Ele me trocou por uma mulher magra

Por Renata Poskus Vaz

Recebemos centenas de e-mails semanalmente com desabafos sobre as “amarguras”  de se estar acima do peso. Um deles me chamou muita atenção. Como a leitora pediu para não ser identificada, vou chamá-la simplesmente de amiga.

“Renata, estou muito deprimida. Meu marido, com quem eu vivia há 8 anos, me abandonou para ficar com uma mulher muito mais magra do que eu. Não sei  que fazer. Nada me tira da cabeça que ele me largou por eu estar gorda, já que eu era magra como ela quando nos casamos”.

Amiga, você não é a única mulher a terminar um relacionamento e logo ver o amado nos braços de outra. Isso é mais comum do que você imagina. Não existe um botão de liga e desliga do amor. Uma hora ele te ama loucamente e, de repente, ele desama e vai viver com outra só porque você está acima do peso. Não estou dizendo, também, que a força galinácea de certas mulheres não ajude a abalar relações. Mas, na maioria das vezes, quando se existiu amor de verdade, o fim do relacionamento é lento e quase imperceptível. Vocês vão se distanciando, se distanciando até que passam a fingir uma felicidade que não existe. Em algumas relações o amor cede lugar às brigas, conflitos ou simplesmente descaso… E isso pode durar anos até que o amor acabe de vez. A separação seria algo inevitável, mas ambos se acomodam e, muitas vezes, uma terceira pessoa é um objeto motivador para finalmente oficializar a separação. Enfatizo, apenas objetivo motivador e não a origem dos problemas.

Embora esteja com muita raiva da atual parceira dele, espero que reflita se seu excesso de peso é realmente o motivo principal da separação. Certamente, é este o motivo que você escolheu para tentar esconder um sentimento de culpa por também ter colaborado para que o seu relacionamento não estivesse 100%.

Amor não se define pelos ponteiros da balança. Se olhar bem para seu ex-marido verá que ele também deve ter mudado muito fisicamente nesses últimos anos, não é mesmo? E se o seu relacionamento já estava fadado ao fracasso era questão de tempo ele sair de casa e, com um tempo, procurar uma nova parceira, fosse magra ou gordinha. Afinal, homens não lidam bem com a solidão e precisam sempre de um rabo de saia para reafirmar a masculinidade.

Sei que, inicialmente, sua vontade será a de reconquistá-lo. Mas quando há uma terceira pessoa envolvida na história, talvez seja melhor dar um tempo. Ele fez uma escolha. E essa escolha foi partir, viver com outra e suas súplicas para ele voltar só te farão sofrer. Cuide de si mesma e recupere seu amor próprio. Você não é pior do que a atual do seu ex só por estar mais gordinha. E isso precisa estar bem claro para você neste recomeço de vida.

Você vai sofrer por dias, semanas ou até meses. Mas eu te juro que vai passar. E por experiência própria digo que, no futuro, quando você menos esperar, correrá o risco dele voltar te pedindo perdão. E se isso acontecer você já estará em outra e não terá por esse homem nada além de piedade.

30 Comentários

Arquivado em comportamento, Relacionamento

30 Respostas para “Ele me trocou por uma mulher magra

  1. danielle

    muito bom este artigo. estão de parabens . costumamos a culár sempre outra pessoa pelo fim do relacionamento. acima de tudo antes de amar o proximo amar a si mesmo.

  2. Marco Antonio

    Perfeito seu texto Renatinha, é bem verdade que sempre precisamos achar um culpado, ou uma situação de culpa para justificar algum problema que enfrentamos. Com certeza o amor não esta direcionado a balança, situação economica ou a cor da pele.
    O que desgasta a relação é achar que encontramos o amor de nossas vidas e nada vai abalar, ai caímos no cotidiano, rotina e ai o amor desaparece e isso são coisas que não acontecem de um mes para o outro e sim por ser acumulativo na relação, em tese anos de rotina. As pessoas por serem casadas acham que perdem o fetiche e a sedução pois muitos pensam que ja to com essa pessoa, então por que mandarei flores, por que usarei uma lengerie mais sexy, por que ligarei no meio da tarde e direi amor estou com vontade de te amar e claro jamais surpreenderão a pessoa na saída de seu trabalho dizendo: Hoje vamos tomar um chop e depois iremos no motel namorar um pouco.
    Bem sou um cara intenso adoro sedução porem vejo o quanto é dificil encontrar alguem assim, minha opção ter sempre namoradas e não esposa, pois ai nunca caio na rotina, MAS ESPERO UM DIA ENCONTRAR A PESSOA IDEAL QUE PENSE COMO EU.
    Bem Renatinha estas completamente com a razão, bem vou aproveitar e dar minha caminhada, pois estou de ferias e vim ler meus e-mails e claro textos maravilhosos como este sempre merecem nossa atenção, beijos e fiquem na paz.
    Marco Antonio Leal

