A polêmica do Fashion Weekend Plus Size: atriz que está acima do peso e quer emagrecer pode desfilar ou não?

Por Renata Poskus Vaz

Muitos jornalistas me perguntaram quem é a madrinha desta quarta edição do Fashion Weekend Plus Size – FWPS. Respondi prontamente o seguinte: “Você é católico? Troca de madrinha a cada aniversário? Então porque o FWPS tem que trocar a cada edição de madrinha?”. Todos riam.

 Mas isso não significa que o FWPS estivesse fechado para outras estrelas. A convite da marca de jeans Dardark, a atriz Suzy Rego aceitou desfilar. Mas aí começou a lenga-lenga que, direta ou indiretamente, colocaram o FWPS nas capas de todos os grandes sites de notícia.  Suzy está acima do peso, aceitou desfilar, mas não negou querer emagrecer. E com este depoimento sincero ganhou uma legião de fãs e uma legião de pessoas descontentes. Poxa vida, pensaram alguns, se ela quer emagrecer porque aceitou desfilar? Então eu, em um dos raros momentos de tranquilidade no FWPS, perguntei isso à ela.

Suzy respondeu que achava lindo mulheres bem-resolvidas que estão acima do peso e se amam assim. Porém, segundo ela, não conseguia se amar gordinha. “Não acho mulher acima do peso feia, simplesmente não me sinto a vontade com quilos a mais e prefiro emagrecer”. Pronto!  Então o que ela estaria fazendo lá? “Estou aproveitando este momento. Assim como eu, há um monte de mulher que engordou e quer emagrecer, mas enquanto isso não acontece precisa se vestir bem”.

Na hora da Dardak entrar na passarela, Suzy me perguntou: “o que eu faço”. E eu disse brincando: “Ah, entra reto na passarela, para um pouquinho para os fotógrafos e, se puder, mostra a barriguinha para mostrar que está gordinha”.  E o que ela fez: Entrou dançando, rebolando, brincando e levantou a platéia.

Agora, gostaria que  vocês me dissessem se acham correto ou errado uma atriz gordinha que quer emagrecer aceitar desfilar numa passarela de moda GG. Quero ouvir a opinião de vocês, ok? Beijos.

36 Comentários

Arquivado em Fashion Weekend Plus Size, FWPS, Modelo GG

36 Respostas para “A polêmica do Fashion Weekend Plus Size: atriz que está acima do peso e quer emagrecer pode desfilar ou não?

  1. Magra ou gorda as pessoas tem de agarrar as oportunidades dignas ,principalmente as que garantem o leite da criançada,né?
    E se uma gordinha emagrece e aproveita o momento também? É errado?

  2. Nai

    Acho que não tem problema nenhum, e o povo fica caçando coisas para reclamar! rs. Sério!
    O que ela falou é extremamente coerente, afinal, não é porque está gorda que tem que se vestir mal – e também não é porque agora as gordinhas estão recebendo mais destaque (puramente comercial, na minha opinião) que alguém que está acima do peso tenha que querer continuar assim ou alguém magro querer engordar.

    Sobre “estou aproveitando o momento” também acho que está certo, afinal, ela não poderia desfilar/aparecer com esses quilinhos a mais para outra grife, seilá, imagina se ela estaria num desfile da Hering que é uma marca super casual… Não, não estaria. Assim como não vejo qualquer outra atriz magrinha no FWPZ, seila, “não cabe”.

    Eu já vi várias modelos plus dizendo que queriam emagrecer, mesmo que fosse só X quilos, por um o outro motivo. Agora vamos brigar com elas? Vamos perseguir todo mundo, como fizeram com aquela modelo (esqueci o nome) que quando engordou o mundo desabou, aí virou plus e fez o maior sucesso e emagreceu, daí TODO mundo criticou?

