Por Keka Demétrio
Um amigo certo dia me disse que cansou de ouvir as pessoas dizerem que “a vida passa”, mas que ele pensa diferente. Em sua concepção “a vida fica, quem passa somos nós”.
Não me lembro de algum dia ter pensado desta maneira e, se já o fiz, com certeza foi em uma época em que a ânsia pela quantidade era muito maior do que a pela qualidade, diferente de agora que ao ler a mensagem fiquei absorta em meus pensamentos tentando recriar passagens de minha vida como quem quer assistir a um trailler de uma história interessante. Procurando achar detalhes que marcaram minha passagem pela vida até aqui.
As primeiras lembranças que vieram a minha mente foram acontecimentos que de alguma forma feriram meu coração. Quando temos esse tipo de recordação uma nostalgia carrega nossos olhos e a melancolia toma conta. Parece que sentimos um prazer extra em alimentar essas lembranças. Mas se estou a procura de fatos vividos e marcantes, não devo querer separá-los em bons ou ruins, mas sim em acontecimentos que transformaram, ou não, a minha história. E, se eu soube aproveitar os bons momentos, ótimo, mas se eu soube transformar os ruins em lições, melhor ainda, porque no fundo, o que realmente nos ensina a viver são nossas atitudes diante das feridas abertas, ou seja, o que fazemos para curá-las.
Antes, não há muito tempo, quando eu me lembrava da minha infância recheada de férias na fazenda, de brincadeiras de rua, dos presentes no natal, das sensações vividas na época do primeiro beijo e na descoberta do amor, e a emoção indescritível do nascimento dos meus filhos, eu dizia que era feliz e não sabia. Mas hoje, ao olhar para trás, eu vejo que, apesar de algumas atitudes não tão legais cometidas para comigo mesma (talvez pela imaturidade dos sonhos, ou mesmo pela impaciência da alma), percebo que até hoje passei pela vida de forma brilhante. Amando e sendo amada, desejando e sendo desejada, busquei cada sonho que me preenchia a alma, alguns me renderam muitas lágrimas e cicatrizes, e outros tantos a felicidade, mas todos me dando a certeza de que eu não estava passando pela vida em vão.
Quero, a cada amanhecer, poder olhar o dia que passou com muito mais serenidade e alegria, e com a consciência de que, se não pude realizar tudo o que desejava, e nem ir muito além do que sonhava, a cada dia que eu passar pela vida tenho, por obrigação, vivê-lo abundantemente em todos os sentidos. E só se vive em abundância quem consegue passar pela vida fortalecendo a fé em si mesmo, acreditando em seu poder como obra divina.
Excelente texto!
Nem sei bem o q comentar pois ainda estou pensando em tudo o q fiz e deixei de fazer nesses 25 anos de vida..
Obrigada por plantar a semente da dúvida na minha cabeça..rsrsrs..Só assim mesmo pra eu parar e pensar em mim e não nos outros.
Flor, ajudar aos outros é uma excelente forma de aprendizado, porém, a ajuda inicial tem que ser conosco.
Espero que daqui a um tempo vc perceba que muito do que fez e do que deixou de fazer formaram uma história de vida bem bacana. 🙂
Amei o texto Keka. Eu tb olho pra minha vida e tenho muito orgulho dos 38 anos vividos. Acertei, errei, feri e fui ferida, amei e fui amada..Mas acima de tudo jamais deixei nas maos de ninguem a decisao sobre o destino da minha vida. Isso me da um imenso orgulho de mim mesma! E quero viver mais 38 anos assim..no minimo. Beijos e fique com DEUS!
Ahhhh, Cacau, tbem tenho 38 aninhos e me sinto como uma menina disposta a crescer e viver muito. Acho nossa idade maravilhosa. rs
Bjosss
Keka! foi profundo, foi lindo e tbm hoje com 34 anos fico feliz por ter a vida que eu decidi ter. Aos meus 15 a 18anos queria exatamente a vida que tenho hoje. Passei por perdas, ganhos, tristezas e felicidades, mas hoje sei que passei aprendendo e reconsiderando muitas coisas e pessoas.
Obrigada
Beijos- Drica
Dri, confesso q aos 18 eu imaginava minha vida beeem diferente do que ela é hoje, mas isso não quer dizer que eu não seja feliz, pelo contrário, hoje percebo que a vida que eu sonhei pra mim era muito pouco perto do que mereço. rsrs
Bjosss
Keka, como sempre, o que você escreveu foi lindo e delicado 😉
acabei pensando um pouco na minha vida tb, é bom saber que hoje sou reflexo de tudo que aprendi que vivi (e vai continuar sendo assim ….), e que apesar dos contratempos, tudo foi e é muito bom 😉
Aprender com a vida é incrível. 😉
beijocas
Feliz de quem sabe aproveitar o retorno do caminho errado para observar a paisagem. Isso é aprender a crescer.
