vc tentando deixar essa maravilha chamada coca…beijocas

  13. Virginia

    Qdo era bem criança + ou – com uns 4 aninhos, eu fui a uma festa na casa de uns amigos do meu pai. Eu como toda criança tbém era viciada em coca atéeste fatídico dia da festa. Em todos os momentos em que serviam refrigerantes eu só queria coca, daí teve uma hora em realmente havia acabado a coca e só servia as tubaínas da vida.
    Só que eu sempre fui muito atrevida e qdo passavam servindo tubaína eu dizia QUERO COCA, então fui pedindo e pedindo e pedindo até que o amigo do meu pai falou assim, vou mandar alguém comprar coca pra ela pois criança é criança. Mais eu cheguei a irritar de tanto pedir coca-cola. Meu era do tipo que no momento não falava nada ele só olhava e eu cuito atrevida nem dei bola isso com 4 anos. Acabou a festa, fomos para casa. No outro dia, meu pai saiu bem cedo como de custume para ir a padaria, trouxe tudo para um café da manhã mais havia algo no meio em que ele nunca havia comprado para um café da manhã. O QUE ERA? Uma garrafa daquelas de vidro de 1 litro de coca-cola.
    Então ele me chamou, mandou que eu sentasse a mesa pegou um copo abriu a coca e disse assim: TOMA, e minha só ficou olhando, e eu tomei, ele encheu o copo de novo e disse TOMA, e eu tomei, e novamente encheu o copo e disse TOMA, não aguentava mais e disse não quero mais. Ele me respondeu vc vai tomar esta coca todinha e agora até terminar a garrafa, ontem vc não queria coca pois então agora vai ter que tomar. Fui obrigada a beber tudinho de uma vez um copo atrás do outro e minha tentou intervir mais meu pai disse ela vai tomar pra nunca mais me fazer passar vergonha na frente de ninguém. Pois é gente agradeço a meu pai por ter feito isso comigo, nunca mais na minha vida tomei coca cola e não suporto nem ver na minha frente.
    Meu marido era viciado, com o auxílio de uma nutricionista, conseguimos tbém fazer com que ele reduzisse muito seu consumo pela tal famosa cola, ele como a Renata tbém consumia 2 litros por dia. reduziu para praticamente 2 litros por mês, isso qdo toma.
    Acho que tem que ser aos poucos sim mais tem que ter muita força de vontade.
    Aposto Re que vc já conseguiu se livrar de coisas bem piores do que coca, isso será fácil pra vc.
    Bjão

  14. Audrey

    Olá Renata!!

    Quando eu li o seu o seu artigo, dizendo que consome mais de 2L de Coca – Cola por dia, parecia até que vc estava me descrevendo!
    Coca – Cola é aliciadora! ahusahus Quanto mais vc bebe, mais quer beber!
    Todo começo de ano, umas das minhas principais metas é tentar acabar com este vício! Mas não tem jeito, sempre surge um aniversário, um churrasco, um almoço em família, minha irmã mais nova, para que esta meta seja quebrada! 😛
    Intão este ano resolvi que em vez de ficar o ano todo sem Coca – Cola, ficaria sem , apenas na Quaresma ( pois sou Católica, e nestes 40 dias, sempre faço alguma penitência ) . Mais vc pensa que adiantou? rs
    Foi eu falar : estou sem Coca durante 40 dias, aahh não deu nem tempo de terminar a fraze, não resisti e acabei bebendo !
    O ‘negócio’ viciante viu!!!
    Mais estou tentando me controlar !
    Estou até pensando em seguir a dica da Mandy Outeiro e procurar um CCA (COCA-COLATRAS ANONIMO) . haushaus
    Já fazem 2 dias que não bebo! ahushaus
    Obrigado e mais 24H . kpskpspkspk

    Força queridona, vamos conseguir nos livrarmos deste vício! 😛

    Beijokas e até mais !

  15. Eu adooooooooooro coca-cola! Não tomo nenhum refrigerante além dele…não ligo para guaraná, fanta, sprite…nada! Coca para mim, é a melhor! Mas ela me dá mtoooooooooooooos gases, portanto, eu revezo…na minha casa, nunca compro coca-cola. Só tomo fora de casa qdo saio…mas, um dia eu tomo suco, no outro coca, e assim, vou me cuidando. Não consigo ficar sem. Mas, diminuo o consumo!!!!

