Saiba como me livrei do vício da coca-cola

Por Renata Poskus Vaz

Há algum tempo, fiz aqui no Blog Mulherão um relato emocionado (kkkk… que drama!) sobre meu vício exagerado de coca-cola. Para relembrar, clique aqui. O negócio era sério mesmo! Não passava um dia sem tomar coca-cola, ficava extremamente irritada quando não tomava a bebida. Ingeria cerca de 2 litros de coca por dia. Eu era uma espécie de drogada,  e quando ficava sem coca manifestava os mesmos sintomas de privação que um dependente químico de drogas pesadas sofre. Mas eu não ligava. Um copo de coca, para mim, compensava qualquer surtada.

Isso só mudou quando, ano passado, diante de uma dificuldade séria em minha vida pessoal, fiz uma promessa para Deus. Sou espírita e acredito que Deus não curte ver a gente passando por privações nessas promessas malucas. Ele não é sádico. Porém, achei que demonstraria toda a minha fé e consequente merecimento, se mostrasse que abdiquei de algo que amava em troca de uma graça. Parei de tomar a bebida no mesmo dia da promessa. Não quis esperar ser agraciada. Minha fé era grande.

Nos primeiros dias sofri bastante. Foi só então que percebi o quanto essa coca-cola é perigosa e por mais que a companhia que a fabrica e o Ministério da Saúde digam o contrário, essa bebida tem sim um poder de vício tremendo. Foram inúmeras vezes que tive pesadelo em que estava bebendo um copo geladinho de coca-cola e acordei me sentindo culpada. Uma vez, até chorei. Algumas vezes, sonolenta, chegava a abrir uma garrafa de coca-cola, me servindo, meio que seguindo uma rotina viciante. Depois de alguns segundos percebia que eu não queria beber aquilo. Estava habituada, apenas isso.

Quando meus familiares abriam uma garrafa, conseguia sentir o cheirinho da coca-cola e até cócegas no nariz por conta das bolhinhas de gás. O meu desejo era absurdo. Naquela época eu tomava muito pouco outros refrigerantes. O engraçado é que a gente substituí um vício pelo outro, não é mesmo? Passei a tomar tubaína, soda e citrus. Mas jamais na mesma proporção que tomava a coca-cola.

As primeiras semanas sem coca custaram a passar. Depois de 2 ou 3 meses eu já não tinha mais vontade de tomar essa bebida. Porém, fazia planos para o dia em que eu poderia voltar a tomá-la. Até que 1 ano se passou. No dia final da promessa de 1 ano sem coca-cola, fiz planos de tomar um copão geladinho, mas não tinha coragem. Nisso, se ´passaram 1, 2 semanas… 3 meses! E quando finalmente tive coragem de beber um copo de coca-cola, a surpresa: pensei que estava estragada! O gosto era péssimo. Se madeira tem gosto, deve ser aquele. Pensei que estava vencia e só consegui dar um gole. Na outra semana, mais um teste e novamente senti o mesmo gosto ruim. Depois, tentei com Pepsi e a mesma sensação estranha.

Enfim, nunca mais tentei tomar coca-cola e acho que meu corpo finalmente se livrou daquele vício. Agora, já estou pronta para o próximo passo, que é deixar de tomar os outros refrigerantes.

33 Comentários

Arquivado em O que rola por aí, Saúde, Uncategorized

33 Respostas para “Saiba como me livrei do vício da coca-cola

  1. Nossa, depois que fiz a cirurgia não posso tomar refrigerantes (pelo menos por enquanto), e tem várias outras coisas que não posso comer, mas de todas elas a que me faz mais falta é a bendita Coca-cola…a vontade é imensa, principalmente quando tem alguém perto tomando, mas temos que ser firmes!!! =)
    Bjs!!
    Flá Passoni

