Inveja mata

Por Keka Demétrio

Mulher é um ser tão sagrado que foi escolhido por Deus para gerar vidas, e, no entanto, ao invés de admirarmos umas às outras, darmos as mãos em busca de um mundo e uma vida melhor para nós e nossos filhos, sentimos demasiado prazer em criticar, humilhar, guerrear e cobiçar o que a outra possui.

Quantas e quantas mulheres se arrumam para fazer as outras invejarem sua roupa, seu cabelo, seu corpo, sua pele, sem se quer se lembrar que a inveja é um sentimento que devemos repudiar, porque sua energia é pesada e traz mal estar. Eu sei que não é fácil dominar este sentimento, principalmente se você não está de amores consigo mesma, porém, é uma luta interna necessária, porque te prejudica e faz ficar mais para baixo do que já está. Ao invés de invejar alguém, transforme isto em admiração, porque enquanto a inveja destrói, a admiração impulsiona.

Tem gente que sente tanta inveja que seu maior prazer é denegrir a pessoa invejada. É uma forma de, dentro da sua imbecilidade e inconsciência, diminuir o outro, e essa pequenez o faz feliz. Porém, é tão digno de dó quem age assim, porque nem percebe que o caminho deveria ser inverso, procurar se elevar e não se rebaixar ainda mais.

Inveja mata. Sim, mata sonhos, mata amores, amizades, companheirismo, coleguismo, mata vidas, porque a verdade é que a inveja amarga a boca, o coração e a alma. Antes de invejar, analise, busque saber por que determinada pessoa te provoca esse gosto ruim na boca, o que falta em você que tanto procura na vida dos outros? Acha mesmo que passando sua existência desejando o alheio vai te fazer conquistar tudo o que deseja e sonha? Enquanto estiver presa nesta vibração causada por sentimentos menos nobres, jamais vai encontrar dentro de si a capacidade de realização, a força necessária para lutar por si mesma e a sintonia tão necessária e fundamental com DEUS.  Não quero dizer que não deva ser uma excelente profissional, nem que não possa sair de casa linda, maravilhosa, perfumada e arrasando, acho que deve e tem que fazer isto todos os dias, mas por você, primeiro e exclusivamente por você.

Antes de tapar suas imperfeições físicas com produtos de beleza, lembre-se que falhas de caráter não podem ser encobertas, que não adianta fortalecer os músculos dos seus glúteos e deixar enfraquecer sues valores morais e éticos, de que não adianta dentes brancos e bem cuidados se seu sorriso não for verdadeiro, se de sua boca não sair palavras de incentivo, de amor, porque são estas atitudes que farão com que as pessoas te queiram bem, queriam você por perto, queiram experimentar o sabor da sua companhia, porque você exala e inunda o ambiente com sua luz. E não se preocupe, não serás atingido pela inveja daqueles que não conseguem ser otimistas como você porque você estará sorrindo com os olhos, e quem sorri com os olhos está blindado com a força do amor.

38 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Preconceito, Relacionamento

38 Respostas para “Inveja mata

  1. Milena Campello

    Perfeito texto Keka. Extremamente relevante e altamente reflexivo.

    Eu penso que ele veio em boa hora, pois devido aos comentários, muitas vezes imaturos e depreciativos em relação aos comentários de outros mulherões que tenho visto por aqui, eu parei de comentar. Somos adultas, entretanto, o que parece, na maioria das vezes, é que há uma luta pra mostrar que eu sou melhor que você e vice-versa.

    Que este texto seja internalizado por todas nós e gere uma reflexão interior que nos faça agir sem olhar apenas pros nossos umbigos.

    Bom dia a todos!

    • Milena, seus comentários foram muito bem colocados. Nessa constante ‘luta’ de quem é ‘mais’ perdemos todos, infelizmente. Mas eu não desisto de acreditar que tudo pode ser diferente. 🙂
      Beijos

  2. Simplesmente disse tudo! Tenho mais nada a acrescentar!

  3. “E não se preocupe, não serás atingido pela inveja daqueles que não conseguem ser otimistas como você porque você estará sorrindo com os olhos, e quem sorri com os olhos está blindado com a força do amor.”

    Voce consegue mudar meu dia, adoreeei o texto.

    Beeeijos.

