Um dia marcante

Po Eduardo Soares

Tinha me programado para cuidar das tarefas pessoais na manhã daquele sábado. Assim, teria tempo de sobra para curtir o tão esperado Dia de Modelo. As coisas não funcionaram como planejadas (pudera, cheguei em casa às dez da matina), sendo assim tive que correr contra o tempo. Em certo momento cheguei a pensar: vou chegar ao local na hora do amém!

Coloquei um perfume simpático (?), escolhi uma camisa azul, me olhei no espelho, todo arrumadinho e disse “mermão, como você está…feio! Ah, bonito não sou, então de acordo com o conceito de avaliação da Feiúralogia, estou apresentável”. Sebo nas canelas, ainda tinha que ir no shopping para comprar algo. E a hora passando. Melhor, voando. E o tempo fechando. Pensei que fosse cair um dilúvio daqueles. O perfume já tinha ficado pra trás, a camisa azul estava amarrotada e o estilo arrumadinho cedeu vez ao largadão. Cara-de-pau que se preze jamais desiste da luta e lá fui eu para o Studio 188.

Cheguei ao local, ninguém conhecido. Olhei, me olharam, uns curiosos, outros com cara de “te conheço de algum lugar”. Fui entrando pelo estúdio sem pedir licença. Vejo moças num camarim, todas lindas e agitadas. A porta entreaberta mostrou de longe uma loira quase do meu tamanho, sorridente e falante que só ela, portadora de um charme irretocável. Aquele mulherão me reconheceu de longe e acenou com um sorriso enorme. Alguns segundos depois, recebia um demorado beijo dela. Era meu primeiro contato com Renata Vaz.

Logo em seguida, fui apresentado para o “Severino Quebra Galho” do local, mais conhecido como Orion. Figura bem humorada, faz piada de tudo. Até do cansaço estampado em seu rosto.  Uma rápida conversa sobre o lado burocrático do Dia de Modelos e voltei para o local das fotos. Para minha alegria, encontro uma menina sentada, quase deitada na cadeira. Me apresentei a ela, chamando-a carinhosamente de “vizinha”. De fato, moramos relativamente perto um do outro mas nunca nos esbarramos por aqui. Essa doce figura atende pelo nome de Dani Lima. Ela foi minha “guia turística” do local, mostrando os bastidores dos ensaios, contando toda a programação que acontece e também relatou algumas histórias do passado envolvendo o evento.

Em certo momento, quase presenciei cenas de fotos (pra lá de) sensuais, mais isso não vem ao caso. Até porque fiquei no “quase” mesmo…

Optei por não atrapalhar quem estava ali a trabalho e por isso fiquei do lado de fora conversando com maridos, namorados e pais das meninas. Vale a pena registrar que todos estavam irritados pela demora, mas NENHUM deles disse algo do tipo: que bobeira, não sei pra quê isso!  Pelo contrário, bati papo com quatro homens que demonstravam alegria, principalmente pela estima em alta de suas respectivas acompanhantes.

Não sei como elas chegaram, mas TODAS foram embora devidamente produzidas, como se fossem desfilar depois dali. Sorrisos, empolgação, felicidade, satisfação, orgulho. Cada uma ostentava um misto de sentimentos positivos nos rostos. Dane-se o cansaço provocado pela viagem longa, pelas centenas de poses ou pelas sucessivas trocas de roupas. Naqueles instantes, elas eram Rainhas de Principados Imaginários, proprietárias inquestionáveis de terrenos valiosíssimos: o (re)descobrimento da auto-estima.

Ninguém ali era modelo profissional. Mas agiam como se fossem verdadeiras veteranas das passarelas. A transformação, não só estética, mas (e principalmente) psicológica originou em cada menina doses generosas de ânimo sem precedentes.  E esse ânimo, o redescobrimento, o sentimento de alegria, plenitude e felicidade, JAMAIS devem ser perdidos. Vocês são lindas, as fotos servem apenas para comprovar isso. Essa beleza vem do desejo inabalável de felicidade existente dentro de cada uma de vocês. Gera-se então o sentido dourado da vitalidade.

Na minha cabeça, o Dia de Modelo é um evento com intuito de resgatar essa mina de ouro, às vezes não (ou mal) lapidada, guardada dentro de cada uma. E que os dias “comuns” sirvam de garimpo para a conquista de mais brilho e poder. Lembrem-se: vocês são proprietárias inquestionáveis e vitalícias dessa mina cujo valor é eterno, pessoal e intransferível.

75 Comentários

Arquivado em Beleza, comportamento, Para Refletir, Relacionamento

75 Respostas para “Um dia marcante

  1. Lu

    Bravo! Adorei esse post. É isso mesmo.

