A polêmica da matéria sobre obesidade do CQC e as declarações de Brito Júnior

Por Renata Poskus Vaz

Meninas, antes de iniciarmos este artigo, vejam o video abaixo. Trata-se de uma matéria do programa CQC, exibido pela Band e que tratou do assunto obesidade.

Hoje, no Blog de minha amiga, a jornalista e modelo plus size Fabiana Camilo, vi um artigo muito bem escrito e que fazia críticas à esta reportagem. Eu não concordei com a visão dela sobre a reportagem, mas acho legal vocês darem uma conferidinha, clicando aqui. Afinal, apesar de se tratar de uma opinião diferente da minha, pode ser também uma visão que muitas de vocês compactuem.

Quando o CQC compareceu ao FWPS, sabíamos que se tratava de uma reportagem sobre obesidade, mas que o Programa não pararia, de uma hora para a outra, de fazer piadinhas. O repórter não obrigou ninguém a dar entrevista. As modelos que se prontificaram a falar não foram escolhidas por mim, elas mesmo se ofereceram e sabiam que se tratava de um programa com cunho humorístico forte. E, convenhamos, o humor sempre sobreviveu das diferenças, sejam físicas, etnicas ou culturais.

Na minha opinião, o quadro tratou sim da obesidade, mas de uma forma despretenciosa, até mesmo para não fugir do formato do programa. Mostrou um breve relato de especialistas médicos, como nutricionista, cirurgião etc. Também mostrou depoimento de artistas. Fiquei indignada com as declarações de Brito Júnior, que disse que sua esposa não engordaria porque era uma mulher inteligente. Mas é obrigação do veículo de mostrar opiniões divergentes, também. Nós estávamos ressaltando o quanto é legal ser gordinha. E o Brito dizendo o quanto teme a obesidade (mesmo que tenha feito isso de forma preconceituosa e indelicada).

Acredito que as brincadeiras no FWPS aconteceram porque estávamos receptivas a isso. Estávamos sorridentes, radiantes e pouco ligando para o que fossem falar sobre nós. Acho que é assim que deveríamos continuar. Eu não me ofendi com nada.

 Um exemplo interessante do “ligar o foda-se e ser feliz” é o site Papo de Gordo. Eles não ficam levantando uma bandeira da militância gorda. Para eles, ser gordo é um fato e o site serve apenas para mostrar como conviver com isso. Mas não escondem os contras de se estar acima do peso. Eles assumem os riscos e as delícias de serem como são. Os garotos fazem um PODCAST em que transformam a própria gordura em motivo de piada. Eles dividem matérias sobre moda, comportamento, saúde e não ficam polemizando ou se sentindo perseguidos por causa de brincadeiras.

Há muito gordinho por aí que se vitimiza mas é tão preconceituoso quantos os outros seres magros terrenos. A própria Preta Gil, que muitas vezes se disse vítima de perseguições da mídia por estar acima do peso, cansou de divulgar comentários ofensivos no twitter, por exemplo, à participantes de reality show que eram diferentes dela.

Tem vezes que não aguento entrar em alguns blogs por aí. Há gente que ataca gordo que emagrece, gordo que opera o estômoga, gordo que namora magro, gorda que não é tão gorda, programa que faz matéria com gordos, etc… Estamos cada dia mais intolerantes.

Acho que chegou a hora de começarmos a levar a vida numa boa.

p.s: antes que a rádio fofoca comece a correr, esclareço que este texto não é um ataque à Fabiana. Postei o link para o texto dela porque somos amigas e conseguimos debater de forma civilizada sobre qualquer assunto.