  4. Ai meu Deus… chorei agora. Minha amiga Kekinha arrasando mais uma vez com seus textos e olha que esse veio a calhar com o momento que estou passando. Pessoas iluminadas são como vc, espalham amor e alegria por onde passam. Para que investir energia em algo tão ruim como a inveja né que prejudica somente a própria pessoa. Existem coisas tão mais importantes na vida que são esquecidas por besteiras…. tem um ditado que diz: não inveje, trabalhe. Eu o aperfeiçei e digo: não inveje, ame!
    Te admiro muito minha mineirinha… orgulho de ser sua amiga.
    Bjs

    • Silvinha, temos um amontoado de maus sentimentos dentro da gente que precisam ser trabalhados diuturnamente. Uma hora a gente consegue, noutra dá uma escorregada, depois volta a conseguir de novo. Assim, ter disposição para caminhar e aprender sempre. Eu tenho tentado praticar muito em minha vida aquela máxima de que a mudança começa dentro da gente, e olha, tem sido fantástico e gratificante, além de eu ter parado de sofrer por coisas que não estão sob o meu controle.
      Mega orgulho de vc também. 🙂
      Beijos

  5. Thalita

    Falou tudo, acho que todo mundo nem so mulheres deveriam ler esse texto. PERFEITO. Parabens Keka.

  6. Perfeito! A vida seria tão mais fácil se a gente se ajudasse. Me pergunto sempre isso, porque a mulher odeia a mulher? Devíamos nos unir. Se nos uníssemos as mulheres não sofreriam tantas violências. Percebi que isso é uma doença. Passamos a vida sendo massacradas por rótulos, por pudores e expiações. Fomos jogadas em fogueiras, punidas por sentir prazer e hoje em dia que as coisas estão melhorando vejo que a cabeça da mulher que continua torta. Se existem tantos homens machistas em grande parte é culpa da mulher (mãe) que não quer ser mal tratada pelo homem, mas vê em sua nora uma pessoa que não é digna de respeito, que tem de ser “empregada” do homem. Nossa, mas ela não faz nada enquanto meu filho trabalha! Claro que tudo tem seu lado, mas sei que estão entendo o que estou falando. Minha mãe tratava meu irmão mais novo como um príncipe, quase um aleijado. Hoje ele esta ai, imaturo, com problemas de relacionamento e com dificuldade de amadurecer. Cuidado Mulher. Nossos filhos são os futuros maridos. Quando uma mulher se veste com roupas curtas ela é a piriguete. Pode até ser, mais dai a dizer: Foi agarrada porque estava com essa roupa. Ja ouvi mulheres dizerem isso. Porque? O homem tem direito de violentar uma mulher se ela se veste com roupas insinuantes??? Muito perigoso esse precedente. Enfim…..vou nessa onda de pensamento divagando sempre….. Passamos uma vida de perseguição, lutamos para conseguir espaço e respeito, para fugir dos rótulos, mas quando chegamos no lugar que queremos o que fazemos? Julgamos, condenamos e massacramos. Viramos o monstro de quem fugíamos.

    • Tati, perfeito o seu comentário e só gostaria de acrescentar que sempre falo para as amigas dos meus filhos: prestem muita atenção na forma que o homem trata a mãe, porque será assim que ele irá tratar a sua esposa. 😉
      Super beijo!!

  7. AMEIIIIIIIIIIII!!!
    Principalmente esta parte: são estas ATITUDES que farão com que as pessoas te queiram bem, queiram você por perto, queiram experimentar o sabor da sua companhia, porque você exala e inunda o ambiente com sua luz.
    É bom demais tudo isso que vc disse acima, e graças a Deus sou abençoada por ter pessoas do bem sempre a minha volta!

    Mas… senti um tapa com luva de pelica em muitas pessoas que tentam depreciar outras (que estão em evidência) para se sobresair, não é pisando na cabeça de ninguém que vc vai ficar em evidência, nem ganhar seu lugar ao sol, a não ser que seja por miseros 15 minutos de fama, será que vale a pena???? Isso além de inveja é falta de caráter, pense nisso, reveja seus pensamentos, conceitos e ATITUDES! #Fikdik

    Bjus amiga abençoada!!!!

    • Rê, amiga tão querida, obrigada por estar sempre por aqui!!!
      Ontem, procurando a imagem para ilustrar o texto, vi uma que me fez lembrar de vc e nossas conversas: “Não tenha inveja de mim. O céu é muito grande e há espaço para muitas estrelas brilharem.”
      Ahh, e quero deixar registrado aqui, que você exala e inunda o ambiente com sua luz.
      Amo-te!!!!

  8. Paula Regina

    Keka, que crônica boa de ler e captar suas entrelinhas.