  16. Karina

    Oi meninas… bom .. eu passei pelo mesmo problema de vcs é claro.. a coca- cola é uma coisa que não conseguia tirar do pensamento, que dirá do cardápio.. mais essa história de tirar aos pouquinhos da mesmo certo… na minha casa se consumiam 2,5 litros por dia, em uma familia de 3 pessoas… agora graças a Deus esse numero diminuiu bastante.. e querem saber meninas… a gente acostuma.. depois de um tempo, a agua preenche o vazio …srsr.. bjo Re… e parabens pela iniciativa… bjooo

  17. Rô Grigoli

    Ai Rê….ri gostoso agora com a tua história !

    Eu não gosto de Coca-Cola , tomo raramente…prefiro Guaraná , Fanta…acho que por isso achei graça….kkkkkkk !

    Mas vai fazendo isso , vá diminuindo aos poucos , vc consegue ! Minha mãe também era viciada na bendita ” pretinha “…mas hj sossegou !

    BjassUuu a todas 😀

  18. Cristiane Yumi Suzuki

    Renata, em primeiro lugar, parabéns pelo blog e pelo seu sucesso. Sempre passo por aqui, mas é a primeira vez que comento.
    Eu confesso: sou viciada em coca também e não posso nem ver a light, tem que ser a normal.
    Muita gente falou de “cocólatras anônimos” meio que na brincadeira, mas sabe que eu consegui cortar um pouco usando a tática dos A.A.? É simples, o primeiro passo deles é “evite o primeiro gole”. Pra mim funcionou, e ajudou bastante trocar por mate (aí caem fora açúcar e gás, mas continua a cafeína) e minha mãe ter parado de comprar coca.
    Não digo que cortei de vez, pois às vezes meu namorado cede e acaba comprando uma, mas agora só de final de semana ou quando a gente vai pra barzinho (antes coca do que álcool, que tb. é bomba calórica e vício). Mas melhor assim do que nada, né?
    Beijos, Cris Yumi

  19. Deyla Cerqueira

    Êh Renatinha tocou no ponto fraco de muita gente,inclusive eu!rsrsrs
    Adoroooo coca-cola mas ainda não consegui levar meu marido p esse vicio (ainda bem já basta eu)ele é adepto do ice tea que eu não suporto,mas estou conseguindo substituir de vez em quando a coca por um suquinho de laranja ou outras frutas e está dando certo,mas não deixo definitivamente a pretinha por nada nesse mundo!!!
    Força querida vc consegue!
    Grande bju!

  20. Flávia Danila

    Realmente é um vício…também sou viciada!!! Mas também não posso deixar de concordar que uma Coca-cola bem gelada é muuuuito difícil de resistir. Ainda mais com o calor acima dos 35º que costuma fazer aqui em Manaus…Temos que ser fortes meninas!!!!

  21. Edu Soares

    Rê,
    Já reparou que todos os comerciais de cigarro têm como cenário belas paisagens, pessoas bonitas, sorrisos, alegria, sensação de liberdade e bem estar? Nunca vi em anuncio de bebidas alcoólicas a imagem do bebum banguela com o “cofrinho” a mostra, largado no chão com o cachorro lambendo a boca dele. Em bom português: não poderíamos esperar outra resposta da Coca Cola! Eles nunca iriam falar mal da bebida viciante (culpa da cafeína)! Você iria dizer para seus amigos que o blog Mulherão é ruim de dar dó? Além de ser uma inverdade (ainda bem!) voce não estaria vendendo sua marca/produto/imagem.

    Imaginemos que o pessoal da Coca fosse super sincero na resposta. Seria algo mais ou menos assim:

    “Prezada Sra. Renata,

    Agradecemos sua atenção com a nossa empresa!
    Respondendo ao seu questionamento, afirmamos que as bebidas cafeinadas (café, mate, chá preto, e a nossa querida Coca-Cola), quando consumidas nas grandes refeições (almoço e jantar) reduzem a absorção de ferro de origem vegetal, encontrado nos vegetais verde-escuros e nos feijões, podendo acarretar ou agravar anemia. Uma absorção menor do cálcio,provocada pelo ácido fosfórico, compromete o crescimento e manutenção dos ossos. Além disso, o consumo da Coca atua no aumento de acidez na boca e no estômago, que pode provocar cáries, gastrites e, em últimos casos, úlceras.
    Acesse o site de um de nossos parceiros mais influentes, o http://www.escolhaseuplanofunerario.adeus.br .
    Continuamos à disposição!
    Coca-Cola Brasil.”