  2. Edileidi

    Edu, vc traduz bem o que acontece com cada uma de nós depois de uma sessão de fotos … nos sentimos lindas! Pq éramos, mas vcs conseguem muito bem resgatar dentro de cada uma de nós este brilho que estava ocultado por tantas coisas. Um beijo e Deus abençoe vcs pelo que vcs têm feito.

    • Edu Soares

      Edileidi, quis vivenciar esse momento para absorver o sentimento de vocês. Me coloquei no papel de um marido/namorado que vê a parceira radiante como nunca.
      Posso dizer que iniciamos o resgate mas são vocês que finalizam esse processo!
      Beijos e fique com Deus.

  3. Raquel Ap.

    Perfeito.. e é isso mesmo que sentimos depois de participar do dia de modelo.. é uma sensação maravilhosa, se pudesse faria todo dia. HAHAHA’

  4. keilla

    Edu.
    Pois é,tem coisa melhor do que ver essas meninas assim lindas e maravilhosas e cheias de auto estima e ainda com seus fãns torcendo e esperando anciosamente?
    Depois da semana dificil que tive bombardeada por tantos preconceitos…realmente me faz muito bem ler mulherão…

    • Edu Soares

      De fato, ver a felicidade estampada nas meninas não tem preço.
      Keilla, desvie dessas bombas! Ignore-as! Senão você será alvo fácil desses preconceitos que servem apenas para derrubar as pessoas.
      Tem motivação melhor do que essa pequena que está no seu colo?

      • keilla

        Eu juro que tento desviar..mas tem dias aff.
        Só mesmo um longo papo pra explicar,pra vc ter ideia uso farda…imagina?
        Mas como vc mesmo falou…essa princesa que esta no meu colo ja enche minha vida de alegria.

  5. Ágata

    Edu…falou e disse…rsrs

    Nos sentimos mesmo maravilhosas…
    E aumenta e muita nossa auto estima…Sai de lah me sentindo capaz de tudo…

    Beijuxxx

  6. Amei o post, Edu!

    Vc ficou lá quietinho, mas só observando tudo pra escrever com detalhes aqui, né!!!

    Ah! Esqueceu de falar da sua amiga de Facebook toda espivitada que não parava um segundo e que te reconheceu de longe!!! hahahahah

    Bjuuuuuuu

    • Edu Soares

      Ah, Tati! Você foi a primeira pessoa que reconheci no local! Tanto é que perguntei sobre sua viagem. Quanta moral!
      O espaço ficaria pequeno (ou o texto seria enorme) para descrever sobre todos os detalhes do Dia de Modelo. Não esqueci de mencioná-la. Por isso vou colocar aqui o trecho excluido do texto onde sua pessoa foi elogiada:

      “Fiquei por um bom tempo batendo papo com Orion, que tem funções variadas no evento, tal qual o Severino Quebra Galho do Zorra Total. Até que em certo momento surgiu uma figurinha conhecida no local. Branquinha, olhos claros, cabelo comprido castanho liso. Só poderia ser Tatiana Gaião! Dificil imaginar toda aquela simpatia escondida dentro de uma farda militar, mas ela passa, acima de tudo, a mesma simpatia do Facebook, Orkut, MSN, Twitter, Correio, Sedex…”

  7. Dione

    Ainda não tive meu Dia de Modelo,ainda terei…(fé)
    mas nem por isso não faço meu dia de modelo em casa e faço a maquiagem linda e tiro milhares de fotos…e minha irmã, minha prima…E o meu orkut é minha vitrine…rsrsrs
    Os elogios sempre são bem vindos.E amigos são pra essas coisas, né!?!?!?
    Bjux Edu…como sempre muito bom o seu texto.

    • Edu Soares

      Foi o que disse no texto, Dione. O Dia de Modelo é um evento maravilhoso. Mas nada impede que vocês tenham esse Dia dentro da casa. Seu orkut é a vitrine? Imagino que os elogios surgem a cada nova foto!
      Obrigado pelo carinho. Bjos.

  8. Suzanne Evangelista

    Edu,

    Adorei o texto e você transmitiu tudo o que senti…está lá, saindo de Manaus na cara e n coragem pra me sentir bem, aumentar a minha auto-estima, o meu ego e conhecer pessoas novas…enfim…foi demais….VALEU A PENA….
    BJS

    • Edu Soares

      Suzanne, toda conquista vem com grandes parcelas de esforço e ousadia. Poucas pessoas teriam sua coragem. “Só” por isso você tem toda minha admiração.
      Continue com essa determinação! Você vai longe…
      Bjos

  9. Cynthia

    Fiquei com água na boca! Pensando sério na campanha “Por um dia de modelo em Recife.” kkkkkk…

    Edu, você tem um jeitinho perfeito de nos enxergar.
    Cheiro!!!