    E concordo contigo e tantas outras comentaristas aqui: ” sentimos demasiado prazer em criticar, humilhar, guerrear e cobiçar o que a outra possui”. Por quê?

    E eu até entendo – não acho bacana, saudável ou muito menos correto mas compreendo- que o sucesso alheio incomoda muito quando a incomodada tem ciência que jamais, em tempo algum, ela será tão promissora quanto a que inveja.
    E, por esse sentimento tão inexpugnável e corrosivo, pessoas invejosas perdem oportunidades de enxergarem nelas pontos que mais ninguém tem e que as catapultariam à patamares superiores…

    E creio eu seja pior quando esse tipo de sentimento habita as esferas familiares. Puxa, aí perdem-se oportunidades de amizade, carinho e laços de amor profundo porque a competição é que dita as regras e não o amor que a família precisa ter. Quem tem o melhor apê, o carro mais possante, os filhos mais bem posicionados, os passaportes mais carimbados, os/as companheiros/as mais admirados, e segue por aí. Lamentável sempre e triste por demais.
    Fora quando pais não jogam filhos contra filhos, disseminando a semente da inveja competitiva entre irmãos, que deveriam ser unidos.

    Eu tenho muitos nortes que sigo, mas há 2 que apontam quem voce é para voce e para os outros. O primeiro é fofoca, que detona, arrasa, apronta e leva quem faz e quem é atingido. Outro, é justamente a inveja!

    Bjks, lindinha =0*** Parabéns pelo texto arrumados em letrinhas tão significativas.

  9. Daniela Souza

    … se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
    Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

    Antes mesmo da gente nascer já existia alguém nos ensinando como deve ser… ai Meu Deus, Ele é perfeito

  10. Keka,
    É uma delícia entrar aqui e ler os seus textos tão atuais a nossa realidade.
    Obrigada! Beijos….

  11. Como sempre, minha querida Keka, você arrasou!
    Faço suas as minhas palavras!
    Beijos no seu coração!
    Joaninha- Karina Williams
    Anna Joana

  12. Keka esse texto é de grande importância para a vida de todas as pessoas. Vc foi muito assertiva na colocação da palavras – Parabéns !! Acredito que fará muitas pessoas refletirem melhor sobre suas vidas e necessidades. Eu por conta da “inveja” quase perdi a minha vida. Graças a Deus perdi somente um veículo, mas era a minha vida que esta em jogo: uma árvore imensa me atingiu em cheio em meio a um temporal em janeiro 2010. Mas o fato é que eu comprei este “bendito carro zero” em 2002 e dai então eu não tive mais sossego da parte de uma vizinha que volta e meia vinha até o meu portão pedir carona ou mesmo para perguntar alguma coisa a respeito do carro… sempre o assunto gerava em torno deste carro. Esse assunto foi tão desgastante e pesado que em 2008 eu decidi e rompi a minha amizade com ela. Engraçado que minha sensibilidade é tão forte e depois disso sempre sonhava que tinha perdido carro, uma hora era roubo, outra hora sonhava que deixava num determinado local e não encontrava. Mas enfim em janeiro de 2010 descuidei do seguro no inicio do ano e sofri este acidente. Isso pra mim sem dúvida foi uma grande perda, mas graças a Deus por outro lado foi o fim deste ciclo negativo e invejoso que se rompeu. Amém.
    Veja tbém o fim da dona da Daslu, a morte. Ela tinha realmente problema com a justiça, mas o que levou ela a todo esse declínio até o óbito foi a inveja de pessoas do próprio convívio dela.
    Então isso é realmente muito sério, a gente precisa querer viver de coração aberto e feliz com as nossas conquistas e desejar sempre o bem para o nosso próximo.
    Não devemos cultivar jamais a inveja. Desejo mesmo que este texto venha ajudar muita gente boa a se desenvolver como pessoas. Bjs

    • Querida Maria do Carmo, infelizmente somos bombardeados por estas energias e se estivermos ‘enfraquecidos’ espiritualmente, tudo pode piorar. Por isto, é tão importante a oração, os bons pensamentos e atitudes como remédio preventivo.
      Super beijo!

  13. renatavaz11

    Inveja, ah, a inveja.

    Em casa, desde cedo, aprendemos que podemos admirar e querer ser como as outras pessoas. E que não há nada de mal em me espelhar em alguém para crescer como ser humano e profissionalmente. A inveja, o entanto, não é querer ser como alguém, copiar etc, mas não desejar em hipótese alguma que o objeto do seu apreço prospere. É mais ou menos como tentar destruir aqueles que te lembrem do quanto você é pequeno e inferior.

