Dramas capilares!

Por Dani Lima

Se eu tenho um bom relacionamento comigo mesma e não fico encucada com o lance de ser gorda, assumo que todas as minhas inseguranças ficaram reservadas para o meu cabelo! Sofro um eterno drama capilar que parece não ter mais fim!

Nasci careca, carequinha mesmo! Depois de um tempo é que foi surgindo um fio ou outro, e minha madrinha conta que para que eu chegasse na festa de 1 ano com um “montinho” significativo de cabelo,  ela teve que perseverar muito nos penteados “alongadores” ao longo do ano! rs

Mas depois de um tempo o cabelo deu o ar da graça à minha cabecinha negra, e veio cacheado! Mas um cacheado que era contido à base de água e creme de pentear, sabem? Do tipo fixo, que você faz o penteado e fica cacheadamente bonito, dá pra entender? E eu vivi com ele dessa forma por muito tempo, tipo, toda a minha infância. Mas por volta dos 10 anos, resolvi que tinha que fazer algo no cabelo, que a essa altura do campeonato, me pedia mais cuidado por estar maior e mais cheio. Enchi o saco da mamãe, e nessa época meti as caras nas químicas todas, na tentativa de amaciar os cachos: passei a relaxar o rebelde!

E foram muitos anos relaxando. Alguns anos com cachinhos de fato e muitos outros com o cabelo mais complicado naquela berlinda entre o cacho e o espigado (foto de 2005!); mais precisamente, até os 15 anos!

Aos 17, estava alisada! Em meados de 2005, optei por começar o tratamento com Hidróxido de Guanidina. Acredito que, depois de ter resolvido usar química em um cabelo que estava ótimo do jeito que estava, alisar (e, principalmente, alisar com guanidina) tenha sido uma das escolhas mais terríveis da minha vida!

O cabelo com guanidina fica belíssimo no dia em que foi tratado, mas ao longo do mês, você vira um bicho! Independente de caprichar na hidratação dos fios toda semana ou não, com o tempo seu cabelo vai ficando ressecado e sem vida, sem contar que a raíz dá o ar da graça já com 30 dias completos, nunca durando o tempo mínimo para a próxima aplicação. O resultado disso, sempre foi um cabelo bom hoje, amanhã, depois de amanhã… mas 15 dias depois, raiz e cabelo ‘morto’!

As fotos de 2007 lá em cima, foram tiradas no dia do meu anversário. Havia acabado de fazer alisamento. Abaixo, uma foto do mesmo ano, em Setembro. O cabelo estava horroroso, cheio de pontas duplas, triplas, em forma de palha… um terror! Precisei cortar além das pontas para não ficar tão terrível, e ainda assim, o aspecto era horroroso. Cabelo sem vida, MESMO, ainda que com hidratação semanal, sem nenhuma tintura e tudo mais!

Certa vez, li que os cabeleireiros tem preferência por usar guanidina ao tioglicolato (as duas substâncias mais utilizadas para alisamento), uma vez que a primeira precisa de manutenção intensa e rigorosa, o que “prende” a cliente ao salão pra sempre! E eu acredito que funcione exatamente desta forma, pois baseada na minha experiência, a guanidina definitivamente não é bacana!
Além do descontentamento com a química que estava usando, estava descontente, principalmente, com o método que passei a utilizar. Quando relaxava o cabelo, tinha a liberdade de lavá-lo e sair sem problemas, porque os cachos eram formados e eu conseguia viver sem problemas, com o cabelo bonito. Mas uma vez alisado, ele não forma mais cachos quando é molhado, mas também não fica liso, já que é crespo por natureza, não liso. O resultado do pós-lavagem, é um cabelo esquisito, meio espigado e sem forma, como na foto! rs
Sendo assim, você fica escravo não só do cabeleireiro, como também daquele combo…
E não tem nada mais inconveniente do que PRECISAR fazer escova e chapinha pra poder ter vida social. Chega uma hora que você não aguenta mais.

E mesmo com todas as negatividades, recentemente, eu ainda fazia utilização de guanidina, rs! Sabe quando a gente fica protelando, protelando e protelando? Então… Eu tinha plena noção de que meu cabelo vinha se deteriorando por conta do alisamento (e tudo que ele exige, ou seja, o secador e a chapinha), sabia que teria que descobrir outra coisa para utilizar, mas fui empurrando com a barriga e deixando passar.

Porém, desde fevereiro deste ano, decidi dar um stop nessa vibe do mal que eu me encontrava! Conclui que precisava fazer algo pelo meu cabelo, e definitivamente, o primeiro passo era parar de alisar com guanidina.Desde então, (ou seja, há 5 meses), meu cabelo só vê shampoo, creme para pentear e as vezes, uma máscara de hidratação.

Razão pela qual tenho desfilado um coque alto bagunçadinho e uma franja malcriada. Pra quem achou que era style, lê-do engano. É a ação revolts do rebelde mesmo! 

A raíz do meu cabelo está mil dedos crescida, o aspecto dele é um dos piores e dizer que ele está BEM crespo, é ser deveras educada! Mas, ao menos, estou ajudando o tempo na árdua tarefa de me desfazer por completo dos resquícios de guanidina que rondam minha cabeça!

Porém, uma coisa é certa: preciso decidir mais uma vez, que rumo tomar no trato capilar. Afinal, o detox é necessário neste momento para meus fios, mas ficar Maria Louca do Cabelo Duro, pra sempre, é assinar sentença de morte! Preciso decidir o que fazer do meu cabelo novamente.

Tenho o sonho de poder usá-lo cacheado (mas cacheado de verdade, como em meus áureos tempos) no dia-a-dia, mas tendo liberdade (e raíz “domada” o suficiente) para trabalhar uma escova numa ocasião especial. Esta semana vou à cabeleireira saber qual a técnica indicada para tanto e volto pra contar as cenas dos próximos capítulos! 🙂

E vocês? Tem tantos dramas quanto eu, estão satisfeitas ou não aguentam mais e querem ficar carecas?! hehe Ahn, e se tiver alguma cabeleireira por aí que queira me indicar algum tratamento, me conte nos coments!

85 Comentários

Arquivado em Cabelo

85 Respostas para “Dramas capilares!

  1. kkkkkkkk incrivel esse seu post

    tenho cabelos crespos/ cacheados, muuuito volumosos, e ressecados

    Em um dado momento de minha dida aderi à quimica, mas faz mais de 1 ano que meu bebelo não ve quimica, estou decida a usalo-se SEMPRE ao natural e estou mega feliz, vou aprendendo a cuidar dele dia a dia
    Um lugar que definitivamente me ajudou MUITO foi esse forum aqui http://encaracoladas.5forum.info/ as meninas são muuuuito legais

    bjos amore

    • Ahhn, com certeza vou virar leitora assídua! haha

      Brigada Iza!! 😀

    • mimi

      oi
      Ha muita informacao e blogs sobre mocas que decidiram a transition de cabelos desfilizados/alisados pra ao cabelo natural.Mas so em ingles.Google nikkiwiththecurls
      curly nikki
      mane and chic
      naturalista
      e depois voce vai achar milhares de blogs pra cabelos como teu,cacheados,ondulados e carapinhas daquelas por ai fora.Mas e tudo em ingles.
      so uso produtos organicos.ha 2anos q nao aliso nem desfilizo meu cabelo.lavo com a a marca “kinky curly” shampo depois aplico conditiciondor mesma marca “knot today”.Sai do banho e aplico morocan argan oil ou jojoba oil da marca “desert essence”.Divido meu cabelo em 4 secoes e faco trancas.As vezes faco carrapitos.Ou tranco e nu fim enrolo meu cabelo num caracol e aplico um gancho em cada secao.Depois tapo com um pano de setim.No dia seguinte tiro as trancas e ponho o cabelo num chignon ou seja o q for.E o meu cabelo fica mara.Ja nao desfilizo ha 2anos e nunca m vou atrever a por um quimico na minha cabeca.Se a gente nao ingere quimicos porque e essas companias ouzam vender tal produtos pra estragar nossos cabelos.A realidade e muito triste porque desde infancia q fomos ensinadas q cabelo bom e cabelo liso.Meu pai ate cantava “Preto d cabelo duro qual e o pente q te penteia!!!Abraca e ama o cabelo q DEUS te deu e toca a parar de escravizar nossos lindos cabelos.
      beijos mil canada