    • Edu Soares

      Aguarde, Cynthia…
      Troque a água na boca pela água de coco, de preferência numa praia como Boa Viagem! rs
      Desde que conheço o Mulherão, sempre quis presenciar o famoso Dia de Modelos. Vou te contar: foi tão maravilhoso que fiquei com….água na boca!
      Cheiro!

  10. Vania Salles

    Até eu, que não estava lá (infelizmente neh!!), fiquei empolgada só de ler esse texto. Queria mto ter ido, mas era semana de prova na faculdade e estava participando de processo de seleção pra estágio. Ficou impossível.
    NO PRÓXIMO EU VOU! Quero (e preciso) desse momento só meu e ainda poder conhecer o Eduardo Soares então…nossa!!! Seria mais do que maravilhoso.
    Já estou aguardando o próximo e mesmo que demore um ano, serei a primeira a fazer a inscrição.
    Bjok

    • Edu Soares

      Assim eu fico vermelho, Vania! Acredite, não faço média…rs
      Estou contando com você para o próximo evento! Façamos um acordo: preserve sua empolgação, mas não esqueça de alimentar a estima!
      Bjos!

  11. Eduardo!!

    Texto maravilhoso….não esperava menos de você!!!

    Realmente esse foi o nosso dia….fiz questãããão de ir prá festa familiar (carinhosamente chamada de zona por mim…kkkk) com toda a maquiagem feita!!!

    Os efeitos perduram e eu acho que cada centavo é válido!! E conhecer você então, não teve preço!!

    Somos todas, mais magrinhas ou mais gordinhas, diamantes ainda por lapidar…precisando sempre desse estímulo que é o que nossa queridíssima Renata vem fazendo!!

    Um beijo!

    • Edu Soares

      Tive o prazer de estar do seu lado por módicos 5 minutos, ou até menos (obrigado por lembrar de mim na hora da mala, Renata!rs). É impossível não ficar encantado com seu jeito de ser.
      É muita alegria, espontaniedade, leveza, simpatia, beleza…e dentro de uma pessoa só!

      5 minutos…e olha a impressão que você deixou!

      Com certeza, Nathália, vocês são diamantes raros, independente do físico. E o estímulo citado vem através dessa iniciativa do blog e principalmente de quem está presente com vocês.

      Beijo!

  12. Rachel

    Edu parabéns pelo texto relatando sua visão do momento único de cada mulher no estúdio.
    Não fui ao Dia de Modelo, mas no próximo não perco por nada e vou adorar te conhecer.

    Bjos a todos!!

  13. Claudia

    Esse seu belo relato me deixou com mais vontade de participar do dia de moldelo!!!
    Na vida pessoal, esse é o meu próximo objetivo.
    Bjim

  14. Cintia Rojo

    Adorei o texto Divo!!!

  15. Sovi

    Lembrei do dia de modelo q eu participei, o primeiro!=) Parece q já faz muuuuito tempo, mas foi um dia especial.

  16. não sou gordinha, mas gosto de ler o blog-leitura interessante é sempre leitura interessante. Mas, me deixou meio com o olho cheio d’agua pq eu já tive problemas com a minha auto estima, e consegui vencer isso. Então, é fácil de me colocar no lugar dessas meninas e imaginar como foi bom. E lembrar de mim mesma, tudo que tive pra chegar aonde estou…se amar é muito bom. Mas, como todo amor, tem que ser mantido, regado, conquistado…e fiquei feliz por elas, deu orgulho de mim, senti orgulho delas, enfim…

    • Edu Soares

      Minnie,

      O fato de você não ser gordinha e mesmo assim gostar do blog só torna nossa “missão” mais responsável!
      Conflitos de estima não escolhem físico, cor, idade, condição financeira…infelizmente quando ela surge, tende a ser devastadora. Foi como eu disse para uma menina acima, toda conquista tem seu valor e você conseguiu superar esse momento.
      Só vc sabe como foi dificil recuperar sua estima. Só vc sabe quão torturante foi esse caminho. Mas o amor (sempre ele) dá forças enormes. Basta mantê-lo vivo dentro de nós.
      Tenha orgulho das meninas. Eu tb tenho. Mas tenha tb orgulho de vc.

