Espaço da leitora: Roberta Terra conta sobre o resultado de sua cirugia bariátrica

Roberta Terra agora (com manequim 46) e em 2009, com seu manequim 58

“Olá, meu nome é Roberta e tenho 25 anos. Fiz a cirurgia bariátrica em 18/07/2011 e eliminei 35 kg, e hoje sou uma gordinha feliz! Sim, gordinha, porque mesmo tendo eliminado uns bons kilos, ainda estou bem acima do meu peso ideal. Ideal dentro dos parâmetros do IMC, porque pra mim está perfeito assim.

Toda minha vida fui gordinha, mas até 2009 aproveitava minha vida, saía com os amigos, ria, me divertia e ficava horas em lojas experimentando roupas. Eu gostava de ser o que era, mas como quase toda mulher e adolescente, tentava dietas pra emagrecer. Eram dietas temporárias que me faziam engordar em tempo recorde assim que ela acabava.

Meu maior aumento de peso aconteceu há uns três anos, quando passei pelo momento mais difícil da minha vida. Após perder a minha irmã, fui aprovada em um concurso público em outra cidade.  Precisava continuar minha vida. Mudei e fiquei por 2 anos e meio longe de casa, dos meus pais e dos meus amigos. Hoje sei que fiz a escolha certa naquela ocasião, mas na época ficar sozinha após uma perda familiar tão grande me fez me jogar na comida. O resultado foi 25 kg a mais durante um ano.

Eu escondia toda a minha solidão e sofrimento dos meus pais. Notei que realmente essa compulsão que eu tinha pela comida era uma doença que já estava me afetando física e psicologicamente. A comida foi por um bom tempo a minha companheira numa época em que eu estava totalmente depressiva.

Em 2010, minha mãe me incentivou a fazer mais um tratamento pra emagrecer. Perdi 20 Kg, mas ao fim da dieta acabei engordando mais 10 Kg. Foi aí que me conscientizei que precisava fazer a cirurgia bariátrica. Eu estava totalmente infeliz com a minha situação e não agüentava mais viver assim. Eu sabia que precisava de uma mudança radical na minha vida.

Foi aí que comecei a pesquisar pela cirurgia bariátrica. Li tudo que pude, como seria o pré e o pós-operatório e, então, marquei minha primeira consulta com o médico que esclareceu minhas dúvidas. Também conversei com muitos que já haviam operado. No início minha mãe foi meio contrária a cirurgia. Eu até entendia o medo dela. Sei que ela não suportaria perder mais uma filha.

Confesso que tive medo de algo na cirurgia dar errado, mas o médico sempre deixou claro que o risco de acontecer algo com a cirurgia é bem menor do que o risco de acontecer algo comigo se eu continuasse daquele tamanho e com aqueles maus hábitos alimentares. Isso me tranqüilizou. Até o dia da cirurgia eu estava calma, Quando o enfermeiro pediu pra eu deitar na maca pra me levar pra sala de cirurgia, meu coração quase saiu pela boca. Fiquei muito nervosa, porque mesmo estando em ótimas mãos, eu não sabia exatamente o que me esperava. No fim, ocorreu tudo bem durante a cirurgia.

Descobri que o pior da cirurgia ainda estava por vir: a dieta líquida. Por isso, passar com psicólogos antes de operar é fundamental. Não é fácil quando você tem que enfrentar 28 dias sem mastigar absolutamente nada, quando vem de uma vida inteira vem de uma vida inteira se jogando na comida como se ela fosse a cura de todos os seus problemas. Fui bem forte e não sei como agüentei. Realmente tive que reaprender a comer, como um neném mesmo. Primeiro ingeria liquido, depois só comidas pastosas e mais molinhas, até ser liberado a chamada comida sólida, para mastigar. É uma verdadeira reeducação alimentar, onde você tem que priorizar o que vai te fazer bem.