    • Milly

      Você parece que contou a minha vida, só que com uma diferença… eu passei um ano usar a Guarnidina, mas depois disse voltei e meu cabelo não melhorou antes nem agora…enfim… não sei mais o que fazer

  2. Amei o esclarecimento sobre químicas, que pode ser um risco tb, tenho cabelos crespos/cacheados também e já aconteceu o acidente horrível de sofrer a queda de cabelo, mesmo depois disso voltei a usar o cabelo (forçadamente) liso.
    Até que a pouco tempo atras resolvi assumir definitivamente, cortei bem curtinho e to usando meus cachinhos naturais.

  3. @mjacobina

    Geente, sofro do mesmo mal! Meus problemas estão totalmente ligados ao meu cabelo, e não ao fato de eu ser gordinha. Já fiz praticamente todos os tipos existentes de relaxamentos e “escovas”. Nos últimos tempos vinha fazendo escova inteligente com formol com muita constância, onde o efeito só durava mais ou menos 1 mês nos meus cabelos, depois disso já começava a ficar ruim. Faço uso da inteligente desde 2009, e a última que fiz, com formol, foi em março desse ano. Mês passado não aguentei e fiz relaxamento com guanidina associado à escova inteligente, mas dessa vez sem formol. A princípio estou adorando o resultado, fazem 15 dias, e meu cabelo está ótimo. A única coisa que me incomoda é o fato de o cabelo só ficar realmente legal e arrumado se eu secá-lo após lavar…masss….vamos ver como meu cabelo irá reagir. Faz anos que não coloco guanidina nele, espero que reaja bem! 🙂

  4. Eu sofri bastante com meu cabelo, ele sempre foi liso, mais em uma certa parte da minha vida ele decidiu se rebelar contra a minha pessoa. Eu fiz várias progressivas, mais o que realmente adiantou para o meu cabelo foi o X-Tenso da Loreal. Hj faz quatro meses que eu fiz a aplicação. Ainda não fiz retoque de raiz e ele ainda está liso e perfeito, só troquei o shampoo por um sem sal, o condicionador por creme de potão que tem mais nutrientes e uso sempre reparador de pontas. Eu recomendo. Hj eu não uso secador ou chapinha. Tudo isso está aposentado. Mais garanto que se vc tiver cabelo cacheado vai ter que fazer retoque de raiz, mais só raiz em tempos e tempos. E sempre saiu com o cabelo lindo, liso, leve e solto. Por favor faz o teste de mexa antes e verica se o produto que você passa no cabelo é compatível com a química do X-Tenso.
    Espero ter ajudado um pouquinho. Bjosssssss

    • Estou com muita vontade de ir pro Tioglicolato (X-Tenso), porém, parece que é uma química totalmente contrária à Guanidina =/
      Para tanto, eu deveria esperar bem mais que os 5 meses que estou “guani-free”, além de mantê-lo sobre o fio da navalha para ir matando todos os resquícios da maldita e o fio voltar a ser virgem em sua totalidade.

      Mas o nosso (não querendo generalizar, mas geralmente acontece com boa parte de nós) grande problema, é precisar (e querer a todo custo), resultados pra ontem! Não sei se vou aturar minha raiz do jeito que está por tanto tempo, e ainda cortando e tal…

      Mas tb não sei o que fazer! Estou enlouquecendo, rsrs

      Mas brigada mesmo por compartilhar sua experiência com o X-tenso!!
      Ajudou mto, tô vendo muita gente elogiando!!! 🙂

      Beijinho!!!

      • djaldir

        Amiga,jamais use esse X-tenso,não presta,resseca o cabelo,provoca quebra,queda,já usei e me arrependi,na primeira aplicação fica uma maravilha,dois meses depois vira uma palha e piora a cada retoque.

  5. Day

    Oi, Dani. Eu tenho cabelo beeem cacheadão e já usei tudo isso aí de que você falou, Até que resolvi relaxar a raiz e fazer permanente nas pontas e meu cabelo caiu, às mechas… Depois disso fiquei mais de um ano sem fazer mais nada, até que decidi tentar o Beleza Natural, um salão especializado em cabelos cacheados e crespos. E deu certo. Tive que cortar bem curtinho, para deixar apenas a parte crescida, mas consegui reduzir volume e manter cachos, que ficaram bem maleáveis. De repente, é uma saída…
    Hoje eu estou meio rebelde… heheheh faz quase dois anos que não uso mais química no meu cabelo além de tinta. Tenho um pequeno black, mas com cachos definidos… Nunca fui tão feliz com meu cabelo quanto agora, que aprendi a lidar com ele sem mudá-lo…

    Boa sorte!!
    Beijos!

  6. Carolina Gouvêa

    Olha, eu acabei (por outros motivos) raspando a cabeça e descobri o que é liberdade e aceitação de verdade.
    Depois disso você passa a gostar de vc do jeito que tá e ponto.
    Ontem mesmo meu marido perguntou qual era meu shampoo e eu respondi o que tiver no banheiro, se der errado raspo de novo kkk
    Acho que ficar presa a cabelos lisos, corpo magro, etc é se render ao molde pré concebido da sociedade. E nós MULHERÕES somos mais que isso, certeza =)
    E você Dani é linda !!! De qualquer jeito 😉

    • Ahn, que linda!!
      Brigada pelo elogio, Carol! 🙂

      Com certeza somos mais do que isso!
      Definitivamente, essa preocupação exacerbada com a aparência do meu cabelo, é o que eu preciso mudar, viu?

      Lindo seu depoimento!

      Um beijo.

  7. Dani tbm tive problemas com cabelo, meu cabelo é muito fino e ondulado eu era escrava da chapinha e secador, fiz escova marroquina, meus cabelos cairao bastante, mais cresceu d novo, nao tanto qto antes mas t normal hahah agora tenho cabelos menos ondulados, mas ficou mil vezes melhor, ele nao fica nao arma mais e nao tem mais frizz, eu larguei mao de ficar louca com cabelo liso, mas se eu nao pentea-lo a noite com creme, montt d creme da pantene, ele nao fica bom n outro dia hahahahha

    bjuss t adoroo!

