Projeto Mulherão Saúde: em busca de um médico

renata saúde

Por Renata Poskus Vaz

Olá, meninas! Estou aqui para cumprir minha promessa de contar, todas as semanas, como está minha busca por um corpo mais saudável.

Quando decidi que ia dar um jeito na minha saúde, logo fui atrás de um médico. E não queria me automedicar e nem fazer dietas malucas que poderiam comprometer, ao invés de melhorar, a condição já debilitada do meu fígado.

Primeiro passo: marcação de consulta no posto de saúde público

No ano passado acabei ficando sem plano de saúde. Fui pesquisando, pesquisando, pesquisando e depois enrolando, enrolando, enrolando e não fiz plano de saúde nenhum. Mesmo que eu faça agora, vai levar um tempo até que possa utilizá-lo. Então, resolvi procurar um posto de saúde da prefeitura para agendar uma consulta com um clínico geral. Nem preciso dizer que fui super mal atendida. Compareci ao postinho mais próximo de minha casa e fui medida de cima em baixo pela recepcionista.

Mesmo não constando no site da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo que os moradores só podem ser atendidos por postos de saúde da região do seu bairro, a atendente insistiu que eu deveria procurar um posto de saúde perto da minha casa. Eu posso até ter cara de burguesinha, mas moro na Freguesia do ó, poxa! rsrsrs E até provar isso a ela demorou muito. Comprovada a veracidade da minha residência, ela pediu que eu ligasse na semana seguinte para saber quando o posto de saúde abriria inscrições para as consultas. Segundo ela, após as inscrições abertas, eu poderia demorar até 2 meses para ser atendida. Ou seja, se eu tiver algo mais sério do que imagino, estou f*&¨%$#.

Segundo passo: marcação de consulta no médico particular

Enquanto não consigo marcar a consulta médica pela prefeitura, resolvi marcar uma consulta com um médico particular, muito bom, recomendado por minha amiga Alinne Rosa. Ele chama Roberto Ahualle e seu consultório fica no bairro do Tatuapé. Já fui tratada por Dr. Roberto que é um daqueles endocrinologistas corretos que te consulta por quase uma hora e te pede dezenas de exames antes de te prescrever qualquer tratamento. Foi Dr. Ahualle que me disse que eu jamais poderia, conforme desejava em minha fase autoestima zero de anos atrás, pesar 57 Kg. Segundo ele, que atende muitos descendentes de lituanos, nossos ancestrais são altos e corpulentos, sem perfil para um corpo magro. Para ele meu peso ideal seria 74 Kg. Para vocês terem idéia, 74 Kg para 1,72 ainda me enquadraria na categoria de sobrepeso, o que para Dr. Ahualle não deve ser levado ao pé da letra. Bacana, né?

Vou voltar lá.

A consulta custa 200 reais e dá direito a um retorno depois de 30 dias. Ou seja, é como se você pagasse R$100 a consulta.

Mudança na alimentação

Embora não tenha seguido nenhuma dieta, tentei melhorar a qualidade da minha alimentação. Consumi mais frango e menos carne vermelha, tomei muita limonada geladinha, comi muito pepino! Senti-me melhor! Quase nem senti vontade de comer doce. Bacana, né?

*****

Bom, semana que vem eu volto aqui para contar as novidades para vocês.

35 Comentários

Arquivado em Mulherão Saúde, Saúde

35 Respostas para “Projeto Mulherão Saúde: em busca de um médico

  1. rosa

    Renata, desejo sucesso em suas metas!!! Procure nao ficar ansiosa, e nao suba na balanca entre uma consulta e outra.

    • Ahhhh, vou fazer um texto só sobre a balança. Amiga, sou do tipoi de engorda 1Kg de um dia para o outro. Também emagreço super rápido. E a obsessão pela balança só me faz sofrer. Eu não quero saber do meu peso, quero apenas que o meu abdômem desinche um pouco. Vou medi-lo. O que acha? rsrsr

  2. Carla Delbuc

    Obrigada, vou lá com certeza, espero que ele atenda meu convênio.
    Parabéns pela sua boa atitude.
    bj
    Carla Delbuc

    • Carla, ele não atende convênio. Mas acho que vale a pena. Vc paga a consulta, tenta um reembolso no convênio e só faz os exames pelo plano de saúde. Diga que é amiga da Renata do Blog Mulherão. Ele não vai te dar desconto, nem para mim, mas acho que ele vai ficar contente em ver as gordinhas fashions lá. kkkk