Bjos, flor!
Keka, você soube colocar nesse texto, coisas profundas em escritas simples, você escreve e se coloca muito bem, meus parabêns.
Adriano
Opaaa, gato novo no pedaço!!!!!!
Volte sempre, a gente adóooora. E obrigada pelo elogio. 🙂
Bjoss
Kekaa…
Você é uma Diva mesmo…rsrs
Ao longo do texto fui me recordando de tantas coisas e o engraçado é que as primeiras lembranças que vem em mente são as que queremos de uma certa forma esqueçer.
Mas como tudo nessa vida tem um porque e um propósito valeu a pena todas as cicatrizes que carrego comigo. Sei que ainda vão surgir mais algumas, pois é inevitável, mas sempre temos que tornar essas cicatrizes como um troféu, pois vencemos o momento e se tivermos fé em nós mesmos, vamos vencer sempre!
Beijooooooosssss da sua fã!!
Ari
Ari, mas vc é mto lindaaaa!!!!!!!
Não sei se isso acontece a todos que leem os seus textos, mas parece que tudo o que você escreve é direcionado a mim. Egoísta e extremamente bizarro eu pensar isso, eu sei, mas penso… rsrsrs… O fato é que ao ler o seu texto hoje me vieram várias lembranças da minha infância a cabeça. Lembranças que me magoam muito pois tive uma infância bem complicada por conta de problemas com a minha mãe. Quando descobri o grande segredo da vida dela, eu passei a encarar tudo com mais facilidade, pois sabia que ela tinha uma doença e por isso nunca prestou muita atenção no que se passava a sua volta (ela usava drogas, o que é uma doença grave). Esse dia, mudou muito minha vida e me fez ver tudo por uma perspectiva diferente, me fez crescer, amadurecer e entender muitos problemas. Hoje sou feliz e quase sou capaz de me lembrar disso sem me magoar, ainda quase porque realmente é difícil. Mas tenho certeza que daqui a alguns anos isso será sanado.
Camilinha, estou extremamente emocionada com seu post.
Não é fácil, aliás foi muito corajoso da sua parte vir aqui e expor algo tão íntimo e delicado da sua vida. Isso mostra que vc realmente está superando tudo e consigo sentir uma carga de força e luz incríveis em vc.
Deus te abençoe sempre.
Grd beijo
Cacau nao te conheço mas vc nao sabe o quanto me ajudou!!!
To…acho que agora to sofrendo um pouco menos.Depois que li oq vc escreveu!
Vou fazer como vc e como sempre pensei: Nao vou deixar nas maos de alguem o destino da minha vida!!
Obrigada!
bjus
Flor, ninguém tem o direito de assumir as rédeas da sua vida,seja através de palavras, gestos, atitudes.
Segura que o leme é teu.
Bjos
É………..D. Keka…A vida fica !!!!
e cada dia é um aprendizado…né…
para que qdo nós formos, nossas sementinhas
tenham lindas lembranças da nossa vida!…
que de certa forma vai continuar na mente de muitas pessoas especiais…
bjs
D. Jú,
obrigada pela ajuda de ontem, provavelmente por esses dias estarei em RP, daí quero te ver, hem.
Bjosssss
Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa….
é só me dizer qdo estará aqui….
Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ai meu deus…
q legriaaa..rs
“Quem passou a vida em brancas nuvens
E em plácido repouso adormeceu,
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu.”
Francisco Otaviano
Belo texto Keka! Parabéns! Beijosssss
Viver é muito mais do que existir. E penso que assim que devemos fazer, viver muito, sem medo da tristeza ou da felicidade.
Beijosssssss
Puxa Kekinha esse amigo deve ser filósofo ou deve amar muito uma mulher e tenta nessa frase dizer que: “Precisamos marcar nossa história, marcar nossa passagem e principalmente sermos felizes”.
Pois a vida ficará aqui e nós vamos para onde? Sem respostas definitivas ainda, então que fique no coração das pessoas a marca de quem passa pela vida, pois um dia em algum lugar alguem irá ler o que escrevemos hoje, lembrará que amamos alguem e com esse alguem fizemos uma história de vida.
Profundo o pensamento desse amigo e linda sua redação, você sei quem é, mas esse amigo será que um dia irei conhecer?
Beijos. Marco Antonio Leal.
Ahhh, meu querido, pois se não foi de sua sensibilidade que ouvi tão sábias palavras….rs
Tenho medo qdo diz que sabe quem sou!! kkkkkkkkkkkk
Adoro-te
Muito lindo! Inspira….
Parabens a Keka e a todos do blog!
Mi, inspire vida e logo estará expirando alegria.