  8. Marcia Santana

    Ola minha querida, sou leitora desse espaço a muito tempo, mais nunca comentei, mais hoje resolvi faze-lo pois vc me pegou de jeito…kkkk
    No começo do ano, estava insatosfeita com minha juba, que era linda(agora eu sei), cacheada, nesse momento de insatisfação fiz uma progressiva chamada zap, arrependimento total!!!!! depois de duas aplicaçoes meu cabelo começou a cair e decidí tardeamente a passar esse resto de ano somente cuidando dos meus coitados, decidí tambem que no ano que vem vou corta-lo o maximo que puder pra deixar somente o natural, vai ser duro, vou chorar igual a camila de paginas da vida kkkkkkkkkkk, pq o cabelo é 80% da vaidade de uma mulher, acredito eu!
    Estou tão triste!
    beijokas e boa sorte pra todas nós!

    • Menina, eu tenho vontade de chorar igual a Camila SEMPRE! E olha que nem cortei, hahaha

      Mas é essa vibe mesmo, você falou tudo agora! rs

      Mas fica calma, vai dar tudo certo pra nós! Vou sempre falar dos meus tratamentos capilares agora, então venha sempre contar a que ponto está seu relacionamento com o bebelo, viu?!

      Beijinhos

  9. Meninas, a propaganda da escova progressiva sempre foi enganosa! Não tem jeito de ter cabelos cacheados ou ondulados e não precisar utilizar secador e prancha! Isso é fato!! E como vocês, também sou dependente da Guanidina e da escova progressiva! Fiquei um tempo sem fazer! Mas nada ajudava a domar meus cabelos! O jeito é relaxar, dar um tempo, fazer progressiva e ir hidratando os fios sempre!! Também tenho um potão de creme no meu banheiro! Durante a semana eu faço escova sozinha, em casa! E no fim de semana vou ao salão!! E ainda por cima tenho luzes no cabelo!! Então tenho que ter muito cuidado com os fios! Gostei do post!! Beijão!!! Rê!

  10. Keka Demétrio

    Amigaaaaaaaaaaaa,
    meu cabelão,que não corto nem nem nem é feito na progressiva. Antes de surgir mil e um tipos de escova eu sofria mais que demais com meus cabelos e meu sonho de consumo era poder entrar debaixo do chuveiro, lavar os cabelos e sair com eles molhados. E hoje eu faço isso (lembra no dia em que fomos pra Lapa?). Porém, tem um incoveniente, minha franja nunca acerta, nunca fica bacana, então tenho sempre que estar com ele para trás. Mas mesmo assim amo de paixão meus cabelos, eles se tornaram minha marca registrada e confesso que não tenho o mínimo de saudade da época em que eu parecia mais uma leoa com aquela juba.

    Saudade de vc… =)

  11. Mary Medeiros

    Oi Dani!
    Eu tinha um cabelo maravilhoso,bem cacheado mas fiz a besteira de fazer alisamento!!! Hoje me arrependo o máximo mas é dificil mesmo ficar sem fazer nada agora. O que me agonia mais é quando a raiz vai crescendo! Se eu tivesse coragem rasparia a cabeça para deixar crescer natural. Estava pensando tbém em colocar mega, vc não pensa nisso?
    Beijos!!

  12. Andréa Cipriano

    Olá Meninas!
    Acho que temos mais coisas em comum do que pensamos rsrsrsrs
    Meu cabelo é ultra-mega-carapinha, e sempre foi modificado, acho que desde que me entendo por gente! Cansei! Minha libertação veio com os apliques, e estou felicíssima. Faço manutenção a cada três meses, e tenho uma agilidade pra me arrumar que nem eu acredito! Coloquei cabelo humano, com um cacheado bem legal, e vivo feliz com o cabelo que muitas acham ‘do mal’. Um creme diário, uma hidratação vez ou outra, e pronto!
    Estou me achando o máxim0, um baita mulherão mesmo kkkkkkkkkkkkkk

    Tenho uma filha de 8 anos, que já briga com os cachos dela. Quem me dera ter igual! Temos tratado, e mostro que o cabelo dela é lindo, e não tem motivo pra ela querer alisar. Acho que cabe à nós mudar a nova geração, e eu tenho feito a minha parte.

    Amigas, beijos!!!

    • Ai Andréa, como disse pra Mary aí em cima, PENSO MUITO em me render ao mega!

      Tenho muita vontade mesmo, mas aí fico com medo de ficar esse tempo sem “cuidar” dos meus fios mesmo, e quando quiser tirar o mega, meu cabelo estar detonado…

      Como funciona o trato com o cabelo verdadeiro? Me conta mais… rs

      Beijo!!

  13. Octávio

    duro é elogio mesmo! tá pior que bombril isso aí! HAHAHAHAH eu sempre disse pra vc deixar seu cabelo cacheado mas vc me olhava com ódio e dizia que ia ficar “ridícula”… enfim, tomara que dê certo! hahaha
    beeeijos

    • Vc não conheceu meu cabelo verdadeiramente cacheado… e deixá-lo do jeito que vc me conheceu, realmente me deixaria ridícula, do jeito que estava, rs.

      Mas vai, melhor do que ir ficando calva… HAHAHAHA

      • Octávio

        FDP!!!!!!!!!!!!!!!

        é amiga, vc ainda por cima sofre desse problema de calvíce.
        é tenso mesmo… se quiser depois te passo o contato do meu dermatologista, eu tava com esse problema e estou tomando um remédio que é babado. meus cabelos estão uma maravilha! HAHAHAHA

  14. anabelle

    geeeeeeeeeeente padeço do mesmo mal…meu cabelo tb já foi suuuuuuuuuper cacheado…ai depois de relaxar a raiz desde q me entendo por gente…chegou num nível estranho…to pensando em radicalizar e tentar uma progressiva…se não der certo (#medo) vou ter que apelar pro corte,coisa que eu nao quero meeeeeeeesmo!! quem me dera se o tempo voltasse e eu nao tivesse feito a besteira de usar química…
    bjo!!

  15. Heloísa

    Olá, Dani.
    Leio sempre o blog, mas raramente comento. Hoje será uma exceção, pois cabelos são o “calcanhar de aquiles” de toda mulher. Portanto, vou compartilhar minha experiência.
    Sabe, desde pequena eu também brigo com meus cachos. Aí, uma vez fui no salão e alisei com guanidina (acho que eu tinha uns 10 anos de idade). Meu cabelo quebrou inteirinho próximo à raiz. A sorte é que ficou uma franjinha na testa e eu a puxava para trás para cobrir as falhas. Um horror.
    Decidi que nunca mais usaria química e passei a conviver em paz com meu cabelo. Finalmente eu havia conquistado o sonho de lavar, sair do chuveiro e deixá-lo secar ao natural. Eu tinha meus cabelos pelos ombros e os cachos eram lindos.
    Bom, acontece que comecei a procurar chifre em cabeça de cavalo, achando que deveria mudar a cor dos fios para ficar mais bonita. Até aí, tudo bem, não fosse pelo fato de que meu cabelo era tingido de preto. Portanto, para tingí-lo de ruivo, como eu queria, tive que descolori-lo totalmente. Esse foi o meu grande erro. Aquela descoloração total, seguida da tintura ruiva, simplesmente detonaram o meu cabelo. Tive que cortá-lo bastante e ele só ficava bonito se eu fizesse escova. Nunca mais os meus cabelos foram os mesmos.
    Depois vieram os relaxamentos com tioglicolato e as progressivas. Cheguei a deixá-los compridos, mas sempre ficou aquele aspecto artificial, pois à medida em que a raiz ia crescendo o horror ia se instalando…rsrsrsrs.
    Hoje sou loura (devido à enorme quantidade de cabelos brancos), faço progressiva a cada três meses e descobri uma coisa: cabelos curtinhos, (como os da jornalista Sandra Annemberg), são o máximo. É liberdade total! Resolvi aceitar a sugestão do cabeleireiro e descobri que existe vida além do cabelo comprido….rsrsrsrs. Todo mundo elogia o meu cabelo, as pessoas dizem que sou das poucas mulheres que ficam muito mais jovens e bonitas com cabelo curto e rosto em evidência. Saio do chuveiro e, em 5 minutos de secador, apenas modelando com as mãos, meu cabelo está em forma! Capricho na maquiagem dos olhos e estou pronta. Hoje não me imagino mais usando cabelo comprido. Se soubesse que seria tão bom, teria cortado antes.
    Portanto, fica aí uma dica de quem sempre sofreu com os cachos e resolveu quebrar o tabu de que mulher tem que ter cabelão. Meu marido diz que mulher bonita é aquela que tem personalidade e nada melhor do que um lindo cabelo curto para demonstrar isso.
    Beijão!

