Nune e Kuka

por Keka Demétrio

Dizem que ser mãe é padecer no paraíso, mas eu discordo, até porque não conheço o paraíso. Mas uma coisa eu tenho certeza: filhos são divisores de água na vida de qualquer mulher.

Não consigo me lembrar com muita clareza minhas prioridades antes de receber de Deus a missão de ser mãe. A sensação que tenho é que depois de Matheus e Maria Angélica tudo tem outro sentido, e às vezes em que errei na educação deles, talvez por excesso de zelo e amor, me pego querendo acertar cada vez mais. Afinal, quem ama educa, e não é só educar para o trato com as pessoas, mas também educar o coração e a alma. Conheço inúmeras pessoas que mal sabem manusear um talher, porém, possuem uma generosidade no trato com a vida que deixaria qualquer um de nós roxo de vergonha.

Ser mãe é diferente de tudo o que eu poderia imaginar. É uma espécie de amor incondicional e insubstituível. Quando somos pequenos e imaginamos perder nossos pais nosso coração dói que parece que vai sair do peito. Pois é, quando temos filhos e imaginamos perdê-los essa dor se multiplica que faz até mal só de pensar.  E nas vezes que discuto com meus filhos aborrecentes, depois de inúmeras tentativas de diálogo, me pego tentando controlar o ímpeto de colocá-los no colo e pedir desculpas por ter sido tão dura. Mas me lembro dos exemplos de minha mãe, me seguro, e confesso que muitas vezes choro por perceber que, assim como eu, que muitas vezes não quis ouvir as palavras de minha mãe, achando-a retrógrada e chata, eles ainda vão aprender muitas coisas através do sofrimento.

Sempre tive a visão de que não crio meus filhos para mim, e sim para o mundo. Não para um mundo qualquer, mas um que eles devem criar através de escolhas sábias e descentes, tornando seus caminhos retos e claros. Isso nem sempre é fácil, o amor que uma mãe devota aos seus filhos às vezes cega e faz tropeçar nos ensinamentos, mas Deus é testemunha de que a intenção foi baseada no tal amor sem explicação.

Às vezes fico pensando como seria minha vida sem os meninos, e confesso que mesmo diante dos percalços vividos, na dor em ver um deles triste, minha existência não teria sentido. Confesso também que sinto medo em relação ao futuro, porque antes de serem meus filhos são pessoas dotadas de natureza própria, e que mesmo se eu quisesse jamais poderia tomar para mim suas dores, e mesmo se pudesse ainda assim estaria sendo egoísta ao ceifar-lhes o direito à evolução como seres humanos.

Tenho orgulho pela mãe que sou, mas mais ainda pelos filhos que tenho. Brigamos, discutimos, mas nos amamos. Aos trancos e barrancos vamos cumprindo nossos papéis. Eu tentando ser uma mãe presente, que ama, ensina, doa, satisfaz desejos, mas que também cobra e chama na conversa sempre que se faz necessário. E eles tentando entender essa mãe meio maluca, que tenta ser descolada, compreensiva, mas que faz questão de ouvir “Benção, mãe” junto com um beijo estalado, só para poder responder “Deus te abençoe” com um abraço muuuito apertado.

Nune vai completar 15 anos e Kukinha 14, mas para mim continuam a ser aquelas crianças que um dia Deus me presenteou para que eu compreendesse que a vida é muito mais do que simplesmente riscar os dias no calendário, que ela é feita de amor, de amor de mãe. E todas as vezes em que me sinto triste e desanimada, me lembro dessas duas almas confiadas a mim e agradeço a Deus por fazer esta minha existência muito mais fácil ao me permitir sentir as dores e as alegrias ao protagonizar o papel de mãe.

31 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Relacionamento

31 Respostas para “Nune e Kuka

  1. lfabicarvalho

    Keka, lindona. Texto lindo. Linguagem simples, que envia direto pro coração a emoção do que é ser mãe pra quem ainda não é, e troca experiências indiretamente com quem já tem esta felicidade! Parabéns. Beijos..caso não passe por aqui, Feliz Dia das Mães pra tiii.

    • Keka Demétrio

      Fabi, sua linda, obrigada pelo carinho. E vc, já é mamys, ou acalenta esse sonho?
      Bjosss

      • Faby

        Keka linda,
        Eu por enquanto só desejo ser mãe.
        Tô numa fase de mudanças em minha vida, o que não impede que isso aconteça, mas se puder planejar, é melhor né.
        Beijos…de olho em vcs aqui e no twitter…
        Cuidem-se!