30 Comentários

Arquivado em comportamento, TV

30 Respostas para “A polêmica da matéria sobre obesidade do CQC e as declarações de Brito Júnior

  1. Sinceramente achava o Brito Jr um repórter INTELIGENTE. Depois da sua entrevista pro CQC desconsidero totalmente… Não só porque eu sou obesa, mas depois de falar que quem fica obeso não é inteligente…citando o exemplo que sua esposa não engordaria 20 kg porque ela é inteligente…você pode ter certeza que perdeu a chance de ficar CALADO. A partir de hoje a população obesa que tiver visto essa reportagem não terão mais a mesma admiração que tinham por ele. Deixe de ser Antiquadro e se atualize, não diga coisa que depois pode se Arrepender. Quando MAGOAMOS alguém, o seu coração fica como a FOLHA AMASSADA. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar. Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas é tarde demais. Acredite, Principalmente em seus sentimentos. E lembre-se SEMPRE SEREMOS RESPONSÁVEIS PELOS NOSSOS ATOS

  2. Silvania Palhares Moura

    Gente, o que o Brito Júnior falou foi o de menos perto da piadinha de mal gosto qdo terminou a reportagem e voltou-se a câmera para a bancada com os apresentadores, onde o Rafinha fez uma brincadeira muito sem graça, relembrando aquele episódio que aconteceu numa universidade com os calouros de “montar” em cima das gordas, se lembram? Ele quase não fala… mas faz a simulação de montagem, e agente deduz logo… nas entrelinhas chamou as gordinhas de “vaca”. É triste, mas é verdade… E vc reparou? Ou passou batido? Vejam o episodio no youtube e confiram.

  3. Olha, fazia tempo que não me identificava tanto com um post!
    Beijosss

  4. Esse comentário vindo de qualquer outro jornalista me surpreenderia, mas vindo do Brito Jr jamais. Minha mãe trabalhou durante muito tempo perto da Globo SP, quando ainda era na Praça Marechal e presenciou várias vezes a grosseria, a “metidez” e o pedantismo do Brito Jr. Ele além de jornalista é um ótimo ator, pois faz todo mundo acreditar ser uma pessoa simples, simpática e agradável quando é totalmente o contrário. Declarações como essa, vindo de pessoas assim não me asustam jamais.

  5. Milene

    Olha Renata, eu fiquei um pouco chateada com o comentário do Brito, porém estou indignada com esse video que acabei de ver circulando pela internet….

    Por favor assista!
    É um absurdo ver como as pessoas são preconceituosas e pequenas….

    Abraços.

    • Gisele

      Se gordo tem que ser divertido pra ser alguém, vcs que são feios tem o mesmo problema, tem que fazer essa piadinha medíocre pra tentar ser alguma coisa. GENTE SEM NOÇÃO NEM ENGRAÇADOS CONSEGUEM SER. Bando de gente sem talento.

  6. Re,
    Não é a toa que conversamos sobre vários assuntos e sobre tudo não precisamoas concordar o tempo todo uma com a outra. Essa abordagem no face serviu para mostrar principalmente que pode-se discutir um assunto defendendo seus pontos de vista e sendo respeitosos, veja como foi no face em que tivemos várias pessoas participando.
    Algumas são contrárias outras a favor, mas o que importa é exatamente abrir o assunto para discussão e fazer as pessoas se conscientizarem de alguma maneira.
    Viva a diferença e o respeito!!!
    Beijão

  7. Suzane

    Ah sabe, estou com a Renata, liguei o “foda-se” eu ficava muito, mas muito ofendida com matérias desse tipo, coisas assim, e ficava até triste, deprê, mas hoje em dia, nem dou importância, sempre vai existir esse tipo de coisa , infelizmente, e eu estou ocupada demais sendo feliz para me preocupar e esquentar a cabeça ^_~

  8. Pamella

    Eu adorei a reportagem do CQC, não vi nada neste humor que fosse ofensivo. Realmente o que ficou feito demais foi a declaração do Brito… eu acho que ele, com medo de demonstrar a sua burrice, insegurança e ignorância usou palavras para se defender de algo, sendo que nem estava sendo atacado…. isso sim é lamentável!

    Agora, Fabiana Camilo e Fabiana Karla estão de parabéns pelas declarações durante a entrevista, pois souberam ser agradáveis, simpáticas e estam LINDAS!