    • Denise Paz

      Olá pessoas… cada dia gosto mais desse blog… e me surpreendi com a postagem do amigo acima e com sua psicologia Re…
      Eu me separei não faz muito tempo e chorei horrores, achei que não ia sobreviver, tive apoio de muita gente, amigos maravilhosos, mas esse tipo de dor não tem como dividir com ninguém… quando estamos num momento assim passamos muito tempo buscando um culpado para o fim do relacionamento para que não doa mais ainda pensar que a culpa está em nós mesmas e em nossos companheiros, hoje consigo ver a coisa com outros olhos, eu engordei mais ainda depois do casamento, ele também um pouco, deixamos de fazer coisas que fazíamos quando namorávamos e percebi o quanto a vida muda de um casamento, não quero desaminar ninguém, pois mesmo que soubesse como seria o fim, faria tudo de novo…
      Meu ex marido está sozinho e eu em muitos momentos de revolta quis ter ódio dele, mas não consegui. Quando estamos passando por um momento difícil, aquele momento sempre parece o pior de nossas vidas, hoje vejo como isso me fez amadurecer e florescer para muitas coisas, hoje sou mais dona de mim do que nunca, cuido muito mais da minha saúde, tomei coragem para fazer o primeiro dia de modelo e finalmente descobri que se eu não gostar de mim não tem como outra pessoa gostar. Me pergunto muito o por que de ter tido que passar por tudo isso pra crescer, mas essa é uma pergunta que acho que só Deus em sua infinita sabedoria poderia me responder…

      • Marco Antonio

        OI De, que bom que gostou de minha posição na forma de interpretar a vida, mas te confesso gostaria muito, mas muito mesmo de ter alguem porem te confesso é extremamente dificil.
        Bjos amiga

    • Ana da silva

      hoje em dia é muito dificil encontrar homens como vc, Marco Antonio, eu tbm penso da mesma forma, o segredo de um bom relacionamento é nunca deixa-lo cair na rotina,porem a pessoa com quem eu namoro é mais velha do q eu 34 anos + não sei por qual motivo ele deixa cair tudo na rotina, qdo vou fazer algo para quebrar o gelo ele logo diz para isso! assim fica dificil, né!
      bom Marco, espero q vc encontre a pessoa ideal para vc! fica bem
      bjos!!!!!!!

  3. Raika Carvalho

    Palavras suas que enfatizam a verdade.Mas claro,a gente quer achar um motivo,ou culpado quando há a separação.
    Não importa quando somos trocadas por alguém gorda ou magra ficamos a nos perguntar onde erramos…
    Seu texto foi um ânimo pra nossa amiga e pra todas que acham que essa dor não vai passar.Pois passa,apesar de ás vezes demorar.