    Agora que deveriam falar menos e engolir mais, sabe? A pessoa é decide o que fazer…

  3. O que ela pensa é o mesmo que eu… Acho extremamente importante o movimento de valorização das plus size pra provar que não há um só tipo de mulher e quem é feliz gordinha tem mais é que mostrar pro mundo! Eu, particularmente, não gosto de ser obesa e estou em tratamento (c/ reeducação alimentar e exercícios, remédios jamais!) pois já afetou minha saúde. Mas não é por isso que vou deixar de me vestir bem, de querer ser respeitada nas ruas, ser bem tratada nas lojas, no trabalho ou em qualquer lugar. No fundo, o que todas queremos respeito, estejamos gordinhas ou mais magras! 😉

  4. Achei complicado a postura dela que foi divulgada pela mídia, até um pouco preconceituosa. Mas também gostei muito do que você colocou aqui, me mostrou um outro lado da história.
    Se ela desfilou e levou esse trabalho a sério, por que não !?!?!
    Ruim é ser destaque de um evento importante na moda plus size e dizer que não gosta de gordo =/
    Mas que atire a primeira pedra a mulher que está 100% feliz com seu corpo e peso !
    E se amanhã Fabiana Karla chega ao mínimo do seu peso e é convidada para desfilar no SPFW, vai ser queimada em praça pública por trair o movimento !?! rsrs
    Profissionalismo acima de tudo =)

  5. Eu achei que, comentar para diversas revistas que ela quer emagrecer as vésperas do evento, foi um pouco indelicado. Querer emagrecer eu também quero, mas não preciso falar sobre isso todos os dias.

    Mas não que isso faça com que ela não possa desfilar.
    Afinal num desfile de moda, a modelo desfila para mostra a roupa (caimento no corpo, efeito, etc) e não pra defender o quanto é legal ser gorda, magra ou anoréxica. Afinal em desfiles, as modelos são escolhidas para desfilar por sua beleza, harmonia e fotogenia, não por seus ideais.

    Moda é uma coisa.
    Ideologia é outra totalmente diferente.
    O FWPS pode até ter começado por ideologia, mas hoje ele é o evento de MODA mais importante do mercado GG brasileiro. Quer as pessoas queiram ou não.

  6. Achei que a resposta dela disse tudo e concordo com ela!!!!!!!!
    Eu também não me sinto a mulher mais linda do mundo estando gordinha e quero emagrecer mais enquanto não consigo isto quero me vestir bem, me arrumar e ser feliz com o que tenho agora, no presente!!!!!!!!!
    Ela está sendo muito coerente com ela mesma, sinceridade é tudo!!!!!!!!!!

  7. Acho que o importante é ser feliz!! Se não está satisfeita, se tem facilidade para emagrecer, se tem oportunidade para tratamentos mais rigorosos, que faça!! O que importa é se amar de dentro para fora. E não permitir que o excesso de peso seja o grande problema de sua vida!!! ´
    Saúde em primeiro lugar e amor próprio sempre!!!
    Não acho que a Suzi falhou, foi muito simpática e esbanjou alegria. A mídia é que sempre dá um jeitinho de colocar algo preconceituoso em cima… uma pena.
    Não sou gorda pq quero, mas aprendi a ser feliz assim!! Como Suzi mesma disse, temos que saber aproveitar o momento da melhor forma possível!!
    ; )
    bj bj
    Tati Gaião
    Não sou gorda pq quero, mas aprendi a ser feliz assim. Cada um tem seu jeito de superar, não é?!
    E como ela mesma disse, de aproveitar o momento da melhor forma possível!!!

  8. Amanda

    Eu acho que ela está certa sim… Como disseram aí em cima, tem gente que super se aceita gordinha e se veste maravilhosamente bem, arrasa, etc etc etc. Agora tem gente, como a Suzy Rego, que sempre esteve na mídia e sempre foi magrinha e que por qualquer motivo engordou e precisa emagrecer para se sentir melhor! 😉

    Maaaaaaaaaaaas, ainda bem que ela não falou que gordinhas são feias porque aí sim eu ia caçar essa doida e mostrar pra ela o quanto podemos ser infinitamente lindas! kkkkkkkkkk

    bjs, amo o blog!

  9. Aparecida

    Ela foi honesta. Quer se sentir bonita e vestir-se bem faz parte disso. Não está satisfeita e resolvida com o extra, mas resolveu aproveitar o momento. em outra reportagem, falou que tem contas a pagar (e, com gêmeos, devem ser muitas contas) e está aproveitando o que aparecer – seja o papel da novela ou sejam os convites para desfilar. Até para ser mulherão existe uma grande diferença: um corpo mais roliço ou um amontoado de problemas físicos? Enquanto eu for apenas a fofa gostosa está tudo bem, mas se vier alguma dor, algum dano metabólico, vascular, cardíaco , etc, vou procurar todos os meios para me cuidar.