    • Flá.. Você fez redução? Bem.. eu fiz e passei uns 4 ou 5 meses sem tomar refri.. Morria de medo de voltar a tomar coca-cola e ter um dumping kkkk
      Mas, no dia que voltei a tomar foi bem como a Renata descreveu.. Nossa que gosto estranho! Mas, infelizmente acabei retomando ao vício.
      Algumas semanas atras decidi parar novamente.. fiquei 9 dias sem tomar (nem sofri como da primeira vez) e quando tomei de novo.. o mesmo gosto ruim.. os gases estranhos descendo quadrado pelo meu estomaguinho! #TENSO

      • Fiz sim Marcela, vai fazer 3 meses agora…e como eu tenho dumping com tudo é bem capaz que com a coca-cola não seja diferente! Por enquanto tô segurando bem, vamos ver qdo posso tomar um golinho! heeheh..bjos

  2. Joice

    Menina, que inveja! sou dessas… passo mal! só de ouvir o barulhinho… já piro! gosto muito… só consegui ficar sem 1 mês, quando fiz uma promessa pela saúde do meu pai… assim , que passou o prazo… voltei a tomar… até de manhã, não sou de comer nada…mas, se tiver coca-cola… bebo!

  3. Graziela Barros de Moura

    Parabéns, parabénssss ! Bjka, saudade de vc !

  4. Parabéns Rê vc conseguiu e se livrar dos outros refris será moleza… suco é muita mais gostoso…

  5. Adorei o post! Parabéns pela fé e força de vontade!!!
    Sou muito viciada…todos os dias tomo tb…e cada copo eu penso “Esse vai ser o último!”…mas nunca é..rsrs
    Eu tb fiquei um tempo sem tomar coca-cola, acho que uns 5 ou 6 meses, e tb qdo resolvi tomar um copo tive essa mesma sensação…parecia que estava estragada…um gosto muito muito ruim…
    Mas mesmo assim não adiantou…rsrs
    Mas tenho fé que um dia vou parar tb!!!
    Beijosss

    • Renata Poskus

      A memória da sensação de prazer é tão grande que mesmo sentindo o inicial gosto ruim a gente força a barra, né? visando sentir aquela mesma satisfação que a gente sentia antes, ao tomar a coca-cola. bom, estou feliz em ter parado, quem me conhece sabe que eu virava o godizila sem coca. hoje sou um ser humano melhor. rsrsrs Espero que consiga também. beijão!

      • Oi Renata!
        Hoje me lembrei deste post e vim dizer que em fevereiro/2013 tomei a decisão, movida também por uma promessa, e não mais tomei coca-cola ou qualquer outro refrigerante.
        Agora em agosto completa 6 meses sem refri!
        Foi uma das melhores coisas que fiz nestes 6 meses…rsrs
        No comecinho foi complicado, mas hj nem sinto falta e nem aquela vontade louca.
        A promessa foi p/ ficar 01 ano sem tomar, mas pelo jeito que estou confiante, acho que não volto tão cedo a tomar refrigerante…rs
        Estou muitoooo feliz em ter parado!!! 🙂
        Beijossss

  6. Marcela

    Eu era extremamente viciada
    Coca cola acordava de madrugada só para ir na geladeira e beber nem q fosse 1 gole! Fazia horrores por uma coca!!hoje estou a 1 ano e meio sem tomar nenhum tipo de refrigerante!!estou me sentindo bem
    Melhor

  7. Me livrar da Coca Cola foi facil, dificil é me livrar da cervejinha de fim de semana…

  8. Paula Regina

    Renata, meus parabéns pela crônica. Esse tipo de estímulo e narrativa são os maiores aliados àqueles que desejam se verem livres de qualquer muleta ou grilhão. Parabéns por demonstrar sua força, fé e vontade absoluta.

    Desde pequena nunca, disse nun-ca!, gostei de refrigerantes e meus familiares achavam isso do muito estranho ao muito engraçado, pitoresco.
    Sempre detestei o gosto/odor que refrigerante tem (é gosto de produto para dedetização – não nunca provei, viu!… mas quando se sente o cheiro o paladar é acionado, com cheiro de banheiro de rodoviária)..

    Exste dádiva, bebida melhor que água? NÃO!!!!!