    Quantas pessoas existem no mundo? 6,5 bilhões. Quantas destas NÃO gostam de Coca Cola? Pouquíssimas-íssimas-íssimas! Sou pertencente desse grupo de “alienígenas”! Motivos? Raros eram os dias em que eu não almoçava dois Big Macs. Dois, eu disse. As atendentes do McDonalds já sabiam o que eu comia/bebia! Nem abria a boca para pedir nada! Mas o curioso disso é que eu nunca fui fã da Coca. O sabor é extremamente doce para meu paladar. Pepsi? Melado escuro e gaseificado! Sempre bebia com olho grande e sem vontade. Minha tara era por Sprite e Fanta Uva. Mas em todos os casos, imagino que eu estômago ficava berrando: “Cessar fogo!”. Resultado? Ganhei uma senhora gastrite que me acompanha até os dias de hoje.

    Liberar geral e continuar consumindo Coca? Custo a crer que você cogita tal possibilidade. Ninguém consegue parar do nada. É algo gradativo. Nos casos da cachaça, existe o AA para poder auxiliar a galera que vive no “Paro-Continuo-Paro”. Não temos um Cocólatras Anônimos. Nossa consciência é o melhor guia. Ou você vai querer que seu combalido estômago fique gritando “cessar fogo”?

  22. lana medeiros

    Oi Renata como vai? Bom como eu era cocólatra assumida e tive um grande problema estomacal tive que parar de beber a coca-cola , decidi então trocar a coca-cola por chá gelado aqueles da mate-leão são maravilhosos com sabor limão e pessego tem também o nestea, nem sinto mais falta faz isso vc também depois me conta bjuss e fica com Deus!

  23. Oi,
    Eu adoro coca zero, mais que a normal e tem umas épocas que eu tomo coca cola dia e noite. Recentemente eu comecei a achar que eu estava com muitos gases e reduzi, tomo na hora do almoço e tenho evitado na hora do jantar, mas isso aconteceu naturalmente. Se eu baixasse uma lei tipo “nunca mais vou tomar coca cola” eu certamente ia ficar louca de vontade e ia , mais cedo ou mais tarde, burlar minha própria “lei”. E tem horas que apenas uma coca cola gelada resolve!!! E eu não quero viver sem ela!
    Se você chegou a um ponto em que acha que está te prejudicando você pode fazer algumas alterações, sem radicalizar e encontrar um caminho que seja prazeiroso e que não te faça mal. Como este desejo está partindo de dentro para fora e você não quer radicalizar, acho que você tem grandes chances de melhorar sua relação com algo que você gosta tanto!

  24. Sov

    Nossa como é verdade isso!!hshshs. Nunca gostei de refrigerante, só tomava fanta uva e bem raramente. Passei a tomar coca-cola com limão pq ajudava com os enjoos q eu sentia, agora não fico um dia sem. =(. Tomo como se fosse água e meus dentes q sempre foram branquinhos estão manchados e amarelos .
    Vou mandar a conta do clareamento p/ eles . ¬¬

  25. meu sogro também é viciadão. Acorda de madrugada prá dar uns goles!!!
    Depois da gastrite eu me limito à tomar aos fins de semana.
    SE/QUANDO tem refrigerante em casa, é junto com pizza ou esfiha e geralmente é Guaraná, Sprite…
    Eu passo muito mal com Coca se tomo sempre..adoro também, mas me regrei e até diminui o Omeprazol junto com a bebibda!!!!

    Um veneninho o líquido negro do capitalismo!!!

  26. RE,

    Eu tb sou viciada pq todo dia eu tomo uma coca zero em lata, não gosto da comum, gosto da zero e sei que não é legal pra minha saúde e tb estou tentando parar pq todo dia eu ter que tomar uma latinha nãooo…é somente uma, me controlo pq se eu deixar um litro aqui em casa bebo tudo!
    Coca é f…….

    bjo grande!

  27. Mariza Ap Cardoso

    Ola Renata

    Por experiencia propria nao é facil sair desse vicio nao viu… ma s posso te dizer que sai faz 2 anos que nao tomo refrigerante nao tirei de uam vez e stabeleci meta em tomar em alguns dias da semana depois so fim de semana depois so um dia e depois so em festa e assim foi acabando a vontade… posso te dizer que era viciada tanto que acabei por ter problemas estomacais serios mas mesmo doendo nao deixava de tomar coca-cola …. mas sei que vc vai conseguir bjs

  28. Samara Gregorio Xenofonte

    Renata, estou torcendo por você, mas tenta substituir só por água mesmo, senão você vai acabar viciada em outras coisas. Boa sorte e pense: ela não é mais forte que eu… Bjos

  29. Li

    Renata, será que quando você estava viajando o problema não era só sede?
    Não sou nutricionista, mas já percebi isso observando meu organismo. Quando sinto sede, dificilmente o primeiro impulso é “sede”, mas “vontade de tomar coca-cola/leite/algo gelado/algo doce”, então eu sempre faço um teste e tomo primeiro um copo de água.
    Ah, outra coisa: eu não consigo tomar água gelada, prefiro água fresca ou na temperatura ambiente. Quando descobri isso, passei a ingerir muuuuito mais água. E, claro, tudo ficou muito melhor! Pele, cabelo, intestino, até as dores de cabeça eventuais diminuem!!!
    Faz esse teste 😉
    Beijos!