  10. Disse e repito: ninguém melhor do que eu pra saber o que é não estar satisfeita com a própria imagem e querer emagrecer! No meu blog disse que só achei indelicado ela falar às vésperas do fwps que queria emagrecer pra usar 42 que dá pra comprar em qq loja baratinha! Enquanto o evento mostra que é possível usar 44 ou mais e vestir roupa de qualidade, bonitas, joviais e fashion! De resto, ela arrasou na passarela e pra mim nem precisa emagrecer tanto assim. Bjks

  11. Não vejo nada de errado com a forma de pensar da Suzy, até porque eu também não me sinto a pessoa mais feliz do mundo sendo gordinha. Mas, como ela mesma disse, é preciso aproveitar o momento. Sendo assim, por quê dispensar uma oportunidade de trabalho que é boa, digna e tem um propósito super legal? Sem contar que, gordinha ou magrinha, todas nós merecemos nos vertir bem e nos sentirmos, independente de rótulos, mulher.

  12. Sou como a Suzy, acho linda as gordinhas, e também o sou, mas se a mulher não se sente bem e prefere emagrecer, que mal tem? Galera, vamos parar de radicalismo, temos que viver conforme nosso bem estar, ser feliz é o que importa, não acho nada demais ela falar isso, e desejar isso…Nós pintamos o cabelo de cores diferentes, trocamos de estilo de roupa, acompanhamos a moda, estamos semrpe em busca de cosméticos milagrosos…enfim, estamos sempre mudando de acordo com o que nosso coração pede, tudo para nos sentirmos bem conosco mesmas, e por que a atriz não pode querer mudar o que não acha legal no momento?
    Temos que ter muito cuidado para não sermos intolerantes com ela, assim como são com a gente, não acredito na ditadura da magreza, assim, como ser gordinha não deve também virar uma nova ditadura. Afinal, pregamos a liberdade de ser como se quer, ou de nada valeria todo o nosso esforço. Bj Re, vc é gata!!!!!!!!!

  13. MAÍRA KLINGENFUSS BEDA

    Ola! Eu acho que ela esta certa sim! E tambem foi muito feliz em sua resposta, sobre aceitar em desfilar e querer emagrecer. Ela em minha opinião sempe vai ser um mulherão, mais magrinha ou mais gordinha Suzi é um baita mulherão. Bjusss

  14. Paula Regina

    Eu creio que não haja nada demais em ela desfilar nessas circunstâncias.
    Ela diz-se não SER gorda e sim ESTAR gorda e aproveitando as mídias.

    Só acho que, em ela sabendo de todos os percalços que o sobrepeso impõe, devia ser mais política e politizada (são duas expressões díspares em seu conteúdo) quando comentasse o assunto.

    Pelo menos eu não li, ouvi ela definir-se como monstruosa, feia, inaceitável etc; palavras que tantas outras já disseram quando acima do peso.

  15. Alma Desirée Gomes

    Eu não acho ruim que ela tenha desfilado. Na minha opniao ela foi porque tava recebendo um bom dinheiro e pronto. Eu tambem quero emagrecer, mas apenas porque sou hipertensa, então realmente preciso, já que odeio tomar remédios para a pressão e ficar verificando a cada 1 hora. Me visto bem gordinha e me sinto super bem. Tenho certeza que ela só quer emagrecer com finalidade de mídia. Achei, então, tosco! Estar num desfile plus size, representando uma marca de mulheres bem resolvidas com suas lindas curvas e dizer que não gosta do corpo como está. Triste!

  16. Amanda Ribeiro

    Acho que ela está certa…
    Nesse momento ela está gordinha e nesse momento ela quer se vestir bem… Simples assim… Se ela emagrecer otimo… se não otimo tb… O importante é saber que ela pode se vestir bem de qualque jeito.

    Bjos

  17. alessandra luisa dos santos

    acho que cada um tem que ser feliz do jeito que e.magra ou gorda tanto faz se ela nao se sente bem paciençia

    • O que me deixa triste na matéria acima, foi ela dizer que: não conseguia se AMAR gordinha. Se ela esta gordinha a tanto tempo, como tem feito, se odiando dia a dia? Isso e hipocrisia. Temos que aceitar nosso biotipo, ou ela achou que ia ser top modelo de novela da globo pra sempre.