    Queria deixar aqui, para todas/todos sugestão: troquem o refrigerante por água gasosa com suco, ou rodelas, de limão, laranja, abacaxi etc. É que o produto, água gasosa, lembra o paladar do refrigerante e as frutas naturais saborizam a água, tornando a “troca” mais fácil de ser administrada. Seria como enganar o cérebro com algo parecido na textura.

    Tudo é questão do quanto voce quer e de “quem” é que dita as regras de sua vida o refrigerante ou você.

  9. Maria Faria

    Parabéns por ter conseguido deixar o vício. Sei que sou quase a única, mas detesto Coca desde a infância, nunca gostei deste refrigerante. Gostava de beber Fanta Laranja, mas depois que resolvi levar uma vida mais saudável, abandonei até este. Meu vício era outro: doces, principalmente chocolate. Te entendo muito bem sobre a crise de abstinência dos primeiros meses.

  10. isabelle

    você era viciada mesmo! parece uma dependente químico falando da falta da droga rsrs.. que horror! parabéns pela vitória!

  11. lipietroLindsey P. Soares

    Parabéns pela força de vontade! Refrigerante é vício mesmo.
    Ainda bem que não sofro desse mal, pq nunca gostei de nenhum tipo de refrigerante, nenhum mesmo, desde criança.
    Já experimentei todos, mas o gosto não me agrada.
    Brinco com as pessoas, dizendo que, quando eu era criança, tinha que conhecer as cozinhas das casas quando ia aos aniversários, pra poder pedir água, pq dificilmente eles serviam água, era só refri.
    Bjus 🙂

  12. Rosa

    Parabéns Renata!!!!

  13. Pingback: Não passa um dia sem Coca-Cola? No café da manhã? No almoço? No jantar? Vício é coisa séria mesmo… « Moda Aqui

  14. Francine dos Santos Farias

    Estou me livrando da coca cola, fazem 4 meses que estou limpa rsrsrs
    eu bebia coca a qlq hora, meu café da manhã era coca…saia as 6 da manhã de casa caçando coca cola em qlq buteco, pois sentia o o gás dela na minha língua e gosto maravilhoso em minha garganta.
    No primeiro mês, eu sofri muito, pois sentia o gosto na minha boca e olhava para a coca com a cara do cão, quando olha para o forno de frango assado na padaria rsrsrs….e pude perceber, que dependia só de mim mesma para não cair em tentação, pois todos da minha casa até mesmo no trabalho só tomam coca, sempre que me perguntam… eu digo que não tomo, para que nem insistam em me oferecer e sinceramente os outros refris não tem graça para a minha pessoa. Estou sobrevivendo e me superando a cada dia sem a coca /

  15. Juli Carvalho

    Me identifico com o post…demais!!!! Eu amava Coca-cola, se tinha sede bebia coca e não água. Aí um dia, do nada, falei: “não vou tomar mais isso” e parei. Não tomo nada, nenhum tipo de refrigerante….o começo é difícil, mas nada é impossível, não é mesmo?! Um dia desses ouvi aquele barulhinho da lata abrindo…..me deu uma vontade, fui lá e comprei uma latinha, geladinhaaaa….abri, hummm, ouvi o barulhinho mas na hora que coloquei na boca, cuspi tudo…..o gosto mais horrível que senti na vida. E não é só com coca, com todo refrigerante….já até me acostumei a ir em algum lugar a qual só tem refri e não beber nada.

  16. Jackie

    Meu Deus!… Não me sinto tão só agora! Eu sou viciada como vc já foi, com um pequeno detalhe, eu tomo dois litros e meio por dia… isso já faz uns três anos mais ou menos… Foi muito bom ver seu relato, pois vou fazer uma promessa como vc fez… e com certeza conseguirei com a ajuda de Deus.
    Obrigada! Bjs