  3. kkkkk…desculpe nao pude deixar passar sem comentar ..” Bom, semana passada eu volto aqui para contar as novidades para vocês….Como assim ?????? rsrs
    Mas adorei a materia , sucesso p vc , sem equivocos …

    • renatavaz11

      A minha amiga Cristiane, hoje de manhã, me deixou um comentário mais ou menos assim no Face: “amiga, você escreveu errado naquele post “semana passada eu volto aqui para contar…” Ela disse: “você sabe como são essas meninas, já já alguma vem te criticar por isso”. kkkk Mas como saí, só pude alterar agora. Obrigada. Alice!

  4. Luciana Verônica

    Que dê tudo certo 😉

  5. Renata C Nóbile

    Força Rê!!!!!Tudo vai dar certo…Deus te ilumine!!!!!Bjs!!!!!

  6. Rê, Estou adorando a sua matéria e me empolguei tb! Já marquei uma nutricionista para mim e começarei a fazer 2x/semana minha hidroginástica. Pq aqui no Rio, exercício só se for na água! rsrsrs
    Depois eu te conto como estou me saindo com a minha reeducação alimentar. A minha meta é perder 20Kg!
    Um super beijo,
    Fabi.

  7. Vou tentar fazer algo por mim também Re. Vou te seguindo por aqui pois me serve de incentivo.
    Bj,

  8. Que bom que encontrou um bom medico. Desejo sorte no seu tratamento e nas suas metas. Ano passado comecei dando essa mesma melhorada que vc citou na alimentacao, entrei na hidroginastica 3 vezes na semana e o resultado e que emagreci 18 kilos em 9 meses sem passar fome ou desespero, so seguindo a lei da compensacao, comi muito no almoco, maneiro nas proximas refeicoes, agora alem da hidro faco natacao tambem.
    Sucesso pra vc!

  9. Michele

    Poxa que legal Rê, boa sorte pra vc!!!
    Eu queria ir nesse médico tbm!

    bjooo

  10. Andreia

    To na luta tambem, nao é nem um pouquinho facil, mas Deus na frente alcançaremos nossas metas.

  11. Oi Renata!
    Sou sua seguidora há muito tempo.
    Desde que mudei minha alimentação e comecei a praticar exercícios físicos eliminei 32kg, hoje sou outra pessoa. Mas, ainda continuo na luta.
    No meu blog (http://blogcomaparaviver.blogspot.com.br/) tem dicas de alimentação e receitas.
    Grande beijos

  12. Kátya

    Sucesso em seu tratamento.Gostaria de saber o porquê disse que comeu bastante pepino?Tenho o mesmo quadro seu,faço acompanhamento com a nutricionista e jamais me foi dito nada sobre o mesmo.

    • Kátya, boa pedida. Então, acho pepino uma delícia. Minha mãe dizia que quando eu era pequena, eu só comia se ela dissesse que os alimentos chamavam pepino. Tomate era pepino vermelho, Mandioquinha era pepido amarelo…kkkk E por aí vai.
      Além de achar o sabor do pepino delicioso, ele é refrescante, geladinho e fica ótimo com carnes, frango etc. Mas aí vem a melhor parte: pepinho é um dos legumes com mais baixo teor calórico… Isso porque grande parte da sua composição é de água. O máximo, não é? Há pessoas que se sentem mal comendo pepino. Eu nunca senti nenhum efeito colateral, nem quando retirei a vesicula.
      Porém, se sua duvida é que pepino faz bem para o fígado, ele não é um remédio. Porém, não é nocivo. Um beijo!

