Guardiões dos sonhos

Por Eduardo Soares

 “Nunca penso no futuro. Ele chega rápido demais”

“Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário”

As duas frases acima foram ditas por ninguém menos que Einstein e abordam respectivamente a preocupação do físico alemão em agir no presente e a crença dele em todo e qualquer tipo de sonho.

O filme “A Origem” aborda um futuro fictício onde existiriam ladrões de sonhos. Graças a Deus tal situação (ainda) é hipotética, mas imagine se fosse realidade. Caso alguém mal intencionado tivesse acesso aos seus pensamentos e anseios mais valiosos, qual seria a sua atitude? Lutar por eles até o fim, suponho. Pois bem, mesmo sem correr tal risco, porque tem gente que não luta pelos próprios sonhos até as ultimas conseqüências? O “deixar para depois” pode ser tarde demais. Pense: até pouco tempo atrás você estava cursando o segundo grau. Num piscar de olhos passamos pelo mistério envolvendo as teorias apocalípticas do ano 2000. De lá até o instante em que você lê essa linha, dez anos voaram diante da sua vida.

Acredito que o sonho seja nosso bem mais valioso. Mais até do que o amor. Desde crianças, sonhamos. Para isso, nunca precisamos pagar taxa, licença, imposto. Na idade infantil, idealizamos apenas o mundo de brincadeiras infinitas. Quando crescemos, idealizamos o mundo de realizações e assim, dentre outras coisas, fazemos parte do mundo de brincadeiras dos nossos filhos. O sonho é um elo eterno entre o desejo ardente e sua realização, tal qual uma corrente que nunca se rompe. Somos guardiões, reis e rainhas dos nossos sonhos.  Você pode relatá-los para várias pessoas, mas o acesso, a senha para abrir a caixa forte daquele sonho mais cobiçado está única e exclusivamente em suas mãos. Quem pode tirar e colocar sonhos na sua cabeça é você mesmo. Vale a pena viver por viver, sem almejar nada? Vale a pena viver sem dar sequer o primeiro passo diante do desafio? Valerá a pena olhar para trás daqui a vinte anos e ficar se lamentando ao ver que seus sonhos morreram por culpa da passividade que tomou conta da sua vida? Neste caso, o “deixar para depois” deu as caras, rasgou sua pele, beijou sua boca, e sugou toda energia que estava guardada dentro do seu querer. Restaria apenas lamentar pelo resto do resto de vida que ainda haveria. Viver de migalhas. sente-se satisfeito com isso?

Permita-se sonhar alto.  Permita-se conhecer o real significado da vida. Lute pelo tesouro mais valioso que está dentro de você.

Queira. Ouse. Vença.

Tenha fé.

Faça acontecer.

Seja diferenciado (a).

Busque pelo impossível.

Prove o sabor da conquista.

 

19 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Preconceito, Relacionamento

19 Respostas para “Guardiões dos sonhos

  1. Nadja

    Que linda reflexão Eduardo, Parabéns. 😉

    Acho triste quando vejo um jovem falando de seus sonhos e uma pessoa mais velha responde:
    _ ahh isso passa já pensei assim também …. :S

    Quão bom seria se nunca deixássemos morrer a beleza e a vontade de conquistar nossos sonhos 😉

  2. Edileidi

    hj vou provar um pouco de um sonho. Vou, vamos ao culto na Igreja da Missão Cristolândia. Lá na “boca” da cracolândia. Além de termos sonhos, vamos dar sonhos a outros.
    bjs

  3. Marina Sena

    Devemos mesmo sonhar, e buscar realizar esses sonhos.. Fazer o q qremos na medida do possível, viver com alegria, afinal, é isso q importa!

  4. EDU. SABE LENDO ESSE SEU TEXTO, EU OLHEI PRA TRÁS E DESCOBRI QUE DEIXEI MEUS SONHOS LAAAAA LONGE , CARAMBA ! …… VOU VOLTAR TDO ESSE CAMINHO E VOU TRAZE-LO DE VOLTA. BJINHOOOOOO

  5. Vania Salles

    Vc deve ter feito a prova pro BNDES, pois o tema da redação e o texto de português foi justamente sobre isso. Com citações do Einstein e tudo…rsrsrs
    O texto é inpirador e recomendo q todos o leiam. No site da Cesgranrio tem a prova. O cargo foi técnico adm. Eu fiz!!!..rsrsrsrs

    Um pedacinho pra dar água na boca..rsrsrs
    “Albert Einstein (1879-1955), físico alemão famoso por desenvolver a Teoria da Relatividade, mencionou, durante sua vida, várias frases famosas. Uma delas é: “Nunca penso no futuro. Ele chega rápido demais”. Para um gênio como Einstein que vivia muito à frente de sua época, tal frase poderia ter certo sentido. Mas também deixa claro que sua preocupação era agir no presente, no hoje, e as conseqüências dessas ações seriam repercutidas no futuro.

  6. Elaine

    Linda mensagem Dudu!!!Não deixe nunca ninguém apagar este seu dom, e invista cada vez mais nele.

    bjos

  7. Cynthia

    “Quem pode tirar e colocar sonhos na sua cabeça é você mesmo.” Adorei isso!!!
    Sou cheia de sonhos, mas tenho uma dificuldade imensa de colocá-los em prática. Preciso pensar muito a esse respeito (pra variar). Mais uma “coisinha básica” pra minha lista!
    Edu, como sempre, texto que faz faz bem para a alma e para o coração da gente. Sou sua fã!
    Cheiro!

  8. edna reis

    nossa!!!vc é maravilhosa….disse tudo o que eu queria ouvir no dia de hoje.

  9. Ana Julia

    Eu sou essa pessoa que deixou passar 30 anos, sendo coadjuvante na realização dos sonhos dos outros. Isso é totalmente frustrante com certeza. As pessoas acabam achando que tu só serve pra isso, ser coadjuvante, pois nunca dei um basta pra mim mesma. Hoje olho pra trás e não tenho um currículo que me levaria a andar sozinha, já me dei conta disso e devagar, muito devagar, to tentando descobrir se tenho sonhos e quais serão, depois como realizarei estes sonhos e talvez um dia volto aqui e apresento os resultados. E blogs como esse e melhor ainda, textos como estes estão me ajudando muito, pois é muito difícil falar destas coisas com as pessoas, até mesmo com estes principais aos quais sempre fui coadjuvante. Bjosss e obrigada por existirem.

  10. Elita Correia

    ” Pense: até pouco tempo atrás você estava cursando o segundo grau. Num piscar de olhos passamos pelo mistério envolvendo as teorias apocalípticas do ano 2000. De lá até o instante em que você lê essa linha, dez anos voaram diante da sua vida”.

    Realmente 10 anos da minha, e os meus sonhos estão adormecidos … Mas nunca é tarde pra recomeçar e a vitória chegará. Não quero mais viver de migalhas. Pois eu sou capaz!!!!
    Obrigada por suas palavras que tocam.

  11. bruno

    Nossa muito lindo voce esta de parabes e muito bonito comtinui assim…=D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s