Vergonha

Por Keka Demétrio

Dizem que ser forte é saber demonstrar alegria quando não se sente, sorrir quando se quer chorar, calar quando se quer gritar. Pode ser, mas também dou a isso o nome de auto enganação. Procurar estar feliz é um exercício diário e constante, e assim como qualquer tipo de exercício, tem dias em que a gente tá com preguiça. Nesses dias, me dou o direito de estar triste, de chorar e de ficar quieta no meu cantinho. A tristeza ás vezes é uma forma que a alma tem de nos chamar a atenção para certas coisas que gritam por ajustes. Diferente do que todos pensam a quietude que nos toma quando estamos tristes, deve ser aproveitada para uma autoanálise profunda e já que está triste, aproveita e coloca pra fora, nem que sejam em forma de lágrimas, dores que vem pesando o coração. Isso faz bem.  Ao menos para mim faz.

Não sei porque pessoas tem vergonha de chorar, de assumirem estar tristes, de dizerem ter problemas, ninguém se torna menos por  assumir ser humano, por ter coragem de se desnudar diante da vida. Acho até que é através dessas atitudes que conseguimos tornar a nos vestir com uma roupagem mais adequada, mais condizente e límpida.

É, não dá para ser forte o tempo todo. Penso até que deve ser um tanto quanto estressante querer ser politicamente correto 48 horas por dia, tentando agradar a gregos e troianos, menos a si mesmo. Pior que tem gente que se acostuma tanto a essa mediocridade, que nem percebe que está cavando a própria sepultura, porque no fim, mesmo os hipócritas preferem pessoas dotadas de autenticidade.

Eu choro, fico triste, faço minhas terapias malucas, que dão super certo, deito no divã de DEUS e oro muito, e isso não me permite ficar lamentando. O lamento é um sentimento pesado, viciante, que nos afasta da alegria, do prazer de viver. Quem só lamenta torna-se persona non grata, e acho muito triste quando alguém se aproxima e as pessoas quando a veem ‘torcem o nariz’, porque uma das grandes dádivas da vida é ver o sorriso estampar o rosto das pessoas quando elas nos veem chegando.  Por isso, quando começo a perceber que estou perdendo o brilho dou logo um jeito de jogar purpurina na vida e me agarro na certeza de quer fui feita para brilhar.

Não tenho receio em dizer que teve dias em que chorei tanto que pensei que iria desidratar, assim como também não me constrange dizer que tenho meus dias de tristeza e solidão, quando às vezes me procuro e não me encontro em mim mesma.

Mas prefiro assim, ser livre para sentir amor e dor, porque ambos os sentimentos nos acrescentam, nos fazem crescer e oferecem todas as respostas que insistimos em buscar no outro, lá do lado de fora da gente. E vergonha teria que ter se eu não respeitasse o meu lado humano, esse lado cheio de falhas, passível de erros, mas ávido por aprender a acertar.

8 Comentários

Arquivado em comportamento, Para Refletir, Preconceito, Relacionamento

8 Respostas para “Vergonha

  1. Ai ai, mais um texto MARA que saiu de nossas conversas.
    Sim! este texto ficou DIVINO, livre, sem culpa ou vergonha!
    Ser humano é ser assim, livre pra aprender pelo amor e pela dor, faz parte do aprendizado!!
    E a gente SÓ se PERMITE ser FELIZ!!!! Néééééééé!!!?????????
    E VAMO QUE VAMO AMIGAAAAAAAAAAAA!!!!!
    Parabéns, como sempre vc ARRASOU!!!!!
    AMUUUUUUUUUUU TANNNNNNNNNNTOOOOOOO!!!!
    bjusssssssss

  2. JOSIANE ALMEIDA

    Parabéns!!!quase ñ comento,porém leio todos os seus textos!!Vç realmente tem o dom da escrita,foi isso q Deus reservou para vç!!!parabéns!!!

  3. Neide

    Keka
    Obrigada por me proprcionar alegria em ler esse texto. Gosto muito do que vc escreve.
    OBRIGADA
    Neide

  4. Vergonha de que mesmo? De ser feita de carne e osso, de chorar, de gritar, de querer parar o mundo? JAMÉ hahaha
    E na minha humilde e simples opinião ser forte, é chorar, gritar, desabafar tudo qdo não se aguenta mais e no dia seguinte ter o sorriso lindo no rosto cheio de alegria e forças pra encarar a vida =)

    Loviiuu

  5. Keka, sua linda, três coisas que você escreveu são exatamente o meu número:
    “Procurar estar feliz é um exercício diário e constante.”
    Acontece que…
    “É, não dá para ser forte o tempo todo.”
    “Eu choro, fico triste, faço minhas terapias malucas, que dão super certo, deito no divã de DEUS e oro muito…”
    Aí, jogo a tal purpurina, tiro excesso e vou ao shopping relaxar! kkkkkkkk…
    Cheiro pra tu, tatu!

  6. Pois é já fui criticada várias vezes por postar que estou triste em redes sociais. Será que temos que ser super mulheres o tempo todo só porque somos pessoas públicas? Sou humana acima de tudo e não tenho medo em expor meus sentimentos. Não quero criar a imagem da garota eternamente feliz porque isso não existe, nem em contos de fada, apesar de existir o “e foram felizes para sempre” mas depois disso sempre tem o ponto final e minha vida ainda não acabou, pelo contrário tem muitas reticências….. Kekinha mais uma vez arrasando com seus textos. Bjo mineirinha do meu core!!!

  7. Keka,

    Assim diz o Senhor DEUS: Tira o diadema, e remove a coroa; esta não será a mesma; exalta ao humilde, e humilha ao soberbo.

    Vistam-se os meus adversários de vergonha, e cubram-se com a sua própria confusão como com uma capa. Salmos 109:29

    Vindo o ímpio, vem também o desprezo, e com a ignomínia a vergonha. Provérbios 18:3

    E porei sobre vós perpétuo opróbrio, e eterna vergonha, que não será esquecida. Jeremias 23:40

    Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses. Isaías 42:17

    O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra. Provérbios 19:26

    Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 1 Coríntios 11:4

    Vergonha maquinaste para a tua casa; destruindo tu a muitos povos, pecaste contra a tua alma. Habacuque 2:10

    A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18

    Bem tens conhecido a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários. Salmos 69:19

    Portanto, Vergonha… é biblica e “atalho” para desonhonra, para a honra e para o perdáo!

    Keka seja feliz! e um pouco + “sem vergonha”!

    Deus abençoa!
    bj
    RogerioMotta
    NYork

    http://www.rogeriomott.blog.uol.com.br

  8. Sarah

    Minha querida Keka,
    Que bom ler o seu texto , pois estou exatamente assim hoje. Aliás, desde a semana passada, me permiti me enrolar no sofá enquanto sentia uma terrível dor, que, provavelmente (segundo o médico) pode ser vesícula ou gastrite. Sempre tentei tirar uma de forte, as pessoas sempre me colocando pra trabalhar e a ignorar a dor. Mas a preocupação médica me fez sentir medo e hoje acordei gritando e chorando, com a angústia de, talvez, passar por uma cirurgia. Vou passar na verdade???? não sei. Mas só sei que me permiti me sentir humana. Me permiti ter medo. Me senti frágil. Meu marido correu, me abraçou, mas tentou me fazer parar o choro, levar o rosto e sair pro trabalho. Não, eu quero ficar em casa hoje e chorar toda a angústia da incerteza. Não quero fazer cara bonita pra ninguém hoje. Não quero me maquiar. Quero me enrolar no sofá hoje. Que me dêem licença, mas hoje é o meu dia de chorar, de ter medo …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s