  18. ed

    concordo com a maravilhosa atriz Suzy RÊGO, ela foi muito sincera em ter dito o que achava de estar acima do peso,sem falar que ela arrasou.

  19. O que me deixa triste na matéria acima, foi ela dizer que: não conseguia se AMAR gordinha. Se ela esta gordinha a tanto tempo, como tem feito, se odiando dia a dia? Isso e hipocrisia. Temos que aceitar nosso biotipo, ou ela achou que ia ser top modelo de novela das oito pra sempre.

  20. Toda pessoa tem o direito de decisão em sua vida. Se quer emagrecer é direito dela, se quer participar de um desfile porque foi convidada é decisão dela, se quiser emagrecer ou engordar para atuar em uma novela a decisão também é dela. Detesto grupos que tentam rotular, principalmente pessoas que estão na mídia como se elas tivessem que ser exemplo para nós. Eu, Fabíola, não vivo em função de uma atriz ou modelo, tenho a minha própria identidade e respeito a identidade e ações do outro.
    Beijo.

  21. Daniela

    Acho que não tem nada demais…assim como outras mulheres, ela apenas assumiu que quer emagrecer, aliás vi uma entrevista da Mayara Russi para a Rede TV em que ela também dizia que quer perder uns quilinhos…O importante é se sentir bem!

    beijokas

  22. viviane regina

    cada um sabe de sua vida .acho que de 100% pelo menos 80% queira emagrecer seila 1 ,10, 20 kg pq e do ser humano a insatisfaçao o fwps realmente e o socorro para nos gordinhas pois o mundo n e feito so de giseles ao que muitas marcas pensam mas ainda vamos conquistar cada dia mais nosso espaço e viva a democracia !!!!!!!!!!!!! e viva as gordinhas bjs

  23. ana claudia

    nao acho nada errado ,ela e uma mulher linda poderosa e esta em um momento otimo qual o prblema dela querer emagrecer todo mundo pode e deve fazer o que bem quizer beijos

  24. Vanessa

    Também acho não ter nada errado, principalmente porque o motivo dela em querer desfilar é absolutamente plausível. E que mulher não quer perder dois, três quilos? Que atirem a primeira pedra, quem nunca pensou na possibilidade, ou sonhou com isso. Pelo menos por cinco minutos.

  25. Lorrane Kodos

    Não acharia errado ela desfilar, o que na minha opinião não ficou legal foi a declaração dela de querer emagrecer. Ok, é uma vontade dela, assim como é a minha e acredito que de muuuitas gordinhas. Mas acho que para desfiles assim, nada melhor do que desfilarem gordinhas que se amam do jeito que são, ne?! Se não fica meio contraditório, ela desfila ali num desfile de gordinha sendo que não se ama do jeito que esta. Dá entender que esta ali só pela grana ao contrário de mtas gordinhas que dariam tudo pra estarem ali só pelo prazer de mostrar que é linda e que se ama do jeito que é.! Enfim, cada um com seu cada um! Respeito acima de tudo!
    😀
    Beijos*

  26. regina

    achei muito maduro e elegante da parte dela participar do evento.. sempre fui gordinha mas no pós parto me sentia um balão e não gostava nem de sair de casa nem de tirar fotos nada…
    ela sempre foi magerriima referencia de boa forma
    e esta se mostrando gordinha na midia, não esta se fingindo de feliz só falando que quer passar por este momento de bem com a vida..
    parabéns suzy vc esta dando lição para muitas mulheres
    beijos!!

  27. Cristiane Pereira Miranda

    A verdade é que as pessoas falam por falar, qual o problema dela estar ali representando uma marca plus size e ainda assim querer emagrecer? Opção dela, ela mesma respondeu corretamente: ” Enquanto não emagrece, quer se vestir bem” E pronto! Isso é o importante, porque muita gordinha começa andar desleixada depois de engordar, ela estava ali mostrando que apesar de gordinha queria se vestir bem.
    A polêmica toda é porque isso veio da Suzy Rego, que é global, atriz. Se viesse de qualquer outra modelo plus, não existiria essa polêmica toda. O povo gosta de ganhar audiência as custas dos famosos, enfim… Eu acho o FWPS maravilhoso e não será isso que irá ofuscar o brilho e o glamour do evento!!! A Renata arrasou, assim como a Suzy, as outras atrizes e as modelos plus size. Parabéns pela 4ª edição do FWPS se superar a cada edição!

