7 dicas para causar boa impressão no seu primeiro trabalho como modelo plus size

tara lyn

Tara Lynn, top model plus size

Por Renata Poskus Vaz

Finalmente você conseguiu seu primeiro trabalho como modelo plus size e não sabe como se comportar no dia? Preparei algumas dicas para você causar boa impressão no seu primeiro catálogo. Lembre-se que se for reconhecida como uma boa profissional, sempre será lembrada em futuros trabalhos.

1) Negocie antes o número de looks e horário das fotos

Negociar a quantidade de roupas que vai fotografar e o horário de início e término das fotos é mais importante, até mesmo, do que definir o valor do cachê. Não é bobagem! A ideia de fotografar pode até parecer glamourosa, mas cansa. Caso não estabeleça uma quantidade máxima de looks para fotografar estará à mercê do produtor. Isso quer dizer que você pode ficar sobrecarregada, fotografando muito tempo em pé, comprometendo, inclusive, a qualidade final das fotos. Afinal, ninguém consegue sorrir com naturalidade por muito tempo.

2) Não minta as suas medidas

É muito comum que modelos mintam medidas para conseguir o trabalho dos sonhos em alguma grife. Quando a marca é de outro estado, costuma não fazer casting presencial, tampouco prova de roupa. A modelo é contratada via e-mail e telefone e as roupas que ela fotografará são peças piloto, muitas vezes feitas sob medida, que ainda não foram fabricadas em grande escala pela grife. Com isso, se a modelo mentir a medida, pode simplesmente não caber na roupa. Parece mentira, mas isso acontece com frequência no meio da moda plus size. O resultado é uma onda de constrangimentos. Algumas grifes rasgam as roupas e dão truques para caber na modelo, outras cancelam a sessão fotográfica. Tem outras que fotografam a roupa apertada mesmo, comprometendo a imagem da modelo e da própria grife, influenciando, inclusive, nas vendas. E uma coisa é certa, essa modelo jamais será contratada novamente por essa grife.

3) Esmalte e cabelo

Pergunte sempre para o seu contratante a cor do esmalte que deverá usar na sessão de fotos. Caso não consiga obter essa informação a tempo, vá com unhas “francesinhas” ou com uma misturinha, estilo “renda”. Você deve ir com as unhas feitas. Tire a cutícula e pinte direitinho, inclusive as unhas dos pés.  Vá sempre com os cabelos limpos e secos. Não importa que o seu cabelo seja rebelde, não passe levin, óleo, nem nada parecido. Também não vá com o cabelo sujo, na esperança de que a oleosidade o deixe mais ajeitado. Vá por mim, os cabeleireiros preferem lidar cabelos volumosos e rebeldes a ter que manipular madeixas sujas.

Se por acaso você foi aprovada por uma foto em que estava com uma cor de cabelo diferente da atual, comunique o seu contratante. Ele pode não gostar nada nada de contratar uma ruiva e chegar lá uma morena. Seja sincera, sempre!

4) Depilação

As pernas devem estar sempre devidamente depiladas. Não esqueça das axilas (no caso de fotografar blusas cavadas). Buço e sobrancelha também merecem atenção especial. Não pense que “pelinhos” não são perceptíveis na era do photoshop. Quanto menos trabalho você der para quem for editar as fotos, melhor.

5) Roupas de baixo

Toda modelo tem que ter um kit completo de roupas de baixo. Nada de ir com calcinha rasgada, velha e estampada. Você vai ter que se trocar na frente de produtores, maquiadores e certamente não vai querer ser vista como uma profissional relaxada, não é mesmo? Use sempre lingeries chocolate ou bege, que não marcam sob roupas transparentes. Além da calcinha larga, como da vovó e do sutiã com bojo e alças largas, você também deve levar na sua mala: boddy que prenda a barriga e suavize a silhueta e sutiã tomara que caia. Sutiã branco e  preto também são desejáveis.

6) Seja pontual

Não se atrase. Ser pontual sempre impressiona. Se acontecer algo que te impeça que chegue no horário marcado, ligue do caminho e justifique seu atraso. Não esqueça de se desculpar.