    • Lindo depoimento, Heloísa! Seu marido está com toda a razão!

      Parabéns por ter se encontrado nesse mundo de possibilidades (e armadilhas) dos cabelos!
      Acho que toda essa satisfação diz respeito à sermos quem somos mesmo, e nos encontramos dentro desta verdade.

      Quero muito chegar lá, rs

      Beijinhos!!’

  16. Laurinha

    Daniiii Lindaa!!

    sofro horrores tbm amor,com meu cabelo, e tbm reservo todo meu desespero estético para meu cabelo q é duro de criação, de maltratado, malcriado, malarrumado (sofrido mesmo!!) Por assim como vc ter tentado tudo que vc possa imaginar, sem q nem td mundo gosta, muitos tem preconceito e talz,mas como tbm tive que viver meu tempo de guanidina free, optei por colocar canicalon, canicalon mesmo,a base de nylon, com trancinhas e sinceramente amei tanto o resultado q ja to a quase 2 anos só fazendo as trocas e manuntenções periódicas no alongamento, to bem feliz com meu alongamento, e te recomendo pensar bem, antes de mudar de quimica,pq cabelos amada…CAEM..e pior do q Maria louca do cabelo duro, seria uma nega linda feito vc, ficar sem seus fios!

    • hahaha

      Vc tá certa, Laurinha.
      Se eu fico carequinha carequinha, me mato!
      Embora eu esteja com dificuldades de sair de casa pq ele tá muito rebelde, sem ele em sua totalidade, eu não conseguiria viver, rs

      Vou avaliar com parcimônia o que vou fazer, sabe? Mantenho vcs informadas! 🙂

      Mil beijos e brigada pelo elogio, viu?! 😉

  17. Carolina

    Bom meu nome é Carolina e tbm tenho problemas capilares. Tenho pouco cabelo por isso optei pelo aplique crespo… To amando e todo mundo que conhece tbm.

  18. ana claudia

    dani eu te adoro bom mais eu tb ja tive problemas com os meus cabelos por incrivel que paresa so agora com 37 anos que eu acertei . eu tenho o cabelo ondulado e quando ele que ele fica liso de um lado e crespo do outro entao ele tinha vondade propria pq agora eu faço hidrataçao uma vez por semana e por incrivel que paresa ele esta ficando otimo a ponto de eu receber elogios de pessoas q achavam ele armado .entao nao esquenta pq vc chega la.milhoes de beijos pra vc e vc e muiiiiiiiiiiiito fofa

  19. Livia

    Dani…
    Passei por um processo parecido com o seu a uns anos atrás, e te digo por experiência própria, a sua decisão de abolir a guanidina da sua vida foi a melhor coisa que vc fez.
    Tomei essa decisão em 2006, meu cabelo é grosso e ondulado e volumoso, ñ tinha escova que domasse a juba, então comecei a fazer alisamento uma vez por ano com amônia( acho q é isso mesmo) mas era aquela coisa, sem escova ñ dava pra ir nem na esquina, daí que me indicaram um “maravilha” (lie…) a guanidina, meninaaa, que coisa horrível, se meus cabelos era duros, sem balanço, sem vida, ficaram pior e sem falar que minhas mãos ñ entravam mas nos cabelos, os dedos tipos se enroscava entra os fios de tão duros que ficaram.
    Em 2006 decidi para de alisar, no começo foi difícil, mas mantive a decisão, fui cortando as poucos, a pior face é qnd está metade alisado e metade virgem, nessa época cortei parecido com da Camila Pitanga, maior um pouquinho e usava molhado com quilos de creme, e amassava pra fazer cachinhos e conseguir passar por essa, e hoje tenho outro cabelo, ñ o dos meus sonhos, mas melhor do que antes sim, ainda uso escova pra festas e tals, mas ñ sou escrava de nenhuma química, se eu hidrato, deixo secar naturalmente depois coloco ñ touca de meia (ñ sei se vc conhece esse truque, são toucas feita de meia calça mesmo) meus cabelos ficam parecendo que dei escova, isso pq recuperei a molécula dos fios, e o efeito da guanidina é justamente quebrar essa molécula para o fio ficar liso e duro.(ouvi isso em algum salão da vida, ñ sei se é verdade).
    E pra terminar, ñ sou cabeleireira, mas acho que pra o seu tipo de cabelo seria bom um permanente, tenho uma amiga que deixo de alisar, qnd o cabelo estava virgem totalmente e bastante crespo ela fez o permanente e ficou lindo, todo cacheado, ela faz sucesso por onde passa, pq é aqueles cachos definidos bem tratado.# Ficadica.

    • Livia,
      guanidina é o erro mór da vida, sérião!

      Sempre vou dizer pra tooodo mundo que passem qualquer coisa no cabelo, MENOS Guanidina, pq vão se arrepender!

      Eu pensei no permanente, mas será que eu terei que esperar quanto tempo sem passar nada pra fazê-lo?

      Beijo

      • Livia

        Bom, Dani aí é que está o pró, minha amiga esperou +ou- 2 anos, e nesse tempo ela usou tranças rastafari e black power, bem loucão, vai do estilo da pessoa num acha?? e da paciência tbm, bom sorte pra ti e acho que um cabeleireiro de confiança te ajudaria, mas tem que se aquele cabeleireiro amigooo, que coloque se cabelo em primeiro lugar.

        bjos, bjos.

