Tenho espelho em casa sim, obrigada!

Por Renata Poskus Vaz

Preciso te dizer uma coisa: eu tenho espelho em casa.

Depois dessa revelação, peço que abandone essa obsessão de dizer que estou gorda toda vez que você me vê. Deixe de dizer o quanto eu ficaria melhor se emagrecesse uns quilinhos, ou que tenho um rosto lindo mesmo sendo gorda. Não questione o porquê de eu estar acima do peso, não me sugira dietas, não me censure se eu repetir o prato, não me diga a lista de doenças que estou propensa a morrer.

Eu sei que estou gorda, não sou idiota, alienada, e nem faço de conta que sou magra. Vejo isso todos os dias no espelho e posso te garantir que minha gordura me incomoda muito menos do que te incomoda. Desculpe-me se essa minha felicidade te assusta ou se você se sente afrontado de alguma forma com minhas curvas, ou minhas banhas, como você adora falar. Elas me pertencem.  Elas fazem parte do mulherão que hoje eu sou.

Guarde a sua opinião sobre meu corpo e minha saúde para você. Não falo do seu cabelo, da sua pele, dos seus hábitos, da sua voz… Não questiono sua inteligência… Então, por favor, não me julgue!

Saiba que tenho TV em casa e assisto com freqüência todas aqueles reportagens especiais sobre obesidade. Navego na internet, leio jornais e revistas e estou cansada de saber todos os riscos que o excesso de peso pode trazer à minha saúde. Eu sei de todos eles, juro! E não é que eu não me importe. Eu me importo sim, mas acontece que eu não quero esperar emagrecer para ser feliz.

Da mesma forma, sei da quantidade enorme de pessoas que morrem em acidentes de trânsito todos os dias, mas me nego a ficar trancada dentro de casa. É um risco estar gorda? Sim. É um risco estar viva!

Não espero que me faça elogios, que ache meu jeito de me vestir bacana, que conviva comigo se achar que uma gorda é indigna disso. Aliás, eu é que vou pensar se a nossa convivência vale à pena para mim. Do mesmo jeito que cansei de perder tempo com minhas dietas malucas, também cansei de perder tempo com gente preconceituosa e ignorante.

Agora preciso ir. Tenho que retocar o meu batom em frente ao espelho que mostra bem o que sou por fora. Pena não existir também um espelho que revele o que você é por dentro. Isso sim seria digno de pena e nenhuma dieta do mundo daria conserto.

69 Comentários

Arquivado em comportamento, Relacionamento

69 Respostas para “Tenho espelho em casa sim, obrigada!

  1. Parabéns, Re… falou tudo, eu tiro o chapéu pra você!
    Beijos… cada vez mais sua fã ^^

  2. Maria Cristina Guimaraes da Silva Betoni

    Concordo plenamente, você disse com entendimento tudo. Sábias palavras.

    • Renata Poskus

      Entendo porque já passei MUITO por isso. Pena que não tive coragem de dar essa resposta para as pessoas certas, no passado. 🙂 Beijos e obrigada por deixar seu recadinho,

  3. Maíta

    Nossa adorei esse texto. Isso acontece muito as pessoas estão mais incomodadas com os nossos quilinhos a mais do que nós mesmos.

  4. Adorei o texto. Traduziu o que muitas de nós sentimos e o que algumas outras deveriam sentir. Beijos

  5. Suzelei de Moraes

    o negócio é parar de comer porcarias.

    • ???? Será que você leu o texto???

    • Ludmilla

      Nossa, obrigada pela inovadora dica. Realmente todo mundo que é gordo é apenas por porcaria. Todo mundo que morre de doença cardiaca é gordo e assim em diante. Você parou de comer porcaria? Sabia que não faz mal só pra gordos? Você bebe ou fuma? Sabia que isso faz mal pra caramba? Vc pratica exercicios regulares? Sabia que uma pessoa gorda que pratica é mais saudavel que um sedentário magro? Pois é.

  6. A gente devia andar com isso impresso na carteira e estender pra essa turma toda vez que alguém se acha no direito de comentar nosso tamanho.