    Bjs

  9. Gente, eu fui uma das entrevistadas, e não me senti ofendida com a reportagem, todos nós, q demos a entrevista, estavamos cientes que poderia sair gozação. Porém acho que o comentário do Britto Junior foi super infeliz e acredito que perderá muitos fãs e admiradores do seu trabalho, pois ele considera-se uma pessoa culta, inteligente e dá uma opinião dessa em rede nacional, foi totalmente infeliz…
    Bjokas meninas

  10. Paula Regina

    As pessoas com sobrepeso ou obesas vivem deixando esses comentários e “piadinhas” pra lá e não compreendem que essa atitude, de jogar tudo para o alto e tô nem aí, alimenta e torna legitimada qualquer intimidação, constrangimento ou ofensa à pessoas acima do peso.

    Ao não nos unirmos para que esse tipo de comentário seja colocado como crime inafiançável, legitimamos e credenciamos que crianças acima do peso, gordinhos sejam achincalhados em Escolas e tornem-se alvos imediatos de bullying. E depois lamentamos os ocorridos como o massacre de Realengo/RJ.

    Se algum aluno negro ou judeu ouvir qualquer piadinha e comentário racista em Escolas e denunciar, os pais respondem por crime inafiançável e, de uma maneira ou outra, pouco temos retorno, ou quase nenhum, de piadas e comentários, em mídias, sobre negros ou judeus ou outros.

    Vai ver se esse repórter faz piadinha ou comentário que seja sobre negro ou algo que tenha alusão à raça negra? Não faz porque virou crime; ele e a emissora vão responder, criminalmente, pelo feito.

    Agora, como não podem com negros, judeus etc, vai no gordo porque “ainda pode”, voce não responde criminalmente por isso. Como citou Leo Jaime, o gordo é o novo negro. Leo Jaime fez uma chamada muito sutil e provocadora e só quem não percebeu é que não entendeu a dimensão do que escreveu sobre.

    Se cruzarmos os braços isso vai tornar-se uma bola de neve, tomar proporções agigantadas e todos que estão com sobrepeso, obesos e fazem parte do universo GG, vão sofrer grandes humilhações.

    Procuremos nossos direitos e é pra ontem. Periga muito que, rapidamente, sejamos novos alvos de pancada e que quebrem lâmpadas em nossa cabeça, tal e qual fazem com gays.

  11. Lorrane Kodos

    Minha primeira participação no blog. \o/

    Bom, primeiro eu gostaria de dizer que eu assisti ao programa como sempre, e não vi nada na matéria por parte do CQC que eu ficasse ofendida a não ser o comentário pobre do BRITTO JR.
    Claro que em algumas piadas [em geral] eles abusam como é o vídeo do Murilo Couto com Vitor Sarro, eles sim fizeram um homor sujo, naquele vídeo me senti super ofendida. Mas do CQC o a unica coisa pesadao foi NA MINHA OPINIÃO a declaração do Britto Jr.

    Então é isso ai! 😀
    bjoks …
    Sucesso ae!

  12. Sabe aquela história de não concordar com o que você diz mas lutar pelo seu direito de dizê-lo? Então, minha opinião é essa. Não gosto do CQC, achei o comentário de uma deselegância tal, mas concordo com a Re no sentido de pararmos de levar nossa luta pela auto estima como um “movimento” apaixonado. Eu não sou obrigada a achar gente magrela linda assim como o universo inteiro não é obrigada a achar gente gorda o máximo.
    Sim, eu me revolto com generalizações, com ser julgada pela aparência, etc etc. Mas honestamente, sinto que essas declarações extremamente preconceituosas tem um fundinho de “te quero mais não assumo”, sabe? Vale fazer votos pra que um dia o tal Brito se apaixona loucamente por um mulherão GGGGGGGGG? rs

  13. Brincadeiras às parte, vamos levar a vida com mais leveza. Não daria pra agradar todo mundo nem se nascessemos com 50 quilos em 1,80m. Fazer o que?

  14. Brincadeiras às parte, vamos levar a vida com mais leveza. Não daria pra agradar todo mundo nem se nascessemos com 50 quilos em 1,80m. Fazer o que?

    Re, você viu a revista Claudia desse mês?

