A vida fica.

Por Keka Demétrio

Um amigo certo dia me disse que cansou de ouvir as pessoas dizerem que a vida passa”, mas que ele pensa diferente. Em sua concepção “a vida fica, quem passa somos nós”.

Não me lembro de algum dia ter pensado desta maneira e, se já o fiz, com certeza foi em uma época em que a ânsia pela quantidade era muito maior do que a pela qualidade, diferente de agora que ao ler a mensagem fiquei absorta em meus pensamentos tentando recriar passagens de minha vida como quem quer assistir a um trailler de uma história interessante. Procurando achar detalhes que marcaram minha passagem pela vida até aqui.

As primeiras lembranças que vieram a minha mente foram acontecimentos que de alguma forma feriram meu coração. Quando temos esse tipo de recordação uma nostalgia carrega nossos olhos e a melancolia toma conta. Parece que sentimos um prazer extra em alimentar essas lembranças. Mas se estou a procura de fatos vividos e marcantes, não devo querer separá-los em bons ou ruins, mas sim  em acontecimentos que transformaram, ou não, a minha história. E, se eu soube aproveitar os bons momentos, ótimo, mas se eu soube transformar os ruins em lições, melhor ainda, porque no fundo, o que realmente nos ensina a viver são nossas atitudes diante das feridas abertas, ou seja, o que fazemos para curá-las.

Antes, não há muito tempo, quando eu me lembrava da minha infância recheada de férias na fazenda, de brincadeiras de rua, dos presentes no natal, das sensações vividas na época do primeiro beijo e na descoberta do amor, e a emoção indescritível do nascimento dos meus filhos, eu dizia que era feliz e não sabia. Mas hoje, ao olhar para trás, eu vejo que, apesar de algumas atitudes não tão legais cometidas para comigo mesma (talvez pela imaturidade dos sonhos, ou mesmo pela impaciência da alma), percebo que até hoje passei pela vida de forma brilhante. Amando e sendo amada, desejando e sendo desejada, busquei cada sonho que me preenchia a alma, alguns me renderam muitas lágrimas e cicatrizes, e outros tantos a felicidade, mas todos me dando a certeza de que eu não estava passando pela vida em vão.

Quero, a cada amanhecer, poder olhar o dia que passou com muito mais serenidade e alegria, e com a consciência de que, se não pude realizar tudo o que desejava, e nem ir muito além do que sonhava, a cada dia que eu passar pela vida tenho, por obrigação, vivê-lo abundantemente em todos os sentidos. E só se vive em abundância quem consegue passar pela vida fortalecendo a fé em si mesmo, acreditando em seu poder como obra divina.   

44 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Preconceito, Relacionamento

44 Respostas para “A vida fica.

  1. Vania Salles

    Excelente texto!
    Nem sei bem o q comentar pois ainda estou pensando em tudo o q fiz e deixei de fazer nesses 25 anos de vida..
    Obrigada por plantar a semente da dúvida na minha cabeça..rsrsrs..Só assim mesmo pra eu parar e pensar em mim e não nos outros.

    • Keka Demétrio

      Flor, ajudar aos outros é uma excelente forma de aprendizado, porém, a ajuda inicial tem que ser conosco.
      Espero que daqui a um tempo vc perceba que muito do que fez e do que deixou de fazer formaram uma história de vida bem bacana. 🙂

  2. Amei o texto Keka. Eu tb olho pra minha vida e tenho muito orgulho dos 38 anos vividos. Acertei, errei, feri e fui ferida, amei e fui amada..Mas acima de tudo jamais deixei nas maos de ninguem a decisao sobre o destino da minha vida. Isso me da um imenso orgulho de mim mesma! E quero viver mais 38 anos assim..no minimo. Beijos e fique com DEUS!

  3. Keka! foi profundo, foi lindo e tbm hoje com 34 anos fico feliz por ter a vida que eu decidi ter. Aos meus 15 a 18anos queria exatamente a vida que tenho hoje. Passei por perdas, ganhos, tristezas e felicidades, mas hoje sei que passei aprendendo e reconsiderando muitas coisas e pessoas.
    Obrigada
    Beijos- Drica

    • Keka Demétrio

      Dri, confesso q aos 18 eu imaginava minha vida beeem diferente do que ela é hoje, mas isso não quer dizer que eu não seja feliz, pelo contrário, hoje percebo que a vida que eu sonhei pra mim era muito pouco perto do que mereço. rsrs
      Bjosss

  4. Nadja

    Keka, como sempre, o que você escreveu foi lindo e delicado 😉
    acabei pensando um pouco na minha vida tb, é bom saber que hoje sou reflexo de tudo que aprendi que vivi (e vai continuar sendo assim ….), e que apesar dos contratempos, tudo foi e é muito bom 😉
    Aprender com a vida é incrível. 😉

    beijocas

  5. Adriano

    Keka, você soube colocar nesse texto, coisas profundas em escritas simples, você escreve e se coloca muito bem, meus parabêns.