7) Respeite a equipe

Você foi escolhida a modelo da marca e pode se orgulhar muito disso. Porém, cuidado com ataques de estrelismo. Você deve falar pouco e ouvir mais. Siga as orientações do produtor de moda (que é quem irá te vestir e determinar os acessórios e sapatos que deverá usar com cada look) e do fotógrafo. O primeiro passo é fazer a maquiagem e o cabelo, que já foram determinados dias, semanas, ou até meses antes. Não importa se você gosta de um certo tom de sombra ou se acha que não fica bem com aquela cor de batom. Sua opinião não importa e ficar criticando ou dando retoques no make ou no cabelo pode até mesmo soar como ofensa para o profissional que é  especializado nisso e que foi contratado para te deixar linda, ao gosto do cliente (e não ao seu).

Você é um cabide. Não pode escolher as roupas com que vai fotografar. Tem que fotografar tudo o que foi previamente combinado, sem reclamar e fazendo cara de que está se achando a mulher mais linda e bem vestida do mundo. Discutir, contrariar e criticar o fotógrafo, maquiador ou produtor de moda é uma afronta a esses profissionais, além de causar mal estar na equipe, atrasa o trabalho.

Boa sorte em seu primeiro trabalho como modelo plus size!

46 Comentários

Arquivado em Modelo GG

46 Respostas para “7 dicas para causar boa impressão no seu primeiro trabalho como modelo plus size

  1. Simone Cruz

    Adoraria ter essa experiência…parece ser muito legal! Mas não me vejo fotografando apesar de fazer isso em casa, me acho desajeitada principalmente com saltos altos!!

    • Renata Poskus

      Simone, mas modelo de foto não precisa saber andar bem em saltos, sabia? Pq vc fica imóvel. Mas tem que ter muita resistência para aguentar ficar sobre o salto por horas seguidas. 🙂

  2. Thais Cristine Maneira

    Muito bom Rê, se um dia surgir uma oportunidade já estarei atenta.

  3. ÍSIS LEAL

    GOSTEI SEMPRE BOM APRENDER COMO SE COMPORTAR SE ALGUM DIA EU CHEGAR LÁ LEMBRAREI DOS TEUS ENSINAMENTOS MUITO OBRIGADA POR NOS ORIENTAR VC É MUITO LEGAL TE ADMIRO MUITO .

  4. Erika

    Renata, que ótima prestação de serviço esta! Eu jamais poderia ser uma modelo por conta de minha altura (1,57 kkk), mas creio que certos toques que você deu, se encaixem até mesmo em outras situações e trabalhos, parabéns! Algumas coisas parecem muito óbvias, inclusive, mas se você as citou aqui é porque provavelmente não as são!! Imagino o que você já passou como produtora (você é produtora, certo?). Fiquei apenas com uma dúvida: a profissional deve chegar de “cara limpa” já que será maquiada na locação por um profissional, ou vale chegar com um brilho labial e máscara, para não ficar com aquela carinha de quem acordou agora? rs Mais uma vez, parabéns pelo post!! Beijão, Erika

    • Renata Poskus

      Sim, esqueci. Essa seria uma ótima oitava dica. Tem que chegar de rosto limpo, completamente limpo. Nada de make, nem um brilhinho labial se quer. Use óculos escuro, se ficar com vergonha de sair sem nada de make na rua. rsrsrs Beijos!

  5. Adelaide Cristhina Rebouças

    Ótimo post. Imagino a correria que a Renata deve estar com a organização do FWPS e ainda escreve dicas para suas leitoras. #renatadedicada. Sem comentários a foto da Tara Lynn, lindíssima!

  6. Julia

    Eu acho que você as vezes é muito rude no modo de falar, neste post por exemplo. Vc se acha a tal, “a” referencia das modelos plus size… kkkkkkkkk e feia ainda por cima.

    • Renata Poskus

      Julia Mendes Mar, você está equivocada. Eu não acho e nunca me propaguei referência de modelo plus size. Por diversas vezes já disse que não sou modelo, que faço trabalhos como modelo pelo que represento para as minhas seguidoras e não por minha beleza. Porém, como produtora de moda plus size e como jornalista que vive 24 h por dia este universo, reúno todos os predicados necessários para aconselhar quem quer que seja que queira ingressar na área.

      Sobre ser rude, sim, eu sou. Muitas vezes. Porém, neste texto, não fui rude, fui clara, profissional e objetiva.

      E sobre dizer que sou feia. Ah, sim, isso me cheira a recalque. Abraços!

      • Drielli

        Arrasou, Renata!
        É assim que se tira as dúvidas das suas leitoras, com classe.
        Ah, acho você maravilhosa, viu. JAMAIS pare de fazer o que faz de melhor! Beijosss!!

