Opção ou escolha

Por Keka Demétrio

A vida sempre nos apresenta opções e junto com nossas escolhas são elas que determinam se vamos sorrir ou chorar, cair ou permanecer de pé, se vamos realizar ou não nossos sonhos, e até mesmo a forma como vamos evoluir como seres humanos. Para quase tudo na vida existe uma opção, mas o que não pode acontecer de jeito nenhum é você permitir se tornar uma opção na vida de alguém.

Você, eu, ninguém, absolutamente ninguém, deve ser apenas uma opção na vida de outrem. Todos nós merecemos amar e sermos amados, mas principalmente sermos respeitados em nossa individualidade e até mesmo em nossas fraquezas. Ao se permitir ser apenas uma opção, estará sendo um paliativo para tapar buracos emocionais existentes na vida do outro e, pior, abrindo feridas bastante doloridas em si mesmo.

Você não tem que estar sempre em primeiro lugar na lista de prioridades dele, mas tem que ter lugar cativo e preferencial. Sem essa de você ficar se iludindo, criando desculpas para o encontro que não aconteceu, para o fim de semana em que ele não apareceu, para o telefonema que ele não te deu. Quem gosta, quem se importa de verdade, não arruma desculpas, arruma tempo, dá um jeito. Eu sei que quando temos sentimentos de amor por alguém, não é fácil encarar a realidade de que o outro não nutre por nós a mesma coisa, dói, mas é melhor encarar, chorar, sacudir a poeira e seguir em frente, do que ficar vivendo de ilusão, de sonhos que não vão se realizar, desperdiçando vida.

Desde a hora em que acordamos já temos milhares de opções para escolhermos, e algumas nem fazem tanta diferença em nosso dia, então, entenda e acredite de uma vez por todas que você é especial demais para figurar como uma simples opção na vida de alguém. Você faz a diferença onde quer que vá, onde quer que entre, no que quer que faça, para receber amor, atenção, carinho e sexo, em migalhas. Quando você é opção, é o outro quem determina quando, como e onde você vai ser feliz.

Se você aprendeu a amar quem te faz de opção, então não vai ser difícil aprender a amar a si mesmo, porque quando isso acontece, deixamos de ser opção e passamos a ser prioridade, primeiro em nossa própria vida e depois na vida de alguém que mereça de verdade o nosso amor por inteiro, aquele amor que dignifica, apóia, auxilia, admira, entusiasma, incentiva e até diverge, mas que transborda e faz um querer que o outro evolua e seja melhor a cada dia. E isto não é questão de opção, é escolha.

26 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Relacionamento

26 Respostas para “Opção ou escolha

  1. Ana

    Poutz Keka, esse foi um texto “tapa na minha cara”! Há quase dois anos eu sou a opção de alguém, na verdade não me sinto assim, mas com seu texto, vi que não passo disso. Ele tem namorada e ficamos juntos faz tempo. Nunca me escondeu nada, nunca mentiu falando que não tinha namorada nem nada, sempre me deu a opção de escolher, mas ontem, ele pergunta pra mim se eu poderia ir com ele comprar os móveis pra ele morar junto com a namorada. Dormi mal por isso. Acordei com a ideia de acabar com tudo. Já tentei isso uma vez, mas ele implorou que eu não o fizesse. A vida dele é complicada, pois ela é uma pobre coitada, que não trabalha, não tem instrução, a mãe mora em outro estado, com péssimas condições, o pai eh alcoólatra…e eles têm um filho de 1 ano. E essa história não foi ele quem me contou, Ela é prima de uma prima minha, que nem sabe do meu envolvimento com ele.
    Ele se sente responsável por ela. O problema é que ele me trata bem, ele deixa de ficar com ela nos fins de semana, inclusive, e vai pra minha casa, me dá presentes, sai comigo sem se esconder, viajamos jntos nas férias e ele disse que não tá nem aí se ela souber e que acha que até seria melhor. Na verdade nem sei se quero que ele termine com ela pra ficar comigo… Não sei se é ilusão, não sei se é carência minha, mas sinceramente não sei o que fazer. Não sou uma garotinha, tenho mais de 30 anos, mas não tenho coragem pra terminar tudo, fico com medo de sofrer. Tem horas que sou acomodada e acho que é melhor assim que ficar sem ele, mas tem horas que penso se não é cômodo demais para ele e que sou a tal “opção” na vida dele. Confusa, essa é a palavra da minha vida atualmente. Eu tenho meu trabalho, dou duro, tenho pós graduação, tenho meu carro… Mas eu tenho uma coisa que ela não tem, ela é dependente dele e não sei ser assim.