    Amiga, esta semana eu cheguei no meu limite por conta da inveja alheia. Você bem sabe os problemas enormes pessoais que tenho enfrentado nos últimos tempos. Mesmo com minha vida pessoal sensível, passando por um momento delicado, eu não deixei de cumprir com minhas obrigações profissionais, nem ao menos fiquei um dia sem me comunicar com nossas leitoras, seja pelo Facebook, pelo Twitter ou aqui no Mulherão.

    Enfim, semana passada cheguei no meu limite. Eu estava cansada de ver mulheres entrarem aqui no Blog Mulherão e ofenderem outras mulheres. Quando, com muito carinho eu postava a história de uma mulher que recuperou a saúde após uma redução de estômago, vi pessoas perdendo seu tempo ofendendo essa mulher. Isso cortou meu coração e me deixou puta, ops, fula da vida. Fiz um post recentemente sobre uma possibilidade de trabalho para modelo 44 e mais uma vez mais um milhão de mensagens grossas desmerecendo mulheres e modelos que usam 44. Para mim, isso é inveja sim. Não aceitar que uma mulher manequim 44 faça um trabalho é inveja. Ainal, elas não lutavam por duas modelos, uma 44 e uma 54, por exemplo, queriam excluir a modelo 44. Acabar com os sonhos de uma pessoa para fazer valer os seus.

    E se eu for listar aqui as outras tantas manifestações de inveja entre mulheres plus size que presenciei será f|*&%¨$. Isso me cansa!

    As vezes, dá vontade de acabar com o Blog Mulherão, desistir de tudo! A inveja alheia pode não acabar com a gente, mas que torra a paciência, estressa, isso sim!

    Beijos e amei seu texto!

    • Concordo contigo Rê, a inveja alheia desanima a gente, deprime, porque não conseguimos entender o motivo de certas coisas, de certas atitudes. Se alguém quer conquistar alguma coisa: trabalhe, lute. Porque é mais fácil para uns tentar destruir o outro para conseguir os seus objetivos? Acredito que seja por falta de capacidade para vencer seus próprios obstáculos. Como a fábula do lobo e as uvas…. se não alcanço as uvas digo que estão verdes, que não prestam….

    • Amigaaaaaa!!!
      Tá Lokaaa??? Surtou??? kkkkkkkk
      NUNCA vou deixar que vc desista deste trabalho LINDOOO que vc faz.
      Rê, infelizmente não é só no blog ou mundo plus size que existe a inveja e pessoas desmerecendo outras, isso tem em todo e qualquer lugar, 24 horas por dia!
      Ignore quem te faz mal, quem te ofende, não entre nesta energia ruim, afinal é isso que querem que aconteça pra ver vc cair, certo?
      Sei que irrita (e é esta a intenção), mas isso é bom pra vc aprender a ter jogo de cintura, dar um nó na situação e sair desta linda e loira. rsrsrsrsrs
      Lembre-se situações como estas são importantes para nos fazer crescer, nos fazer pensar e nos ensina a lidar com a pedras que temos que pular pelo nosso caminho e seguir de cabeça erguida com a alma e corpo sãos.
      Vc sabe que além de sua amiga sou sua fã e sempre que quiser sabe que estou a disposição pra te ajudar.
      AMO-TE nega!!!
      bjussssssssssss

    • Paula Regina

      Renata, pense voce, assim como bem disse a Renata Bitar, que isso só ocorre em certas esferas, porque inveja entre mulheres corre solta em todos os locais.
      Trabalho em ambiente Público, é mole ou quer mais? Se voce é competente, é porque esta dando pra chefia… se é correta e não fica de fofocagem, esta em cima do muro e é alvo de intrigas.

      Eu sempre tive esse norte: quem inveja é porque admira, idolatra e cobiça o suce$$o alheio. É porque tem certeza máxima do seu fracasso pessoal e profissional. Daí… só resta invejar!

      bjks e nada de largar o Blog, hem?!