  7. Parabéns pelas excelentes dicas dessa matéria.
    Com certeza vai me ajudar muito no meu 1º trabalho como modelo Plus Size. Estou iniciando nessa área, Tudo começou com um convite que recebi do dono de uma loja de roupas para que eu desfilasse para eles na coleção Verão 2013. Eu aceitei e o desfile foi realizado no dia 24-11-12 e mesmo sem ter nenhuma experiência eu fui muito elogiada e recebi muito apoio para iniciar como modelo Plus Size , pois meu manequim é nº 50.
    Pretendo iniciar nesse ano um curso de modelo e manequim numa escola de modelos, e já me cadastrei em duas agências do ramo.
    Ainda não fiz meu book por falta de tempo pois sou funcionária pública e trabalho período integral, mas vou providenciar logo , mas tenho buscado sempre várias informações sobre esse assunto e seu blog tem me ajudado muito.
    Meu muito obrigada!!!
    Lais .

  8. geovana

    Moro em vitória ES.onde encontrar agências para plus size?

  9. Liliana Marques

    OI, eu já tive intenção algumas vezes neste ramo, acredito que tenha crescido muito no Brasil, em nenhum momento foi rude nas tuas palavras como comentários anteriores, acho que a profissão de modelo, não é nenhum mar de rosas, mas o final com perseverança e profissionalismo vale a pena.

  10. Cristina Marques

    Parabéns Renata!
    Adorei a dica e o seu blog é SENSACIONAL!
    Comecei a se enteressar por esse ramo agora, tenho medo e dúvidas, quanto a isto. Mas acho que deve ser muito bacana ingressar nessa carreira, tenho muitaaa vontade, mas tenho medo de agências e tals…
    Poderia indicar? ou como posso começar a ingressar nessa area?
    Muito Obrigada! e continue assim sendo sinceraa!

  11. mariana

    Olá,
    Quais os primeiros passos devo seguir para ser uma modelo plus size?
    obrigada

  12. Carolina Hospodar

    Olá Renata! Muito boas as suas dicas! Desejo ingressar nesta carreira, mas não tenho altura para passarela :-(…. Meus 1,56m de altura me permitem trabalhar como modelo fotográfica?
    Obrigada!!!!

    • Renata Poskus

      Claro que sim. Existe uma modelo chamada Julia pires que tem pouco mais de 1,50m. Ela faz varios trabalhos fotográficos.

      • Ledsonia Marques de Souza

        Re, poderia nos dar algumas dicas de onde poderemos nos inscrever, ou até mesmo saber quando abrem oportunidades para nosso que não temos nenhuma experiência em ser modelo, como eu acredito ter muitas, tentando ter um ganho extra para melhorar de vida.

  13. Renata, tenho 1,63m, 73kg, visto 44/46 posso ser modelo plus size?

  14. Adorei as dicas , principalmente por ser um trabalho embrionário quanto mais informações melhor. Também estou iniciando neste ramo de modelo Plus size fiz poucos trabalhos , mais tenho certeza que novas oportunidades iram aparecer e utilizarei todas as dicas.
    Gosto de me planejar!

  15. Nelson Romera Junior

    Renata, eu quero agradecer pela forma que fomos recebidos por você e por toda a sua equipe! Minha esposa ficou feliz… Como sabemos, esse mercado é restrito e certamente, existem diferentes modelos e seus espaços estão vinculados a essas diferenças… Um cliente busca invariavelmente diferentes tipos de modelos é o que me parece… então todas podem ter chances…
    Certamente a Veronica (minha esposa) é linda , um mulherão você pode comprovar isso, mas independentemente da beleza fisica quero destacar a pessoa maravilhosa que ela é, ótima mãe e esposa, boa amiga! É isso Renata, tudo de bom e mande um abraço para o seu pai!

  16. keila oliveira alves

    Renata, como faço para me inscrever para ser modelo plus size?
    Preciso muito de trabalho, e quero aproveitar para ser este trabalho se possível.

  17. Cristal Melo

    Boa noite Renata,
    Eu me chamo Cristal, e tenho 15 anos. Eu tenho aproximadamente uns 1,65 e peso uns 90 quilos, sim eu estou bastante gorda para a minha idade, mas minha mãe e meus parentes dizem que o meu corpo é bonito, tenho formato de violão, tenho cintura e uma bunda bonita. Como eu faço para ser uma modelo plus size ? Queria algumas dicas, como por exemplo: como eu encontro uma agência de modelo Plus Size. Estou muito feliz pelo site, ele me deu uma confiança e espero que continue melhor do que já está. Abraços.