Com a cirurgia e dependendo da técnica (a minha foi a Capella sem anel), nós ficamos mais propícios a falta de vitaminas. Então é essencial saber qual alimento escolher, e como não conseguimos comer muito, temos a vantagem que na maioria das vezes nem sobra espaço pra uma porcariazinha, rs. Mas claro que uma vez ou outra podemos comer aquilo que vem na cabeça, algumas pessoas depois de operadas não se dão bem com alguns alimentos, que em geral são carnes, comidas muito gordurosas e coisas doces. Eu não tive esse problema e não sei se é bom ou ruim. É bom porque eu posso comer o que quiser sem passar mal. Ruim porque não tenho algo que me breque pra comer a não ser única e exclusivamente o meu bom senso. Hoje eu já como tudo, só optei por não beber mais refrigerante. Estou há 8 meses sem beber e não sinto falta. Hoje, sou adepta das frutas e verduras. Também como pipoca e lanches, mas sem exagero.

Sou a favor de você se sentir bem como você é. Mas quando o seu físico prejudica a sua saúde e a sua vida, você deve procurar mudanças. Antes eu usava manequim 56/ 58.  Hoje já estou no 46 apertadinho, rs. Um dia eu chego no meu sonhado 46 folgado. Não tenho pretensão alguma de ser magra. O melhor eu já consegui, que foi aprender a comer, usar a comida a meu favor e não contra mim.

Meu próximo passo é fazer algumas cirurgias plásticas, pois com o emagrecimento muitas pelanquinhas surgiram. Antes eu não me via tão gorda e me assustei quando participei do Dia de Modelo em dezembro de 2009. Mesmo com todo empenho de todos, eu chorei ao me dar conta que estava daquele tamanho. Não me reconhecia como a gordinha de anos atrás. Em janeiro deste ano, fiz novamente o Dia de Modelo e também me assustei porque não sabia que podia ser tão bonita. Agora sim eu me reconheço como um mulherão!

 Quem quiser tirar mais dúvidas comigo sobre a cirurgia, como foi o pré e o pós, eu fico a disposição.

Roberta Terra

32 Comentários

Arquivado em Espaço da Leitora, Saúde

32 Respostas para “Espaço da leitora: Roberta Terra conta sobre o resultado de sua cirugia bariátrica

  1. Fabiana Carelli

    Fiquei emocionada ao ler o seu depoimento… Você está muito linda… dá para perceber isso no seu olhar… no seu sorriso. Parabéns…

  2. Alyne S.

    É uma bela história e um exemplo de amor próprio!

    Parabéns por todas suas conquistas: saúde, bem-estar, auto-estima…

    Você está lindísima!

  3. Fabiana Gameiro

    Ola Roberta Terra, adorei seu depoimento, me identifiquei muito com vc, só que engordei mto na minha gravides e não perdi mais, foram 45 kilos em 9 meses, muita coisa para 1,60, minha filha esta com 5 anos ja e eu continuo no efeito sanfona, em todas as minhas dietas agora eu consigo perder no maximo 6 kilos, e o pior que os ganho mto rapido tbm, ta mto dificil pra mim, to sentindo minha saude ser afetada, e tomei a decisão de fazer sim a redução, então se vc puder me adicionar para podermos conversar, eu ficaria eternamente grata…

    email/ msn: fabisgloira@msn.com

    beijos

    Fabiana Gameiro

    Ahhhhh Renata Parabens pelo espaço que vc da no seu blog para mulheres como a Roberta, isso é muito bom pra auto estima da gente, adorooo seu blog de coração, sou muito sua fã…

  4. Anna Paula

    A Robertinha é uma amiga “virtual” muito querida de longas datas e eu fico imensamente feliz por ve-la assim tão linda e radiante. Também estou caminhando para fazer a cirurgia há muito tempo, mas ainda nao deu certo por razões que fogem à minha vontade, mas nunca desisti e nunca deixei a peteca cair(quem sabe um dia nao conto minha aqui). O fato é que a mudança da Roberta é exterior, mas uma revolução dessa mexe com os alicerces da gente e como nada na vida é facil, a bariátrica tb não.
    Eu já achava a Robertinha linda, mas nossa!!! quando vi essas fotos fiquei de queixo caído e esse é só um começo de tudo!
    Grande abraço Robertinha, sou fã da sua maneira de escrever e de expressar, vc super tem dom, já te disse isso!

