A foto como instrumento de democratização da moda e do corpo da mulher real – Parte I

Por Renata Poskus Vaz

fotografia é um importante meio de esclarecimento popular acerca dos padrões midiáticos impostos, mesmo que indiretamente, para que a mulher aprenda a analisar essa habitual cultura ao corpo “perfeito”. As fotografias permitem que  surjam discussões sobre o direito de se usar um manequim GG, sem desqualificar aquelas que usam um manequim PP. Uma única imagem pode mudar conceitos, literalmente.

Katie Halchishick e os traços que transformariam suas curvas em um corpo de Barbie

Já circula na internet uma imagem da  O (Oprah Magazine) do mês de novembro, em que Katie Halchishick – co-fundadora da “Healthy is the New Skinny and the Perfectly Unperfected Project” (Saudável é o Novo Magro e o Projeto Perfeitamente Imperfeito) aparece com uma boneca Barbie nas mãos e linhas pontilhadas em seu corpo, como as feitas por um cirurgião plástico. As linhas indicam o que teria que ser arrumado na linda modelo para que ela tenha um corpo magro considerado por alguns estilistas como “ideal”, ou em outras palavras, um corpo de Barbie. Essa brincadeira serve peirfeitamente para mostrar que até mesmo uma modelo linda e deslumbrande como Katie precisaria passar por inúmeras intervenções estéticas ou, na melhor das hipóteses, muitos retoques em editores de imagem para ficar com um corpo de “capa de revista”.

Lizzie Miller na página 194 da Glamour

Mas não é de hoje que os debates sobre beleza plus size aquecem o mundo dos fashionistas. O grande “boom” que tornou o marginalizado manequim GG em algo “Cult” sem dúvida foi a foto que ilustrou a edição de setembro da revista Glamour americana. Nela, a modelo Lizzie Miller exibia um largo sorriso e um “aventalzinho” na barriga livre de Photoshop e que lhe rendeu o apelido de “a mulher da página 194”, que correspondia à tão comentada página da revista estrelada por Lizzie.

Modelos Plus Size da Glamour

Com o sucesso das fotos de Lizzie Miller naquele setembro de 2009, a Glamour inovou e, na capa de novembro, exibiu a foto de 7 modelos plus size nuas. Kate Dylon é uma delas e já foi eleita uma das 50 pessoas mais bonitas pela revista People. Também brilharam na foto a belíssima Crystal Renn, Lizzie Myller a queridinha da publicaçãoe os mulherões Jennie Runk, Ashley Graham. Amy Lemons e Anansa Sims.

Tara Lynn estrelou em 20 páginas da Elle francesa

No mesmo ano, Tara Lynn estampou nua diversas páginas da revista francesa Elle. Essas fotos, vira e mexe, são apontadas em matérias que abordam a beleza da mulher plus size e elevaram Tara à condição de uma das modelos mais bem pagas do mercado da moda GG.

 

Foi também em 2009 que o Brasil abriu os olhos para a Top Plus Size Fluvia Lacerda. Fora do País se falava muito na primeira edição do Full Figured Fashion Week em Nova Iorque e, Flúvia,  era a nossa única representante em terras estrangeiras. Em uma de suas entrevistas, Fluvia aparecia apenas com uma provocante camisa aberta, sem sutiã.

 

Dia de Modelo abriu portas para discussão sobre a mulher plus size no Brasil

Na mesma época, coincidentemente, criei o primeiro Dia de Modelo Plus Size, que se realizou em 12 de julho de 2009. Uma das fotos resultantes daquela divertida e pioneira sessão fotográfica com gordinhas é a que podem conferir acima. O sucesso da foto com mulherões reais sorrindo, radiantes e tão bem resolvidas (ao menos na foto), fez com que esse evento ganhasse destaque em todos os principais jornais, revistas e emissoras de TV do País. O evento foi tão admirado, que hoje é objeto de cópia em todo o território nacional. Hoje, eu e fotógrafo Hilton Costa, juntamente com nossa amada equipe, estamos em nossa 21° edição do Dia de Modelo em São Paulo e já realizamos edições em Belo Horizonte e Rio de Janeiro também.

 O extinto grupo das TOP 5

Já em 2010, a modelo Simone Fiúza sugeriu reunir um grupo de modelos plus size brasileiras experientes para divulgar a carreira no País. Adorei a idéia e a auxiliei na escolha dessas 5 modelos e na concepção das fotos do TOP 5. Na época, as modelos mais requisitadas para trabalhos no Brasil eram: Bianca Raya, Mayara Russi, Andrea Boschim, Celina Lulai e a própria Simone. Uma nova foto circulou na internet, revolucionando o culto ao corpo perfeito, uma em que as 5 modelos estavam de costas, só de calça jeans, exibindo adoráveis pneuzinhos e barriguinhas salientes. Embora as modelos não tenham dado prosseguimento ao TOP 5, ele foi um excelente instrumento de divulgação para o Fashion Weekend Plus Size – FWPS que, pela primeira vez, teve uma sessão fotográfica digna de um grande desfile de moda.

Mayara Russi, Alessandra Linder, Rita Carrera, Bruna Gonçales, Nathy Contier e Bruna Oliveira

Em 2011, novas fotos de divulgação para o FWPS foram realizadas, sempre privilegiando a diversidade de corpos, altura, peso e manequins. E, mais uma vez, essas fotos circularam pela internet e outros grandes veículos de comunicação como um exemplo de democratização da moda.