  20. Sonia Andrade

    Dani,

    Sempre tive” problemas” com o cabelo. Tenho uma quantidade enorme de fios que são finos e crespos, beeem crespos.
    Aos 11 anos fiz minha primeira touca de gesso… Isso não é do seu tempo – rsrsrsr.
    Desde então minha vida foi de relaxar, alisar, enfim…. Tive uma única experiência desastrosa com a Guanidina ( quando o cabelo quebrou todo) e nunca mais.
    Agora eu uso o tioglicolato e uma escova progressiva bem leve. Ao contrário da maioria das pessoas, gosto mais do efeito ao passar dos dias. Sempre a segunda semana é melhor que a primeira e assim sucessivamente. Quando está chegando mais próximo da outra aplicação -próximo aos 90 dias as raizes crescem e o drama começa, pois as pontas ficam bonitas, mas as tais raizes me deixam com o efeito (ou seria defeito?) cogumelo/capacete. Nessa fase eu uso bastante o secador e a escova, ainda mais que cortei uns 15 cm de cabelo.
    Mas posso dizer que depois da dupla alisamento e progressiva, eu fiquei muito mais feliz. Claro que meu cabelo precisa de cuidados, não posso usar qualquer shampoo, preciso hidratá-lo de vez em quando, mas minhas idas ao salão são poucas.
    O uso do secador e escova é reduzido. Na maioria das vezes apenas seco com os dedos mesmo, porque não suporto ficar com o cabelo molhado (minha rinite não permite).
    De qualquer forma o importante é encontrar a tranquilidade seja usando cachos ou com os cabelos lisos.
    Muito boa sorte na sua próxima escolha. Você é e sempre será linda, independente de estar lisa ou cacheada!!!!

    • Eita, touca de gesso… procurei no Google aqui, rs!

      É isso mesmo, Sonia!
      Acredito que o segredo de tudo é encontrar essa tal tranquilidade com os fios. Quero muito alcançá-la e espero que, independente da escolha que eu tome, eu consiga!

      E brigada pelo elogio, viu?! Vc é uma fofa compartilhando sua experiência, e ainda elogiando, rs.

      Mil beijinhos!

  21. Nossa, ja vivi esse drama!
    meu cabelo era lindo! liso em cima, cacheado nas pontas e brilhoso até a cintura. Ai conheci a chapinha, a tintura,pintei o cabelo de preto, depois conheci o blondor e quiz ficar loira, Resultado: cabelo detonado, palha pura e grudento por causa do pó descolorante, não dava mais para deixa-lo natural, fica horrivel, então usava chapinha TODO santo dia, e ficava menos pior, e cortei na altura dos ombros, nossa, como sofri gente!
    Até que um certo dia resolvi parar com tudo, escureci o cabelo, não usei mais chapinha, nem tinta, nem nada, só hidratação! Usei o repositor de Massa Capilar da marca Amend, salvou o meu cabelo! demorou 4 anos para ele ficar lindo e comprido como eu gostava, mas hoje, não sou mais escrava da chapinha \o/, depois de quase ficar careca, aprendi a lição!

  22. Paula Regina

    Dani, o post bombou! Cabelo e mulher é sinal certo para a loucura hahaah nenhuma de nós, ou poucas de nós, vive sem fazer nadica neles.

    E eu que tenho um dos “cabelos” mais neuróticos do planeta: oleoso na raiz, normal no meio e seco nas pontas! Ninguém merece… Para as pontas ficarem hidratadas a raiz fica ultra melada.

    Ou seja, não é só voce que tem neuras capilares 😀 😀 😀

    Dani, acho, segue dica, minha opinião, que voce deva fazer tratamento de choque em hidratação e reestruturação capilar, para garantir que ele se renove e aí sim, optar por uma progressiva menos agressiva (tipo tioglicolato) ou por deixar os cachinhos voltarem.

    Conta pra gente o que decidiu. Bjks, lindinha.

    • Sim Paulinha!!
      Adorei o feedback do post… várias dicas bacanas e coisas que me puseram pra pensar mesmo!

      Amanhã devo ir conversar com a cabeleireira e vamos ver como vai ser rs

      Mil beijinhos!!

  23. Ah Dani… não tenho muito o que dizer… achei você bonita em todas as fotos… inclusive na última!

  24. parei com a quimica também, Dani, faz uns 2 anos e meio, claro que passei pela fase da raiz de mil dedos, pela escravidão do combo, demorou viu para crescer todo, faz uns três meses que eu cortei as últimas pontinhas…mas olha não me arrependo viu… meu cabelo é bem cacheadinho e muito fino, ou seja relaxamento e defrisagem quebravam meu cabelo… Fui suportando a transição com hidratações mensais de cana de açúcar, já ouviu falar? continuo até hoje sazendo, este tratameto reduz o volume e dá um brilho violento n o cabelo.. Mas no seu caso que curte os fios mais lisos, há o alisamento de cana de açúcar que tb não vai química e funciona… procure se informar aí em sua região, quem sabe seja uma nova alternativa né?
    bjinhos querida!

  25. Georgia

    Dani..como todas vcs colocaram aqui sofri muito com meu cabelo…minha jubinha…desde os 14 anos sou escrava do salão…fazia relaxamento…ate q um dia fui experimentar a peste da guanidina….hora do pesadelo….meu cabelo começou a torar no meio #panicogeral…desde entao abandonei a quimica…passei 1 ano e meio sem fazer nada…quase no processo de mee esconder em casa para nao ser vista com aquela juba indomavel…isso aconteceu a 2 anos….ano passado ja nao aguentando mais me olhar no espelho …é confesso odeio o meu momento in natura….nunca tive cabelo caheado ou crespo ou liso sempre foi akela juba de leao indomavel e sem definição do que queria ser….ate que a 1 mês resolvi a aceitar a indicação da minha tia e fazer um selamento…..confesso que liso nao ficou…..pra sair tenho q fazer uma escovinha leve….mas tb fiquei com a melhor opção….livre de quimica…cabelo super hidratado…..só lavo com shampoo e condicionador, uso queratina em gel nele uma vez por semana e hidrato, enfim ele agora ficou versatil….liso com uso do combo (liso duradouro …resiste a CHUVA), e cacheado linnnndo com uso do difusor…
    Espero que possa ter te ajudado …pois agora sou mais feliz com a liberdade do uso da quimica……

    • É verdade, Georgia!
      Embora eu tenha falado mal, em específico, da Guanidina ( afinal, é com a qual tenho experiência), todas as químicas meio que ‘nos prendem’, né?!

      Tenho vontade de viver sem química alguma e acredito que lá atras, antes de fazer qualquer coisa nele, isso até era possível. Mas agora, que tô ‘curtida’ de tanta coisa que já coloquei, por mais que nasçam novos fios, acho que nunca vou ficar ‘bem’ sem química =/

      Tanto sofrimento, né?! hahaha

      Ajudou e ajudou muito, viu?! Brigada por compartilhar conosco sua experiência!!!

  26. Bom Dani eu sempre leio o Blog mais nunca deixei um comentário…
    Mas acompanhando o seu drama capilar resolvi deixar meu comentário…
    Bom se vc realmente quer deixar ele cacheado quer arriscar não sei se ja ouviu
    falar no Beleza natural… Bom eu ja pensei em deixar meus cabelos cacheados e
    fazer uso desse método por que muita gente da minha familia usa e eu queria
    experimentar porém eu não aguento deixar minha raiz enooorme por que eu teria
    de cortar para começar a usar o super relaxante dela e seu produtos porém de qualquer forma vc também teria que ira la de tres em tres meses né fazer um
    retoque mas o resultado é exelente o site é esse aki se vc quizer tirar suas duvidas http://www.belezanatural.com.br lá tem um book de cortes pq como eu disse vc tem que cortar os cabelos para começar a fazer uso pq se nao fica akela coisa metade esticada e metade encaracolada… Mas se vc quizer ele liso porém não tão danificado e neim tão ressecado vc agora que ja se passaram 5 meses vc ja pode trocar de produto existem no mercado mtas opções para domar os cabelos crespos, eu por exemplo desde os 5 anos de idade fazia relaxamento na raiz e com 14 anos eu fiz ua texturização e uma inteligente por cima que apesar de ser mais caro da um efeito melhor que o da definitiva, ja fiz a definitiva, e agora eu alizei a raiz com amonia e fiz uma escova marroquina por cima que pra mim foi o melhor método porque quando se faz só a raiz o resto do cabelo começa a perder o efeito então se vc quer só jogar o secador no cabelo (pq é assim que vc ativa o efeito de uma escova progressiva) e ele fica ótimo tem que fazer algo por cima da raiz a inteligente dizem que é sem formol por tanto ela da uma ótima hidratação, um brilho a mais ja a progressiva que foi a marroquina que e fiz, contém formol mais como meu cabelo tava ficando ondulado eu preferi pois o meu cabelo aguenta bem a quimica e fico exenlente o resultado é só jogar o secador e eu modelo minha franja e pronto fico ótimo se vc quizer eu te mando as fotos do resultado por email tanto da minha tia que fez o beleza natural quanto o meu alizado e com progressiva… bjos e boa sorte