  17. Marina Sena

    Estou ansiosa pra participar do Dia de Modelo!
    Fico pensando, deve ser emocionante!
    ^^’

  18. Samara Santos

    Nossa! Linda palavras!! Amei!

  19. Mi Moraes

    Adorei o texto!!!!! tua sensibilidade é maravilhosa…tu consegui relatar a alma e sentimentos femininos como poucos…
    Bjos

  20. Aninha @ninhacbt

    Perfeito!!!

    É assim mesmo que me senti no Dia de Modelo do RJ, e isso transborda em td. Quero agradecer aqui tbm, por ter me proporcionado essa alegria..

    E Parabéns Edu, por mais um texto maravilhoso, pena que tive que ir embora mais cedo, que sabe no próximo estarei lá novamente rsss

    beijinhosss Aninha.

  21. Simone Luciana S. N.

    Ai Edu amei seu texto , vc realmente captou tudo o q sentimos naquele dia, o Rio ñ estava com aqui sol maravilhoso q nos ilumina a nada manhã mais o Dia de Modelo fez todo esse trabalho eu cheguei lá às 10:00hs da manhã e só sai às 19:30hs pq tudo estava D+ amei tudo e todos e hoje quando me olho no espelho me produzo e digo uma modelo da vida como nos tem sempre q estar linda pq simplismente somos lindas ok , fique com Deus e mil e um bjs.

    • Edu Soares

      “…hoje quando me olho no espelho me produzo e digo uma modelo da vida como nos tem sempre q estar linda pq simplismente somos lindas. ”

      O famoso Efeito do Espelho, quando positivo, muda nossos conceitos! Bom saber que você está radiante, Simone!

      Fique com Deus. Bjos

  22. É, você descreveu melhor que todas nós a importância do evento. Post tocante!!! Beijos!

  23. Vania Salles

    O melhor de tudo é que ele não só escreve como lê os comentários e tbm responde ..rsrs
    Difícil achar gente assim, tão dedicada hein!!
    É por essas e outras q nós te amamos Eduardo.
    Bjo.

    • Edu Soares

      Pois é, Vania. Mas se você reparar, acredito que todos os colunistas respondem os comentários.
      Encaro este espaço como um bate-papo. Alguns pensam que os colunistas são pessoas inatingíveis, fixadas num pedestal localizado numa altura onde urubu não chega! Que bobeira!
      Sou uma pessoa comum, assim como você! E gosto de ver a reação das leitoras a cada post semanal. Aprendo muito com vocês, acredite.
      Beijos.

  24. Keka Demétrio

    Sr. Edu, que eu me lembre quem escolheu com qual camisa você ia fui euuuuu!!!!
    Tudo bem que foi pelo telefone, mas vc não iria se dar ao trabalho (ops, esqueci, não é trabalho, mas sim um prazer me telefonar…hehe) de me pedir opinião se não confiasse tanto em mim. kkkkkkkkk

    Beijos mineiros procê. 🙂

  25. Patricia Abrão

    esse Edu arrasa um por um… caramba, que cara bom pra escrever o que está na cabeça e no coração!!
    Vc é muito bom… pra não dizer mais! rs
    Beijos

    • Edu Soares

      É mais fácil (e cômodo) falar que toda mulher é complicada do que procurar entendê-la.
      Bom, se eu conseguir tal façanha prometo que farei vários livros e assim ficarei rico!

      Depois você diz o significado da expressão ”
      arrasar um por um”? Fiquei confuso…rs

      Beijos.

  26. ANDRÉIA MIURA

    Arrasou Eduardo, suas palavras são a mais pura verdade do que acontece no dia de modelo. Parabéns por se expressar tão bem.
    Beijos!

  27. Nossa Edu passei pelo texto e não li e hj falei vou ler, que lindo não vejo a hora de particpar do dia de modelo, meu Deus parece que sonho,mas cada uma de nos mulheres tem essa euforia de fotografar aposto eu admito,mtas nem experiencia tem como eu,não sabe nem como se portar mas tdo fica tão facil, com pessoas agradaveis e oposto que tdas se sentirão a vontade, e por isso que falo o ser humano homem eu adoro pois algumas mulheres são mtu criticas apontam as outras para não apontar a si msmo, então cada um é cada um e temos tdas nosso charme independentemente do tamanho da nossa cintura como diz a (KEKA), fica um recado a tdas sejam felizes , pois amanha não sabemos se vamos acordar!!
    Edu bjão meu anjo!!