  4. Taciane

    Ola queridas! Achei muito interessante este post, pois me fez lembrar do que aconteceu comigo.. Só que comigo, foi ao inverso! Sempre fui bem gordinha, encontrei meu primeiro namorado na internet, namorávamos há 1 ano e meio quando me decidi a fazer a cirurgia de redução de estomago. Eu pesava 103 kg, estava me sentindo feia, com a auto-estima abalada, com medo de problemas de saude.. Emagreci 37kg, fiquei linda, magra, radiante, usando jeans 42, 40.. Com a auto estima nas alturas! E o que aconteceu!? Fui sentindo ele distante, dai ele terminou comigo, e quando fui ver… Ele estava com uma gordinha!!! Me trocou por uma menina que era ainda mais gordinha do que eu era antes de operar! Fiquei pensando em tantas coisas, mas foi em Deus que consegui forças para entender que o que vale, é o que temos por dentro, mesmo percebendo que o que ele havia valorizado, era o externo… 1 mês depois, conheci o homem da minha vida, isso faz quase 7 anos, há 3 anos casados e felizes… E outra, engordei tudo de novo! Haha, estou tentando emgracer porque queremos engravidar no fim do ano… Ele é lindo, alto, paciente, companheiro, e com certeza, me ama pelo que sou, sendo magra, gorda, ruiva, loira, morena, de cabelo roxo ou de cabelo pink (é, é, eu adoro mudar a cor do cabelo.. haha) e além de tudo, ainda ganho um dinheirinho fotografando para catalogos e desfilando como modelo plus size! A cada dia tentando compreender melhor meu corpo, e abrindo os olhos de algumas pessoas que queremos SIM vestir roupas bonitas, calças jeans, vestidos antenados na moda, e como com o tempo acabei fazendo minhas proprias roupas, hoje sou gerente de uma confecção, estilista pós graduada, buscando em um futuro breve poder contribuir para as meninas mais “cheinhas” como eu, tendo ainda mais roupas lindas plus size no mercado de moda!!! Adoro o site de vocês! Sucesso!! Beijokas…
    Taciane Ribeiro

    • Marineide

      Que legal Taciane !!!!! você disse o ¨homem da minha vida¨ eu quero muito encontra o homem da minha vida, adoro essa frase, tenho certeza que vamos nos encontrar… é dificil ficar sozinha, quero ser a mulher da vida do homem da minha vida… rs rs rs
      É muito bom ler o seu depoimento pois nos motiva a olhar pra frente e acreditar que vai rolar comigo também vou fazer alguem feliz e ser mais feliz !!!!!!! bjs

  5. Por experiência própria eu assino embaixo do que você diz.
    já fui traída e tentei colocar a culpa nos meus quilinhos a mais.. porém olhei ao meu redor e vi que muitos homens traem mulheres magras, assim como muitos homens amam e adoram suas esposas gordinhas.
    Ou seja: não há regra.. o que tem que acontecer simplesmente acontece.
    Sim, o sofrimento faz parte mas o tempo cura tudo.
    Hoje eu me amo como sou, não me culpo por nada e sou muito feliz!
    A gente acha que nunca vamos sair deste burraco negro que é a decepção, porém o que não mata fortalece e quando nos recuperamos, voltamos muito mais fortes!
    bjos

  6. KARINE

    O melhor a se fazer n é reconquistar o fdp que te largou, é reconquistar vc mesma , se achar bunita, desejada, se que emagrecer , emagreça + nunca por ele e sim por vc.

  7. Elita Correia

    Palavras de ânimo e esperança!!
    Uma verdade é certa: só depende de nós a mudança!
    Amei o texto e copiei pra colocar na agenda diária
    Obrigada

  8. Cris

    Sinceramente Amiga, não acredito que esse homem algum dia tenha te amado de verdade e se por acaso ele te deixou por um motivo tão fútil assim, é porque ele não te merece mesmo!!! Cuide-se fisica e espiritualmente, encare essa situação como uma oportunidade que DEUS te deu para encontrar um homem maravilhoso e que te ame realmente e também para realizar outros sonhos que vc tenha deixado pra trás por causa do casamento!!!!

    Um forte abraço!!!!!

  9. Viviane

    A verdade é que pequenas ações fazem uma grande diferença no final.
    Comece praticando pequenas ações altruístas. Receba obrigados.
    Pare de se culpar e se prepare pro amor de verdade que merece viver, seja ele com o seu ex marido ou com outro que virá. Mas uma coisa é certo.. coisas boas só acontecem quando nos abrimos pra vida. O excesso de peso não dita o que somos nem quanto bem podemos fazer. Faça o bem com pequenas ações e veja que sua vida se transformará.
    Luz e amor!

