O Segredo para ser feliz

Por Renata Poskus Vaz

Queridas amigas, este texto foi postado por mim no ano passado, aqui no Blog Mulherão. Mas ele continua atual, vale reler. Beijos!

Hoje fui à livraria comprar O Segredo, um best seller de Rhonda Byrne. Já havia lido e relido inúmeras vezes este livro e, desta vez, pretendia presentear uma pessoa muito especial.

O Segredo é um livro de auto-ajuda que revolucionou o mundo com uma técnica bem simples, a da atração. Esta lei diz que você é aquilo o que pensa e atrai aquilo que mentaliza. Ou seja, se você escuta e repete para si mesma que é feia, fracassada e que nada dá certo em sua vida, isso se concretizará. O livro, também, propõe uma reviravolta: pense em coisas boas, acredite em seu potencial, mentalize apenas o bem, apenas a prosperidade e você sempre terá sucesso em todas as área de sua vida.

Eu não entendia O Segredo

Quem acompanha meu trabalho há mais tempo, sabe bem que já passei um momento muito difícil em minha vida. Após o falecimento de minha mãe, em 2000, a vida parecia piorar e piorar. De uma hora para outra, de menina me vi mulher e repleta de responsabilidades e isso me assustou. Diante de dificuldades, sempre fui tomada de um espírito pessimista, acreditando que eu era gorda, horrível e que nada, nunca, daria certo em minha vida.

Quanto mais eu sentia medo de que as coisas piorassem, elas se tornavam reais. Era incrível! Todos os meus pesadelos se concretizavam. Era só mentalizá-los, mesmo que em pensamentos: “não quero que isso aconteça!”. Pronto, eles aconteciam.

Nesta época eu era triste e isso estava nítido nos meus olhos. Achava-me feia e realmente parecia menos bonita do que sou hoje. Acreditava que não merecia ser feliz e eu realmente não conseguia!

Para melhorar em todos os aspectos da vida

Comecei a perceber que vibrar por coisas boas, pensar apenas no melhor, acreditar que tudo vai dar certo, realmente me levavam ao sucesso. Hoje, uma de nossas leitoras me perguntou se eu algum dia acreditava que faria tanto sucesso.

Bom, antes de ler O Segredo eu não acreditava no meu potencial. Eu sabia que tinha talento, mas sempre me enxergava em um fundo de poço escuro, sem salvação. Depois, comecei a observar minhas qualidades, estabeleci metas em minha vida e comecei a realizá-las, uma a uma. Eu sempre soube que seria famosa por algo diferente que criaria, algo que fizesse as pessoas felizes e as ajudassem. Eu só estava desestimulada. Mas consegui! Entretanto este foi um longo processo. Antes, precisei voltar a me admirar, a enxergar minhas qualidades e a investir em meus projetos.

Como sou de carne e osso, como todas vocês, também tenho minhas recaídas. Às vezes perco meu tempo com coisas que não são produtivas. Quando alguma pessoa que inveja minha felicidade tenta me atacar, me provocar, eu desvio do meu caminho de propseridade e perco tempo com discussões que não me levam para lugar algum e deixo com que sentimentos ruins proliferem em meu coração. É um tempo precioso que eu poderia dedicar aos meus projetos, à minha família e outras coisas que me fazem feliz. O importante é reconhecer esses erros e voltar a atrair apenas pensamentos, sentimentos e situações positivas.

O mesmo peso, mas com uma maneira muito diferente de olhar a vida. A felicidade está escancarada! Preciso dizer mais alguma coisa?

4 Dicas para conseguir realizar seus sonhos

1)Trace metas. Defina o que quer para a sua vida em todos os  aspectos. Por exemplo: um novo emprego, novo carro, novo namorado… Não pense que você não pode ou nunca terá determinadas coisas. Você pode tudo o que quiser, só basta acreditar (nossa, esta última frase parece música da Xuxa…rsrs). Acredite realmente que tudo isso já é seu;

2)Observe-se sempre, reconheça suas qualidades e potencialidades. Se você não gostar de você, ninguém gostará. Você terá que conviver consigo mesma por toda a vida;

3)Não desperdice energia com coisas que não te agregam nada. Por exemplo: “vasculhar” orkuts alheios, fofocar, assistir tv além da conta etc;

4)Tranforme inveja em admiração. Ao invés de desejar consciente ou inconscientemente que alguém se prejudique só porque o sucesso dela te causa sofrimento, inspire-se e use esta pessoa como exemplo. Lembre-se que você pode ser especial e atingir o sucesso de maneiras éticas, lícitas e isso será muito gratificante.

