Mude o percurso da sua história!

Por Eduardo Soares

Dezembro é um mês especial pra mim. Mas de vez em quando encontro pessoas que não gostam dessa época de fim de ano. Qual seria o motivo? Irei falar sobre esse desgosto logo mais.

Particularmente, aprecio o clima natalino e às vezes tenho a impressão que a família fica mais unida nesse período. Ano passado vivenciei essa união de uma forma triste afinal, estávamos sobre o clima de pesar devido ao então recente falecimento de um parente. Não havia ânimo  para festejos. Agora, se Deus permitir, voltaremos a ter harmonia e felicidade em casa.

Nutro um carinho especial por dezembro pois, além do já citado Natal, tem o réveillon e também meu aniversário. Sou sagitariano, embora algumas características do signo não combinem comigo (mas gosto da figura mitológica do centauro arqueiro apontando para o céu). 

Sobre as pessoas que não gostam de dezembro, o sentimento negativo provavelmente vem em decorrência dos insucessos obtidos ao longo do ano. Com isso, a pessoa solta pérolas como “tomara que o ano acabe logo, nesse eu não consegui nada do que queria”. Ei, Bebê Chorão da Estrela! Cuidado com as palavras pois você pode sentir dois paladares diferentes nos próximos calendários: o doce sabor do sucesso ou o azedume do fracasso. Conquistar ou não aquilo que você quer depende única e exclusivamente da pessoa que dá garbo e elegância (ou não…) à foto da SUA carteira de identidade.

Tem gente espera que Deus aja primeiro para que a pessoa atue depois. O correto é justamente o contrário. Não sei qual é sua religião mas deixo aqui o meu recado: tenha atitude, faça acontecer, acredite no seu potencial! Aí sim, Deus estará te ajudando sem que você perceba.

Jamais associe seu sucesso com a possível presença do marido milionário ou da coroa viúva rica. Digo mais: sonhe alto, mas saiba que enquanto você dorme seu anjo da guarda não vai pegar o taxi de madrugada rumo a agencia bancária para efetuar um depósito polpudo na sua conta corrente. Acordar rico da noite pro dia é coisa de Big Brother ou de vencedor da Mega Sena. Vai por mim, na praia o sol brilha para todos mas só usa o guarda sol aquele que pode pagar para tê-lo. Já diria um amigo meu, se o sonho acabou corra atrás do pão doce! Pare de ficar choramingando pelos quatro cantos! Movimente-se!

Seja objetivo, tenha um objetivo! Trace metas, busque seu propósito. Queria ter/ser/fazer/conquistar/fortalecer/crescer/amadurecer!

QUEIRA!

18 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Relacionamento

18 Respostas para “Mude o percurso da sua história!

  1. Valeu Edu! Mandou bem e concordo com tudo que vc disse!
    Mas acho q tem outros motivos pelos quais as pessoas se entristecem nessa epoca! Uma delas vc mesmo as citou , só q com outro enfoque…
    Como disses as familias ficam mais unidas! E as pessoas q não tem isso??
    Graças a deus não sou uma dessas (pra vc ter uma noção, minha familia aluga o play do predio pra fazer a festa!) e apesar de adorar estar com eles sempre, essas festas de fim de ano não me soam diferentes de todas as outras que realizamos durante todo o ano!
    Se alguém acha que a simples transição do ano vai mudar sua vida, então acredite seriamente nisso e faça por onde isso se tornar real!
    Mas saiba que a cada dia vc tem essa chance novamente! Depois de 365 dias seria a nova virada!