  2. Débora

    Ser mãe é realmente maravilhoso! Eu adoro estar com meus filhos sempre dou muitos beijos e abraços e de vez em quando rola uns “aranca rabos” nada grave tudo dentro do limite do respeito e da normalidade. Costumo dizer aqui que eles precisam ter paciência pois estou aprendendo a ser mãe com eles, afinal antes não podia imaginar como era.Tenho dois meninos (19 e 16 anos) que ainda são meus bebes! Lindos seus filhos Keka parabéns! Como sempre amei o texto.

    • Keka Demétrio

      Débora, eu tbem adoro pegar meus filhos e dar uns bons amassos, quer dizer, quando eles deixam. kkkkkkkk
      Feliz DIA DAS MÃES (F)
      Bjosss

  3. Fernanda Prado

    Parabéns pelos belos filhos!!!!Tenho certeza que serão igualmente descolados, porque a fruta não cai longe do pé.
    Eu também nem imagino minha vida sem minha filha de 2 anos. Eu, que nunca quis ser mãe, agora nem sei quem eu era antes, nem sei se havia uma alma dentro do meu corpo.
    Quando ela me abraça, o mundo pára.
    Nada , nada no mundo supera a emoção de ser mãe. Ser mãe vem antes de tudo.

    • Keka Demétrio

      Fer, a quase quarentona aqui tem síndrome de Peter Pan. rsrsrs
      Meus filhos já estão grandinhos, e sinto saudades de quando eles tinham 2 aninhos como sua princesa…aproveita mtooooo essa fase pq é uma das mais gostosas que tem.
      FELIZ DIA DAS MÃES (F)
      Bjosss

  4. Joice

    Q lindo o seu texto, amei!
    Também me sinto assim em relação a minhafilha, a minha gatona como costumo chamá-la!
    Ser mãe realmente é uma milagre maravilhoso….infelizmente existem inúmeras mulheres por aí, que não sabem valorizar essa tarefa divina abandonando seus filhos em latas de lixos e coisas do gênero.È muito triste e revoltante todos esses episódios que temos acompanhados pelos telejornais não é mesmo?
    Parabéns, seus filhos são lindos!!!
    Bjooo…amo esse blog

    • Keka Demétrio

      Ahhh, flor, fico estarrecida quando vejo certas atrocidades cometidas por alguns monstros (sim, me recuso a chamá-las de mãe). Embora o relacionamento entre mães e filhos nem sempre seja mil maravilhas, isso faz parte do crescimento de ambos e discordar de certos pontos de vista também faz parte do que acredito ser um relacionamento pautado no amor.
      FELIZ DIA DAS MÃES. (F)
      Bjosss

  5. Karina Abe

    Sem palavras Keka querida…..
    Tenho 2 pimentinhas aqui em casa….Mas minha sem eles seria um tedio….
    Bjux sabor sushi \Ka

  6. Dani

    Lindo Keka !!! Eu sei o que é sentir este amor incondicional que vc descreveu, fui mãe aos 21 anos e adiantei muita coisa na minha vida por conta da Grazi e não me arrependo de nada faria tudo novamente se fosse preciso.
    Feliz dias das mães adiantado !!!

    • Keka Demétrio

      Dani, é um amor tão inexplicável, né. Embora tenha dias que nem quero conversa me recuso a imaginar a minah vida sem minhas lindezas. rs
      FELIZ DIA DAS MÃES (F)
      Bjoss

  7. Ágata

    Lindo…Maravilhoso Keka…

    Eu ganhei esse premio da vida a pouco tempo… E embora no começo minha reação foi de medo e até rejeição, hoje sou muito feliz com meu pequeno…
    Agradeço a Deus e meus amigos queridos que não me deixaram fazer a besteira de abrir mão dessa mravilha que é ser mãe…
    Eles nos fazem pensar em tudo de outra forma… estão acima de tudo e de todos…
    Claro que também nos proporcionam momentos dificies e até de tristeza, mas nada em comparação com a imensa alegria de SER MÃE…

    Nicollas mamãe te ama…
    Bjusss

    • Keka Demétrio

      Ahhhh, me arrepiei. Tenho certeza absoluta de que fez a escolha mais sábia de toda a sua vida!!!
      Nicollas, vc tem uma mãe fantástica!
      Beijos, querida e um FELIZ DIA DAS MÃES (F)

  8. Patricia Abrão

    vc é uma mulher maravilhosa, um ser humano incrível, e como mãe não seria diferente… eu bem sei quão preciosos são seus filhos, q amo como se fossem meus. Mas não seriam essas jóias se não tivessem um exemplo de retidão e amor incondicional como vc!! Pode se sentir d+ meu bem, pq vc é uma Mega-Mãe!!!!
    Bjos, amo vcs três.