 

32 Comentários

Arquivado em comportamento, Preconceito

32 Respostas para “O Segredo para ser feliz

  1. Renata, amei o texto. Quando nos amamos de verdade, mudamos para melhor. Passamos a nos libertar de certas cobranças e de um falso perfeccionismo, recuperamos nosso brilho, nossa autenticidade. Respiramos aliviados para a vida!
    Independente do que outras pessoas pensem ou digam a meu respeito, eu ME AMO e repito isso a cada dia de minha vida!
    Adoro você!!!

    Beijos muitos muitosssss!!!!

  2. Cara Renata,
    Eu já tinha lido este post e, realmente, é uma inspiração.
    Você deve mesmo, de vez em quando republicá-lo, assim quem estiver meio de baixo astral como eu hoje, acaba se animando.
    Parabéns pelo Sucesso!!!
    Bjs
    Lu

    • renatavaz11

      É, hoje eu postei esse texto pensando em uma pessoa que era muito especial para mim e está meio perdida na vida. Sem focar suas prioridades, está regredindo. Essa pessoa me ensinou muito, hoje espero ensiná-la, se ela tiver humildade para aprender um pouquinho comigo.

      Um beijo, Luisa.

  3. Thalita Amorim

    Simplesmente SHOWWWW e inspirador…..

    grande beijo

  4. Tatiele Cristina

    Ameeei o seu texto, me deu uma nova perspectiva de vida…
    eu estou passando por um período ruim, acabei a faculdade, mas como nunca trabalhei, estou perdida, sem saber o que fazer!
    Mas este texto me deixou mais esperançosa, estou com um sentimento de fracasso, de que estacionei e não consigo sair do lugar!!
    Vou comprar este livro, nunca fui muito de ler livros de auto-ajuda, sem compro livros de literatura, mas este eu vou comprar..
    beijos!! parabéns pelo texto, realmente ainda é muito atual…beijos!!

    • renatavaz11

      Tati,

      Sei bem o que sente. Eu estava assim também. Embora eu já trabalhe desde os 14 anos, não conseguia progredir como jornalista. Obviamente eu tinha um cargo bom, era gerente de uma empresa de comunicação, mas era mega mal remunerada. Hoje as coisas mudaram. Vc tem que ter esperança e se sentir merecedora do sucesso., Tem gente que não cresce pq, lá no fundo, acha que não merece o que de melhor a vida pode te dar. Vc é merecedora e não é a falta de experiência profissional que irá te impedir de progredir.

      Sucesso sempre!

  5. Elaine Mendes

    Renata !!

    Não tem noção de como foi inspirador ler seu texto !
    Há cerca de dois anos atrás me recomendaram este livro (assim como você, estava passando por um momento muito triste). Sai correndo para a livraria, comprei o livro e no caminho de volta pra casa percebi que meu livro estava escrito de cabeça pra baixo… Confesso que fiquei com mais ódio do mundo e deixei ele no fundo de uma gaveta. Vou tentar resgatá-lo e quem sabe minha auto-estima não vem junto ??!! rsrs…

    SEU TEXTO É PERFEITO !!

    • renatavaz11

      Elaine, lindona… Resgate mesmo. Gente, juro que eu estava na merda antes de ler este livro. O segredo não está nele, mas na gente. Dizem que livros de autoajuda servem apenas para sugar nossa grana, mas esse me trouxe o sucesso.

      Lembro que enquanto eu lia O Segredo pela primeira vez, fiz uns exercícios de repetição. Lembro que escrevia todo dia em uma folha de papel o que eu queria para meu futuro e em uma das linahs escrevi o pretensioso: “quero ser entrevistada pela Hebe Camargo”. Meu ex leu e riu horrores. Disse que eu deveria me concentrar em coisas possíveis;. Mas não é que eu realizei este pedido?

      Espero que leia e depois volte aqui para falar das mudanças na sua vida.

      Beijos

      • Elaine Mendes

        Pode deixar Renata !!
        Vou fazer o resgate nesse fim de semana, e se Deus quiser em breve farei meu relato de sucesso !!

        Bjo e Bom fim de semana !