  2. Rossanah

    Concordo plenamente com as colocações sobre tomada de atitude e de assumir-se as rédeas da própria vida, com seus sucessos e fracassos, que dependem unicamente de cada ser. Mas quanto aos motivos pelos quais algumas pessoas se entristecem ou não apreciam tanto essas “datas de dezembro”, concordo com a Daniele: há muitos outros motivos, alguns que talvez nem consigamos identificar completamente, que talvez estejam além de nossa consciência…Eu pessoalmente, não morro de amores. Incomoda-me essa quase que “obrigatoriedade” em sentir-se feliz, em estar entusiasmada, enfim…Não me agradam, e até me irritam de certa forma, essas convenções, além do apelo de consumo dessas datas! Acredito que a vida deva ser celebrada(e festejada!) sempre e que amor, solidariedade e união devam ser cultivados no cotidiano, o ano todo. É assim que caminhamos para anos melhores e que realizamos aqueles tais desejos de “Ano Novo”.

  3. Cynthia Alonso

    Meu aniversário também Edu!!! Dia 22 a “menininha” aqui chega aos 3.9 com orgulho!!! kkkk…

    Essa semana li uma frase bacana que diz: “Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça…” (Quintana)
    E nos dezembros sempre nos permitimos fazer planos de recomeço mesmo. Acredito que eles são bons para o corpo e, especialmente, para alma.
    Eu já fiz minha listinha (literalmente) e o meu primeiro objetivo para 2011 é ser feliz! Apesar de já ser, não custa, nesta caso, insistir, concorda?
    Cheiro…

  4. Oi Edu,

    eu ja gostei muito mais de Natal e Dezembro,o motivo é simples quando vc é criança acredita que as pessoas realmente se gostam e nem imagina quando esta apenas interpretando…Por isso faço questão de estar proxima a quem eu realmente gosto…De uns tempos pra ca eu é que faço o clima do meu Natal,por que antes era muito familia…Descobri que vc pode escolher sua propria familia…
    Olho sempre para as coisas que consegui realizar no ano…e se ficou alguma coisa por fazer coloco na minha listinha nova…
    Bejux Edu
    e caso vc não poste mais nada fica o meu Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso!

    bju bju

    • Liliana_NK

      Muito propício o texto para o momento… e aproveitando para responder através da citação da nossa amiga Dione Santos:

      ” Por isso faço questão de estar proxima a quem eu realmente gosto…De uns tempos pra ca eu é que faço o clima do meu Natal,por que antes era muito familia…Descobri que vc pode escolher sua propria familia…”

      Para mim o Natal poderia ser mais triste, pois já não tenho minha família ao meu lado, pelo menos não fisicamente…( perdi minha mãe aos 5, meu pai aos 20 e minha avó que me criou junto com meu pai, aos 13… não tenho irmãos). Mas ainda tenho uma parte da minha família, ainda que sejam poucos… e mesmo que não substituam a presença deles, mas também não são menos importantes.

      Então, eu faço o clima do meu Natal ( independente de ser ou não adepta de uma religião) , em homenagem aos que se foram, aos que estão comigo, à nova família que adotei e me adotou (do marido, dos amigos, dos funcionários), porque se pensar bem, não se separa quando os sentimentos são verdadeiros. Tudo é uma família só!

      E para os que acham o Natal chato pelo apelo comercial, sinto muito. Ele existe o ano todo… afeta quem não consegue ver o momento com outros olhos.

      Enfim, não precisa comemorar Natal e Ano Novo necessariamente e nem com presentes. Apenas se sentir feliz pelas conquistas do ano que passou, pelas pessoas que passaram por você, à quem você fez bem e te fizeram bem. Simplesmente desejar que no próximo ano, tudo seja tão bom quanto nesse ano e que venham coisas melhores ainda, que você as faça por merecer. E por que não desejar o bem aos outros?

      Se o seu ano não foi uma maravilha, pense no que deu errado e que vc pode mudar no próximo ano.

      Lembrem-se : Pensamento ruim, atrai coisa ruim. Egoísmo tb… ” A nossa dor sempre é maior que a dos outros?” Acho que não.

      Desculpem pelo texto enorme. Mas é um misto de opinião, sentimento e desabafo.

      Um abraço Eduu! e pessoal do Blog.