    • Tô pensando muito no Beleza Natural sim, Gabi!!

      Por mim eu ia tratando dele com muito carinho e hidratação, dando os cortes necessários até que não ficasse nenhuma guanidina.

      Depois disso, começava o tratamento de boa la no BN e colocava megahair. hahaha

      Não sei como vai ser, mas essa é a minha mais nova idéia rsrs

      Mil beijos e muito obrigada pela dica, viu?!

  27. Querida Dani,

    que dramão, hein! HAHAHAHAHA
    Menina, a minha história capilar é bem parecida com a sua até os quinze anos.
    Pq, eu nem lembro qdo comecei a fzr relaxamento, mas sei q foi mais ou menos nessa idade aí (tenho vontade de dar na cara da minha mãe por ter permitido isso, não ter dado valor a nossa negritude, mas td bem, ja passou…). aí fui levando, naquele meio termo de enrolado com umas palhas no meio, coisa feia demaiiiis!
    Até que com quinze anos, eu acho, eu parei de passar quimica. Aí foi crescendo e eu só usando cabelo preso e tal (NUNCA fui de alisar o cabelo, acho que pq a verba aqui de casa não permitia xD). Daí eu tava com 16 anos e rolou um lance na minha escola de cortar o cabelo de graça. Essa era a deixa que eu precisava *—* fui lá e falei pra mulher tirar toda a quimica, tava locona dasideias mesmoooo! Mas ela nao quis fazer isso, pq disse q eu ia ficar com o cabelo mucho curto (se fosse hj, eu teria tirado td mesmo e que se foda).
    Certo, cortei boooa parte do meu belo. Mas boa parte mesmo, tipo nao dava pra prender, saca? mas as pontas ainda ficaram com um pouco de quimica… mas eu fui levando e, como nao dava pra prender, tive que aderir ao black power na força. Mas menina, vou te dizer, FOI A MELHOR COISA QUE ME ACONTECEU NA VIDA!
    Sério, eu comecei a curtir e cuidar dele pra ficar crespão mesmo. Meu novo cabelo deu um up enorme na minha auto estima e identificação: eu deixei de ser a gorda pra ser a mina do cabelo estiloso (sorry, mas foi uma troca muito boa pra quem tava no colegio, no meio da adolescencia, né!); e foi ali que me identifiquei como mulher negra. Resolvi chutar o padrão de beleza que eu tinha na minha cabeça, que eu foi criado a partir de muita televisão e falta de firmamento cultural da minha família, e abri as portas da identificação com minha raíz negra. Fui ouvir novas musicas, aderir novos estilos de roupa, abri minha mente.
    Então, a mudança do meu cabelo não modificou só a minha aparência. Muito pelo contrário. Acho que o maior impacto foi na forma de eu ver o mundo e de me ver, de entender e querer ir atrás das minhas raízes.

    Soooooo (dps de uma carta quilométrica estilo fã de Hansons), eu deixo a dica de assumir o crespão, fazer mucha hidratação, comprar várias coisinhas pra enfeitar o cabelo, escostar a chapinha, comprar um bico difusor pro secador, tomar uma cachaça forte e ir no cabeleireiro descer a tesoura no picumã e ficar uma negra linda natural!

    Porque, que nem eu te disse no face, eu acho seu cabelo liso muito lindo! Pelo menos nas fotos que vc posta, ele sempre tá bonito! Mas se vc não tá feliz com ele e ele não tá saudável mesmo, a tesoura é o caminho da salvação (ó eu pregando!) xDDD

    Bem, boa sorte mulé! Qualquer coisa fala comigo no face!
    Um grande beijo, e CORAGEM!! ;**

    • Ahn Cara Carola 🙂

      Vc sabe que é minha referência de black, né?! rs
      Acho lindo o seu cabelo.

      Provavelmente cortarei e provavelmente voltarei aos cachos, ao menos por hora.
      Eu sou muito feliz com ele liso, mas queria que fosse bonito e saudável, né?! E definitivamente, ele não está bem 😦 Dificuldade pra crescer, quebra-quebra… muito sofrimento!
      Pelo menos por hora, acho que ficar com ele natural vai me ajudar a recuperá-lo pra q um dia, eu volte a tê-los lisos, mas dessa vez com a química certa, fazendo-o ser irresistível rsrs!

      Muitos beijos, brigada por meter a cara e contar sua história e pode deixar que vou te perturbar DE CERTO nessa minha nova caminhada capilar hahaha

  28. Izabel Soraia

    Carola ameeeeeeeeeeeeeeeei sei comentário, muuuito mesmo

    Temos cabelos diferentes, mas a historia meu bem é quase a mesma, quando assumi meu cabelon, exatamente como ele é, aff mudou tanta coisa, mais personalidade, minha auto estima, tudo, e realmente é gostoso.

  29. Oi Dani…
    Te entendo como ninguém viu!
    Demorou mas aprendí a aceitar que a minha cor é diferente, que o meu peso é diferente e, o meu cabelo também é diferente do que vemos nas capas das revistas.
    O trabalho de vocês aqui no blog, me ajudou muito desde o momento que o encontrei e, sabe porque? Conseguí enxergar beleza em mim.
    Da mesma forma, foi com o meu cabelo. Sabe quando eu fui conhecer o meu cabelo? Em outubro de 2010. Sim, com quase 28 anos nas costas. Foi quando eu tive a coragem de me encarar no espelho sem os truques usados desde os meus 7 anos de idade.
    Conheci e gostei, ví beleza nele. Hoje aplico o super-relaxante do Beleza Natural (à base de hidróxido de cálcio) e o que eu mais gosto, é olhar no espelho e enxergar a mim mesma…
    Independente do tratamento que você escolher, se você vai alisar, enrrolar, trançar, enfim, não se conforme se, ao olhar-se no espelho, não reconhecer aquela pessoa.
    Busque e encontre você.
    Segue o link da 1ª parte da história do meu cabelo http://caravanasp.blogspot.com/2010/11/historia-de-um-cabelo-parte-1.html

    Sucesso
    bjão!!!