  13. Helena

    Olá Renata, meu nome é *Helena, e resolvi deixar aqui a minha experiência com o Dr Roberto Ahuale.
    Ele é realmente o que você relatou, faz uma longa consulta e pede exames detalhados antes de receitar qualquer medicação.
    Em 2004 eu emagreci 26 kilos em pouco mais de 2 meses de tratamento com a fórmula que ele me receitou.
    Foram 4 fórmulas separadas que eu tomava diariamente em horários casados, eu me sentia super bem disposta, não sentia fome, não tinha a ansiedade e aquela vontade doce, nem aquela fome noturna.
    Na época, eu e minha mãe, fizemos exame de sangue na própria clinica dele, o resultado saiu em uma semana quando voltamos e ele nos deu as receitas, e já nos indicou uma farmácia credenciada à Clinica dele, que poderia fazer o medicamento com mais agilidade, e nos entregar em casa, a secretária dele já passou as receitas por fax.
    A s fórmulas na época saíram quase R$300,00, e eu depois que consegui emagrecer, não continuei o período que ele chama de manutenção, parei a medicação, (economizando grana mesmo) em 2 anos engordei muito mais do que perdi, cheguei a 80kg durante o tratamento, que para mim estava ótimo, e em 2 anos estava pesando 120kg, o que nunca antes tinha pesado.
    O fato de ter interrompido o tratamento pode ter ajudado a eu engordar tanto, mas na época resolvi mostrar as receitar apara um clínico geral, que analisou os componentes da fórmula e me passou algumas irregularidades.
    O Dr Ahuale, não é psiquiatra, ele não pode receitar ansiolíticos, e em minha receita tinha um dos mais fortes, também localizou uns componentes que estavam com nomenclatura T³ T², e disse que são componentes que alteram o funcionamento da tireoide, e isso é perigoso.
    Esse médico também me relatou, que o fato dele separar a fórmula em 3 potes distintos, para tomar as 3 cápsulas no mesmo horário, era como se fosse uma forma de driblar a fiscalização em farmácias, pois existem componentes que não podem ser tomados juntos.
    Na época ele me receitou fluoxetina, anfrepramona e femproporex .
    Infelizmente eu acredito que o fato de eu ter tido instabilidade de humor, e ter engordado tanto depois, foi em virtude de erro na combinação de medicamentos, muito mais do que o fato de eu não ter feito a manutenção.
    Não sei como ele trabalha atualmente, ele é um médico que nos passa muita confiança, e acredito que ele deva ter o mérito de emagrecer muitas pessoas, não à toa, mas gostaria de deixar aqui como alerta.
    Sugiro que quem vá procurá-lo e resolva fazer o tratamento, fique atento aos componentes da fórmula, e questione tudo, pesquise muito, e se possível consulte um médico de confiança, antes de tomar.

  14. Paula Regina

    fluoxetina, anfrepramona e femproporex, Jesus amado!

    Renata, não sei se lerá meu comentário ou mesmo que ele sirva de algum norteamento, mas queria deixar aqui a voce e demais do Blog que, minha primeira indicação Médica para frear a esteatose hepática foi acompanhamento com Nutricionista.

    Creio que vale a pena ás que estão passando pelo mesmo que procurem apoio de Nutricionista. Para tratar minha esteatose, tenho um acompanhamento multidisciplinar na área médica e, segundo meu Médico, esta aí o fator de sucesso ao meu problema de saúde.

    Não quero polemizar, apenas colaborar.

    abs.

  15. Cris Zaidan

    Desejo sucesso no seu tratamento!!!!
    Devemos cuidar muito bem de nossa saúde primeiro, pois não adianta nada estarmos lindíssimas por fora e capengas por dentro!!!! ;D

    Um forte abraço e obrigada pela dica do médico!!!!!

  16. Pamela

    Olá Renata! Estou comentando pela primeira vez para dizer que acompanho seu blog, seu trabalho e admiro muito!! Quero dizer que te apóio na mudança alimentar que tem feito pela saúde.
    Em 2011 tive alguns problemas devido ao peso (na época, 124kg, manequim 54/56). Resolvi mudar minha alimentação depois de tratar um problema de compulsão alimentar. Fiz (e faço) acompanhamento com uma nutricionista e hoje, embora tenha perdido 44kg, o meu maior ganho foi uma vida saudável (com ingestão de mais água, verduras, legumes, frutas e outras coisas que nunca pensei em ingerir). E como faz diferença!!! Até nossa pele muda 😀
    Espero que continue com seu trabalho =) Graças ao blog, me sentia mais animada e contente comigo mesma quando era mais gordinha. Além disso, aprendi bastante sobre moda plus size.
    Um abraço

  17. buticao

    Renata, to adorando sua experiência pq também estou com alguns incômodos e preciso procurar um médico como vc fez .