    • Keka Demétrio

      Ahhhhh, nunca sei o que dizer a vc que sabe tudooooooooooooo da minha vida. Acompanhou minhas alegrias, meus sofrimentos, minhas dores, minhas quedas e com muito amor sempre me ajudou a levantar. Quantas e quantas vezes confiei meus filhos a você com a certeza de que cuidaria deles muito melhor do que eu. rs
      Fico feliz demais qdo vejo a mãe extremosa e amorosa que Gabi e Gui possuem. Você também é um exemplo. Tenho orgulho de vc.
      Aliás, vamos combinar de almoçar todos juntos domingo??
      Beijos, amo vcs três.

  9. Muito lindo. Adorei! Keka sempre com o dom das palavras…

  10. Que lindo Keka… parabéns pela mãe incrível que vc é!!!
    Beijos

  11. Keila Barros

    PARABÉNS ANTECIPADO PELO DIA DAS MÃES !!
    QUE DEUS ABENÇÕES E MUITA LUZ A VC E SUA FAMÍLIA!!
    ABRAÇO GRANDE A VC!!

  12. Bruna Monteiro

    Poxa Keka, eu ainda não sou mãe, mas tenho minha sobrinha que mora comigo, esse texto você faz qalquer pessoa chorar!

    ADMIRO DEMAIS DA CONTA!

  13. Rosali

    Olá keka, sou sua fã !
    Foi através de um texto seu, que li há algum tempo atrás num dia depressivo, que resolvi levantar minha auto estima e me aceitar como sou.
    Me identifico muito com seus textos, todos eles!
    Sempre passo aqui para dar uma olhadinha.
    QUERO DEIXAR OS PARABÉNS PELO DIA DAS MÃES!!!
    Também sou mãe, tenho um filho de 17 anos e duas filhas, 14 e 7 anos.
    Meus filhos são maravilhosos, assim como os seus, pedem minha bênção para dormir. Acho isso maravilhoso!
    De vez em quando ou (raramente), discutimos, principalmente quando eles não conseguem entender que é preciso saber ouvir um NÃO.
    Mas o que mais importa é o amor que sentimos entre nós.
    Beijo!
    Rosali.

    “…É isso aí
    Um vendedor de flores
    Ensinar seus filhos a escolher seus amores…”
    Ana Carolina e seu Jorge

  14. NÃO SOU MÃE, MAS PROFESSORA HÁ 12 ANOS ENTÃOME SINTO MEIO MÃE DOS MEUS ALUNOS MUITAS VEZES…PARABÉNS A TODAS AS MÃES…BEIJOS

  15. Bianca

    Keka lindo, lindo seu texto. Foi escrito com a alma, com o coração puro de mãe.
    Teus filhos devem se orgulhar muito de ti.

    Parabéns pelo dia das mamis queridas. À você e a todas as mamis desse mundão! Em especial a minha. 😀

  16. Cynthia Alonso

    Ai Keka, não tem nada no mundo que me faça mais feliz do que ser mãe. Minha “Maricota” é o melhor presente que já ganhei de Deus. Como você, hoje acredito que sem ela minha existência não teria sentido. Também não posso deixar de falar na minha mãe, que é um espetáculo. Brinco que formamos o “Trio Parada Dura”. Não nos largamos! Somos amigas e companheiras, e isso faz com que minha vida seja boa demais da conta!
    Cheiro e um Dia das Mães especial para cada uma de nós.

  17. Juliana Luz

    Keka..arrasou pra variar…e num assunto Tão importante!
    Meu filho é tudo pra mim… meu companheiro, rimos, dançamos, estudamos..td junto! Ele e minha mãe são meus gdes motivadores em tudo!
    Sofro d+…mas d+ msm..em pensar q um dia me faltarão…só d escrever já me emociono…
    Bjks…te amo…até pq vc não deixa de ser uma mãezona pra mim;;;e muitas outras….

  18. Juliana Luz

    João Lucas..minha gostosura..mamãe te amaaaaa….

  19. Raika Carvalho

    Adorei o texto,e você disse palavras que cabem a qualquer mãe,pois é exatamente este sentimento que temos em relação oas nossos filhos.
    Esse amor tão sublime que nos faz sofrer ao somente pensar que nossos filhos sofrerão por qualquer que seja o motivo.
    Mesmo que ás vezes a vida me faça sofrer,eu nunca me arrependerei de ser mãe,que é o maior amor que eu possa sentir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s