  7. Fabiana

    Sabe, hoje acordei meio rebelde, atacada sei lá! Não tem haver com o meu peso, mas tem haver com pessoas podres, desta do tipo que você cita aí em cima! Pessoas que lidam melhor com o dinheiro do que com a própria saúde! A VIDA! Puta que pariu! Será que no mundo inteiro não exista alguém que consiga enxergar além da nossa “banha”? Será que a magreza frustrante, o cabelo ruim, os dentes tortos e podres ou a pele esburacada não é pior do que a gordura que exalamos sem nenhuma preocupação?
    Nós temos espelho em casa e por sinal ele é bem grande, nos cabe por completo, mas o seu (crítico recalcado de merda) deve ser pequeno, redondo e na altura da pélvis, pois assim vc só enxerga sua bunda ou pênis correto?

  8. Valter Sanches

    Em primeiro lugar, aqueles que as criticam não merecem sua atenção, seu carinho e muito menos o seu amor. Segundo, vocês são muito maiores do que palavras pequenas de ironia e/ou pejorativas. Terceiro, os homens de verdade sabem apreciar a beleza de vocês MULHERONAS e adoram essas curvas que só vocês tem. Homens assim como eu que sei apreciar a graça e a beleza de vocês. O mundo seria muito sem graça se não existissem vocês. Obrigado a todas.

  9. Graziela Barros de Moura

    PERFEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!

  10. Bruna Almeida

    Renata tiraste as palavras da minha boca! Tudo o que eu queria dizer para certas e determinadas pessoas!

  11. A-M-E-I!! É tudo que eu sempre quis dizer um dia!!!!! Vou copiar e colar no mural do facebook. Com os devidos créditos, é claro!!!!!

  12. solange

    minina…amei!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. MARDETE SAMPAIO DF

    Como poderemos fazer para que “aquela empresa” que capta gente para trabalhar gratuitamente para ela, na absurda atividade de caçar gordos nas ruas, locais de trabalho, igrejas e demais locais de convivência, receba o seu texto? Aquele pessoal que vende shakes por preços absurdos e adota uma estratégia constrangedora de assediar as pessoas. Quando quero um produto, eu o procuro.

  14. Bárbara Ferreira

    Sabe Renata, às vezes eu fico pensando q tipo de gente é esse q vcs encontram… ninguém nunca fala isso pra mim. Acho q eu não deixo chegar nessa ousadia… qndo alguém chega e começa, “olha, eu vou falar isso, mas é para o seu bem…” eu já corto… pro meu bem vc não se mete na minha vida nem eu na sua. Deixo claro q só aceito opiniões se eu pedir… confesso q eu mesma não sigo esta regra, mas se a pessoa me impõe limites, não os ultrapasso e nem me ofendo com isso.
    Então acho q é isso, as pessoas q se incomodam com certos comentários devem se impor mais, deixar isso claro, faz um bem danado. Parar de se preocupar com oq possa ofender os outros e se preocupar mais com o q ofende a si mesma. E se afastar das pessoas q te ofendem se elas não aceitarem os seus limites.
    Tentem isso algumas vezes e depois me contem.
    Beijos queridas mulheronas 🙂

    • Renata Poskus

      Bárbara,

      Hoje ninguém fala isso para mim, também. Hoje sou uma mulher segura que jamais daria abertura para este tipo de inconveniência. O texto acima é literário, não um desabafo para alguém especial. É baseado em situações pelas quais já passei e pelas quais muitas mulheres acima do peso passam.

      Você, talvez, tenha já a segurança que muitas de nossas leitoras almejam.

      Porém, o que narrei acontece mesmo, com muita frequência. E o pior, dentro das nossas próprias casas.

      😦

  15. Patrícia

    Vixiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Essa eu gostei!

  16. Oi Renata! Amei o que escreveu, tenho a mesma sensação, as pessoas pensam que a gente não sabe que esta gorda…. vc viu ali em cima, a pessoa escreveu para parar de comer porcarias….???? como assim??? não leu o que você escreveu!