    Sandra Santos

  30. Pingback: Os novos rumos do cabelo… |

  31. Pingback: Desafio Mulherão: Cabelo cacheado |

  32. kamila

    Oii Dani,passo pelo mesmo maldito problema capilar.Bom me cabelo sempre foi comprido,cheio ,cacheado e cheio de vida.Bom eu digo até os treze anos.Quando completei 14 anos começou aquela tal moda de alisar o cabelos.Então fiz um alisamento definitivo.Nossa nos primeiro dois anos ficou tudo de bom,depois veio aquele momento de total desespero e ai tu percebe:Caramba eu virei escrava dissooo..!!Se não falar que tive cortar meus cabelo porque estavam ficando uma palha completa.Depois de um tempo resolvi aderir a moda da escova london.A principio seu cabelo fica macio e talz…Mais depois meu cabelo começou ficar ralo,sem vida,cheiooo de pontas triplas,enfim hoje estou deixando meu cabelo “in natura”e olha vou te dizer e um sofrimento diario,porque eu fico escrava do maldito “combo”,meu cabelo está um completo capacete,estava querendo ver um corte maneiro para diminuir o volume,sei lá…Mais quimica NUNCA MAIS!!Movimento QUERO MEU CACHOS DE VOLTA!Liberdade!

    Beijocas

    Kamila

  33. Ione

    Existe um tratamento chamado “beleza natural” aqui em nossa familia todas as mulheres usam. É um tratamento que mantém seu cabelo com uma forma muito bonita e natural… cachos maravilhosos e se quiser fazer escova e chapinha também funciona bem.
    Você é uma negra linda… penso que deveria assumir sua ‘africanidade’ e adotar os cachos altos que a natureza te deu.
    Esse tratamento do beleza natural mantém seus cabelos naturais e domados. Faça uma pesquisa na net para mais detalhes.

    Beijo moças!

  34. Haha. Também tenho um drama capilar bem parecido. Quando eu tinha uns oito ou nove anos comecei a usar Guanidina no meu cabelo, que era extremamente cheio e cacheado, só andava com tranças que minha mãe demorava horas para fazer, eram um graça (que pena que só descobri isso agora). A 3 anos atrás eu comecei a fazer progressiva com formol, além da Guanidina. Arrependimento total. Meu cabelo a princípio ficou lindo, mas cerca de 2 meses depois, os efeitos ruins começaram a aparecer. Desde então o aspecto foi ficando cada vez pior e eu fui cortando mais e mais. Meu cabelo, que no início da história batia na cintura quando solto, hoje em dia está na altura dos ombros e super maltratado, mesmo com as hidratações semanais. agora tenho 15 anos. eu realmente quero deixá-lo crescer sem química para começar algum tratamento que dê forma e valorize os cachos, mas aí que entra a parte dramática: como aguentar o tempo de crescimento da raiz, e pior, o cabelo “meio juba, meio liso”?! Enfim, o post e os depoimentos deram uma grande ajuda na minha decisão. Vou tentar assumir minhas madeixas cheias e cacheadas. E, ah! Boa sorte com seu cabelo. Já decidiu o que fazer com a parte cacheada dele? 🙂

  35. fernanda

    eu achho q quando vc fala do guanidina,vc deve ter usado após fazer outro tipo de tratamento naõ compatível,isso danificou seu cabelo.pois eu uso e tem 1 ano que estou usando e meu cabello melhorou muitoo desde então1

    • Janaína

      Também uso guanidina e meu cabelo adora….rs deu super certo…E olha que faço natação 3 x na semana e nem assim ele ficou ruim…claro que tenho quer ter atençãocom hidratação..mais se fosse natural o trabalho era o mesmo…Só que natural eu não gostova quando crescia chegava a fazer nó…mesmo bem tratado etc e tals….Acho que quimicas em geral,tintural alisamento,progressiva depende de casa cabelo e pessoa.

  36. Você deu sorte com a guanidina! Normalmente a longo prazo estraga o cabelo, mesmo os que nunca tinham passado por nenhum procedimento químico antes, como o meu!

  37. Graça

    Acho que todas as meninas negras tem histórico parecido, pois afinal cabelo crespo, duro, era cabelo feio, maltratado! Eu, que tenho 44 anos, passei por todas as químicas possíveis e imagináveis. Do hené à guanidina, hidróxido de sódio etc, etc. Fiquei 20 anos com a mesma aparência, cabelo alisado a base de hidróxido de sódio, como nunca gostei muuto de escova, ia no salão todos os sábados(religiosamente) para lavar e colocar bobes. Até hoje sou amiga da minha ex-cabeleireira que coloca bobes como ningém, todos sempre acharam que eu fazia escova. Modéstia a parte, meus cabelos eram muito bonitos alisados! Amas eu cansei de me olhar durante tanto tempo com a mesma cara! Decidi não alisar mais, passei por esta fase de angústia, a raiz gritando. Ia trabalhar com o cabelo preso, aparte lisa já quebrando e em março do ano passado(2011) passei máquina 4 e desde então faço relaxamento no beleza natural, estou com cabelo dos meus sonhos. Cacheados, brilhantes, enfim não sou mais escrava do cabelo eu faço dele o que eu quiser, não mais o contrário. E já estou pensando em mudar de novo, abandonar de vez a química, aderir ao naturalzão mesmo! Acho que vc deveria tentar o beleza natural. eles exigem apenas que vc tenha raiz para palicar o produto, e isso vc tem. A química deles não é muito forte se vc não se adaptar comece do zero. Pelo que vi nas suas fotos sua raiz não é ruim não. Vai na fé amiga vc é linda!!!! Se vc não se achar assim ninguém vai te achar, né?! Com os cabelos cacheados eu me senti mais eu, mais mulher, mais bonita, mais segura da minha negritude, achei isso muito legal! e hoje o mercado está vasro de produto s para tratar dos nossos cabelos… Tô torcendo por vc!
    Bjão!!! Grça – RJ

  38. Rena

    Dani entendo perfeitamente o que voce está passando, sou profissional na area e minha especialidade e tratar cabelos denotados pelos relaxamentos, vai ai uma dica infalível. se o teu cabelo esta super danificado, quebrado por de mais, raiz super esponjoza, fofa, sem brilho use um produto da linha da KAEDO, que chama SUPORT HAIR, sao seis produtos, alem dele reconstruir a fibra do cabelo, tirar o emborrachamento, fortalecer o fio ele ajuda no cresciemento, esta lilnha e profissional, usada em saloes, tem tambem a linha cliente, se voce nao conseguir em nenhum salao e nem comprar na mao de representante, voce pode comprar pela internet, mercado livre, e aplicar no cabelo, nos dois primeiros meses aplicar de 15 em 15 dias, e depois de mês em mês, se voce for fazer nos saloes vc vai pagar em media 100,00 cada sessao, vale a pena. Dani trabalho com varias linhas profissionais, desde loreal profissional a alfapaf, mas nunca vi um produto maravilhoso como este, serviço garantido, pode confiar. hidrataçoes de farmacias e supermercados nao vai resolver, este produto eu garanto que na primeira aplicação voce verá a diferença.

  39. Me ajudei o q faço para poder aplicar o afro meninas ,ñ encontro nenhum coméntario de como tornar o meu cabelo em afro .Maura palma.

  40. Estou EXATAMENTE na mesma situação que vc. Depois conte o que a cabeleireira decidiu. Tb quero deixar a Guanidina.
    Bjo!