  18. Diulu

    Renata, mandei um email pra vc no blogmulherao@hotmail.com
    contando BEM resumido a minha história super parecida com a sua, oq fiz..e como fiquei!!! =)
    espero que goste…
    beijos

  19. Renato, como já relatei no seu primeiro post sobre a esteatose, tambem estou com esse mesmo problema…
    Uma curiosidade.O que vc sente? Quais sintomas?
    Pq pesquisando na internet, os médicos dizem que esse problema não apresenta sintomas… Mas as pessoas que tem o problema, relatam que tem enjoos, inchaço…. Etc. E é o que eu sinto… Mal estar, mto enjoo, e a barriga, na parte de cima, principalmente do lado direito, sempre mto inchada…

    • Desculpe… Errei no nome… É RENATA

    • renatavaz11

      Quando meu fígado fica meio podrinho, o lado direito superior da minha barriga dói e fica inchado. E minha cabeça dói. Parece que estou de ressaca.

      • Os médicos insistem em dizer que a esteatose não tem sintoma… Mas todo mundo que tem tem os mesmo sintomas… Estranho isso!
        Essa semana fiz uma endoscopia e descobri uma esofagite, uma bulboduodenite e pangastrite. Agora já não sei o que causa os sintomas que tenho!
        Ficaadica pra quem tem mal estar constante, etc, procurar um médico pra fazer exames…

  20. isabelle

    Sabia que as vezes aquela vontade de comer algo doce é só o organismo pedindo água?! Quando essa vontade bater beba 1 copo de água e aguarde alguns minutos e se a vontade não passar o melhor é optar por uma fruta.

  21. Lilian

    Fiz a mesma coisa…busquei minha saúde e estou no núcleo de emagrecimento multidisciplinar que meu convênio oferece. Com acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

  22. Olá, estou o blog há algum tempo, adoro os posts, realmente eleva a autoestima das mulheres acima do peso. Venho sofrendo para emagrecer há anos e acompanhando alguns relatos na internet, vi que muitas pessoas utilizam o blog como forma de buscar apoio de outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades. Enfim, criei coragem e fiz um blog para mim, gostaria muito de receber visitas, relatos, comentários, etc de pessoas que passam ou passaram pela mesma situação, ou não. Então, espero a visita de vcs! Obrigada e parabéns pelo blog!

  23. Estamos juntas.
    Boa sorte para nós.
    Que Deus nos abençoe nessa luta.
    Beijo grande.

  24. Christiane Carvalho

    Fiz tratamento com o dr. Roberto Ahualle por uns 18 meses, no primeiro ano perdi o que havíamos combinado, assim como você, ele me disse que eu ficaria na faixa do sobre peso e que nunca teria um corpo magro.
    12 meses depois consegui chegar no peso que combinamos, perdi 32 kilos.
    O problema começou na manutenção, que é quando ele muda alguns componentes da formula e e diminui a quantidade. Nessa fase, mesmo mantendo a mesma alimentação e fazendo exercícios voltei a engordar, nos meses seguintes ele foi mudando a formula novamente, mas não adiantou, num mês engordava 2 kilos, no outro 4, e isso me frustou bastante, porque mesmo mantendo a mesma rotina e até aumentando mais a quantidades de exercícios eu engordei.
    E então resolvi parar com tudo, até porque os remédios a longo prazo podem causar problemas como o hipotiroidismo.
    Fazem 6 meses desde que parei de me tratar com ele, e sabe de uma coisa, mesmo tendo ganhado um pouco de peso o tratamento me ajudou a ver a minha alimentação de uma maneira completamente diferente. O que faz a grande diferença no emagrecimento é comer de 3×3 horas e em poucas porcões, seu metabolismo acelera e ajuda na queima de calorias.
    Outra coisa, que pra mim fez muita diferença é sempre carregar algo mais light na bolsa como uma barra de cereal ou polenguinho, porque as vezes o dia esta tão corrido que a gente não consegue parar pra fazer alguma refeição, então pro metabolismo continuar funcionando legal, essa é uma boa dica.
    Enfim… “somos o que comemos” e, é mudando aos poucos os hábitos do dia a dia que chegaremos lá!

  25. Fatima Kuriki

    Olá queridas lutadoras, parabéns pelo apoio ao escreverem suas opiniões. Ao ler esses dados sentimos a necessidade desse compartilhamento, é muito bom saber que não sou a única a tomar cuidado preventivos com a nossa prédisposição ao aumento de peso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s