    • Renata Poskus

      Paty,

      Essa pessoa, Suzeley, sempre escreve coisas deste tipo aqui no Blog. Critica, ofende, diminui… Pessoa com tempo de sobra, sabe? Enfim, já tentei bloqueá-la, mas não consigo. E mesmo manifestando que ela não é bem-vinda aqui, insiste em postar patadas do tipo.

      Eu resolvi não dar mais moral. Vou excluir. Simples.

      Beijos e obrigada porua participação.

  17. Andreza

    Falou bonito. É assim mesmo, respondeu na medida e com classe.

  18. Enni

    A P O I A D Í S S I M A!!! A D O R E E E E E E E I!!! RENATA VOCÊ SEMPRE ME INSPIRA! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ♥

  19. Que porcarias gente? Olha que restrinjo ao máximo o que como, e mesmo assim sou gordinha, alguém me disse que tenho de ”fechar a boca”, mais? Pra ficar doente? Meus exames estão todos em dia, minha saúde, vai muito bem, sou amada assim.Cada um tem um biótipo e pronto! Ser feliz incomoda, beijos a todas fofinhas.

    • Renata Poskus

      É, parece que todo mundo tem, sempre, a solução para todos os nossos “problemas”. O mais engraçado é que quem aponta nossos defeitos vive sempre na merda, né?

  20. Maria Faria

    Nossa que texto maravilhoso! Antes eu ia pra cada chateada, mas agora quando alguém me critica falo quase isso aí que você escreveu. Depois dos 30 devo ter ficado meio doida, não estou nem aí para estes críticos recalcados.

  21. Mari Ivane Ribeiro

    Adorei o testo, tambem já respondi muito que para minha gordura tem dieta, remedios, aceitação, enfim. Mas para o preconceito, mau carater , e até magreza feia, só nascendo de novo.

  22. Taniah

    Acho bom deixara amiga recalcadinha postar. Democracia é bom e revel as pessoas com suas idiotices. Texto absoluto: encaixa igual dedo no nariz.

  23. Ramona

    Adorei o texto, mt inspirador para mulhres ainda inseguras com seu “peso”. Qdo a comer “porcarias”, como, como e como mesmo, minha saúde tá ótima, ñ tenho diabetes(que me impediria de comer doces), ou pressão alta(que me impediria de comer salgados), então pq ñ comer? Dúvido que nesse frio que passou essa”recalcada” não se entupiude fondue

  24. Luana Soares Menegon

    Você me representa ❤

  25. Alice Primo

    Renata…. SENSACIONAL!!!!
    Desculpe-me por só escrever hoje… corrido demais! Entro todos os dias no seu blog e leio todos os seus post, adoro todos mais esse com certeza é o MELHOR dos últimos tempos! PARABÉNS, ele diz com clareza tudo que queremos falar para a sociedade que nos critica sem nem saber quais são os nossos problemas!!! Vou compartilhar no meu face!!!
    Beijo grande!

  26. POLIANA

    QUERIDA,SENSACIONAL…. SE NÃO TE ENCOMODA EU POSTEI NO MEU FACE SEU TEXTO….POIS ME SINTO ASSIM…COMO VC…BJSS

  27. Fernanda

    Aplausos em pé!!!!

  28. maria eduarda

    Renata! simplesmemte perfeito! vc disse o q todas nos mulheroes queriamos dizer! ! Aplausos em pe,deitada,sentada, haajauajua perfeito

  29. Babi Monteiro

    Muito bom mesmo.Texto ótimo. Muito bem escrito e bem profundo. Adorei. Parabéns Renata.

  30. Amanda R.C. Kollross

    Vc tirou as palavras da minha boca!!! Vc teve coragem de falar td aquilo que tava preso em mim! Belissimo texto!

  31. Tb coloquei no face, com os devidos créditos, ok?

    Perfeito!!!