  28. Denise Paz

    Acho que a Suzy foi sincera, nunca estamos satisfeitos com o que temos e se perguntarmos para qualquer menina que vista 38 se ela esta feliz com seu corpo, com certeza ela vai dizer que gostaria de perder nem que fosse 2 quilos.
    A mensagem que o FWPS me passa é que existe moda e beleza além do manequim 42. Eu apoio todo o movimento plus size e luto não para ser aceita e respeitada como gorda que veste manequim 52, mas para ser aceita como quero ser e como me sinto bem. O importante é que nos sintamos bem e se a Suzy quer emagrecer, que emagreça se isso a fará bem.
    Com tudo isso e com todo o movimento plus size, o mundo e o Brasil estão enxergando que o biotipo das pessoas está mundando e aumentando e quem ganha com isso somos nós, pois cada vez mais as griffes estão aderindo a tamanhos maiores, a concorrência cresce e andar bem vestida sendo mulherão será cada vez mais acessível a todas as classes sociais…

  29. Patricia

    Eu acho normalissímo !!! E o fato de ter desejo de emagracer não faz diferença alguma…é como mudar a cor do cabelo…quer dizer, quem tem cabelos escuros não pode mudar e ficar loira, ou uma loira não pode escurecer os cabelos !?…Oras…acredito que toda mudança que seja para melhor é válida !

  30. Renatinha, eu fui uma das pessoas que ficou encucada com a insistência dela falar que quer emagrecer. Adoro a Suzy, adorei ela voltar pra Globo, mas não gostei muito de la insistir nisso. Acontece que muitas pessoas se espelham em atrizes para se sentirem lindas, e ela, na semana da moda plus, frizar que não se gosta gordinha pode mexer e muito com as cabecinhas de muitas plus. Não foi meu caso, pois depois que fui ao casting do FWPS, voltei pro Rio me sentindo a mulherão, a gostosona, kkk. Sério, o casting me fez muito bem, vc não imagina. Vi muitas mulheres lindas no casting e isso me deu orgulho, sabia?!
    Agora eu acho o seguinte: se a Suzy fosse mais clara nas entrevistas, como foi com vc, todos a veriam muito mais positivamente.
    Mas de qualquer forma, valeu pela representação dela. Ela nos representou e pel que vi nas fotos, ficou felicissima com isso. Parabéns Suzy pelo seu entusiasmo. Parabéns Renata pelo seu trabalho.
    Bjão pra todas.

  31. Nada de mais, se ela quer emagrecer, que emagreça oras! eu também quero emagrecer, devo parar de ler o blog? claro que não!
    só acho que o n° da bermuda dela deveria ser maior, pois estava marcando as gordurinhas *rs*

  32. ESTOU sequindo seu blog a um tempao e adoro, E ESTOU AQUI PRA CONVIDAR VOCES PARA PARTICIPAREM DE COM UMA MEGA PROMOÇÃO NO MEU BLOG>> SORTEIO DE : 1 Lift´n Slim modelo short ou bermuda
    (a ganhadora que irá escolher modelo e tamanho da Slim)
    2º premio 1 mascara para cilios da Natura +bucha vegetal da NATURA
    <<<
    PARTICIPEM http://acimadasmedidas.blogspot.com/2011/07/sejam-bem-vindos-ao-acima-das-medidas.html?showComment=1311391823490#c6446508481151684659

  33. Ela esta certíssima e temos que acabar com essa hipocrisia, eu to gordinha e também QUERO emagrecer, mas também não quer dizer que quero ser super magra…mas se eu quisesse também? e Aí? Vou ser discriminada por isso também…. dá um tempo esse povo de lingua afiada…

  34. Kamila

    Oi!
    Só posso concordar: estou acima do peso e tbem quero emagrecer, isso não significa negação da minha situação ou insastisfação, não ! Me sinto melhor mais magra ! O Suzi Rego está no direito dela e ninguem tem nada com isso ! Desde que respeitemos o outro, gordo ou magro !!!

  35. ione

    Estar acima do peso é uma coisa, agora ser debochada e desengonçada como a Susi Rego é outra coisa. Ta na cara que ela não está a vontade com esse corpo, então, porque desfilou?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s