  10. O ser humano usa de qualquer desculpa esfarrapada para esconder os verdadeiros sentimentos. Concordo totalmente com a Renata. Ele não deixou a Amiga pelo peso dela e sim porque não sentia mais a mesma paixão. O erro dele, ao meu ver, é colocar no chão a auto-estima da Amiga com a desculpa do peso.
    Força Amiga.
    bjks
    Mel

  11. Kristyna

    AMIGA, lendo o seu relato revivi um passado não muito distante, e como a Renata disse você vai sofres dias, meses ou até alguns anos, mas faça com eu fiz, dê a volta por cima e mostre para todos que você pode ser feliz SIM mesmo estando acima do peso e ter sido “trocada”, pois na verdade ele pode ver o que aconteceu com você acontecer com essa “magra”. Então é hora de você encarar a vida de frente e se aceitar, e caso queira emagrecer que faça por você e não por ele, pois ele não merece nada! Fique sabendo que existem muitos homens que adoram formas mais volumosas, homens que se encantam pelo que você tem a oferecer e não apenas pelo seu corpo. Agarre a oportunidade que lhe foi dada de crescer e amadurecer o que você é em relação ao seu corpo, ao que você é como mulher acima do peso e linda, o que eu não tenho dúvidas que seja. Seja feliz sempre, mesmo que tentem puxar o seu tapete, faça como eu, pregue no chão com um prego bem forte. Então eles irão desistir e começar a te ver com outros olhos. A atitude diz muito mais do que um corpo acima do peso. Beijos e precisando de algo, GRITE que con certeza todas nós que acompanhamos o blog iremos te levantar e te ajudar a seguir o seu caminho de felicidade que vai se iniciar nessa nova fase. Beijos…. Kris

  12. Amiga,concordo totalmente com a Renata,
    A auto estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria,
    de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida,é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos,é ter amor próprio…Em suma,é saber que você tem o direito e merece ser feliz.E para ser feliz,sua auto estima deve estar num bom nível,quanto maior ,melhor!
    LEMBRE-SE
    O passado é irrecuperável,não pode ser alterado!Mas o futuro depende das nossas atitudes agora , no presente!Força amiga
    beijaõoo
    Renata

  13. Rodrigo Cruz

    Olá, Renata e demais leitores do Blog. De certa forma entendo o que a leitora que escreveu o post sentiu. Digo isso porque, uma vez, já aconteceu comigo há alguns anos. Minha então namorada, na ocasião, me traiu com um cara mais magro do que eu. Claro, na ocasião fiquei completamente magoado com a situação. Foi dureza. Durante um certo tempo, coloquei os meus quilos a mais como a razão disto ter acontecido. Mas, com o tempo, fui refletindo, procurando tentar entender o porque disto ter acontecido. Percebi que nossa relação já estava destinada ao fracasso, mas nunca quis acreditar nisso até então. Confesso que, até hoje, não nos falamos mais. Mas hoje não sinto mais raiva, ódio, ou mágoa dela. Até mesmo porque não sinto mais nada, nada por ela. Graças a grandes doses de amor próprio e reflexão, segui minha vida adiante.

    À nobre amiga que escreveu esta história: Por mais difícil que tenha sido a situação, pode ter certeza: Alguma coisa já não estava bem, ou antes ou durante esta relação. Cabe a você tentar refletir sobre isso e tentar entender as verdadeiras causas do fim desta relação. Questione-se se os seus quilinhos a mais foram mesmo a verdadeira causa desse cara ter te trocado por outra mulher. Mas acima de tudo: Com muito amor próprio e coragem, você pode ser maior que tudo isso, superando esta situação e seguir em frente. Dê uma chance a si mesma. Espero que minhas palavras tenham te ajudado.

    Bom, é isso. Abraços e beijos.