  5. Roberta, estou com consulta marcada para uma primeira avaliação da possibilidade de cirurgia. Estou com alguns problemas de saúde decorrentes do peso e desejo dar um basta. Obrigada por compartilhar sua história.

  6. Paula Borges

    Parabens! Você é uma vitoriosa. Fiquei emocionada com seu depoimento…. Parabéns mesmo!

  7. Roberta.. fiz a bariatria dia 16/03/2012 e sei exatamente o que falastes da dieta líquida.. é muito difícil, principalmente quando não se tem apoio em casa. A pior parte do processo sem dúvidas é esse. As vezes pensamos que não vamos conseguir, né? Chega até a bater um certo arrependimento momentâneo, mas, quando visto minhas roupas antigas (60/62) e vejo que estão folgadas, fico bem satisfeita. Mais ainda quando subo na balança e vejo que desde o pré operatório já perdi 13kg! Estou bem feliz, sem enjoos, sem dores… cheguei até a perguntar ao meu medico se fui operada 😛
    Força pra ti, pois irás conseguir atingir tua meta de 46 folgado 🙂 Também não penso em ficar magrinha,
    Beijos pra ti e boa sorte!

  8. Oi Roberta que trajetória, obrigada por compartilhar conosco!
    Estou com minha avaliação para a bariátrica agenda, confesso que a ansiedade está me fazendo engordar ainda mais. Entre a saúde e a comida preciso escolher a vida!

  9. Realmente a cirurgia não é a saída mais fácil como muitos dizem!!!! Meu pai operou e está super bem, e eu to caminhando para o mesmo caminho, depois de engordar mais 20kg na internação do Arthur!!!
    A 3 anos passei com um cirurgião e ele me disse que com o meu histórico realmente era melhor fazer! Mas sei como é o pós! E isso que vem me impedindo! Quem vai cuidar do meu Arthur durante a recuperação???
    Eu procuro ter uma dieta balanceada e faço atividade física, mas mesmo assim não consigo manter um patamar saudável! E é isso que realmente importa, não tenho a intenção de ficar “seca”, mas preciso estar saudável e feliz comigo!!!! Sei que nunca vou usar 38, mas estou mais que feliz no 44! rsrsrsrs
    Dia 03/05 tenho mais uma consulta, e se eu não tiver consigo um resultado mais satisfatório na eliminação de peso, vou lutar para conseguir fazer a cirurgia, vai ser muito difícil, mas o importante é estar caminhando para uma visa melhor!!!!

  10. Michelle Gomes

    Como foi sua recuperação ? No inicio você se sentia mal ? Eu também fiz a cirurgia a 27 dias e tenho me sentido muito mal… To até meio assustada.

    • Roberta

      Sério, Michelle? Eu não me senti mal com nada, no inicio tive uns incomodos quando me deitava e levantava, mas isso nao durou nem duas semanas, em 15 dias estava totalmente recuperada, sem incomodo algum. Conversou com seu médico? cada organismo reage diferente e alguns demoram a se adaptar, as vezes não é nada mesmo, mas é sempre bom dar uma olhada e esclarecer com seu médico.

