Você se encaixa aqui?

Por Keka Demétrio

Tenho pena de gente que desperdiça vida. De gente que vive reclamando e se achando o maior ‘coitado’ do mundo. Tenho pena de gente que acha que fazendo ‘drama’ vai conseguir fazer com que as pessoas fiquem ao seu redor. Tenho pena, no sentido literal da palavra, de gente pequena, porque está cheio de gente com mais de 1,80m de altura, que em matéria de evolução, se for medir, não dá mais que 80cm.

Não, eu não estou julgando ninguém, até porque no quesito poder para julgar, tenho bem menos do que meio metro, de tanto que ainda preciso melhorar e aprender a caminhar. E ainda mais porque já fui desse tipo aí, descrente, desanimada e me sentindo a renegada, e não tive ninguém pra me dizer que a forma como eu agia estava errada. Podia ter aprendido com o amor, mas, ignorante como era, optei, através destas atitudes imbecis, aprender com a dor.

Por não ter tido ninguém para me dizer que eu agia errado e afastava as pessoas de mim, é que estou aqui dizendo que você é realmente é um coitado, digno das pessoas se afastarem porque ninguém gosta de gente triste e resmungona, ninguém quer perto quem só lamenta. Não tenho o mínimo receio de falar estas coisas e neste momento estar sendo chamada de metida, pretensiosa e mandona, porque na verdade o que gente como você precisa é ouvir verdades que te façam acordar para a vida. Assim como eu um dia precisei.

Gordo, magro, alto, baixo, branco, negro, amarelo, vermelho, rico, pobre, remediado, controlado, não importa, todo mundo na vida, um dia, passa por isto, por esta síndrome do “coitadinho”, e tem gente que se acostumam tanto, que nunca mais sai desta sintonia.  A grande realidade é que temos uma pré disposição incrível para indicados ao Oscar quando encaramos o personagem de coitado.

Nunca estudei sobre isso, aprendi de forma empírica, porque sempre adorei observar as pessoas, não para criticá-las, mas para tentar entender sua alma e reações, e foi assim, observando, que percebi que sentir pena de si mesmo é um dos males que mais nos atinge e o quanto perdemos tempo, nosso bem mais precioso, em crises existenciais, fortalecendo o ciclo de autopiedade, criando a nossa volta, um muro que repele as maravilhas que Deus quer fazer por nós.

A grande maioria das pessoas parece estar afundando num mar de frustrações porque não tem o corpo que deseja, o carro que impressiona, o emprego dos sonhos, a vida que tanto sonhou possuir. E quando consegue ter tudo isto, frustra-se da mesma forma, porque bens materiais não conseguem suprir os vazios da alma. Quem só vislumbrar o exterior, jamais vai conseguir adentrar dentro de si mesmo em busca das causas desses vazios impreenchíveis. Quem tem medo de encarar a si mesmo, jamais vai entender que muito pior do que apenas existir, é fingir que se vive.

17 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Preconceito, Relacionamento

17 Respostas para “Você se encaixa aqui?

  1. UAUUUUU!!! KEKA VC DISSE TUDO!!!É EXATAMENTE ISSO OQ ACONTECE, EU NO INICIO DO ANO ESTAVA ME ENCAIXANDO AQUI, SABE. MAS NÃO GOSTO DE ME MOSTRAR COMO A COITADA, MESMO ESTANDO NUMA FASE DE SE DIZER COITADA. ACORDEI ANTES DE CHEGAR NO FUNDO DO POÇO, ESTOU SAINDO DO BURACO E PROCURANDO SAIR O MAIS RÁPIDO. PRA QUE DISPERDIÇAR UMA VIDA!!! ESTOU RETOMANDO-A DEVOLTA. SENTI QUE ESTAVA PERDENDO O CONTROLE SOBRE A MINHA VIDA. SENTI QUE TODA UMA VIDA SE ESCORRIA POR ENTRE OS DEDOS E AÍ RESOLVI DAR UM UP NESSA HISTÓRIA. VOU ME ASSUMIR COMO ESTOU!!! VOU ME AMAR COMO SOU!!! VOU ME CUIDAR MELHOR!!! VOU ESTUDAR PQ NUNCA É TARDE!!! VOU TRABALHAR PQ PRECISO!!! VOU CUIDAR DOS MEUS FILHOS E CURTIR MEU MARIDO!!! MAS ANTES DE TUDO VOU ME AMAR E APROVEITAR TUDO DE BOM E DE RUIM QUE ESSA VIDA ME OFERECE, SIM, PQ ATÉ DAS PIORES COISAS SE TIRA ALGO DE PROVEITO, NEM QUE SEJA PRA VC SABER QUE NÃO É O MELHOR CAMINHO A SE SEGUIR!!!! BEIJOKAS KEKA, AMEI SEU POST!!!