  14. Inés

    Concordo com tudo o que foi dito, mas principalmente com uma palavra “ATITUDE”. Encarar as dificuldades, aprender com elas e sair vencedora. Sei que é muito dificil lidar com uma separaçao, doi, custa cicatrizar a ferida, mas con ATITUDE tudo é possivel. Se realmente o motivo da separaçao de nossa Amiga foram seus quilinhos a mais, lamento dizer mas o seu marido é um cego, incapaz de enxergar alem da aparencia e nao te merece.
    Amiga, é tempo de recomeçar, con uma uma nova ATITUDE, te aceitando e amando do jeitinho que tu es, redescobrindo a mulher maravilhosa que existe dentro de ti. Com certeza isso vai influenciar de maneira positiva todos os aspectos de tua vida.
    Deixo também um recadinho aos mulheroes que escrevem divinamente este blog, que por acaso descobri recentemente e ja sou fa, continuem assim, dando força e motivando tantas mulheres a se aceitarem com seus quilinhos a mais, pois mais importante que a aparencia é o que levamos dentro do coraçao. Beijos a todas.

  15. Lud

    Adorei o post. Muitas vezes colocamos a culpa de tudo que nos acontece no sobre peso e ai aumenta a ansiedade e consequentemente a vontade de comer e assim nos prendemos nesse círculo vicioso.

  16. Pingback: Ele me trocou por uma mulher magra (via Mulherão) | Beto Bertagna a 24 quadros

  17. homem gosta de mulher e ponto.. homem muito delicadinho nas escolhas é estranho.

    como vc muito bem disse, Renata, ele não a deixou pq ela estava acima do peso… a participação desse fator no fim de uma relação é bem pequena, eu diria entre 10 e 20% de participação. Os relacionamentos terminam e se não fosse assim, o casamento das magras seria eterno.

    Existe ainda o caso de pessoas muito muito gordas (tipo, uns 160 kg) ai não pessoa que aguente por muito tempo.. é como cuidar de um doente e a dica pra essa pessoa é procure um médico pra emagrecer. Fora esses casos extremos, não acho que exista fim de relacionamento por estar acima do peso.

    beijo.

  18. Baby

    Fiquei até arrepiada com esse texto.
    Gostei muito do post.
    Parabéns.

  19. DaniDaniRJ

    Oi Re,
    Amei o seu texto….vc conseguiu ser doce e direta ao mesmo tempo como sempre!
    Disse o que realmente acontece e o que deve ser feito…
    O momento agora é de se curtir, se amar, se valorizar,se cuidar….pedir serenidade e sabedoria à Deus….só ele conforta nessa hora….
    Tbm passei por isso recentemente….
    Um belo dia meu “namorido” chegou e disse que estava tudo terminado, sem nenhuma explicação…depois de 6 anos juntos! Como assim? Sem explicação?! Não fiquei tentando saber o pq e nem me culpando…pensei….vai ver o amor acabou!Mas não foi tão facil assim não….mas é que sempre tive muito amor e respeito por mim…. Chorei muito, sofri muito…pensei em nunca mais querer ninguém…afinal tanto amor e dedicação não conseguiria mais…..engano meu!
    De onde menos eu esperava surgiu o amor…um amigo muito querido se reaproximou e novamente me mostrou como é bom ser amada….
    E de repente um novo baque….o outro…aquele…ia casar….Como assim? Em menos de um ano casar?! Novamente chorei muito, sofri muito….mas percebi que isso foi pelo luto da relação, não por não estar mais com ele…..foi mágoa por ter ficado tanto tempo junto só com promessas de casamento e de repente chega outra e o leva assim tão facil….
    Mágoa? Um pouco…. Mas o tempo cura e isso não é nada bom pra saúde!!!
    Novamente pedi serenidade e sabedoria….e quer saber?
    Que ele seja muito feliz ,mas muito mesmo….pra que não se arrependa e venha me perturbar, pois hoje estou muito bem…muito feliz!! Graças a Deus!!!
    A impressão que tenho é que enfim achei a pessoa certa…que eu amo, que me ama e me valoriza….
    E que seja eterno enquanto dure….e que dure pra sempre!!!!
    Força muita força pra quem está passando por isso atualmente e lembre-se…a felicidade está dentro de nós….não devemos transferi-la a uma pessoa ou a um objeto…
    Fiquem com Deus!!!!