      • Michelle Gomes

        É menina, estou um pouco preocupada, o médico disse que é da minha cabeça, que tenho que esquecer isso, pois está tudo certo. Tenho amigas que operaram e não sentiram nada, deve ser muito bom se sentir assim, pois eu tenho passado pos maus bocados, mas tenho certeza que tudo vai se acertar, logo, logo… Beeeeeeeeeeeijo

  11. Débora Perillo

    Oi, Rberta.
    Também fiz a gastro a pouco mais de 3 meses e foi a melhor coisa que fiz por mim em toda a na minha vida, já perdi 22 kg e to feliz demais.
    Nunca tive arrependimento algum, nem mesmo na fase liquida.
    Cheguei a fazer o dia de modelo em 2010, as fotos ficaram lindas mas nunca me “aceitei”, nunca fui uma gordinha feliz. Desde de a adolecencia fui gordinha mas só engordei mesmo a chegar a ser obesa depois que me separei em 2009.
    Tenho 1,68cm e operei com 107kg e hoje to com 85kh e feliz demais.

  12. Thaís Evelin

    Oi Roberta, eu estou decidida a fazer tb, me add no face e no msn, assim poderemos nos comunicar e eu tb poderia tirar minhas dúvidas!!!….fico muito feliz que vc conseguiu!!…bjinhus Thaís

    Meu e-mail para o face e para o meu msn é thais_evelin@hotmail.com

  13. Roberta

    Meninas fico muito feliz com todos os comentários, tem muita coisa mesmo pra ser dita sobre a cirurgia, porque não é tudo tão simples, mas vale muito a pena, por isso eu sou totalmente a favor de fazer se a pessoa tiver indicação. Quem quiser me add no msn e no face, é sempre bom falar com quem já operou, isso me ajudou muito no meu pré e na minha decisão, por isso prometi que quando operasse tb estaria a disposição pra ajudar outras pessoas. Meu face é http://www.facebook.com/roterra07 e meu msn roberta_terra07@hotmail.com ..bjos

  14. Kelly H. Onmura

    Oi Rô…
    Você está simplesmente maravilhosa…Você sabe o quanto eu te adoro e desejo sua felicidade.Sou sua amiga desde que nós nascemos (rsrsrsrs), e estou muito feliz em ver você assim cada vez mais feliz, descobrindo sua alto estima e sem dizer que você está linda (como sempre foi mesmo gordinha)..
    Te adoro amiga e te desejo todo sucesso do mundo.

    Beijijnhos….

  15. Ana Paula Moreira

    Ola querida td bem? Adorei seu depoimento e estou a tres meses da cirurgia a estou procurando tudo o que ha de informaçao se puder se comunicar comigo no e mail agradeço ! Ana_bbflower@yahoo.com.br abraço

  16. Yoseph Augustus

    Nossaaaa, que orgulho da minha amiga….q conseguiu ficar ainda mais bonita do que ja era, e o melhor, é algo q vem de dentro… nunca a vi tão bela e tão feliz…. sim vc é master poderosa!!! como vc mesmo disse…. um mulherão!!! parabens por toda sua luta… S2

  17. KARLA

    tenho orgulho se der sua amiga ….orgulho de ver quem q gente ama assim bem e feliz !!! nao importa os numeros ou aonde os ponteirinhos da balança irão alcançar, o importatante é se sentir bem e feliz.e o mais importante ainda é se amar ….não adianta seus pais e seus amigos te amarem e vc não!!! hj temos certeza q esta bem bem por fora e por dentro,por dentro nem tenho palavras p descrever ,para mim sempre será essa doçura, essa eterna menininha meiga em forma de mulher,parabéns minha amiga (irmã) te amo e estou aqui para te apoiar e para oq vc precisar =)… hj descrevo Roberta:MULHER DE PERSONALIDADE, FORÇA DE VONTADE AMOR PRÓPRIO, ENFIM GUERREIRA

  18. Ro, parabéns amiga, fico feliz de você estar tão bem consigo, fico feliz de ser essa pessoa tão forte que é, você mais uma vez me arrancou lágrimas de emoção! Espero estar sempre por perto! bjus Weronica

  19. Tania S Solizetto

    Oi Roberta! Sua vitória serve de incentivo para minha vida ,estou em fase de exames para a cirurgia e as vezes bate um certo medinho.Parabéns!!!!Você ficou mais bonita.