  30. Leila

    Poxa Renata, eu sou viciada em coca tambm!
    ahuhuahuahuaahu
    e lendo esse post me deu uma baita vontade de tomar uma coquinha bem gelada!!!!
    heheheh

  31. Marcia Castro

    Oi, amada! Ao contrário da maioria, DETESTO Coca-Cola e na ausência de qualquer outra coisa, aí rola um 1/2 copinho….mas isso é pq acostumei com sucos (na verdade, não sou dos refrigerantes)
    Quanto ao vício, isso é por conta da cafeína. Cafeína vicia, eu sei pq tomo em média quase 1 litro de café por dia. E como bebo bastante café, a cafeína da Coca-Cola não me faz nem cócegas…hehehehehe. Minha dica, vai diminuindo aos poucos a Coca e insere sucos, porque gosto por bebidas (apesar do vício) pode ser mudado, é questão de hábito mesmo. Outra dica: Experimenta estas águas tipo Aquarius e H2O, são absolutamente deliciosas, zero açúcar e bem gaseificadas (a que mais gosto é H2O de maçã).
    Espero ter podido ajudar 🙂
    bjs

  32. RANE

    Me solidarizo totalmente com vc! Eu tb sou viciada em Coca. Tenho gastrite e nem por isso abandonei. Tomo Coca no café da manhã!
    A Coca tem duas coisas em que eu sou viciada: cafeína e água com gás.
    E uma das meninas aí atrás ilustrou bem o que eu sinto: sede de Coca!

  33. Ai gente, e eu achava que era só comigo rs eu estava numa fissura tremenda por coca-cola, ainda mais no versão de até 50º que andou fazendo aqui no rio, óbvio comecei a me sentir super mal, mas nao conseguia parar. agora tenho bebido dessas garrafinhas bem pequenas que tem agora, pra pelo menos, tentar reduzir o consumo pois sei que faz muito mal, mas eu adoro, geladinha é uma delícia rs

  34. Eu não bebo (cerveja), mas todos os meus amigos bebem, e muito rs então eu digo que a coca é a minha cerveja. aquele prazer que o bebedor tem de um chopp, uma cerveja geladinha, é o mesmo comigo, só que com coca-cola.

  35. Karen Alexandra

    Eu fiquei chocada com este assunto me tocou demais pq eu já venho tentando me libertar disto á algum tempo e não consigo de modo algum.
    A última vez que eu tentei ficar sem tomar eu consegui ficar 1 dia todo mais quando chegou o outro dia eu, af, eu chorei feito criança não suportei.
    Não sei mais o que fazer e vou chegar em um médico de rede publica e dizer olha doutor sou viciada em coca cola me ajude por favor? Ele certamente rirá de mim.
    Eu tenho sentido muitos tipos de efeitos colaterais tais como, cólicas terríveis no estomago, antes não era assim mais agora ela parece que está agindo feito laxante meu intestino está péssimo, e eu tenho sentido muitas dores de cabeça se eu diminuo a quantidade ela responde como dor, sem contar que realmente ela parece que incha a barriga ahh eu estou parecendo uma grávida de 5 meses.
    Eu sei que pra muitos isto é apenas “isto é coisa psicológica” mais não é. Eu acho que só quem tem este problema é que é capaz de entende lo.
    Eu agradeço por vc ter retratado sobre este assunto que me aflinge tanto e peço aqui se alguem souber como me ajudar eu ficarei muita grata pois, sinceramente não aguento mais esta situação e só pra constar rsrs sou mulherão estou hoje pesando 72 kilos sendo que até 6 meses atras eu pesava 60. Enfim… Me ajudem.