  18. Juliana Paraizo

    Olá Renata
    venho acompanhando seu trabalho e achei maravilhoso! e também de grande coragem, pois você se colocou na linha de frente de uma grande batalha, que nós “mulherões” travamos com essa sociedade tão preconceituosa, quero te parabenizar, por este trabalho….que realmente valoriza o que temos de melhor!!!

  19. Tailane

    Nossa quanta coisa, um trabalhão !!! Eu quero saber como faz pra entrar no ramo pois estou perdidinha, o que achei mais legal é que você responde os comentários, já passei por vários sites e nunca obtenho respostas, quero que me ajude dando dicas, se já fez alguma matéria sobre isso me desculpe a falta de atenção! Beijinhos flor, lindo seu blog!!

  20. Alessandra Lima

    Eu gostaria de tentar,rsrs nao sou lindaaaa mas acho que da para o gasto,tenho 1,69 altura e visto 46. O que vcs acham?e onde existem agencias aqui no rio de janeiro?bjs.

    • Ledsonia Marques de Souza

      Ré poderia dar essa resposta para todas nós, também gostaria de poder participar, aqui no Rio de Janeiro nunca ouvi nada parecido, claro que tem mais como não somos do ramo mais temos muitas informações.

  21. Bom demais…Esclareceu muita coisa para mim…

  22. gostei muito das dicas e estou pensando em tentar , quem sabe ne rs

  23. Olá gostei muito das dicas acima espero um dia ter a oportunidade
    se poder ser uma modelo plus size em minha vida irei persistir e nao desistrir farei ate um book mes que vem já rsrsr
    Bgd msm pela orientaçoes !!

  24. Olá gostaria que me indica-se algumas agencias ou concursos para que eu possa enviar minhas fotos! Obrigada …adorei o site!!

  25. Cindy Mousquer

    Muito legal as dicas. Super úteis.

  26. Simone Santos

    Olá eu já fui modelo quando era magra e hoje estou acima do peso eu gostaria de retomar a ser modelo nunca participei de uma agencia nao sei como fazer.

  27. Zeli

    Adorei as dicas,inclusive me esclareceu outras tantas que tinha em relação as modelos em geral, como por exemplo as maquiagens, que sempre achei para algumas modelos bem pesadas, achava que eram as próprias que optavam pelas mesmas e com seu esclarecimento entendi que é escolha do contratante. Muito legal os esclarecimentos e espero que sempre nos traga ótimas contribuições para nós leitores.

  28. Fernanda

    Ouço todo o santo dia que eu deveria ser modelo plus size. Sem falsa modéstia, até porque aqui você nos dá espaço para que sejamos nós mesmas.
    Certa vez num shopping, um rapaz chegou e disse que eu deveria fazer um book e não sei mais o que… mas sinceramente, tenho muito medo de golpes porque vejo e ouço várias pessoas me dizendo que foram abordadas porém no final da conversa, o book era cobrado e ficava na agencia pra caso tivesse algo seriam avisadas… Se eu soubesse como e onde ir, sem ser lesada, eu iria… Quem sabe essas pessoas que me dizem isso todos os dias não têm razão? rs!! Grande bj a todas!!

  29. leila sarhan salomão

    Gostaria de ter contato com alguem responsável , que selecione modelos é a Renata? Aguardo retorno.
    Grata!

  30. Aguardo que quem selecione fale comigo, foi a globo que mandou este contato.
    Grata!

  31. VI no programa da Fatima Bernardes e quem sabe acho que dou para entrar nessa., afinal é desfile sério e interessante e acho que me encaixo.
    Grata!

  32. Renata Simões Carniato

    Muito interessante as dicas que vocês dão,eu gostaria muito de ser um modelo plus size com faco pra participar de uma selecao de modelos

  33. Vânia Molina

    Adorei as dicas.

    • Vânia Molina

      Eu já fui convidada para fotografar por uma agência conhecida em São Paulo, na época eu tinha um filho pequeno e preferi não aceitar.Hoje eu me arrependo porque poderia ter sido a oportunidade da minha vida.

  34. Me mandaram o link de vcs e fiquei interessada! Aguardo resposta Beijos !!

  35. A dorei as dicas , e pods a creditar k essas dicas me a judaram muito quando participei do jurado…

  36. Nahiara

    Ah eu sou gordinha, tenho 17 anos, meu sonho é se Modelo Plus size

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s