Respostas da Renata – Parte I

Por Renata Poskus Vaz

Meninas, adorei as perguntinhas que vocês fizeram no post anterior. Seguem as respostas das primeiras perguntas recebidas até hoje, 26 de dezembro, às 23 horas.

1) Claudia Ferreira pergunta: Você realmente se ama da forma que é, se aceita e realmente é uma das lutadoras pelo “mundo plus” no Brasil ou faz isso como distração ou uma forma de ganhar mais fama ou então financeiramente, já que você tem uma loja plus virtual?

Resposta: Claudia, eu me amo sim do jeito que sou. Porém me amar não significa estar acomodada com meu desenvolvimento pessoal. Eu me amo, mas quero crescer ainda mais como profissional e ser humano. Se amar não é ser cega para os próprios defeitos. Não luto por um mundo plus, eu contribuo para que pessoas plus se sintam bem neste mundo em que vivemos, sem segregação. Você cogitou que ou eu seria uma lutadora do mundo plus ou estaria em busca de 3 coisas: fama, distração e lucro financeiro. Não entendo o porquê de eu não poder ser uma entusiasta plus size e ainda assim conseguir fama com o reconhecimento do meu trabalho pela mídia, me distrair fazendo amizades e ainda poder desenvolver-me profissionalmente nesta área que tanto apoio. Para seu conhecimento, tenho o Blog Mulherão há quase 4 anos e apenas há 1 ano tenho uma loja plus size. E ainda assim divulgo outras lojas e iniciativas do gênero em meu Blog.

*******************************

2) Débora pergunta: Você vive financeiramente com o Blog Mulherão?

Resposta: Sim, eu vivo com a venda de anúncios na lateral direita do Blog Mulherão (atenção, não vendo matérias!), com o Dia de Modelo Plus Size e com a Loja Mulherão. Além disso, faço produção de catálogos, dou consultoria para novas lojas e confecções e também, vez ou outra, faço algum trabalho como modelo.

*******************************

3) Tati pergunta: Você faria alguma loucura tipo cirurgias e tal para emagrecer e pisar em uma passarela dessas tops pele e osso?

Resposta: Eu desisti de emagrecer até atingir um manequim 40 faz tempo. Meu limite de manequim para um corpo saudável é o 42 e 44. Não descarto uma dieta, já que elevei bem meu peso e tenho sentido algumas complicações de saúde decorrentes desse excesso de peso e má alimentação. Também faria cirurgias estéticas, como lipoaspiração. Não vejo problema nisso. Porém, não condiciono a minha felicidade às ausências ou presença de pneuzinhos. E se tiver que emagrecer um dia será por mim e não por conta do que os outros dizem.

*******************************

4) Karol Tabet pergunta: Renata, sou sua fã. E quero parabenizá-la pelo programa. Gostaria de saber como você começou sua carreira. Dê-nos uma dica para quem quer ser como você!!! Beijos e muito sucesso!!!

Resposta: A primeira vez que trabalhei como modelo plus size acho que foi em 2007 ou 2008 em um desfile da Kauê no programa Mulheres.Lembro-me bem o quanto fui hostilizada por outras modelos por ser “magra demais”.  Depois daquela experiência, meio que desisti de ser modelo plus size e fiquei meio intrigada com essa história de não ser aceita como gorda num mundo magro e nem como magra no mundo gordo. Fiz o Blog Mulherão como uma espécie de diário virtual. Cuidei bem da escolha do nome. Não queria nada que me qualificasse como gorda, já que ninguém me considerava gorda e nem eu mesma curtia ser chamada assim na época. Achei que “mulherão” era um nome perfeito, com o qual magras, gordas se identificariam. Após um fora de um namorado e diante da vontade de resgatar minha autoestima, criei o Dia de Modelo Plus Size. Usei meus conhecimentos como assessora de imprensa para divulgar o Dia de Modelo e o Blog Mulherão. Foi um sucesso! Acho que ninguém tem que querer ser como eu. Porém, acredito que minha maior qualidade é a determinação, a disposição para aprender e trabalhar.

******************************

5) Panzinha pergunta: Por que você faz tanta questão de soltar alfinetadas aleatórias a outras modelos plus size todos os dias no seu facebook?