    • Rê,
      Sei bem as dificuldades que vem enfrentando em sua vida pessoal e sou testemunha do quanto você gosta e se preocupa com nossas leitoras.
      Sabe, amiga, não é fácil blindar estes sentimentos negativos que chegam com suas energias que nos levam até a adoecer, mas tenho aprendido a ignorar certas coisas, a sentir pena dessas pessoas, a me blindar com orações.
      A inveja é um sentimento torpe, que envenena o coração e se deixarmos nos atingir, acaba nos levando a ter atitudes que não condizem com pessoas do bem. Fácil não é, mas vou repetir mais uma vez o que venho te dizendo: não dispenda energia com gente assim, não se deixe cair no mesmo nível de vibração, você tem energia e potencial de mais que devem ser empregados, em sua totalidade, para o seu bem estar e o dos que te rodeiam e se espelham em você.
      Desistir do Blog Mulherão seria como se desistíssemos de nossas leitoras, e de tudo o que nós acreditamos e pregamos. Através do Mulherão temos ajudado milhares e milhares de mulheres a deixarem de ser gata borralheira. Quantos e quantos relacionamentos já ‘salvamos’ porque através das nossas palavras fizemos mulheres entenderem que mereciam ser amadas, desejadas, queridas. Quantas mulheres resgatamos da baixa autoestima em que se encontravam e que hoje se tornaram mulherões de verdade? Inúmeras, porque são 300 mil acessos mensais e que vem crescendo a cada dia. Enfim, não há inveja ou outro sentimento que nos fará desistir, porque somos instrumentos de Deus.
      Beijos. Te amo!

    • Daniela Souza

      Renata quando você comentou a primeira vez no post do “44” que estava pensando em fechar o blog eu não levei muito a sério. Porém agora depois desse seu coments meu coração doeu , e sinceramente doeu muito porque era como se você tivesse falando : eu vou desistir de ajudar a Daniela.

      Caramba, vocês gostam de pessoas sinceras? Pelo que eu leio eu vejo que sim, então vamos lá:

      Durante 8 anos fui viciada em drogas e não tinha nada e ninguém que pudesse me estender as mãos então quando finalmente achei algo, eu agarrei com todas as minhas forças e em momento algum desistiram de mim.

      Hoje, 6 anos livre de qualquer tipo de droga, (fora fanta uva) eu uso as minhas mãos pra segurar os que hoje estão no lugar que eu um dia estive. Muitos falam mal de mim desde parentes, familiares e até pessoas das quais tentei ajudar. Sempre vem pensamentos de desistir, de parar, mas não posso, não dá porque alguém precisa de mim. Agora, Renata Cecília Poskus Vaz, eu te peço, não desista de mim, eu preciso de você pra dar o toque final nessa obra de arte aqui, não kero ser modelo, só quero ser Mulher com M maiúsculo e a minha aparência conta muitos pontos nisso.

      obrigada.

  14. Isso é uma verdade. Os cremes, a maquiagem e os acessórios nunca vão mudar o que a pessoa é por dentro;
    Nutrir sentimentos de inveja e outros sentimentos ruins faz mal a si próprio e não aos outros. O melhor de td é pode conquistar td que se sonha e não invejar ou cobiçar o alheio.
    Mas, sabe, há pessoas que não possuem a capacidade de lutar pelo que querem, de conquistar de verdade e acabam usando meios errados, ou estas preferem pegar um “atalho”.
    Estar em posições de destaque desperta inveja de muitas pessoas, muitas delas se fazem de amigos, mas querem tomar seu posto, seu namorado e quiçá sua vida para elas.Ainda bem que existe um ser justo chamado DEUS e que conhece verdadeiramente nossos corações.

    Excelente texto!
    Bjks “)

  15. Excelente texto… O pensamento positivo, nosso posicionamento diante das adversidades e, principalmente, diante das crítica maliciosas e destrutiva é que faz a diferença entre se render ao invejoso ou repudiá-lo. O sentimento “inveja” existe, mas devemos manter pensamento elevado para impedir que “isso” entre em nossas vidas… e isso só e possível com pensamento positivo e muito amor fraterno..

  16. EU SOU HOMEM E ADOREI TODOS COMENTÁRIOS AQUI EXPOSTOS POR VCS MULHERES. ACREDITO QUE A VIDA SERIA MUITO MAIS BELA SE TODOS GOSTASE DE AMAR UM AO OUTRO. AO INVÉS DE INVEJA=-LO. E SUBIR NA VIDA COM AMOR E ADMIRAÇÃO AO PROXIMO NOS TRAZ UM BEM ESTAR TÃO EXCELENTE QUE A VIDA NOS CONVIDA PARA VIVER MELHOR.

  17. Nilton

    Quer combater a inveja, procure não dar corda por demônio, é como se você desse linha pra pipa entendeu.

  18. Margarete

    Não consigo sentir inveja dos outros porque sei q tudo que eu quiser eu posso conquistar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s