Gostaram? Amanhã tenho muitas histórias bacanas sobre fotos que marcaram o cenário plus size no Brasil e no mundo. Até lá!

 

27 Comentários

Arquivado em Curiosidades, Moda e estilo, Modelo GG

27 Respostas para “A foto como instrumento de democratização da moda e do corpo da mulher real – Parte I

  1. Uau, adorei!! Parabéns, excelente matéria!!!

  2. Adorei! Viva as curvas e a mulher de verdade!

  3. telma olga da silva.

    ameiiiii!!!
    nota 1.000
    amo esse blog!

  4. Tatiana

    É isso aí e viva a diferença!

  5. Ai que post legal… só vendo tanta coisa assim para me dar conta de certas coisas…gostei!

  6. Nossa que post maravilhoso Rê, cada foto linda e cada uma com uma história para contar, eu me lembro de cada momento em que elas saíram na mídia e toda repercussão que deu. Amei… já estou ansiosa pelo próximo post… e quem sabe daqui a pouco não entra a foto da plus size que sairá na VIP, hein? Vamos torcer, bjãoooo

  7. Tatiana Gaião

    Adorei o post! Bjs
    Tatiana Gaião

  8. Adorei o post!!! Estou aprendendo a me aceitar, um pouquinho mais a cada dia, lendo seu blog Re. Obrigada por td q vc fez e está fazendo nesse mundo plus!!!!
    E parabéns pra todas as modelos plus q estão quebrando barreiras e preconceitos!!! *-*

  9. Simplesmente amei a matéria… Publicações como essas que fazem de garotas como eu acostumadas com ter a sua volta só adolescentes e amigas “lindas e perfeitinhas” se acharem bonitas e importantes também… Obrigada blog agradeço imensamente a vcs… ;)))

  10. Danielle Soares

    Parabéns, Renata!
    Importante reunir documentos e imagens que comprovam a ascensão do mercado plus size no Brasil e fundamental lembrar a mídia sobre isto.
    Abraço.

  11. Maria Carolina Zorzi

    Felizes para sempre é o que nós devemos ser, na primavera ou em qualquer outra estação, rs!!!! e viva as mulheres reais, um não bem grande a ditadura do corpo perfeito, iimposta pela moda e pelo comércio. Beleza é uma questão dos olhos de que vê, sentir se bem é belo, ser saudável é belo, viver e não ter a vergonha de se mostrar e ser feliz, isso é infinitivamente BELO!

  12. Gisele

    Adorei, Rezoca. Beijos.

  13. Paula Borges

    Parabéns pelo artigo…. Adorei!

  14. Paula Regina

    Renata, que crônica/reportagem excelente, instrutiva e esclarecedora.
    Sua leitura devia ser obrigatória em aulas de Filosofia para chamar a atenção da sociedade adolescente que é na diversidade de estilos, pesos, etnia e credo que o planeta se recria a todo o instante.
    Parabéns 🙂

  15. Paulo Cesar Azevedo

    Gente sou seguidor do blog e adoro as materias. A “midia” criou a imagem da mulher perfeita em cima de uma mentira. Mulher de verdade assim. Estou tentando um contato com Danni Lima e perdi seus endereços e telefones. Se alguém puder ajudar meu nome é Paulo Cesar Azevedo moro em Natnal RN e me correspondi durante muito tempo com a Danni. Meu email: pcazevedo1@gmail.com – (84) 96010731 (TIM) ou (84) 9144 1234 – Danni me ligaaaaa rsrsrsr!

  16. Gisele

    todas lindass parabens pela materia

  17. ana claudia

    gente ficou muito mega lindo adorei beijos pra todas

  18. Lizzy

    quer dizer que uma mulher naturalmente magerrima não é uma mulher de verdade? não é real? isso é ridiculo! pq que quem é gorda tem que ficar desmerecendos das magras? o certo é que TODOS os formatos de corpos deveriam ser respeitados e considerados dignos de serem publicados e valorizados na midia. Quem é magra também é uma mulher de verdade. Lembrem-se disso, pois esse lema de mulheres reais, não deveria abranger somente as gordas. TODAS as mulheres de todos os pesos são reais e de verdade.

    • Lizzy

      desmerecendo as magras…. desculpe, a pressa. Não quero criticar mas fico ofendida quando leio somente os “mulherões” são de verdade. Eu sou de verdade independente do meu peso.

  19. mauricio

    vcs são lindas e muito gostosas,bjs pra todas. mreletrica@hotmail.com

  20. De boa adoro mulher gostosa e quem foi que disse que sinônimo de gostosa e osso rosto chupado canelas em coro por essa razão adoro mulher com substancia, ou seja, carne bunda pernas enfim isso é ser gostosa e perfeita e pronta.

    E me mande-me as fofinhas só pra mim

    As amo de bastante de pacote de montão

    Claudio

  21. De boa adoro mulher gostosa e quem foi que disse que sinônimo de gostosa e osso rosto chupado canelas em coro por essa razão adoro mulher com substancia, ou seja, carne bunda pernas enfim isso é ser gostosa e perfeita e pronta.

    E me mande-me as fofinhas só pra mim

    As amo de bastante de pacote de montão

    Claudio

  22. Edmar

    Adorei, gordinhas nadas, sexy!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s