    • Querida, alguns homens diria que você é injusta porque ele te dá o que muitas mulheres que tem um companheiro pra chamar de seu não tem. Porém, querida, cabe a você, somente a você seguir se contentando com o que ele ‘pode’ te dar ou sofrer agora, mas se libertar e partir para outra. Não tenho o costume de julgar ninguém, mas acredito que nem sempre quando uma mulher se envolve com um homem comprometido ela esteja sendo carente, pode muito mais ser ilusão porque vislumbrou nele o par que corresponde às suas expectativas. Pelo seu relato tem várias opções, porém não se esqueça que o seu futuro depende das escolhas que fizer hoje.
      Grande beijo

      • Ana

        Meu problema sempre foram as escolhas e é isso mesmo o que vc disse, ele me dá mto mais do que muitas mulheres têm, inclusive a dele não tem o que ele me dá. Pra vc ter ideia, ele não deu sequer um presente de dia dos namorados a ela e me levou pra jantar e me deu um celular todo legal…
        Nossa, sinceramente não sei. Ele também não é impecilho para eu arrumar um outro namorado, tanto que já namorei uma pessoa, mesmo estando com ele e nunca escondi isso. Ele não gostou, mas ele sabe que não poderia intereferir.
        O fato de eu ser gordinha, peso 80kg em 155cm, me dá baixa autoestima e isso realmente me torna uma pessoa que não se acha capaz…
        Inclusive ele acabou de me ligar (liga todos os dias umas 5x),

  2. Não dá pra acreditar que este texto MAAAAAAAAAAARA saiu de uma conversa nossa, onde a frase citada era “Não trate como prioridade quem te trata como opção”.
    Amiga este texto ficou ESPETACULAR!!!
    Definitivamente vc tem o PODER da palavra e rezo pra Deus te abençoar sempre, pois com isto vc ajuda a mim, a vc e a milhares de pessoas.
    Nada melhor do que um “ACORDA ALICE, vc não está no País das maravilhas!” pra serguirmos em frente.
    Obrigada, Obrigada e Obrigada
    Deus te ilumine, proteja e abençoe sempre!!!
    AMO-TE
    bjussssssssssss

  3. Voce sabe da minha história né? rs
    Essa semana eu disse a ele que não ja estava na hora disso acabar, ele vai entrar de férias agr no próximo mês e que isso seria bom para ajudar a nos afastarmos, afinal ele em casa com a familia não tem lugar pra mim ja que nos falamos quando ele esta no serviço, e ai eu ouvi um ‘como é triste saber que voce pensa no nosso fim’.. E ai eu pergunto, que fim? Isso nem começou, nunca existiu ‘nós’, tem meses que eu quero acabar com td isso, mas as vezes eu penso no tanto que ele me ajudou e ainda me ajuda com seus conselhos, carinhos e aquele amor torto e penso que é mais facil continua assim pq não sei se aguento tanta pedra no caminho sem ele me apoiando.
    Aff, pense numa menina completamente confusa, sim sou eu =/ não sei se termino com toda essa palhaça ou se continuo assim, conversando com ele todo santo dia e sem ter a certeza de quando vamos nos encontrar.

    Acho que desabafei kkk
    Beeeeijos sua linda, obrigada por mais um texto maravilhoso. Loviiiuuu ❤

  4. Paula Regina

    Keka, como eu nunca precisei passar por episódio semelhante ao ler sua crônica show-de-bola, fica difícil até entender.

    Mas gostei muito de saber que voce e eu temos a mesma postura no mesmo episódio:”o que não pode acontecer de jeito nenhum é você permitir se tornar uma opção na vida de alguém.”