  2. Que eu sou sua fã, já é sabido. Que eu, assim quando recebo notificação de postagem deste já corro pra ler, também é, mas nestes últimos dias você tem superado além da conta.
    Bem, na verdade nunca existirá “além da conta” pra pessoas que, assim como você, resolvem enxergar além dos olhos, resolve abandonar o papel de coitadinho como você acabou de, grandiosamente, dizer.
    Eu, quando me mudei de SP pra Curitiba, tive uma fase desta. Se bobear em alguns aspectos ainda tenho, mas realmente, como é bom acordar pra vida, peitar o mundo, os problemas, e acima de tudo, a nós mesmos.
    Derrubar os medos é o melhor. Afinal, como sempre dizem por aí, nosso maior oponente, se encontra no espelho.
    Beijos, sua linda.
    Por você eu paro uns minutinhos pra comentar..hehe.

    Fabí

    • Fabi, vc é uma querida, que sempre me eleva com seu carinho e atenção. nem mereço tanto apreço, Deus te abençoe.
      Sabe, acho que é um exercício constante, onde temos que trabalhar o músculo do amor e da coragem diuturnamente. Penso que ninguém está livre de sucumbir, e é aí que temos que colocar em prática nosso aprendizado, fortalecendo cada vez mais esse controle sobre nós mesmos.
      Grande beijo, querida!!

  3. Sabe que eu até me encaixo aqui? É algo meu, costumo dizer que é coisa de pisciano(desculpa mais que esfarrapada). Eu vou reclamo, lamento e paro e penso que não vai adiantar naa, ai paro e vou sorrir pra vida, tentar viver e correr atras do que esta destinado pra mim.

    Beeeijos amiga linda, ja to com saudade.

  4. Minha Diva, já passei por isso tudo, não acreditava no meu potencial, mas a fé em Deus, me fez descobrir a pessoa maravilhosa que sou!! Sou a prova viva, q ser coitadinha não adianta em nada, só nos enfraquece!! Vc é uma raridade, nos ajuda a crescer cada dia mais, com suas palavras e mensagens maravilhosas. Tenho orgulho de ter vc, entre meus amigos mesmo sendo virtuais. Sou sua Fã! PARABÉNS!!! TE ADOROOO!! Bjos

    • Ahhh, mineira linda, vc me emociona assim, sabia?
      Eu também descobri em DEUS a força necessária para recolher tudo o que havia sobrade de mim e transformar nesta mulher que sou hoje. Óbvio que tenho muito o que melhorar, mas confesso que olhando para trás tenho um baita orgulho de mim. rsrs
      Quando existe sintonia, a questão virtual passa a ser apenas um detalhe. Obrigada pelo seu apreço e sua amizade. Vc já se tornou uma querida que levarei dentro do meu coração sempre.
      Beijosss

  5. ONCORDO EM PARTE

    Concordo em parte, pois em meu parecer, em determinadas circunstâncias as pessoas são vítimas sim, cada caso é um caso!Vivemos rodeados de hipocrisia, falsidade, e quem não se enquadra em um certo perfil é discriminado. As oportunidades sociais não são iguais para todos, já começa daí!

  6. Paula Regina

    Keka, às vezes sim, às vezes não. Quem aqui nunca teve momentos de criticar, sair falando e metendo pés pelas mãos? E depois percebeu, nitidamente, que tudo na vida é factual… poeirinha cósmica de verdade.

    Bjks sempre.

    ps: meninas, nem queiram saber do que os virginianos são capazes nesse item ahahahah. Melhor nem tentar… ahahahahah

    • Ter consciência de que em alguns momentos podemos nos fazer de vítimas, é o primeiro passo para não deixar isto acontecer ou, ao menos, deixar que aconteça minimamente. rs
      Adoro seus comentários, sempre. rs
      Beijos

  7. Que delícia de texto para uma segunda-feira.
    Sim eu já me encaixei muuito aí! daí um belo dia resolvi acordar e realmente “viver” minha vida. Daí em diante tudo ficou diferente, por que será né?? Beijos ótima semana pra vc.

  8. helen

    Meninas, amei o texto!!Mas qndo a pessoa está nesta situação é muito dificil, não é mesmo?Creio que além de ter alguem pra dizer um :”hello, acorda e viva mulher “,é necessário uma busca por algo maior, dou um nome para isso: OBJETIVO, entristecemos, afastamos as pessoas, pq simplesmente não nos aceitamos, e aí fica dificil aceitar aos outros.Assim, nos tornamos ainda mais vulneraveis a magooas e resentimentos…deixo aqui um conselho: O cair é dos homens, mas o levantar é de Deus…pensem nisso, Ele pode ser nosso objetivo maior para q levantemos e acreditar em nos mesmas..bjinhu a todas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s