  15. Lenilda Santos

    EM RELAÇÃO A MATÉRIA DO CQC, NÃO ACHEI OFENSIVA; APENAS O HUMOR SÁTIRO E PRESUNÇOSO DE SEMPRE; AFINAL FOI MOSTRADO VÁRIOS PONTOS DE VISTA, DESDE PESSOAS QUE E ACEITAM E SÃO FELIZES COM SEU PESO ATÉ OPINIÃO DE MÉDICOS CONCEITUADOS.

  16. Rê,
    Não achei a materia do CQC preconceituosa e as entrevistas com as meninas na FWPS ficaram ótimas. O problema veio dos outros entrevistados como Brito Júnior. Esse sim merece…. (auto-censura). Gorda = burra foi de matar.
    bjks
    Mel

  17. Daisy

    Obesidade é um assunto serio, não podemos encobrir ou fechar os olhos e achar que ele simplesmente não existe. Pessoas morrem com esse problema, assim como a anorexia. Porem a obesidade sofre preconceitos, algumas pessoas tratam do assunto não como um problema e sim como um tema pra deboche. Concordo com a opinião da Renata, o programa usou um humor inteligente, mostrou depoimentos de médicos, da população, de pessoas que gostam e, que não gostam de ser gordinhas, deixando para o telespectador um debate assim como está acontecendo agora.

    Há um tempo atrás eu não gostava que as pessoas tocavam no assunto obesidade pois eu lembrava do meu corpo e o quando eu não gostava dele, mas quando virei modelo aprendi a me amar me respeitar do jeito que sou. Hoje em dia adoro que as pessoas toquem no assunto e se sintam a vontade pra tratá-lo da forma que achar melhor, inclusive usando o humor , é claro sempre respeitando. Exigimos tanto da sociedade menos preconceito e que ela se ‘abra’ mais em relação ao assunto, quando nos mesmo os gordinhos estamos ‘fechados’ a novas opiniões.

    Apesar de a Fabiana ter uma opinião e a Renata ter uma opinião contraria a dela e as duas se respeitaram, achei muito legal =D

    Em relação ao outro vídeo ”Gente Gorda ”, sem comentários super ultra mega Power ofensivo =/

  18. Jujus

    Brito careca e feio. E burro, pra dar uma declaração dessa.

  19. Tatiane

    Sinceramente não vi nada demais na matéria, acredito que temos que temos que encarar a vida com mais leveza… o que o tipo de humor que o CQC faz é esse mesmo, o do deboche. Seja qual for o assunto tratado.
    Bjs.

  20. Debora

    Que horror, isso é traumatizante, irritante, Brito Junior nao é gordo mais é bu…o, esses meninos entao nem comento, nao tenho nem palavras.

  21. Pingback: Uma pessoa pode ser avaliada, valorizada ou simplesmente amada apenas por sua aparência? | Hit Na Rede

  22. Renata Costa

    Esse babaca na cama hj é um comediante da rede record da Ana Hickman…….. imbecil………

  23. Gisele

    Esse Brito Jr,é um coitado, além de feio é um péssimo apresentador, péssimo repórter e péssimo jornalista. Ele deveria olhar para si mesmo e ver que gente feia como ele também sofre preconceito, aliás ele deve ter algum grau de parentesco com o dono da tv onde trabalha porque não é possível ou quiseram chocar com a bizarrice que é ele. Enfim, hj em dia o jogo de marketing está muito estranho. Já ao vídeo daquele ser que está trabalhando no Agora é tarde com Danilo Gentili, tenho pena, pois ele acha que faz stand up comedy quando na verdade ele mesmo é a comédia, ele mesmo é o cúmulo do ridículo com suas piadas sem graça e pouco criativas. Enfim, se cada um olhasse para o próprio rabo não precisaríamos dizer certas verdades a respeito do que pensamos sobre os outros.

  24. demetrius dias pereira

    esse moço so estar na midia ,justamente porque vces ainda inssistir em perder tempo em assistir uma porcaria como esse cqc. agora reclama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s