    E vou além em apontar que se alguém é opção de outro, jamais ele te verá como escolha, já que, voce, na leitura dele, é sempre a opção; esse é o papel que seu sentimento desperta nele.

    bjks =0*

  5. Maisa

    Muito bom!
    Agora sim eu posso dizer que estou feliz com a decisão que tomei.
    E tudo vai dar certo.
    Vale a pena recomeçar.

    Obrigada.

  6. APatty

    Amei… e vou reler todos os dias para meu inconsciente entender….
    Parabéns mulher sábia com as palavras !

  7. CARLOS LUIDY

    Parabéns, sabe BB estou morrendo de saudades o coração até doi um cheiro

  8. Anna

    Keka, ontem, inspirada pelo seu texto, tentei dar um basta à situação. Falei um monte, chorei, fiquei confusa… Mas eu vi que realmente gosto dele. Ele me pediu pelo amor de Deus que não o deixasse, que não ia se separar da namorada, pois tb gostava dela e nunca havia me mentido isso, mas que não conseguiria tb viver sem mim, mas que se era esse o meu desejo, que iria respeitar. Pedi a ele pra ir embora, mas ele me deu um beijo tão apaixonado, como nunca antes… Cai na armadilha de novo! Aff…

  9. Lívia Moraes

    Está virando clichê meus comentários, mas é isso mesmo, vc tem o dom de colocar em palavras o q tem dentro de mim, mas um que vai por meu facebook.
    bjossss

  10. KEKA….minha estrelinha!

    O orgulho é perigoso.
    A Bíblia diz em Provérbios 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”

    A humildade produz honra.
    A Bíblia diz em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”

    Deus é contra os orgulhosos. A Bíblia diz em 1 Pedro 5:5-6 “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”

    O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. A Bíblia diz em Lucas 18:14 “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

    Uma humildade semelhante à de uma criança é de muito valor no céu.
    A Bíblia diz em Mateus 18:4 “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”

    Os orgulhosos serão humilhados. A Bíblia diz em Mateus 23:12 “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.”

    Os que são orgulhosos podem cair. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.”

    Portanto…muito amor e zero de orgulho com soberba em nossas relações, sejam quais forem…

    Beijos
    Estrelinha!

    Rogério Motta
    NYork
    http://www.rogeriomott.blog.uol.com.br
    http://www.br.g4s.com
    http://www.g4s.com

  11. Estrelinha KEKA…na sequencia do meu comentário acima:

    Quando passo a decifrar os meus códigos de inteligência passo a entender que nao somos “deuses” , e sim seres humanos “extremamente” imperfeitos!

    Decifrar os códigos do meu Eu como gestor do meu intelecto, o código da resiliencia,o código do carisma, do altruísmo, da autocrítica , do debate de idéias, da intuição criativa, nao êh um dever, mas direito meu e de cada ser humano, que busca e deseja uma mente brilhante e procura a ” excelência emocional “, social e profissional! E êh um raro privilegio daqueles que percebem e compreendem quando a sociedade nos abandona, a solidão êh suportável!

    Quando nos mesmos nos permitimos e nos abandonamos, ela êh ” intolerável ”

    ´KEKA Espero que me entenda!

    Rogério Motta
    NYork
    http://www.rogeriomott.blog.uol.com.br
    http://www.g4s.com
    http://www.br.g4s.com

    Enviado via iPhone

  12. Se esperarmos sentir para perdoar, jamais o faremos. Perdoar não é um sentimento, é uma opção.

  13. Você é que escolhe o que vai sentir e não a outra pessoa. Os outros não mexem em nosso sentimento, só nós. Eles estão fora, nós estamos dentro. Não se envergonhe daquilo que sentiu. Sentir é humano. Só as pedras não sentem raiva, orgulho, vaidade, amor, alegria … Procure conhecer o grau dos seus sentimentos e assim, seja senhor deles, e não escravo. Não reprima aquele sentimento que o faz se envergonhar. Eduque-o. Reprimir um sentimento é reprimir todos. Repressão traz doenças na alma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s