  28. estervillar

    kkkkkkkkk… meu pai foi um dos homens q ficaram lá O DIA TODO esperando a gente…rs… e ele não reclamou não.. nem na hora d pagar!!!…kkkkk… Ele viu como fiquei LINDA e Feliz… só não sei c vai gostar muito qnd vir as fotos sensuais…rs… =)

    • Edu Soares

      Ester, se minha memória estiver boa, seu pai bateu um longo papo comigo a respeito da Região dos Lagos. Em especial sobre São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Posso estar pagando mico ao trocar as pessoas, já pensou? rs

      Sobre a beleza e felicidade, qualquer pai/mãe ficaria orgulhoso da filha. Com relação as fotos sensuais…boa sorte!

  29. Edileidi

    ihhh
    agora tb quero este paparico todo de novo! Vou afzer mais um dia de modelo…. como mudei meu look… quero mais fotos… e queremos a presença do senhor Eduardo aqui em sampa.
    Bj

    • Edu Soares

      De acordo com Orion e Carolzinha Procópio (respectivamente braço-direito e xodó da Renata Vaz), São Paulo tem uma infinidade de opções para passeio e diversão. Confesso que fiquei tentado. Fora, claro, o Dia de Modelo…

      Gostaria de ver o mesmo evento em outro estado. E também de acompanhar o Fashion Week Plus Size. Vou dar uma idéia e vocês, meninas, pensem no assunto: que tal um concurso, algo do tipo “O Mulherão do Brasil”, a cada ano num estado diferente? Com direito a desfile, entrevista, coroa, faixa e tudo.
      Convençam a Renata…eu apoio!
      Bj

      • Edileidi

        Por mim, seria bem legal, como adoro eventos, nem queria participar como concorrente, ams ajudaria na organização, em conseguir patrocínio. Sei que as meninas são descoladas, mas me proponho a ajaudar.
        E aí, Dona Renata, fofa, vamos embarcar nesta idéia?

  30. Já pode se apaixonar pelo homem lindo que consegue vislumbrar tudo o que se passa dentro da alma feminina? Impossível não ler sem sentir reciprocamente tanto carinho e afeto que vc transparece ter por aquelas que te leem. Parabéns, Edu!

  31. Danielle

    Ainda vou participar do Dia de modelo!!
    Mas enquanto isso, faço o que os amigos disseram sí em cima..a casa vira studio, a faculdade, o trabalho ..rsrsrs
    Tirar fotos as vezes ajuda mt, porque quando estamos triste acabamos fazendo uma imagem distorcida, e quando vejo minhas fotos lembro como eu sou linda e tenho meu corpão perfeito =p

    **um coleguinha quebrando o pescoço quandoa gente passa tbm ajuda neh bem..rs

  32. abezinha

    Além de ser um homem sensível a alma feminina, posso dizer de passagem que és lindoooooooooooo!!!!!!!!!!!!! parabéns Edu, e quem sabe um dia possa conhecer este universo tão deslumbrante que é o Dia de Modelo…..Beijos desta mestiça de muito longeeeeeee Karina-Japão

  33. Selma Soares

    Sempre passo por aqui…
    Dou atenção especial aos seus textos e aos de Keka (escreve muito essa menina), amo a escrita de vcs…
    Lindo seu texto sobre o dia de modelo (acende ainda mais o desejo de participar de um diz desses…), mas realmente o que me chamou atenção foi a sensibilidade de sua alma…
    Já fiquei maravilhada com outras postagens suas (e acho que até já comentei em alguma), mas queria aproveitar esse último pra dizer que “sua pena hábil e sua docilidade em usar as palavras” denuncia o quanto seu coração é bonito!!!
    Bjs Edu fica com Deus e continue lindo!

    • Edu Soares

      Certos comentários traduzem meu objetivo neste espaço. Selma, ao ler suas palavras tenho certeza que estou no caminho certo. Sou autocritico e aqui no Blog essa cobrança fica maior. Procuro dar o melhor de mim a cada linha e sempre irei manter essa responsabilidade.
      Beijos, fique com Deus e continue amável!

      • Selma Soares

        No blog você procura dar o melhor de si???
        Esta conseguindo!!!
        Bjs Edu, fica com Deus e continue íntegro ao que você é!!!

  34. Tássia Gonçalves

    Edu,

    eu ‘ainda’ não participei do Dia de Modelo, mas tenho certeza que você conseguiu traduzir em palavras todo sentimento que rolou por lá. Espero que as meninas venham fazer um Dia de Modelo aqui no nordeste, quando isso acontecer, venha nos visitar também!!!

    Bjus a todos!!!

  35. Procurei informações hoje sobre o dia de modelo, pois me bateu uma vontade de participar do que haverá em sampa dia 18… e ao ler esse post, fiquei fascinada!
    Farei o possível e impossível para participar!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s