    Adriano

  6. Ariane

    Kekaa…

    Você é uma Diva mesmo…rsrs

    Ao longo do texto fui me recordando de tantas coisas e o engraçado é que as primeiras lembranças que vem em mente são as que queremos de uma certa forma esqueçer.
    Mas como tudo nessa vida tem um porque e um propósito valeu a pena todas as cicatrizes que carrego comigo. Sei que ainda vão surgir mais algumas, pois é inevitável, mas sempre temos que tornar essas cicatrizes como um troféu, pois vencemos o momento e se tivermos fé em nós mesmos, vamos vencer sempre!

    Beijooooooosssss da sua fã!!
    Ari

  7. Camila Rodrigues

    Não sei se isso acontece a todos que leem os seus textos, mas parece que tudo o que você escreve é direcionado a mim. Egoísta e extremamente bizarro eu pensar isso, eu sei, mas penso… rsrsrs… O fato é que ao ler o seu texto hoje me vieram várias lembranças da minha infância a cabeça. Lembranças que me magoam muito pois tive uma infância bem complicada por conta de problemas com a minha mãe. Quando descobri o grande segredo da vida dela, eu passei a encarar tudo com mais facilidade, pois sabia que ela tinha uma doença e por isso nunca prestou muita atenção no que se passava a sua volta (ela usava drogas, o que é uma doença grave). Esse dia, mudou muito minha vida e me fez ver tudo por uma perspectiva diferente, me fez crescer, amadurecer e entender muitos problemas. Hoje sou feliz e quase sou capaz de me lembrar disso sem me magoar, ainda quase porque realmente é difícil. Mas tenho certeza que daqui a alguns anos isso será sanado.

    • Keka Demétrio

      Camilinha, estou extremamente emocionada com seu post.
      Não é fácil, aliás foi muito corajoso da sua parte vir aqui e expor algo tão íntimo e delicado da sua vida. Isso mostra que vc realmente está superando tudo e consigo sentir uma carga de força e luz incríveis em vc.
      Deus te abençoe sempre.
      Grd beijo

  8. Ingrid

    Cacau nao te conheço mas vc nao sabe o quanto me ajudou!!!

    To…acho que agora to sofrendo um pouco menos.Depois que li oq vc escreveu!
    Vou fazer como vc e como sempre pensei: Nao vou deixar nas maos de alguem o destino da minha vida!!

    Obrigada!
    bjus

  9. Juliana Luz

    É………..D. Keka…A vida fica !!!!
    e cada dia é um aprendizado…né…
    para que qdo nós formos, nossas sementinhas
    tenham lindas lembranças da nossa vida!…
    que de certa forma vai continuar na mente de muitas pessoas especiais…
    bjs

  10. “Quem passou a vida em brancas nuvens
    E em plácido repouso adormeceu,
    Quem não sentiu o frio da desgraça,
    Quem passou pela vida e não sofreu
    Foi espectro de homem, não foi homem,
    Só passou pela vida, não viveu.”
    Francisco Otaviano

    Belo texto Keka! Parabéns! Beijosssss

  11. Marco

    Puxa Kekinha esse amigo deve ser filósofo ou deve amar muito uma mulher e tenta nessa frase dizer que: “Precisamos marcar nossa história, marcar nossa passagem e principalmente sermos felizes”.

    Pois a vida ficará aqui e nós vamos para onde? Sem respostas definitivas ainda, então que fique no coração das pessoas a marca de quem passa pela vida, pois um dia em algum lugar alguem irá ler o que escrevemos hoje, lembrará que amamos alguem e com esse alguem fizemos uma história de vida.
    Profundo o pensamento desse amigo e linda sua redação, você sei quem é, mas esse amigo será que um dia irei conhecer?
    Beijos. Marco Antonio Leal.

    • Keka Demétrio

      Ahhh, meu querido, pois se não foi de sua sensibilidade que ouvi tão sábias palavras….rs
      Tenho medo qdo diz que sabe quem sou!! kkkkkkkkkkkk
      Adoro-te

  12. Milena

    Muito lindo! Inspira….
    Parabens a Keka e a todos do blog!