  36. Lady

    Amiga, como dizem por aí…se conselho fosse bom….
    Sei o que esta passando mas confesso que venci esse vicio, hj prefiro tomar outras bebidas e a última opção é a coca assim como todos os refris…trabalhei numa rede de fast food por mais de dez anos e além de comer la a gente sempre dava umas bitoquinhas na bendita coca cola.. depois de um tempo ja estava com o carimbo da gastrite…mas mesmo assim não mudei, so me concientizei na hora que essa coisa atacou meus rins, hj se eu passo de dois copos é certeza ficar com dores nos rins sem contar que essa fórmula mágica no momento mexeu com a parte reumática me causando artrite(os médicos não confirmam abertamente mas tb não desmentem) nesses tempos rezo muito e mudei a alimentação e inclui muito cálcio pois ja me disseram que a coca da aquela ajudinha pra osteoporose.Outra coisinha não sei se é lenda ou não, mas a embalagem(plastico transparente) dela assim como outras tantas contem DIOXINA, pesquise sobre essa substância..não vou postar se não vai ficar muito extenso..
    VC CONSEGUE VENCER ESSE VICIO!!! AS PRIMEIRAS DUAS SEMANAS SÃO AS MAIS CRITICAS..DEPOIS E SOSSEGO.

  37. Dee

    É muito, muito difícil largar um vício. Qualquer um.

    Eu sempre gostei de refrigerante, mas por sorte, nunca fui viciada. Ano passado, resolvi cortar qualquer bebida gaseificada e estou assim há 5 meses já. De vez em quando, principalmente em dias muitos quentes, eu vejo pessoas bebendo Coca e bate aquela vontade. Aí eu imagino aquele líquido escuro num copo, as bolhinhas, até o sabor!, e a vontade passa, não sei porquê. Então, eu bebo minha água/suco feliz da vida. =)

  38. Drica

    Nossa me identifiquei com esse post.
    Comecei ontem a fazer o clareamento dentário e terei que ficar sem coca-cola durante todo o tratamento.
    É difícil mas quem sabe com isso não me livro desse vício.
    O pior é que sou consciente da minha dependência mas gosto disso e fico feliz quando bebo um golinho de coca.
    Afffff!!!
    Bjinhos

    Drica

  39. Raissa

    achaava que so existia eu no mundo viciada em coca cola. bebo todos os dias, nao consigo parar nem reduzir.. meu deus!

    meus dentes amarelaram muito, muita celulite, dor no estomago, esses foram os efeitos! alguem ai me da uma dica .. hahahaha

  40. alexandra

    Gente, estou feliz por poder partilhar esse assunto com alguém! Quem não é viciado em coca simplesmente não acredita que ela possa viciar…costumo ouvir coisas tipo “é só você querer”…Deus sabe o quanto quero, mas não consigo. Tomo quase 3 litros por dia. Da zero. E com muito gelo. Se acabar a coca da minha casa, sou capaz de sair no meio da noite para comprar. Para piorar sou fumante. E fumo muuuuito. Como não tomo café, a minha dose de cafeína vem toda da coca-cola. Uma vez passei 3 anos sem fumar, e, na época, deixei de tomar coca. Sabia que se desse um gole de coca voltaria a fumar. A recíproca é verdadeira. Já passei um tempo, fora esse do cigarro, tipo 1 mês sem tomar coca, e cada vez que acendia um cigarro era uma loucura. Ou seja, meu caso é pior, pois tenho que largar os 2 vícios simultaneamente. Sinto que a coca me faz muito mal, talvez até mais que o cigarro. Meu estômago não anda legal, meu intestino totalmente descontrolado, minha barriga tem crescido a cada dia e vivo cheia de gases. Todos os dias antes de dormir digo a mim mesma que no dia seguinte não tomarei mais, mas não tem jeito, logo pela manhã compro a maldita. Tenho fé em Deus que dia desses vou acabar conseguindo! Ah, e esse papo de diminuir a qtde pra mim não funciona por muito tempo! Boa sorte para você, para mim e para todos que estão na mesma situação! E continuemos conscientes do mal enorme que o veneno preto faz aos nossos organismos. bjs.

  41. Também, amo coca-cola e não e fácil deixar esse vicio todos os dias bebo na hora de almoço compro uma garrafa de 1,5L para almoçar e não sei mesmo como para um abraço e um Beijo.

  42. cybertron

    Ai meu deuuuuuuuuuuus tomei coca e estou passando mal, acho que vou ter um derrame meu cérebro esta doido não consigo focar em nada meu pensamento esta vago nem sei como consigo escrever direito mandei email pra coca cola também agora pouco não sei o que fazer será que procuro um médico? Estou muito mal mesmo alguém me da uma dica? Devo tomar água para ver se passa?