  20. Sheila Soares

    Olá, estou passando pelo mesmo processo, mês que vem será minha segunda consulta, tenho 28 anos e estou bem acima do peso. nunca fui magra e nem pretendo. mas sei que preciso mudar e meu maior motivo é que quero muito ter meu 1º filho e por recomendações médicas preciso estar com menos 30 quilos pra uma gravidez tranquila. seu depoimento me ajudou muito pois sei que não será fácil, mas estou certa que vai dar tudo certo . bjussss a você e a todos do blog. Que Jesus os abençoe sempre!

  21. Lary.

    Eu adorei a sua historia, PARABÉNS!!

    Comigo acontece a mesma coisa. mas fui ao medico pra começar o tratamento e ele disse que não posso fazer por que não tenho peso suficiente, porem tá começando a aparecer um monte de “disturbios”, como por exemplo, minha pressão arterial, meu peso muda de um jeito impressionante, meu figado tá com Hipofunção, não está mais ok!, e eu fico com medo… Só sei que tenho que emagrecer por que não quero ficar doente. Queria fazer a cirurgia…. Eu tenho 100 kg e 1,69. 😦

  22. Helen SP

    Lary, desculpe a intromissão, mas você já procurou um nutricionista? Creio eu que você consegue eliminar muitos quilos com uma alimentação balanceada e exercícios físicos (fácil? não não é, impossível? tbém não).
    O seu médico tem razão, o seu peso não é suficiente para um processo tão radical como uma cirurgia que é necessária para quem está muito acima do peso e já tentou de tudo.
    Com certeza não é o seu caso. Pense bem.

    Boa sorte, beijos.

  23. Stephanie

    Parabéns, estou retomando o tratamento, tenho 22 anos e não me aceito muito. Bom ver seu exemplo nos da coragem e tira um pouco dos pensamentos ruins da cirurgia, não quero ficar magra só quero estar bem viver, viajar,e fazer tudo que deixei de fazer por ser gorda, moro numa cidade praiana onde o corpo é mto importante, e as pessoas não pensam no mal que o preconceito faz a nossa cabeça.

  24. Márcia Jesus

    Estou começando o processo para fazer a cirurgia. O meu médico mandou eu ler sobre o assunto, me deu uma apostila e mandou eu entrar no site dele. Mais a minha maior preocupação e sobre a pos cirurgia. Até pq tenho uma filha de 6 anos e só tenho o meu marido pra na ajudar.vc pode me falar sobre a recuperação? Em quanto tempo volta a vida normal, assim digo quando posso fazer as coisas mais simples? Bjkss e obrigada

  25. Huelma Medeiros

    Parabens pela vitoria….isso me inspira muito

  26. michelle aparecida cordeiro

    nossa me indentifiquei com tua historia…pois estou operada faz 2 meses estou muito bem…tua historia lembra muito a minha. parabensss

  27. Grazielle Mendes Do Valle

    Parabéns Roberta, é uma grande vitoria, pois a vida de gorinhos não é facil , o preconceito é muito grande, sofro com dietas desde pequena e mesmo depois de emagrecer com o tempo volto a engordar. Nunca quis fazer cirurgia, mas de uns tempos pra cá tem-se tornado quase a ultima opção pra mim, gostaria que você me ajudasse me dando algumas dicas….Obrigada.
    Aguardo resposta.

  28. adriana pereira joventino

    nossa parece a minha história, Acho que todas são meio parecida, tenho essa compulsão por comida, desconto todos os problemas na comida depois me arrependo aí já é tarde, mas como você serve de exemplo para todas nos sofredoras porque é um sofrimento só , também estou me preparando para fazer a cirurgia , psicóloga e tudo mais, em breve se deus quiserfico muito feliz em saber que não estou só nesta luta pois é para o resto da vida, um dia após o outro como alcoólicos anônimos mais ou menos. beijos fique com deus.

  29. Pingback: Bariátrica não é cirurgia de remoção de unha encravada |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s