  17. Luciano Pitrowsky

    Também sou cocólatra, ja consegui ficar 8 meses sem coca-cola e tive a mesma sensação de estar estragada, mas o segundo copo ja parecia melhor, são nescessários menos de dois litros para o vício voltar, enfim voltei a tomar o bendito refrigerante, acho que sou viciado realmente é no gás, e tenho substituído por água c/gás, tem funcionado, ja se passou um ano e diminuí drasticamente o volume de coca-cola, não compro litrão, uma ou outra lata durante a semana, e ja me livrei de 18kg que a coca-cola havia me proporcionado, vou conseguir enfim me livrar deste vício…

  18. Parei de beber qualquer refrigerante a mais ou menos 8 meses, e nem penso mais em beber nenhum deles, foi difícil sair desse vicio mais depois que sai já era, nunca mais vou beber qualquer tipo de refrigerante e isso foi uma escolha que fiz, Agradeço a Deus todo dia por nunca mais beber isso.

  19. Samara

    Minha avó era viciada em Coca Cola, mantinha sempre a geladeira abastecida. Foi interessante vc citar o espiritismo, pois o meu vício no refri começou depois q ela morreu, há 4 anos. É como se tomando doses cada vez maiores de Coca, eu ficasse mais próxima dela.
    Aliás, sempre achei q esse papo de q Coca Cola vicia não era verdade, mas vendo a qtde de depoimentos aqui e em outros fóruns, vejo q não se diferencia em nada do vício em cigarro, por exemplo.
    Qdo exagero na Coca, fico inchada e meu intestino passa a funcional mal. Já tentei algumas vezes parar, mas consigo por pouco tempo. Estou novamente no processo de largar o vício e tentarei seguir as dicas q li aqui.

  20. Gabriel

    Sou completamente viciado em Coca Cola. Tomo uma garrafa de 1 litro de uma vez. Pode ser a qualquer hora, sempre estou com vontade de tomar no minimo uma de 600 ml. To com muito medo de ficar diabético. A partir de hoje eu vou tentar substituir a Coca por qualquer outra coisa. Sei que vai ser muito difícil, me da tremedeira quando fico sem tomar, mas eu vou fazer de tudo pra não tomar mais.

    Vou tentar tomar só suco de caixinha. Bem que podia ser mais barato o suco néh.

  21. Delma

    Bem na verdade sou iniciante minha mãe é viciada dai to ficando viciada também ,todo dia a gente toma coca cola eu tomo no almoço, café, jantar, lanche, minha barriga ta ficando feia tenho apenas 20 anos procurei no google alguns depoimentos de gente que se livrou, dai vi esse achei bem legal! Mas tenho que me esforça pois ela tira muita energia da pessoa ja percebi isso!!

  22. Natália

    Ola, sou viciada em coca cola desde pequena, hoje tenho 18 anos e quero muito me livrar desse vício, Por causa da coca cola tenho hiperglicemia, não posso comer nada que contém açucar, farinha de trigo, massas e etc. Mas enfim fico mais aliviada de saber que existem pessoas que conseguiram se livrar dessa droga que é a coca cola fiquei com esperanças de um dia me livrar da coca cola e da hiperglicemia.

  23. Vitória

    Um fato: depois de um tempo sem beber refrigerante, você não sente mais vontade bebê-lo. O gosto parece estranho, seu organismo rejeita. Não bebo há mais de um ano e hoje não sinto falta. No início? Acha que é fácil resistir quando a sua família é viciada?

  24. DE LIRA

    IMPORTANTE…Caros, vim visitar este blog após pesquisar no Google, o problema é muito sério, sou mais uma vítima PRECISANDO TAMBÉM DE AJUDA e estou extremamente preocupado com a situação. É claro que este refrigerante em especial (bem como muitos outros), possui em suas fórmulas, componentes que de fato nos torna viciados, igualmente a qualquer droga, basta pensar no tamanho da empresa que o fabrica e a necessidade de se aumentar/manter os lucros $, isto sem falar de outros
    “sinistros e ocultos” objetivos que não convém sitar aqui. A crise de abstinência ao líquido é tão grande que nos faz buscá-lo a qualquer hora, fiz isto várias vezes nas madrugadas. Agora a parte mais ruim da coisa – basta pesquisar e verificar vários estudos sobre a ingestão “destes”, como a grande quantidade de sódio, disfarce dos light’s e zeros que de inofensivos não não tem nada e muitos outros problemas. Infelizmente este espaço é pequeno, mas fica a dica: preciso (precisamos) eliminar este consumo de nossas vidas, das nossas famílias e dos amigos que amamos. Sei que é meio utópico, mas necessário: se livre dela antes que ela se livre de você… Inicialmente, pela força de vontade e a fé em Deus. Abraço a todos.