  32. Simplesmente perfeito… disse tudo!

  33. SUELI

    Renata, adorei seu texto, acho que esse desabafo estava ´preso em muitas gargantas, quantas vezes muitas de nós já ouviu esse tipo de comentário, engraçado que todos dizem “olha isso que estou dizendo é para o seu bem”, pelo amor de Deus, quem de nós já não se olhou no espelhou e pensou , que merda por que eu tinha que ser gorda, quem já não enfrentou uma dúzia de dietas, passou fome para no final descobrir que perdeu gramas. Eu sou gorda ou gordinha não porque quero , não porque sou preguiçosa, não porque passo o dia com o prato na mão, sou assim porque por mais esforços que tenha feito por mais dietas que tenha tentado, nada acabou dando certo, não posso parar minha vida em função de uma balança, a vida é única , passa muito rápido para que se fique perdendo seu precioso tempo odiando o espelho e praguejando com a balança, a vida me ensinou que tenho que manter ao meu lado quem me faz feliz, e quem me ama, me aceita gordinha ou magra, isso não muda em nada quem sou.!

  34. Thalita

    Boa Noite Renata,

    Engraçado ler isso que você escreveu, pois há alguns anos atrás participei de um casting com vc e aconteceu exatamente isso… Você virou na frente de um monte de gente que eu não conhecia e falou em alto e bom som: NOSSAAAAA COMO VOCÊ ENGORDOU?

    Só eu sei como me senti e a vergonha de ver um monte de gente olhando para minha cara… Falar você até poderia, mas como profissional deveria ter falado comigo em OFF… Mas enfim, o mundo dá voltas, e nós atraímos aquilo que cativamos 😉

    bjsss

    • Renata Poskus

      Desconheço esse episódio. Mas se aconteceu mesmo, vc viu que bom? Estou evoluindo como ser humano e você entendeu isso tão lindamente que continua valorizando minha opinião, lendo meus textos e acompanhando há anos o meu Blog. Muito obrigada! 🙂

      • Debora Sales

        Você nem se quer pediu desculpas pelo constrangimento que ela sentiu, mesmo não sendo sua intenção? Só foi irônica. Será que evoluiu mesmo?

  35. amei ,se quiser gostar de me gostem como eu sou .se não , a favas .

  36. Ligia

    Fantástico Re!! Vc expos aqui oq muitas de nós pensa.

  37. lynda

    Disse tudooooooooooooooooo.,Parabéns!

  38. O problema Rê, com certeza, é o preconceito oculto sob a “preocupação com o nosso bem estar”… acho tão cansativo isso… e infelizmente, uma boa parte das vezes, isso começa “em casa”… já briguei (e por incrivel que pareça, as vezes, ainda tenho que brigar) por isso.. Não é pelo direito de ser “gorda”, porque isso nem é uma escolha muitas vezes… é pelo direito de não ser menosprezada ou julgada como se isso fosse a unica coisa a ser vista em nós.
    e o pior de tudo é, quando estamos em dieta, ouvir “vc está mesmo emagrecendo?? não parece”, “acho que vc não emagreceu nada este mês”, “vc não está levando a sério ??”

    Sério.. mais de uma vez isso foi um potencializador para eu parar com a dieta, como se não bastassem as dificuldades naturais do corpo, ainda tem gente que insiste em plantar dificuldades na mente..

    sou a favor do saudável e do belo, não importa se o manequim é 44, 48 ou 56.. A gente sempre quer se sentir bem…

    hoje eu to muito bem com meu espelho.. e meu manequim ainda tá longe do 48.. pronto falei.. e dai ?? o importante é que estou linda, ruiva e feliz !
    Feliz comigo, de paz com o “meu espelho”, e caminhando para ficar mais saudável.. para o resto do mundo, só digo.. sinto muito, no momento minha satisfação são meus lindos cabelos vermelhos que estão fazendo o maior sucesso.. hehehe

    beijos !!!!

  39. Kelin Piza

    Estou passando por isso…. tem uma pessoa de meu convívio que se incomoda pelo fato de eu estar acima do peso… Tenho vontade de dizer poucas e boas… mas a política de boa vizinhança e minha educação não permitem! Então copiei o link e pus em meu face ok…. Obrigada por falar tudo o que eu sempre quis falar….bjs

  40. Show hein Renata…para morrer, basta estarmos vivos, sendo gordos, magros, bonitos e feios. Choquei com seu texto. bjokas.

  41. Janaina Ruy

    Simplesmente fantástico… compartilhando em 3…2…1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s