Beijkass
È menina a vida nos ensina mtu , nada é em vão, uma coisa que aprendi que quando lembramos de coisa triste vivemos a angustia duas vezes então não se deixe viver triste, pense que tdo não passou de um aprendizado e que não estamos por aqui por acaso e sim fazemos a diferença , que Deus abençoe essa alma pura e sincera e esse dom que tu tem de saber tocar la no fundo do ser humano!!
Bju
Felicidades!!
=)
Poxa, Dri, tava mesmo precisando de afago hj. rs
Adoro vc demais menina!!!!
O menina magina !!
Te adoro mtão, bjkas!!
Keka, como sempre vc arrasa.
Adoro seus textos, e este, com certeza, está maravilhoso.
Deus te abençoe, muita sorte!
advogadasnegras.blogspot.com
Nossasenhoradalindeza, me diz uma coisa,vc deve arrasar nos corredores dos fóruns, hem!!!!! 🙂
Ahh, fui lá no seu blog, e assim que acabar de responder a vcs volto pq quero fazer o tal teste. rsrs
Deus a abençoe muito, tbem.
Grd beijo
Nossa como sempre falo para vc seus textos me transformam e esse caiu como “uma luva” hoje…precisava ouvir-ler isso!! Me ajudou muitoo a refletir estava muito desanimada:) como sempree amo ler o que vc escreve. Grande beijo
Maria Catarina é nome de mulheer forte, determinada. Preciso dizer mais alguma coisa???
Oiiii keka, maravilhoso texto!!!!
me fez pensar e fiquei feliz da pessoa que me tornei e meus pensamentos com o passar dos anos ( 37 anos)não abro mão de minha felicidade e tranquilidade.
sou feliz e me orgulho de nunca ter dado está responsabilidade a ninguém só a mim mesma, pq nossa felicidade depende de nós.
Bjão
Ahhh, Mi, fico feliz qdo vejo mulheres seguras como vc.
Parabéns!
Grd beijo
Essa criatura mineira tem mesmo o dom da palavra. Nossa! Bom demais da conta!!! Leio, releio, penso, imagino o próximo post…
Keka vicia, o Ministério da Saúde adverte!!! Adooooroooo!!!
…
Eu não quero que a vida passe por mim, quero passar pela vida!!! Quero imprimir minha marca, fazer história (a minha história), ser feliz, ter saúde e amar muiiiiiiiiito.
Cheiro!!!
Oieeeeeeee!!!
Cheiro proce!!!
Oi Juuuuuu! Cheiroca!!!
Eita que tô sentindo cheio de acarajé recheado de carinho. rsrs
Ahhh, gostei dessa história de “imprimir minha marca”… 🙂
Cheirooooooo mineiro pocê, uai!!
vc é mega na arte de expressar escrevendo… q coisa linda!!!
Beijos, amo te
Amei a frase que diz “a vida fica, quem passa somos nós”.
Ontem mesmo estava trabalhando em lugar que parecia muito com lugar que vivi a minha infância,um lugar tranquilo,p povo simples,e muitas arvores e plantas,e pra finalizar passou três crianças de mais ou menos 3 a 4 anos de mãos dadas com roupas de escola,muchila bem simples,sapatos gastos,bem humildes mesmo,e elas estavam radiantes cantarolando felizes da vida.
Tantas lembranças me vieram e cheguei a conclusão que hoje tenho a vida que sempre quis,ainda falta minha casa com terreno grande pra mim cuidar das minhas plantas…mas eu chego la.
MAs sou feliz,realmente do fundo do meu coração sou feliz,todos os dias enfrento problemas,mas consigo todos os dias ter meus momentos felizes.
Nossa, Keillinha, fui lendo seu post e recordando minha infância na fazenda quando íamos com os filhos dos colonos para a escola que existia por lá. Poxa vida, éramos, todos, tão felizes, não existiam diferenças e brincávamos em uma união que dava gosto.
Hoje, essas lembranças fazem parte do livro da minha vida, um livro que luto e faço questão que se torne um best seller, e para isso faço como vc, valorizo meus momentos de felicidade e minimizo as tristezas, afinal, ser triste é amargar o coração, perder o brilho e afastar o que de bom a vida tem para nos oferecer.
Super beijo
Amiga linda.
Tenho um sonho…passar férias em uma cidade bem tranquila no interior de MInas,onde eu possa alugar uma casa,ficar na calçada e os mineiros me darem boas tardes daqueles com bastante sotaque de mineirinho,meus filhos brincarem na rua aquelas brincadeiras sem tecnologias nenhuma,um pula corda,uma bola,tomar banho num rio bem tranquilo um dia faço isso.
Continuação…
Amo o filme menino maluquinho,gosto de coisas simples.
Oi Keka sou eu Keilla.
Agora consegui colocar a foto,acho que é melhor pra tc rsrsrsr.