Resposta: Em primeiro lugar, agradeço por você acompanhar todos os dias às inúmeras postagens que faço em meu Facebook. Isso mostra que realmente tenho pessoas que admiram e acompanham meu trabalho. Sobre “alfinetadas”, elas não são aleatórias, elas tem destino certo.

*******************************

Tatiane Mari pergunta: Renata o que você acha desses seres que ficam postando foto da bunda no facebook e pedindo voto?

Resposta: Acho que você se refere aos concursos de beleza plus size na internet, não é?  Primeiramente, acho que cada mulher tem o direito a exibir sua própria imagem na internet como bem entender. Porém, no meu caso, acho que não faria isso, porque me preocupo com o que as pessoas pensam ao meu respeito. Não quer dizer que vou mudar minha personalidade para ser aceita, porém, não gostaria que achassem que sou vulgar ou desfrutável, pois, em hipótese alguma no meu dia a dia, eu me exponho dessa forma. Uma coisa é você se expor com pouca roupa ou até mesmo nua. Outra é se expor em poses semi-ginecológicas, de forma vulgar. E isso não é machismo. Pois também acho as fotos de homens exibindo seus membros fálicos no Facebook super inapropriadas.

*******************************

Débora pergunta: Oi Renata, adoro o mulherão te acompanho desde o começo, lembro de na época ter visto algumas entrevistas suas, com a Andréa Boschim, a Dani Lima a Keka… em uma dessas vc disse que fazia balé, e outras Atividades físicas, vc ainda faz?? Ah adorei o post “mulherão viaja” quando vc e a Andréa foram para o spa, aprendi até a arrumar minha mala rs…. Beijos e sucesso pra vc.

Resposta: Débora, até 2010 eu fazia ballet classico, hidroginástica e musculação. Por conta da hérnia de disco que sempre teimava em doer, parei com todas as atividades e só continuei com o Ballet. Ganhei muito peso e minha coluna não aguentou. Precisei parar o Ballet temporariamente, para evitar qualquer complicação. Na época estava com uns 78 Kg e pensava que emagreceria rapidamente uns 4 Kg para voltar a dançar. Porém, aconteceu o contrário. Eu engordei dez quilos desde então. Estar ociosa me deixa triste e envergonhada, porque gostaria de ser um exemplo melhor de saúde para vocês. Mas nada que não possa mudar em 2013, não é mesmo?

***********************************

Carla Helena Mirwald pergunta: Dei uma lida nas interações que você recebe pelo Face e pelos comentários aqui, e fiquei me perguntando: “- Como a Renata consegue manter a compostura com algumas pessoas, será que ela pratica Yoga, Meditação, e afins?”

Resposta: Eu não consigo manter a postura!rsrsrs Melhorei muito, ando mais tolerante e paciente, mas vira e mexe sou provocada, desafiada e atacada de uma forma que me faz quetionar se meu trabalho tem mesmo alguma importância. Algumas pessoas não entendem que tenho vida privada e ficam loucas quando não consigo responder às suas solicitações imediatamente. Outras querem ser modelo e quando percebem que não posso ou não quero ajudá-las nesse sentido, me elegem sua inimiga número 1. Há outras inúmeras situações em que minha paciência é testada, principalmente em notórios casos de inveja alheia. A grande vantagem em ter pavio curto e expor essas situações nas redes sociais é que, quase 4 anos após lançar o Blog Mulherão, as minhas leitoras já me conhecem e a grande maioria me respeita muito como profissional e mulher. Sendo assim, não sinto mais aquela necessidade de provar a todo instante que tenho caráter, que sou íntegra e que desenvolvo meu trabalho com seriedade pois muitas pessoas já reconhecem isso.

*********************************

Pergunta Patrícia Almeida: Adoro as dicas que você passa para nos mulheres grandes aprendi muito com o blog e com as reportagens da tv, mas teve uma grande curiosidade, você sempre diz que devemos usar cinta modeladoras, mas o questionamento é onde comprar?Eu mesmo nunca acho pra vender pois adoraria usar e deixar tudo no seu devido lugar!!!rsrsrs…

Resposta: Cintas modeladoras são vendidas em lojas multimarcas e em lojas especializadas em lingerie. As lojas Marisa vende. Também há nas Lojas Americanas. Pela internet vc encontra na Loja Mulherão. Marcas bacanas para vc procurar e comprar: My Lady, Plié, Lupo, Trifil..