  41. Oi, curti muito o seu post, e sou cabeleireiro Adepto ao uso da Guanidina, sendo que EU mesmo uso no MEU cabelo.
    O fato dele precisar ser hidratado meu anjo não é ao uso exclusivo da Guanidina, mais como qualquer outro produto Hidróxido ou Amoníaco.
    Por quê?
    Nosso cabelo possui ligações de Carbono na estrutura, e a partir do momento em que você alisa esse mesmo fio, essas ligações são quebradas, ou pelo menos, refeitas, com a formula do alisante (na guanidina OH2 N3H5).
    Se o seu profissional optou por uma química mais barata, seria horrível, pq o resultado final fica uma bosta. Mais quando se utiliza químicas de qualidade, ai sim temo um lindo resultado.
    O Tioglicolato de amônia por exemplo, não se adapta ao meu cabelo.
    O correto é o profissional efetuar um teste no fio, tanto quanto a resistência, porosidade, espessura do fio, e diversas outras formas de analise. Por quê?
    Bom, meu cabelo é poroso, e a amônia tende a aumentar essa porosidade, ou seja? Meu cabelo levaria no minimo 2 horas para secar naturalmente.
    Você pode optar ai por usar um Hidróxido de Litium ou Sódio. Eles são compatíveis com a Guanidina, e tendem a alisar mais. Mais quanto mais liso, mais artificial.
    Outra opção seria usar um alisante com certos ácidos que chegaram no mercado, eles reduzem volume, e não alisam, tornando assim o desejo de cachos perfeitos mais fácil.
    Espero ter ajudado ai na sua busca infindável do cabelo perfeito ok?

    Atenciosamente Robert Mathias

  42. danielly silva

    oi sera q vc poderia me responder o meu email. (daniellycabreira@gmail.com)
    para eu entrar em contato com vc.
    é q eu passei guanidina no meu cabelo e estou praticamente careca.
    obrigada
    abraços

  43. deliane rodrigues ferreira

    assim como voce me arrependo muito de usar guanidina meu cabelo ta um bagaco so

  44. Jéssica

    tenho pavor de qualquer processo de relaxamento ou alisamento, mas infelizmente sou escrava da guanidina, quero muito parar, procuro desesperadamente um método pra sair disso, mas meu cabelo é daquele tipo o mais crespo q existe, o q eu faço, não consigo mais pensar em nada

    • Ana Paula

      Tente o Instituto Beleza Natural, o meu tb é super crespo, já usei guanidina há anos atrás tb e infelizmente meu cabelo quebrou, foi na chón rsrsrs, de pois passei para o Hidróxido de Sódio ( um pouco forte), mas é aquilo também me tornei escrava do secador e chapinha, agora estou no BELEZA NATURAL há 2 meses e não me arrependo de ter esperado quatro meses para o Sódio sair. Uso os produtos do salão, e cada vez mais meus cabelos estão ficando cacheados, Ah, lembrando que o Beleza Natural tem no RJ, ES, e BA. Bjs. site: www. belezanatural.com.br

    • Livia

      Oi Jéssica, desculpe a intromissão, mas li seu comentário e gostaria de ajudar. Acabei de postar um comentário. Tem certos casos que acho legal passar hené. Tem vários vídeos no yotube mostrando meninas que passaram, parece ser ótimo.

  45. Oi,tudo bem?Olha meu cabelo sempre foi liso desde pequena,mas eu queria cacheado,e com tempo além de ficar cacheado,ficou horrível,eu queria saber 2 coisas,se eu ficar fazendo reconstrução ele volta a ser o que era antes,e se eu raspar tudo,ele cresce como antes?Por favor me respondam,estou desesperada!Agradeço desde já!

  46. Livia

    Oi, legal seu post pois também passei por esse absurdo nos fios. Eu usava o tioglicolato da Glatt e meu cabelo era liso e saudável, mas parei de fazer em casa por comodidade e procurei um salão, porém a R$T%^& da cabeleireira disse que guanidina era melhor, mudei e odiei, mas por anos continuei pois tinha preguiça de mudar, até que fiz uma marroquina por cima e ficou lindo. Todavia a progressiva fica maravilhosa no começo, com o tempo as pontas (adicionada a guanidina) vão ficando secas e em razão da impermeabilização do fio ela deixa de receber os nutrientes da hidratação e máscaras. O cabelo fica lindo na hora mas se vc não hidrata constantemente o cabelo fica seco, ou seja, não está saudável. Parei de usar guanidina e estou fazendo apenas progressiva. Na raiz o cabelo está escuro, bonito, mas como cresce rapido a necessidade de progressiva é constante, o que não deve ser correto. Então estou pensando em retornar para o tioglicolato ou passar a fazer hené. Vi vários antes e depois de hené, bem como pessoalmente e achei os cabelos lindos. Ficam com aspecto de liso natural e com brilho. Ressaltando que o tioglicolato é bem melhor pois ele não retira nutrientes do córtex, diferente da guanidina que desidrata em razão da retirada da cisteína dos fios. Dessa forma, acho melhor mudar para hené ou tioglicolato, guanidina jamais. Também estou super na dúvida de qual usar, mas ambos são a opção certa.

  47. Marcita

    Olá! Estou na mesma situação, cheguei ao quinto mês e pelas minhas pesquisas seis meses e muito pouco pois a parte que tem guanidina pode derreter…
    Como meu cabelo já caiu, já quebrou etc… Fiquei com medo….
    Meu cabelo sempre vivei preso ou no coque por toda a infância e adolescência a ate que descobri avlon afirm guanidina…fiquei com ele por mais de dez anos. No início era perfeito realmente tinha sido o melhor produto para meu cabelo. Mas com o tempo ele foi quebrando e ficando ressecado…
    Ai minha irmã começou a usar o x tenso e o cabelo dela ficou perfeito com cachos soltos e arrumados…ai resolvi fazer a troca e a cabeleireira dela falou que com o tempo a guanidina deixa o cabelo emborrachado por isso eu não estava mais gostando…
    Estou com medo de trocar e me arrepender mas vou testar…to muito feia e o pior e que sou casada,, meu marido nunca me viu tão feia com essa raiz enorme… Nem chapinha ta me ajudando…
    Queria muito saber o resultado da sua troca para ver se tomo coragem ou se fico uma bruxa por mais seis meses…
    Não tem nem roupa nem maquiagem que tirem o foco de uma raiz feia….fica tudo armado um caos….socorro! Compartilhe os resultados to torcendo por vc tb pois minha história e bem parecida!bj

  48. Meu cabelo é crespo e volumoso, uso guanidina há seis anos, mas só há alguns dias atrás me toquei que gasto dinheiro a toa, meu cabelo continua volumoso e crespo e tenho que recorrer a chapinha. Pensei em progressiva, mas depois de pesquisar vi que não é uma boa, pensei em usar amônia, tipo Hair Life, mas as cabeleireiras só falam em Selagem e dizem que amonia é complicado perigoso, mas pelo que pesquisei tbm não quero submeter meu amado cabelo a esse tipo de procedimento. Não quero usar ele natural e seguir a moda, o quero liso! O quanto puder, mas sem o risco da progressiva ou selagem. Não sei o que fazer, infeliz? Com certeza.

  49. joyce

    faço relaxamento de tres em tres meses e fiz um agora nesse mês, o meu cabelo ja esta começando a crescer e não posso nem usar preso mesmo sem prancha, pois fica um fiozinhos em pé parecendo um chifre, ja fiz varias hidratações e nada disso esta me ajudando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s