Rádio Mulherão: A-HA

Por Hugo Palazini


Hoje venho trazer para nossas maravilhosas e perfeitas os fofinhos do grupo A-HA. Amigos de infância, “Pal Waaktaar” e “Mags Furuholmen” começaram a tocar juntos numa banda de nome Black Sapphire. Inicialmente, começaram mais por um hobby, sem demais pretensões de ‘’conquistar o mundo’‘.

Acontece que, com o passar do tempo, chegando na adolescência e muito envolvidos com a música, enxergaram que podiam ter muito futuro se encarassem o hobby como possibilidade real de profissão. No decorrer da caminhada, conheceram “Morten” que era de uma outra banda, foi ai que então sairam pra batalha musical.

Um belo dia , enquanto tocavam com um harpista, esbarraram em Andy Wickham (caçador de talentos da Warner), que pediu aos três o k7 para que pudesse ouví-los melhor . De tão impressionado , ligou para Terry Slater ,um dos “todo-poderosos” da gravadora. Terry contactou seus amigos, dizendo-se interessado numa banda nova, de um grande futuro. Pela influência de Terry-que viria a ser o empresário da banda nos primeiros 8 anos de carreira-, o a-ha recebeu um adiantamento de 125.000 dólares , que gastaram “com roupas, diversão, essas coisas”.

O nome “A-HA” foi “achado” por Mags no caderno de notas de Pal e vem da interjeção “aha!” como descoberta, surpresa , enfim. A justificativa para “a-ha” foi a de que os rapazes queriam um nome curto, de fácil memorização, e que lembrasse o som do idioma norueguês. Logo, “aha” era o nome perfeito para a banda, gravado apenas com o hífen para obter um melhor efeito.

O A-HA justificou plenamente o adiantamento da Warner Bros. com um álbum de estréia que vendeu perto de 10 milhões de cópias em 1985, “Hunting high and low”. De cara, o disco emplacou três hits : “Hunting high and low”, “The sun always shines on TV” e “Take on me”. “Take on me” alcançou os primeiros lugares das paradas de vários países, dentre os quais Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Suíça e , claro, Noruega , somando ao todo 23 países simultaneamente.

Essa semana, fizeram o último show aqui no Brasil, foi um show maravilhoso e emocionante, Essa grande banda, vai deixar saudades em todos nós. Fiquem com esse lindo clipe “HUNTING HIGH LOW”.

Bom começo de semana pra todas nossas fofinhas, maravilhosas e perfeitas.

Com carinho,

Huguinho.

9 Comentários

Arquivado em Artistas, Rádio Mulherão

9 Respostas para “Rádio Mulherão: A-HA

  1. Vanessa

    Adorei….

    Estive no show no dia 10/03, foi simplesmente maravilhoso!!!
    Pena que foi o último…..

    Bjs

  2. Edu Soares

    Não sei o motivo, mas se tem um “musicaço” que foi ignorado pela crítica é Summer Moved On. O arranjo é sublime e o vocal do Morten Harket cai como uma luva na melodia.

    Esse negócio de última turnê ao meu ver é apelo para atrair público. Não se espantem caso a banda volte a dar o ar da graça no ano que vem…

  3. Cristiane

    A-HA, simplesmente AMO essa banda!!!!!!
    Sou fã deles à mais de 20 anos e também não acredito que vai acabar, eles podem realizar trabalhos separados, mas o A-HA sempre vai existir. Adoro todas as músicas, mas hunting high and low é tudo de bom!!!!

  4. Summer Moved On é perfeiiiitaaaaa EDU!! uma das melhores canções deles…eu amoOoO…e cantei muuito alto no show qq fui deles aqui kkkkk…
    vc foi no show?
    abraçãoo queriido!!: )
    H.

  5. VANESSA E CRISTIANE!! obrigado pelos comentários huhh\o/ bjjokss fofiinhas liindas!!

  6. Gleicy

    Huguinho, arrebentou!!!
    A-ha é tudo de bom! Hunting high and low é uma das músicas que marcaram minha vida… linda, perfeita! Amei!
    Bjão!

  7. Ana

    Adooooro AHA e simplesmente amo essa música! Foi um dos primeiros videoclipes que eu prestei atenção porque eu achava o vocalista a coisa mais linda do mundo! Excelente escolha Hugo.

  8. Perfeita escolha! Eles são de uma qualidade musical impressionante!

  9. ANaaa!! Cintia!!!Gleicy!! OBRIGADOO FOFIINHAS!!! já vi que vcs são fofinhas que arrebentam de romãnticas!!! grande Beijo!!!: *
    H.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s