  6. Rê,
    Li e não achei nada de extraordinário no livro porque EU JÁ PENSAVA dessa forma. Aprendi com a doutrina espírita desde pequena. Mas dou valor por ele ter levado a força do pensamento à tantas pessoas, de diferentes culturas e credos.
    bjks
    Mel

    • renatavaz11

      Oi Mel, adoro quando vc passa por aqui. E fico feliz em saber que vc já era um mulherão, desde que era uma menina. rsrsrs… Mas infelizmente eu não me sentia tão poderosa, como hoje me sinto. Se eu te contar que assisti o DVD do Segredo todo dia durante 1 mês vc acredita? Era como ler uma passagem do evangelho. rsrsrs

      Funcionou!

      Beijos

  7. ELAINE ALVES

    Hoje é um daqueles dias que parece que texto foi escrito pra mim e engraçado com as coisas se mostram de uma forma tão ….. inesperada mais obrigada por lembrar pois quando estamos assim passando por situações e acha só gente passa por isso e não bem assim espero que tudo isso seja só uma tempestade logo vai passar e vai vir um solzão maravilhoso seguido de arco- iris kkkkk já estou no clima viu bjs !!!
    ta sua novíssima colega .

  8. Adorei!!!!!!! Tenho uns altos e baixos em auto-estima e estou vivendo um momento de guerra interna entre o amor e o desprezo por mim mesma… Mas acredito que tudo vai dar certo!!!!!!!Parabéns!!!!! 😀

  9. Bruna Monteiro

    Texto maravilhoso!!!!!!!!!
    Admiro você sempre, e é isso mesmo, nós podemos tudo com ceteza!!!! Só basta querer e correr atras, sem perder tempo com coisas que não vão acrescentar em nada.

    Re, você tem muito mais para brilhar!!!!!!!!

    Bjusssssssss cheio de saudades!!!!!

  10. Cinthia Laterza

    Parabéns Renata!!
    Além de fazer um trabalho de “utilidade pública”, você está se realizando e levando tanta coisa boa pra muitas mulheres!
    Fico feliz de ver pessoas de mente aberta progredindo! É bem por aí!!
    Eu também já peguei uns textos antigos onde imaginava minha vida no futuro e vejo quanta coisa se realizou… parece mágico, mas também já passei meus perrengues onde nem via o fim do túnel (muito menos a luz! kkkk)
    É ótimo ver a vida de outra forma..!!
    Muita luz, sucesso hoje e sempre!!

  11. Muito bacana ver seu texto ajudando os outros.
    Acho que é pra isso mesmo que existimos…é meio que a minha razão de viver poder ajudar as pessoas a evoluirem e serem felizes. Se não, de que servem as boas lições que aprendemos nessa vida? De que serve o dinheiro? De que serve as coisas boas que adquirimos/vivemos/conhecemos se não podemos dividir com ninguém?

    E acho que o maior de todos esses conselhos que você deu e o povo tem precisado é: transforme a inveja em admiração.
    Eu admiro muita gente e gostaria de chegar a alguns lugares que amigas já chegaram – e por outro lado tenho amigas que gostariam de chegar onde cheguei – mas não precisamos desejar que a pessoa caia para chegamos lá.
    É impressionante como as pessoas perdem tempo se preocupando com a vida alheia ao invés de se prepararem para atingir seus objetivos…

    Parabéns pela iniciativa flor 🙂

  12. Denise Paz

    Oi Rê, ando passando menos por aqui, mas sempre leio tudo…
    Adorei o texto, vc escreveu isso há um ano atrás, mas sermpre será atual e sempre terá alguém quer precisa ler algo assim e que pensará esse texto é para mim e perfeito para meu momento.
    Enquanto lia estava lembrando que esses dias achei na minha agenda do ano passado um papel perdido com metas e desejos que gostaria de realizar e para minha supresa quase todos se realizaram… esse ano para mim foi bem dificil, mas sempre acreditei que não estamos aqui para sofrer e sim para aprender. Depois de todas as tempestades sempre vieram os arco-íris, pq sempre acreditei e mim e na força transformadora que rege o universo…
    Eu assisti um documento sobre O Segredo, mas não li o livro, vou comprá-lo para ler…
    Bjs

  13. rita

    Parabens Renata. Voce é linda e corajosa. Com otempo aprendemos a valorizar cada minuto de nossas vidas . Mais e mais sucesso.