  13. È menina a vida nos ensina mtu , nada é em vão, uma coisa que aprendi que quando lembramos de coisa triste vivemos a angustia duas vezes então não se deixe viver triste, pense que tdo não passou de um aprendizado e que não estamos por aqui por acaso e sim fazemos a diferença , que Deus abençoe essa alma pura e sincera e esse dom que tu tem de saber tocar la no fundo do ser humano!!
    Bju
    Felicidades!!
    =)

  14. Keka, como sempre vc arrasa.
    Adoro seus textos, e este, com certeza, está maravilhoso.
    Deus te abençoe, muita sorte!

    advogadasnegras.blogspot.com

    • Keka Demétrio

      Nossasenhoradalindeza, me diz uma coisa,vc deve arrasar nos corredores dos fóruns, hem!!!!! 🙂

      Ahh, fui lá no seu blog, e assim que acabar de responder a vcs volto pq quero fazer o tal teste. rsrs
      Deus a abençoe muito, tbem.
      Grd beijo

  15. Maria Catarina

    Nossa como sempre falo para vc seus textos me transformam e esse caiu como “uma luva” hoje…precisava ouvir-ler isso!! Me ajudou muitoo a refletir estava muito desanimada:) como sempree amo ler o que vc escreve. Grande beijo

  16. Mi Moraes

    Oiiii keka, maravilhoso texto!!!!
    me fez pensar e fiquei feliz da pessoa que me tornei e meus pensamentos com o passar dos anos ( 37 anos)não abro mão de minha felicidade e tranquilidade.
    sou feliz e me orgulho de nunca ter dado está responsabilidade a ninguém só a mim mesma, pq nossa felicidade depende de nós.
    Bjão

  17. Cynthia

    Essa criatura mineira tem mesmo o dom da palavra. Nossa! Bom demais da conta!!! Leio, releio, penso, imagino o próximo post…
    Keka vicia, o Ministério da Saúde adverte!!! Adooooroooo!!!

    Eu não quero que a vida passe por mim, quero passar pela vida!!! Quero imprimir minha marca, fazer história (a minha história), ser feliz, ter saúde e amar muiiiiiiiiito.

    Cheiro!!!

  18. pat78pat

    vc é mega na arte de expressar escrevendo… q coisa linda!!!
    Beijos, amo te

  19. keilla

    Amei a frase que diz “a vida fica, quem passa somos nós”.
    Ontem mesmo estava trabalhando em lugar que parecia muito com lugar que vivi a minha infância,um lugar tranquilo,p povo simples,e muitas arvores e plantas,e pra finalizar passou três crianças de mais ou menos 3 a 4 anos de mãos dadas com roupas de escola,muchila bem simples,sapatos gastos,bem humildes mesmo,e elas estavam radiantes cantarolando felizes da vida.
    Tantas lembranças me vieram e cheguei a conclusão que hoje tenho a vida que sempre quis,ainda falta minha casa com terreno grande pra mim cuidar das minhas plantas…mas eu chego la.
    MAs sou feliz,realmente do fundo do meu coração sou feliz,todos os dias enfrento problemas,mas consigo todos os dias ter meus momentos felizes.

    • Keka Demétrio

      Nossa, Keillinha, fui lendo seu post e recordando minha infância na fazenda quando íamos com os filhos dos colonos para a escola que existia por lá. Poxa vida, éramos, todos, tão felizes, não existiam diferenças e brincávamos em uma união que dava gosto.
      Hoje, essas lembranças fazem parte do livro da minha vida, um livro que luto e faço questão que se torne um best seller, e para isso faço como vc, valorizo meus momentos de felicidade e minimizo as tristezas, afinal, ser triste é amargar o coração, perder o brilho e afastar o que de bom a vida tem para nos oferecer.

      Super beijo

      • keilla

        Amiga linda.
        Tenho um sonho…passar férias em uma cidade bem tranquila no interior de MInas,onde eu possa alugar uma casa,ficar na calçada e os mineiros me darem boas tardes daqueles com bastante sotaque de mineirinho,meus filhos brincarem na rua aquelas brincadeiras sem tecnologias nenhuma,um pula corda,uma bola,tomar banho num rio bem tranquilo um dia faço isso.

  20. keilla

    Continuação…
    Amo o filme menino maluquinho,gosto de coisas simples.

  21. Keilla

    Oi Keka sou eu Keilla.
    Agora consegui colocar a foto,acho que é melhor pra tc rsrsrsr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s