  5. Andrea

    Bem, eu não gosto de natal nem Ano Novo, acho que Natal só faz sentido quando se é criança, e ano novo é muito tumulto pra coisa pouca.Acho muita falsidade nesta época pq tem pessoas que te prejudicam, as vzs a própia familia só te f*. e depois tem que ter o espirito natalino.

  6. Érica

    Oi Edu adorei sua postagem!
    Tirando qeu eu também faço aniver nesse mês, não tenho muito ânimo pra essas comemorações, acho que as pessoas querem fazer tudo o que não fizeram em um mês só.
    Acho também o Natal uma época muito triste, e pra mim é como um dia normal, apesar da minha família comemorar e muito!
    Beijos e bom dia

  7. Juliana Luz

    Olá…Edu..Boa tarde!
    Bom..particularmente..hj em em dia não sou muito fã tbém de Natal não…(festejo, pois tenho meu fiote de 07 anos q ainda acredita em Papai Noel)…então invento mil coisas, brincadeiras, etc…por ele!!!!!!
    Pois acho essa época um tanto hipócrita, não generalizando claro, mas existem pessoas que perderam o sentido do Natal…e DE REPENTE… ficam boazinhas, doando roupas, brinquedinhos, cestas básicas….”NÃO é só nesta época q deviam ajudar…. pois tem gente que precisa disso tudo o ano inteiro… (penso eu q elas acham q vão ser beneficiadas nesses últimos 15 dias do ano… pelo bem q não fizeram o resto do ano q passou)….
    Mas, tudo bem… cada um….., cada um…né
    Bjsss
    lindo texto…
    Boas Festas a todossss

  8. Pra variar um texto excelente! Concordo absolutamente com tudo, já passamos do tempo de ficar reclamando de tudo, e transferindo a responsabilidade das coisas q acontecem na nossa vida para outras pessoas. Somos responsáveis pelo q acontece de bom e de ruim tb. É como eu sempre digo: Atitudes positivas, geram resultados positivos.
    Que 2011 seja ainda melhor que 2010. =)

    beijos Edu!

    Nêssa =)

    Ahhh, visita meu blog!!!!! http://www.virusdaalegria.wordpress.com

  9. Ana Flavia

    Olá Edu!!!
    Também adoro essa época de final de ano!
    Tudo parce estar mais bonito…… as casas, as ruas, os parques…. tudo enfeitado e ajudando dar um clima mais alegre para a cidade!
    É tempo de reformulações internas e externas, de balanços das nossas atitudes, sempre com a esperança do amanhã ser melhor. E isso tudo se renova sempre com a virada do ano.
    Que todos nós possamos iniciar 2011 com boas energias e com força total!!!
    Boas festas a todos!!!
    Beijossss

  10. Uuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuuuu… nossa sem comentários.. o texto caiu como uma luva para mim… Edu vc é um fofoooooooo
    Bjocas

  11. Dani

    Edu, vou usar e abusar desta frase: ” Queria ter/ser/fazer/conquistar/fortalecer/crescer/amadurecer!” Atualmente faz muito sentido pra mim. Me incomoda esse consumismo todo desta época, acho q o valor verdadeiro da comemoração se perdeu; mas o q é o dia das crianças, pai, mãe, namorados se não um apelo comercial ? Eu aumento a corrente dos q querem ver o ano acabar logo, nos últimos três meses perdi minha maior referência, finalizei uma relação de quase 9 anos e ainda estou vivenciando grandes mudanças … não é com amargura, mas com uma imensa saudade e dor que desejo superar esse final de ano. Mais uma vez seu texto me “pegou” ! Bjsss

  12. Belo texto….preciso mesmo disso depois da bomba que recebi nos últimos dias.
    Como fala uma amiga: Pedra que rola não cria limo.
    Beijo

  13. uahahuhuahua
    Tapa na cara!!!!!!!!!! Toma Gaião! Levou um sacode do Edu!!!!

    Te adoro, figura! Mandou muuuuuuuito bem, como sempre!

  14. candida ribeiro

    Adorei! Posso publicar o seu texto no meu blog????? claro que darei os créditos!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s