  43. sandy

    olha eu tenho 11 anos eu tambem sou como vc diz cólatra, eu não estou brincando parei de tomar agua frequentemente, eu tomo coca o dia inteiro e quando não estou com coca perto de mim minha boca seca e sinto uma emensa vontade de toma coca des de pequena eu tomo coca-cola.

  44. Fernanda MIranda

    Recomendo que leiam esse site falando justamente do porque nos viciarmos em Coca-cola. Também sou viciada, tendo já acordado as 2 da manhã, tirado carro da garagem para poder saciar minha vontade, pois a de casa havia terminado.
    http://wfera.tripod.com/respostasaoimpossivel/id73.html
    Mesmo que ele não nos dê uma solução, ele nos dá razões plausíveis para entender o que se passa conosco.
    Forte abraço!

    • cobralamounier

      É galera….tá complicadoo,creio que somos milhares e mais milhares de amantes desse liquido de cor escura(Coca-Cola)!
      Também procurei por algo no Google sobre o vicio na ‘crioula’…encontrei esse blog e fiquei meio aterrorizado com os
      relatos aqui postados,existe pessoas mais viciadas que eu!!!Há algum tempo,de tanto ouvir as pessoas falando comecei a ler
      e ler sobre Coca-Cola,todo mundo diz que faz mal e realmente faz… segundo Jaime Bruning,filósofo em Terapias Naturais,ele descreve
      em seu site as principais causas do câncer para o meu enorme susto la estava a ‘crioula’ o 3(terceiro)fator que mais faz surgir o cancer é o consumo
      excessivo desse liquido…Galera,
      isso foi domingo e eu ainda tinha ‘criuola’ na geladeira mais decidi que seria a última,hoje terça-feira estou começando a sentir a falta dela
      ,estou desanimado,com dor de cabeça e sem animo…eu ja tentei parar de tomar ‘crioula’nao obtive sucesso, o desejo ,a vontade chegam
      a sufocar e nada alivia o mal estar; tomei remédio pra dor de cabeça mas depois que o efeito passa a dor volta…todos aqui no blog estão
      que nem eu,desesperado ou até mesmo com medo do que possa ocorrer daqui a algum tempo em virtude desse vicio excessivo que
      carregamos conosco!!!quero fazer um pedido a alguem que ler esse post ou qualquer outro,ambos queremos abandonar esse vicio,
      mas nao conseguimos…como um amigo(a) descreveu la em cima,o vicio da coca-cola é muito mais dificil de largar do que o cigarro!!!
      não é uma coisa simples ,precisamos de ajuda especializada,estamos dispostos a largar a coca-cola de lado para termos uma vida saudavel…
      sozinho não creio que seja possivel!!!Alguém que ler aqui e tiver meios ou terapias modos ou coisas assim que possa nos ajudar
      ficarei eternamente grato,pois somos viciados e não tem um lado simples de parar…minha força de vontade não esta sendo capaz de ‘vencer’ esse mal
      …Que Deus nos abençoe e que possamos conseguir
      vencer esse vicio…a todos força força força vamos conseguir!!!Abraços a todos!!!

  45. Pingback: É proibido beber muito refrigerante em Nova Iorque |

  46. Laura

    Ufa ! Pensei que sò eu fosse viciada em Coca !!!! Sou viciada na Coca light Plus ! Qdo tomo chega até dar um prazer e alegria incomparável ! Não consigo tomar outros refrigerantes que antigamente costumava tomar… chega a me dar náuseas se tentar ! So Coca !! Chego a evitar lugares que não tenham a bendita ! Meu marido vive me dizendo que vai me internar , que isso é um veneno, uma droga. Rsrs Mas quando as pessoas me olham com aquela cara feia e perguntam: Nossaaa , vc bebe coca???? Eu já tenho a resposta na ponta da língua: … EU NÃO FUMO! NÃO BEBO E NÃO USO DROGA! ENTÃO DEIXA EU TOMAR COCA A VONTADE ! kkkkkkk
    Ainda não tenho consciência em querer parar pq não tomo muito por dia,
    A preocupação é em acabar a COCA LIGHT PLUS kkk que está cada dia mais difícil de achar… as vezes tento tomar outra ccoisa mas não consigo! Olho a COCA e o copo de suco, prefiro a COCA. Como disseram aí em cima, quem conhecer um C C A (COCA-COLATRAS ANONIMO) me avisem…..rsrsrrs….
    Bjo
    Laura

