O “conto do plus size” mencionado pela revista Vogue da Editora Globo

Por Renata Poskus Vaz

Hoje, nossa leitora Emma nos indicou uma matéria da revista Vogue brasileira, que é publicada pela Editora Globo. Nela, a redação sugere um video com depoimentos de fashionistas explicando como se mantém saudáveis, longe da anorexia e “do conto plus size”.

Que revolta! No dicionário, conto quer dizer mentira, falácia, algo que nunca existiu. E a realidade plus size em que vivo, hoje, não é de mentirinha, não é uma ilusão. Finalmente consegui ser uma mulher bem-resolvida e feliz, mesmo com minha forma gorda. E o que essa publicação sugere é que vocês não acreditem em mim ou qualquer profissional que tente dizer que ser saudável ou feliz acima do peso é possível.

O Brasil cresce a cada dia, mas a mentalidade de algumas pessoas continua sendo a de terceiro mundo. Enquanto as editoras de Vogue do restante do mundo colocam representantes plus size em suas capas e até fazem sites exclusivos para as gordinhas, no Brasil vivemos esse retrocesso.

Adele nas capas da Vogue Americana e Britânica

Vogue Curvy

Update: A nossa leitora Emmanuelle comentou e eu não quis acreditar! Mas fui dar uma googlada, claro e confirmei que a Editora Chefe da Vogue Brasil é gordinha. Veja só a silhueta fofinha de Daniela Falcão:

13 Comentários

Arquivado em O que rola por aí

13 Respostas para “O “conto do plus size” mencionado pela revista Vogue da Editora Globo

  1. Ridículo né?! Isso só mostra como ainda não temos tanta voz quanto merecemos aqui no nosso país. Uma pena..

  2. Não devemos nos abalar, são só pessoas com mentalidade atrasada se defendendo de conceitos que não cabem em suas mentes “fashionistas” ultrapassadas.
    Mudança traz críticas e medo para quem se dizia por cima. O fato é que as plus size e tudo que uma modelo segura, saudável e feliz junto a uma indústria crescente prejudica e muito essa indústria super magra.

    So keep going…..

  3. Paula Regina

    Amanda, assino, se me permitir, embaixo de comentário e acrescento que a matéria poderia ter outra. e benéfica. conotação na colocação plus-size.

    Quer dizer o quê, que as pessoas acima do peso “glamurizam” suas vidas e que não é bem assim? Ou ainda, que a moda plus-size é uma falácia e nada nela pode ter/ser bom, adorável e usável?

    • Existem pessoas que tem raiva porque estamos fora do padrão imposto, e mesmo assim somos felizes. Será que é tão difícil que é possível uma gordinha se amar, e ser amada? Será que é tão impossível uma estilista conseguir criar algo que valoriza curvas, e esconda gordurinhas a mais?
      Estamos aqui pra provar isso, e que não somos nenhuma fantasia. Aliás, se acham que é um conto, que achem. Pra mim, é um conto de fat-fadas! rs

  4. Infelizmente,tem pessoas que pensam que nos Gordos não podemos ser felizes,com nossos peso ,podemos e devemos,pois se conhecer é melhor negócio para não cairmos nessas coisas que as pessoas insistem em publicar nas revistas,hoje penso que no Brasil tem muito que mudar,antigamente achava que tinha que provar que sou feliz gordinha,hoje me conhecendo como sou, não devo e nem preciso provar nada para ninguém.

  5. Emmanuelle

    como se todo mundo pudesse ser size 0 só se alimentando bem e se exercitando,se fosse tao facil assim o mundo taria cheio de kate moss! fiquei pasmem ao saber que a editora da vogue br é gordinha,a daniela falcao,se bem que quem escreveu o texto nao parece ser ela!

  6. Pelo andamento da carruagem devo pensar que ela ainda não se aceitou como gordinha, e considera quem já consegue se amar, um imbecil, sem noção.
    Complexo

  7. Simone Costa

    Meninas,
    Após ler materias como essa tenho certeza que felicidade e bem estar de alguns faz muito mal a outros, fazer o que né?
    Um gordo dizer que é feliz?! virou crime!
    Dia desses vi um comentário de uma jornalista (da Globonews), não lembro o nome mas o sobre nome é Castanhede , comentando uma notícia que falava que existem pessoas gordas que são saudáveis, são pessoas que apesar de estarem acima do peso tem alimentação saudável e não são sedentárias, sabe oq a jornalista disse? ” é… mas sempre um problema de joelho vai aparecer”
    Essa gente pensa que só gordo morre, pessoas magras são 100% saudáveis… ts ts ts

    Ah! por favor!

    Beijo a todas!

  8. Beatriz Fraga

    O conto plus size nada mais é do que fruto de pessoas que não se aceitam e sentem inveja mortal de nós que nos aceitamos. Sempre digo que não aconselho ninguém a ser gordo, mas que devemos nos aceitar como somos. Minha mãe por exemplo, se lamenta por ser muito magra. Ela se encaixa no “padrão” e não é tão feliz assim.

  9. Emmanuelle

    gordinha q se veste muito bem,só q as vezes da a impressao que se esconde atras de tons escuros e é meio rejeitada pelos designers q nao devem ter esses tamanhos,espero que nao tenha sido ela q tenha escrito isso,porque se tiver sido foi uma tamanha hipocrisia ela dizer isso sendo plus size.

  10. Mas o que é isso?! Também estou me sentindo a mais mentirosa do mundo.

  11. E a Daniela F. já foi bem mais gordinha, agora está mais magra. Nada mais triste do que ex-gorda que despreza as gordas. E é uma excelente jornalista, pena que caiu nessa armadilha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s