**********************************

Elaine Lakeisha: Me diga para você o que é verdadeiramente ser uma modelo plus size hoje no Brasil? Bjs

Resposta: Ser uma modelo plus size no Brasil é realmente trabalhar como modelo plus size. Não basta ter o book, o curso, o DRT se você não trabalhar como modelo.

*********************************

Aline Monteiro pergunta: Sou pantaneira e estou no Rio de Janeiro há um ano e estou representando as pantaneiras no segmento plus size, como posso desfilar no FWPS representando o meu Pantanal?

Resposta: Nesta edição, provavelmente, não faremos mais casting. Mas você pode enviar seu material, medidas e contatos para casting@fwps.com.br

********************************

Eliana Oliveira pergunta: Queria saber sobre o fwps, como você faz a seleção das meninas, quais os requisitos que chamam mais sua atenção? E queria que você desse dicas para modelos que estão começando agora;

Resposta: Como o FWPS é feito para um público de mais de mil pessoas, é importante que as modelos sejam altas para serem enxergadas por quem senta mais distante da passarela. Outra coisa que observo é como essa modelo se porta, se vai dar trabalho no backstage, se é séria e comprometida.  A dica que eu dou é: sejam sérias e não se deslumbrem.

*********************************

Antônio pergunta: quando vai ser os FWPS ano q vem?

Resposta: em 23 de fevereiro de 2012, sábado.

*********************************

Ada Cristian pergunta: Se você pudesse trazer alguém ao mundo dos vivos, quem seria? Seu sucesso é formidável por você ser quem é… Quem é a Renata por Renata?Um beijão!!

Resposta: Eu jamais traria ninguém do mundo dos mortos, pois acredito em vida após a morte e acredito que se alguém morreu aqui é porque sua contribuição nesta existência chegou ao fim. No entanto, se há 10 anos atrás eu pudesse ter feito qualquer coisa para impedir que minha mãe falecesse, eu teria feito. Sinto muita falta dela principalmente em datas tão importantes como o Natal. A Renata por ela mesma? BATALHADORA.

***********************************

10 Comentários

Arquivado em Curiosidades, Uncategorized

10 Respostas para “Respostas da Renata – Parte I

  1. Luciana Correia

    Rê, acompanhei o post e, mesmo não tendo perguntas cá estou… Não tenho perguntas, mas deixo aqui meu carinho, amizade e admiração. Bjs com desejos de que tenha um 2013 iluminado e abençoado!!!

  2. Atualmente entre as linhas de atividade que você tem no segmento Plus Size, qual está sendo mais gratificante?
    ]

  3. Rê, já que pra ser modelo Plus no Brasil, temos que trabalhar como modelo, como fazer pra conseguir o primeiro trabalho? Quais os critérios de seleção são mais usados?

  4. Como não vai ter casting pro fwps? Poxa, logo agora que to chegando no manequim 50! #chatiada

  5. Parabéns VItaminada , Batalhadora com B maiúsculo….Bjúx

  6. Gostei demais desta ideia! Parabéns Renata, você sempre nos surpreende! Boas festas e muito sucesso!! Aproveite os dias para dar uma descansadinha sua serelepe, beijos da mini-mulherão e conte comigo!

  7. Tô adorando essa entrevista interativa…. gol de placa do Mulherão!!

  8. diana claudia pontes

    adorei todos os look gostaria de mim verti assim e de conhecer a renata pra mim dá umas boas diga

  9. diana claudia pontes

    renata não sei o tipo de cor de calças quer eu posso verti não visto saia nem vertido porque mim vejo muita mais gordinha tenho muito preconceito com meu corpo visto 50 não uso sinto pq não encontro que der em mim. pode mim dar uma digas seria meu sonho verti os look que vc verti.beijo amiga.agradeço sim vc mim der a resposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s