  47. Sara

    Eu sou muuito viciada em coca e tenho apenas 13 anos, não preciso falar que meus pais detestam, já tentei parar, mas realmente, é muito difícil !!As vezes minha mãe fala que pareço uma drogada quando estou sem coca…as vezes são duas cocas aqui em casa, por dia, mas além de mim minha família toma também, hêhê. Apesar de tomar muuita coca eu não engordo, sou bem magrinha mesmo, mas ruim mesmo são os problemas de saúde que posso ter, estou quase trocando a coca pela água !
    Quero acabar com esse vicio horrível, mas ta difícil !!!
    Bejinhos ^.^

    • Laura

      Apesar de formar mtos gases na barriga, eu tb não engordo Sara, sou magrinha e como o dia todo ! Como muito doces… chocolates td dia…. td mundo falava que depois dos 30 eu ia engordar….. mas ate agora nada, e ja estou com 34 anos, e continuo com a Coca…..
      bj

  48. Eu também sou um viciado em coca cola, e também por muito tempo pensei que fosse o único. Que ser viciado por um refrigerante não seria possível. Demorei um bom tempo para admitir isso para mim, e depois, demorei mais tempo para contar à alguém. Só depois fui perceber que há pessoas no mesmo estado que me encontro: de dependência. Mesmo sabendo da existência de viciados em coca-cola, fico assustado com os relatos vistos aqui, por sentir-me numa situação um pouco pior – num beco sem saída mesmo. Digo isso, pelo fato, de já ter chegado a tomar de 7 litros a 8 litros de coca cola por dia. Em dias normais 3 a 4 litros, mas submetido a tensão do trabalho ou da vida social esse número se duplicava facilmente. Com a coca, como muitos descreveram acima, eu me sentia mais disposto, concentrado e alegre. Mas sabendo do mal que a coca causa a saúde e sentindo a queimação no estômago, intestino, dentes, etc. Tentei parar por muitas vezes. Conseguindo ficar alguns meses sem beber a danada. Fui percebendo que minha criatividade, concentração e disposição diminuíam muito. E estava sempre irritado, de mau humor, com fortes (bem fortes) dores de cabeça sem ela. Por fim, eu sempre retornava a coca-cola para me livrar desse estado penoso. No mesmo instante que eu tomava um copo a dor de cabeça, passava, minha disposição e humor mudavam da água para o vinho,
    Já cheguei até a combinar com uma amiga minha do circo (eu trabalho com circo e teatro) um contrato; ela parava de fumar e eu parava de tomar coca-cola. Não durou um mês. Eu fui correndo para ela pedir pelo amor de Deus a anulação do combinado, visto que a estreia do espetáculo era no dia seguinte e estava sem força, não conseguia chegar até o fim do número circense, completamente sem forças. Estava psicologicamente abalado. Precisava de dois dias de trégua para beber coca cola: aquele dia e o dia posterior que era o da estreia. Pois bem, a minha confiança, força e tudo mais voltaram com a coca. No dia da apresentação eu nem comi, só bebi coca-cola e no fim de tudo ainda sobrava energia para fazer duas vezes a apresentação. Eu não sei que esse líquido tem, mas comigo eu reajo realmente como um drogado. Hoje regressei ao vício. Estou tentando tomar a menor quantidade possível, mas já chega a 4 litros por dia. Realmente admito que não consigo parar com esse vício sozinho. Antes achava que sim. Sou uma pessoa muito determinada, no entanto, percebo que preciso de ajuda. E estou aqui procurando um lugar, um grupo, ou qualquer coisa que possa me ajudar a parar com essa vontade insaciável de tomar coca-cola. Como muitos disseram só o fato de ouvir uma lata de coca se abrir, já me acalma. Sinto o cheiro do gás que sai e sei quando a pressão está boa ou não, rsrs Coisa de viciado. E antes de bebê-la fico cheirando-a e balançando a lata como se faz com o vinho, rsrs
    Bem, é isso. Se alguém puder me indicar qualquer coisa eu agradeço muito. Coragem a todos e até mais.
    PS.: escrevo esse relato bebendo uma garrafa de 3 litros de coca-cola, que merda…

    Francisco Alves

    • Renata Poskus

      kkkkk, amigo, desculpa rir. É que é tão trágico que se torna cõmico. Ninguém acredita na gente, né? Será que podemos processar a coca-cola ou entrar com uma ação conjunta pedindo ajuda da marca para nos livrar do vício? Tem que ter uma saída, né? Precisamos apenas encontrá-la.

  49. Carla

    Olá Renata!

    Então ja se passaram 3 anos de seu depoimento, consegui se livrar da Coca cola?

