E a polêmica dos desenhos de gordinhas continua…

 

Por Renata Poskus Vaz

Colaboração da leitora Ana

Meninas,

Postei algumas fotos de princesas Disney gordinhas que chamei de “gracinha”, mas muitas leitoras ficaram revoltadas. Insinuaram que as fotos demonstravam depressão e até deboche. Recebi um comentário  de uma leitora que se identificou apenas como Ana e vou dividí-lo com vocês:

As vezes tenho vergonha e um pouco de tristeza quando vejo que as pessoas que lutam contra o preconceito o tem dentro delas mesmas.

Vocês acham mesmo que temos que sorrir 24 horas por dia para que os outros acreditem que somos felizes? Temos que sorrir SÓ por sermos gordinhas, e por isso termos fama de bem-humoradas?

E vocês ignoram também o fato de que isso pode muito bem ser um protesto mudo, mostrar que muitas de nós por fora estamos sorrindo, porém por dentro estamos um caco, qualquer mulher passa por isso, às vezes mensalmente.

E o fato de uma de suas personagens ser uma gordinha lésbica que só se apaixona por mulheres magras… Quantas de nós só se envolve com homens malhados? Quantas de nós só se envolve com homens gordinhos? Quantas de nós não está nem aí para a embalagem de seus homens? Somem esses números… São Plus Size, não é?
Todos nós temos preferências.

Temos que aprender a parar de generalizar as coisas.
Todas somos peculiares.

E só pra constar: Sorrio quando estou feliz, não para mostrar que estou feliz.”

Adorei esse comentário. Sei lá, senti meio como um chacoalhão. As princesas GG da Disney estão mais reais do que qualquer outra representação de princesa, mesmo ferindo os nossos sonhos de meninas.

Depois da polêmica, fui visitar o Blog da artista (sim, pq gostando ou não do que ela faz, é sim uma artista) e só aí entendi o comentário da Ana, ao dizer:

 “O fato de uma de suas personagens ser uma gordinha lésbica que só se apaixona por mulheres magras… Quantas de nós só se envolve com homens malhados? Quantas de nós só se envolve com homens gordinhos? Quantas de nós não está nem aí para a embalagem de seus homens? Somem esses números… São Plus Size, não é?
Todos nós temos preferências.”.

Sim, uma das personagens de Aly Bellissimo é uma gordinha gay! E, certamente, muitas de vocês vão ficar traumatizadas com a personagem criada pela artista. Embora “machuque”, a gorducha Miranda representa algumas gordinhas de verdade. O que algumas podem achar repugnante é a realidade, a condição de muitas outras meninas.

Para quem quiser conhecer mais trabalhos de Aly, clique aqui.

 

16 Comentários

Arquivado em Artistas, Curiosidades, Uncategorized

16 Respostas para “E a polêmica dos desenhos de gordinhas continua…

  1. Fátima

    Assim como na vida, também é na arte, a beleza está nos olhos de quem a vê. Eu não gostei dos desenhos, não achei bonitos. Não considero que são a destruição dos meus sonhos de infancia, de princesas lindas e maravilhosas, sei que as princesas são pessoas reais e assim como existe o Principe Charles, mais para sapo que para príncipe, existem princesas sem grandes atrativos. Eu apenas não gostei, não achei bons. Confesso que não sei desenhar nada, até gostaria de saber, mas como alguém que não sabe, mas que procura conhecer, eu não daria esses desenhos como referência. Porem confesso também que, apesar de saber que são caríssimos, eu nunca penduraria um Dalí na parede!!!

  2. Carol

    Gente, não é por nada não, mas essa Aly é meio perturbada… Vcs chegaram a ver o blog todo? Os quadrinhos são extremamente depressivos, e não tem nada a ver com a personagem ser gordinha ou lésbica.
    Mas ainda acho que a autora tem algum “problema” com gordinhos, pela maneira que ela coloca a personagem em situações humilhantes e depressiativas.

    • Thamini

      Concordo Carol, e ainda acrescento que fiquei decepcionada quanto à questão das princesas e não pelo fato de que ser gordinha é aparentar alegria 24 hrs e sim pelo fato de que são contos de fadas e histórias de nossa infancia, e sempre soubemos que o fim é: viveram felizes para sempre. Mas o que ilustra na imagem (tirando todo o contexto do que a história diz) é que por ser gordinha o final não é: felizes para sempre. Fora como vc comentou, ela coloca uma gordinha em situações humilhantes e que desconta suas fustrações na comida, como se ser gordinha fosse somente por esse motivo. De fato é claro uma sátira e não admito isso, poderia ser com gordinhas, negras, orientais, homossexuais, e todo o tipo que sofre preconceito; não acho justo alguem se aproveitar disso e criar essa polêmica satirizada.
      E como a Ana comentou: “As vezes tenho vergonha e um pouco de tristeza quando vejo que as pessoas que lutam contra o preconceito o tem dentro delas mesmas.”
      Não tenho preconceito em nada, alias quem me conhece sabe bem como sou…..e o mais triste pe que ela se contradiz dizendo: “Temos que aprender a parar de generalizar as coisas.
      Todas somos peculiares.”
      Nem sempre quem luta contra preconceito, o tem dentro de si……..