  20. Pingback: Ele trocou uma mulher magra por mim |

  21. Paloma

    Ola Renata, gostria de desabafar com vc e com as amigas do blog, pois ontem ouvi do meu marido, apos 14 anos juntos que perdeu o interesse por mim. e que “talvez queira separar”, foi totalmente inesperado, perguntei se havia outra pessoa, e ele disse que não, mas que como estou gorda, as roupas não caem bem e que só tem carinho por mim. No momento estou desempregada e ele diz que etou ociosa demais. não sei o que fazer, estou destruída. Passei a noite inteira chorando. Pode me ajudar. obrigada e bjos

    • renatavaz11

      Paloma,

      Ele disse que talvez queira separar. Fica dificil para eu analisar, já que não sou psicóloga e não tenho conhecimento do dia a dia de vocês mas, talvez, este aviso seja só para alertá-la. Homem quando quer deixar a casa deixa mesmo e pronto. Talvez ele queira te dar um chacoalhão. Entendo que tenha ficado chateada. Eu odeio ouvir esse tipo de crítica. Mas será que você não poderia analisar o que de verdadeiro pode haver nas críticas dele? Ficar desempregada é uó. De repente ele nem espera a sua contribuição financeira em casa, mas o fato de você sair todos os dias, trabalhar e trazer novidades para casa o deixasse mais feliz do que você passando o dia todo em casa. E o que te deixa feliz? Se trabalhar também te deixa feliz, porque não procurar um?

      Conheço uma mulher, por exemplo, com 30 e poucos anos que nunca trabalhou na vida. Arrumou um bico de telemarketing para convencer o marido que o ajudaria nas despesas. Logo que casaram ela anunciou a gravidez. Quando o nenê cresceu e estava na idade de voltar para a escola, e o marido começou a cobrá-la que arrumasse um trabalho, logo ela engravidou novamente. E já faz planos de um terceiro filho, para quando o segundo já estiver crescidinho. Não tenho nada contra a mulher gostar e assumir querer ser dona de casa. Mas se isso não estava claro desde o início do seu relacionamento, o seu marido pode estar se sentindo decepcionado. Pense se fosse o contrário, o homem que ficasse encostado. Nenhuma mulher toleraria isso. Todas nós passamos pior situações de desemprego. Mas não podemos deixar a peteca cair. Saia todo dia, procure pela internet, visite velhos amigos e distribua seus curriculos. Ele verá que vc não está acomodada.

      Já sobre o carinho que ele diz sentir, acredito que paixão se renove. Sempre assisto aquele programa “Fala que eu te escuto” na TV, e olha que sou espírita…rsrsrs… Vejo centenas de histórias de casais que haviam se distanciando e recuperaram o amor e a paixão.

      Acredito que correr atrás dele não vai adiantar nada no momento. Os homens tendem a sentir só e repulsa quando fazemos isso. Minha sugestão é que você cuide de vc. Acorde cedo, caminhe, se arrume. Para você e não para ele. Trace metas, procure emprego… Mude sua vida e a forma como se ve e seu relacionamento melhorará.

      Um beijo e boa sorte!

  22. Priscila

    Olá meninas!!!
    Eu tenho 21 anos, e a unica coisa que gosto do meu corpo, e o meu bumbum e a minha boca. Fora isso me acho horrível e magrela. Tenho 1,60 mais ou menos e peso mais ou menos 47,48 kilos. Sabe, faço de tudooo pra ganhar peso. Eu namoro e meu namorado tem 1.87 e pesa mais ou menos 124 kilos. Eu não ligo, mas ele sim. Ele está se tratando pra perder peso. Enquanto eu, estou louca pra ganhar algumas gordurinhas. Porque o que mas me incomoda e aquele ”ossinho” da cintura.

  23. ola Renata fique tranquila porque nao so preferem gordas eu na verdade nao sou pra mudar opnioes mais esse Homem nao e homem e ooomim eu sou feliz com a gorda bjs

  24. Renata suyellen

    Hoje eu já me aceitei como sou com 25kilos acima do meu peso, cconquistados por duas gestações, e causou o desgaste no meu casamento ate chegar a uma separação, então hoje sou mae solteira a 4 anos e do corpo de bailarina famosa de uma banda de forró no qual fiz parte 9 anos de minha vida, só ficou as fotos e lembranças…. Gostaria muito de poder conquistar meu peso novamente…. E viver minha vida mais feliz…..Renata Suyellen 36 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s