    Carla

  50. Nadryélli

    Oi Renata, estava pesquisando aqui uma solução para mim também , que não durmo sem não beber um pouco de coca-cola e encontrei teu depoimento. Infelizmente já estou buscando solução até mesmo na internet. Quando encontrares uma solução me passa por favor! estou tentando reduzir as doses por dia aos poucos, mas um detalhe é difícil.

  51. Paloma

    Eu sofro tanto com isso….tava a um duro mes sem beber….ateh começar a passar mal direto…voltei a tomar! voltei ao normal! vai entender!!!!

  52. Papa Emeritus

    Eu, assim como você, passei quase 30 anos bebendo Coca-Cola. Mas depois de ver meus dentes ficando podres por causa de uma hipoplasia, e de ver inúmeras notícias sobre os males do refrigerante ao organismo, parei definitivamente. Quer dizer, pode ser que eu venha a tomar em alguma festa, mas tratar a “bichinha” como se fosse água… nunca mais. Coca Cola talvez não faça mal se ingerida moderadamente, mas do jeito que eu fazia e você faz, é um lixo pro nosso organismo.

    Hoje só bebo água, ou de vez em quando um suco. Mas Coca, Pepsi, ou qualquer outro refrigerante? Parei. O único jeito de você parar é você perceber, assim como eu percebi, o estrago que essa bebida faz no organismo a longo prazo. A curto prazo não faz mal, mas com os anos passando, acredite, você começa a perceber os estragos.

    Existem alguns mitos por aí sobre a Coca-Cola, mas se você conversar com médicos verá que a forma como nós viciados ingerimos a bebida é igual a de alcoólatras. E assim como a bebida alcoólica faz um mal terrível se ingerida exageradamente, a Coca faz o mesmo.

    Abraços e boa sorte para se livrar do vício.

    • Laura

      Olá … muito bom seu comentário de alerta e incentivo para pararmos de beber a bendita coca Cola….. rs Mas como disse que tomou por quase trinta anos coca Cola, eu gostaria de saber só por curiosidade , se vc teve ou notou que foi prejudicada sua saúde em algum aspecto a mais , além dos problemas com os dentes…. Por ter tomado por tanto tempo vc teve algum outro problema que talvez tenha sido causado pela Coca a longo prazo ??
      Bjs
      Laura

  53. Renata!!! Não sei se você vai lembrar de mim… Fomos entrevistadas juntas na antiga TV Orkut, vc como jornalista e eu dançarina de Tribal… rs Quanto tempo! QUE BOM SABER QUE NÃO ESTOU SÓ! Sou hiper cocólatra!

  54. Jacqueline P. Santos

    Olha também não sei explicar oq acontece… fazem mais ou menos 8 anos que não bebo água, só coca-cola!!! Sabem quais foram as consequências? Fígado zuado, sofro com as enxaquecas do fígado, #morrodedor, mas infelizmente é mais forte que eu, já tentei parar, mas me dá dores fortes de cabeça, me dá fraqueza, perco o apetite.. Com ela sou mais feliz, bem humorada..!

  55. Axel

    Rsrsrsrs, já vi que não sou o único com esse vício. Esses dias eu estava fazendo as contas de quanto eu gastava em cada área da minha vida e notei que meus gastos com Coca-Cola chegavam a 600 reais por mês! Parei imediatamente de beber esse “néctar dos deuses” e me comprometi a gastar, no máximo, 50 reais por mês com bebidas carbonadas. Está difícil de controlar os efeitos colaterais da abstinência da cafeína, mas toda vez que eu penso no dinheiro, passo a ignorar totalmente até a pior das dores de cabeça.
    Para aqueles que querem parar com o vício, sugiro que levem sempre uma garrafinha de água consigo e bebam sempre que der “aquela” vontade. Isso vai ajudar a não ficarem desidratados e dar uma enganada na abstinência.

    Força pessoal, vamos largar o vício da Coca-Cola!

  56. LORENA

    Eu sofro como vcs, não consigo para nem ligo para outro refrigerante só bebo coca, bebo 2 litros assim muito rápido eu compro escondido do meu marido escondo na geladeira e ele nem ver, não sei mais o q fazer é mais forte q eu o pior é q minha filha de 2 anos ama coca não quero isso pra ela, já vi vários vídeos de como a Coca-Cola é prejudicial a saúde e foto de bichos e outras coisa na coca e eu nem ligo ai não sei o q fazer, o vicio é igual o alcoolismo ou pior por ser refrigerante muita gente não considera que seja vicio aff espero um dia me livrar deste vicio cruel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s