  3. Marina

    E que polêmica hein?
    O que era pra ser admirado por ser uma “novidade” ou coisa parecida virou tema de discussão.
    Sinceramente fiquei surpresa com tudo isso!
    Mas ainda bem que existem leitoras como a Ana para dar um chacoalhão em todas nós 🙂

  4. Élen Carvalho

    O problema que eu acho existir é mostrar sempre um desenho com td caindo exagerado, poxa vida gente não existe só o manequim 38 nem só o 50 parem com isso. Existem preferência e devem ser respeitadas com toda certeza, mais não esqueçam da diversidade tbm. Por esta devemos lutar um belo exemplo é a Renata por acaso ela usa tamanho 50? Não e a Mayara usa? Talvez mais ambas são lindas gente não é pq a MAyara é linda vamos esquecer da beleza da Celina da Renata rsrs e até Eu rsrs. Estão entendendo acordem gente não é colocando imagens de obesidade mórbida que é o caminho tem que ter um pouco de td. Essa é a realidade que nos cerca, tem gordo(a), magro(a), ma o menos, obeso(a). Daqui a pouco vão reclamar tbm das novas placas de preferÊncia no assento onde tbm agora aparece p/ os obesos.

  5. Juliana Luz

    Isso me lembra o episódio de ontem do CSI, um anão que se odiava por ser um, e que matou o noivo da filha que tinha estatura normal, de medo dela engravidar e ter um filho anão, no final, ele foi preso e a filha já estava grávida…
    Concordo com o comentário da Carol…ela deve ter problema com gordinhos…. será q ela é ?
    Bjksssss

  6. Virginia

    Era só o que me faltava, perder meu tempo discutindo a beleza ou a feiura das princesas da Disney. Ninguém merece!

  7. Sandra

    Concordo com a Juliana, ela deve ser uma gordinha pepressiva e passa isso em sua arte.

  8. Keilla

    Não gostei mesmo,nem na minha mais absoluta TPM eu teria essa cara ai aff.
    Não sou feliz o tempo todo,nem vivo sorrindo o tepo todo,mas não gostei do desenho.

  9. Keilla

    Eu não fiquei revoltada…
    Só acho que ele ou ela sei la desenham mal pra caramba.

  10. Meninas, achei mto inteligente o que a Ana escreveu, faz mto sentido. Embora eu ainda mantenha minha opinião do primeiro post, tbm n sorrio qdo n tenho vontade, pq sempre fui assim, n os distribuo para ser simpática e bem quista, mas achei os desenhos horrorosos e pronto. N precisavam sorrir feito abobadas, pq isso é o q mta gente acha de gordinhos e gordinhas, que s os bobalhões, mas ao menos uma carinha mais satisfeita, sei lá… isso vai longe se a gente deixar….rs
    bjs

  11. Keilla

    Sorrir,ser bem humorada é uma caracteristica pessoal,pq eu era magra e sempre tive bom humor,e meus momentos de loucura,e hoje estou gordinha e graças a DEus continuo bem humorada.

  12. Erika Milagres

    Eu acho que nenhuma delas está triste…se vcs olharem outras obras de arte de grandes pintores vão ver gordinhas ou magrinhas com o mesmo semblante…nenhum rosto é retratado com um sorrisão cheio de dentes, muito menos com um sorriso de canto de boca…
    Eu acho que vcs é que estão vendo tristeza onde não tem…é o que eu acho!
    É só arte.

    Bjs!

  13. carolina

    eu sou magra peso 46 kg hj me comformo com meu peso mas antigamente quase entrei em depressao hj ja estou acostumada eu acho que nao e pq uma mulher e gordinha que ela nao e sexy pelo contrario primeiro vcs tem q gostar de vcs mesma nao os outros e a respeito dos desenhos pq as bonecas ou princesas tem que ser magra o que e que tem se elas fossem gordas vamos acabar com isso ja todas as gordinhas sao lindas e sexy

  14. gislaine nicola

    eu sou gordinha e nem ligo pras mentes vazias…eu sou mais eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s