  25. DE LIRA

    Complementando meu depoimento: Café da manhã, só no nome… Na verdade é o tal refrigerante que acompanha algum outro alimento. Minha casa tem garrafas de refrigerante 2L de cola por todo lado, não me lembro quando foi a última vez que tomei um belo copo de água pura, infelizmente foi literalmente substituída pelo tal. No meu carro sempre tem garrafas de 600 ml – cheias e vazias jogadas pelo assoalho, embaixo dos bancos, nos porta trecos. Meu lixo residencial é abarrotado de garrafas pet’s, vejam só a gravidade da coisa. E o que me deixa mais triste, tem muita gente igual a mim, e até mesmo em situação pior (Me lembro de um ex-cunhado que comprava o refrigerante diretamente no caminhão – naquele tempo só existiam garrafas de vidro de 290 e 1000 ml – vendidos em engradados). O viciado não enxerga o problema, para ele “é só um simples refrigerante” … Mas é assim que eles querem que pensemos. Somos bombardeados pela “marca” em tudo que é lugar que entramos, mensagens subliminares estão por toda parte, quem nunca viu a gravura daquela garrafa extremamente gelada, “suada” nos chamando a consumi-la?? Na verdade é um problema de saúde publica, mas como tem muito dinheiro envolvido, um império multinacional, impostos, espaços publicitários milionários em todo tipo de mídia, empregos, etc., além de ser considerado alimento comum, legalizado pelo mundo afora e também, num pais corrupto e “tupiniquim,” somente nos resta a força de vontade, e como disse antes, muita fé em Deus para nos livrar deste “problema…” Em tempo: no texto anterior: leia-se “citar” ante a “sitar”… Grande abraço!

  26. mayara

    Faz exatamente 5 dias que estou sem tomar coca e qualquer outro tipo de refrigerante.. ta sendo muito difícil pois eu tbm era como VC…temos copos do Bob’s em casa de 500ml eu tomava 3 a cada refeição … mas resolvi mudar espero que eu consiga me livrar disso tbm!! bjs

  27. Frederico

    Admiro a força que você teve.. Tenho esse mesmo problema que você teve, só que ainda acho que é um pouco pior.. Eu todo dia compro uma garrafa de 2,5lt bebo ela toda.. Chega a noite quando vou pra faculdade, no intervalo é mais uma garrafa de 600ml.. E o que acontece quando chego em casa??.. Mais um copo de coca.. O máximo que eu consegui ficar sem coca foi 1 dia, e isso me deixou super estranho.. O dia não foi o mesmo, eu me sentia vazio.. Queria muito parar, mas a maioria dos meus amigos bebem coca exageradamente.. E no meu caso eu não gosto de outros refrigerantes, então se eu conseguir parar com a coca, estarei livre disso..

  28. Quero muito conseguir também! Tenho tomado mais de 2litros por dia! Quando tento ficar sem tomar, fico com dor de cabeça, secura na boca… Como pode isso??? É um vício muito ruim!!

  29. suely

    Tomei coca – cola por muitos anos . Engordei muito e meus pés estavam tão inchados que mal conseguia caminhar . Não sabia que o que estava ocorrendo era devido ao refrigerante . Numa noite sem sono fui para a internet e vi um video sobre o mal que os refrigerantes podem causar .
    Lair Ribeiro explica num video a acidez que cada refrigerante possue , além dos componentes quimicos que prejudicam a saúde .
    Faz um mês que parei de tomar coca-cola e outros refrigerantes . Meus pés estão normais e posso caminhar muito bem , estou emagrecendo também .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s