  14. Lu

    Adorei! Tudo que eu estava precisando pra elevar meu astral.
    Renata, você está linda querida. Que sua estrela brilhe cada vez mais!
    Bjs,

  15. Eu tenho o DVD do filme The Secret, eu também acredito mas falta eu por em prática.

  16. Ana Flavia

    Oi Renata!
    Que texto lindo e inspirador!
    Me vi em muitas coisas que descreveu.
    Ainda tenho uma tendência enorme em ser pessimista quando se trata das minhas coisas.
    Uma amigona minha até me disse, que sou tão positiva com as coisas dos outros e porque não sou assim com as minhas.
    Vi o Segedo um tempo atrás, fiquei super empolgada, mas no dia a dia acabei esquecendo suas lições valiosas.
    Você me inspirou e me deu uma injeção de ânimo. Vou comprar esse livro, vou seguir os passos que vc descreveu e encher a minha vida de alegria, prosperidade, amor e sucesso!
    Obrigada Re!
    Beijos
    Ana Flavia

  17. Vanessa

    Oi Renata,
    Li seu texto ano passado, olhei bem pra vc nas duas fotos..
    Sejamos sinceras, o brilho no teu olhar é o que difere uma da outra..
    Então olhei fotos minhas, e por mais que eu tentasse, nao conseguia sair do aspecto dessa primeira foto tua..
    Comprei o livro..e Li, claro!
    Bom, eu estava em casa, cuidando da minha casa, da minha filha e vivendo picuinhas alheias.. isso, com 23 anos!
    Eu achava que tudo na minha vida era causado pelos outros, que tudo estava errado por culpa de alguem, nao pelas minhas atitudes..
    resumindo, mudei minha maneira de pensar, curti muuuuuuuuito a tal “musicoterapia” e dentre outras coisas, tracei metas!
    Voltei pra faculdade, estou feliz comigo, com a minha aparencia.. e tem sido ótimo perceber a cada dia o quanto sou capaz, o quanto eu verdadeiramente POSSO tudo que eu quiser!
    bom, só me resta te dizer um MUITO OBRIGADO, de todo coraçao, que vc continue irradiando felicidade!

  18. Vanessa

    a propósito..
    eu já tinha assistido o filme há algum tempo atrás, mas como sempre, o livro supera o filme em todos os aspectos, é um livro ideal pra vc ter em casa, abrir de vez enqdo, dar uma lida..

  19. Talvez vc não se sentisse bonita nesta fase, mas eu achei você linda nas duas fotos! Adorei as dicas pra realizar seus sonhos! Concordo com tudo!! Sucesso sempre! bjos, Van

  20. Cris

    Eu não me canso de ler esse lindo texto, cheio de otimismo e perseverança!!!!!

  21. Ana Nunes

    Olá Renata!
    Primeira vez no seu blog e já dou de cara com esta maravilha de texto justo hoje que tive uma recaída! Parece coisa de Deus mesmo, lembrei que também tenho este livro mas está lá no fundinho da gaveta que não é o lugar mais apropriado pra ele não é mesmo?
    É sempre bom repetir palavras tão maravilhosas, alguém pode estar precisando lembrar assim como estou hoje.
    Muita LUZ, SUCESSO e seja sempre esse ser iluminado e transformador.
    Parabéns e um grande beijo

  22. Alael Cristina

    Te vi descrevendo minha vida.
    Passo dia a após dia reclamando e me lamentando porque engordei, não consigo gostar de mim, e fico querendo que as pessoas gostem.
    Amei esse post, sempre entro no blog e isso a me ajuda muito, mas confesso que sempre via as fotos, as roupas, mas no fundo sempre ficava com uma coisa dentro de mim, elas ficam bonitas assim eu não, hoje ao ler esse post me senti renovada, até imprimi suas dicas, espero em breve poder voltar aqui e contar como estou bemmm melhor.
    Parabens pelo Blog
    Bjs
    Alael Cristin@

  23. ilda clementina martins de oliveira melo

    Adorei o livro do segredo e sempre que posso pego nelo e leio, este livro me fez acreditar que podemos ser tudo aquilo que imaginamos, quando comprei o livro a minha vida mudou muito para melhor, agora estou numa fase menos boa mas sei que logo, logo a minha vida vai sorrir outra vez porque acredito e tenho muita fé. Parabéns e felicidades.
    Lila Melo
    27/07/2012

  24. fabiana

    Oi Renata estou passando momentos dificeis me ajude com sue livro… bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s