Gorda que faz plástica não se ama?

Por Renata Poskus Vaz

Conheço algumas celebridades plus size que já fizeram operações plásticas estéticas. Uma arrebitou o nariz, colocou silicone e fez lipo, a outra reduziu o tamanho dos mamilos e deu uma empinada nas peitolas, uma outra fez lipoaspiração no papinho. Teve uma que fez plástica na barriga e outra que além da plástica na barriga, botou silicone nos seios e ainda nos lábios.

Algumas delas assumem publicamente e defendem a realização de cirurgias, como é o caso da blogueira Hannah Perez, minha amiga, que após perder 50 Kg e, ainda gordinha, operou o braço (veja mais clicando aqui). A cirurgia se chama braquioplastia. Hannah preferiu ficar com uma cicatriz enorme a ter o incômodo do excesso de pele e gordura que ela tinha que carregar nos seus braços e que não saiam com reeducação alimentar e exercícios físicos. Ela ficaria anoréxica, mas aquele peso e incômodo continuarian ali.

braquioplastia

Hannah é um exemplo de personalidade e amor próprio. No entanto, há personalidades plus size que também se amam, mas negam ou omitem suas cirurgias. Algumas temem sofrer pressões de suas fãs e seguidoras (hey, garotas, às vezes vocês são muito cruéis e impiedosas). Outras plus size simplesmente se preservam, por encarar plástica algo íntimo, o que é natural, já que ninguém é obrigado a sair falando por aí sobre essas coisas.

Você pode se perguntar: mas será que uma mulher que se ama precisa diminuir o tamanho dos mamilos? E eu respondo: o mamilo é seu? É você que tem que ficar se preocupando com ele escapando por cima do biquini? É você que fica constrangida, vez ou outra, quando sai com um vestido mais decotado e percebe que seu mamilo está aparecendo? Olha, acredite, é perfeitamente possível você se amar e odiar seu mamilo!

Esse assunto é muito delicado. Acredito que muitas pessoas façam plásticas por motivos errados. Há quem faça para recuperar o amor do ex-namorado, outras para ganhar concursos de beleza (não precisa disso, gente, agora no mundo plus size é só ter dinheiro e comprar a sua faixa), há quem faça para impressionar a família ou causar inveja nas amigas. Tem quem faça para se sentir bonita. Todas essas razões podem causar sofrimento e frustração, caso os objetivos pós-plástica não forem atingidos.

Quando falamos de mulheres acima do peso fazendo plástica, isso me preocupa, claro. Temo por quem faça plástica para “emagrecer” e todas nós sabemos que emagrecimento saudável não acontece de fora para dentro.  No entanto, acredito que existam sim mulherões que se amam, que se achem bonitas e que, mesmo assim, se submetam às cirurgias estéticas.

Não tive filhos, mas amigas dizem que aquela barriguinha saliente que fica após a gestação na obesidade, é muito incômoda. Deixa de ser algo puramente estético a partir do momento que afeta a qualidade de vida dessa mulher. E eu imagina que seja mesmo, pois quando estava com quase 100 Kg, fiquei com uma “pochetinha” bem grandinha, já que todo meu excesso de peso se concentrou na barriga. Era ruim para sentar e coçava horrores no verão. Eu me coçava tanto na barriga, que chegava a fazer feridinhas. Emagreci um pouco e ela diminuiu. Continuo com uma barriguinha delicinha, mas nada que me incomode. Mas muitas das mulheres plus size que engravidam, normalmente, mesmo perdendo alguns quilos, continuam com a barriga incomodando.

Meus seios são enormes. E é claro que são naturalmente caídos :p . Amo meus seios, não sinto minhas costas doendo. Mas conheço mulheres plus size que sentem fortes dores de coluna, que andam curvadas e que querem e merecem diminuir os seios. Então, quer dizer que se elas operarem, que estarão declarando que não se amam? Nada disso! Nós não nos resumimos a peitos. Quando eu for mais velha e se meus seios se aproximarem mais do meu umbigo, eu operarei. Isso também será uma prova de amor por mim!

Amo meus cabelos loiros escuros, mas já fui ruiva, morena e loira sueca e mudar minha aparência não representou uma falta de amor próprio. Óbvio que cirurgia é algo muito mais sério, mas não deixa de ser uma mudança estética, embora permanente e com todos os riscos que qualquer operação possa oferecer.

Acredito que a cirurgia seja dispensável para mim, ao menos por enquanto, e para muitas mulheres plus size também. Para outras, a cirurgia pode ser uma forma de corrigir algumas “imperfeições” que, para nossos olhos não fazem diferença, mas que para essas mulheres pode ter um impacto até mesmo em sua saúde e qualidade de vida.

Sejam menos rigorosas com nossas amigas que fizeram plásticas. Um dia, acredite, você pode querer ou precisar passar por isso também. 😉

9 Comentários

Arquivado em Beleza, Saúde

9 Respostas para “Gorda que faz plástica não se ama?

  1. Cleide

    Adorei! É como vc disse, mesmo quem não fez e nem pensa em fazer pode vir a mudar de idéia, isso é ter a mente aberta.
    No momento não fiz, nem penso em fazer, mas se amanhã mudar de idéia tb tudo bem.
    As meninas que conheço que fizeram abdominoplastia ou colocaram silicone, ou os dois, tiveram um resultado lindo.

  2. Giselle

    Porque as pessoas se preocupam e julgam tanto a vida dos outros!?
    O pior é que estas mesmas não gostam que falem de suas vidas ou julguem suas atitudes…
    Sinceramente eu não entendo!!!!
    Tão mais fácil respeitar para ser respeitado!!! Mas mesmo respeitando não nos respeitam..
    Sou plus size… Emagreci 18 kg… Não faço exercício físico… Não fiquei com excesso de pele, ainda bem, por graça de Deus… Mas ainda tenho uma pancinha que eh a única parte do meu corpo que realmente me incomoda muito… Nunca fiz cirurgia plástica, mas porque não tenho condições financeiras hoje… Mas esperem eu ter… Vou arrancar a pança e ajeitar los peitões… Kkkkkk
    O reflexo q vejo no espelho é meu!!! Eu que tenho que lidar com isso todo santo dia!!! Se vc acha q to bem, obrigada!!!! Se não acha, obrigada tb!! Concordo com vc!!! Kkkkkk
    Vivamos, pessoas !!!!!
    Affff Maria!!!!
    Bjus Re

  3. Adorei o post, acredito que não importa se você é magra ou gorda, o importante é estar de bem consigo mesma e ser feliz, se isso acarretar fazer uma cirurgia plástica, beleza para quem pode. Eu me incomodo com a parte de dentro de minhas coxas, no verão é complicado, mas nem por isso vou deixar de ser feliz, gostaria de fazer uma plástica, mas vou levando assim por enquanto. Bjão.

    fofolete23.blogspot.com.br

  4. Laura Muniz

    Concordo com tudoooooo!!!

  5. Cara, sabe uma coisa que não entendo? Gorda fazer plástica não pode,né? Mas magra fazer tudo bem? Já fiz (barriga e peito) e faria de novo. Hoje estou gorda, mas as plásticas não foram em vão: se fosse gorda barriguda com as peitcholas caídas não seria tão gata quanto sou.

    PS: além de plástica, fiz faculdade, curso de Inglês, faço pós… ou seja, cuidar do corpo é muito bom mas sem esquecer o intelecto.

  6. Luana Lessa

    Acredito que cada um faz da sua vida o que bem entende. Sou gorda, me amo, mas se tivesse condições financeiras faria “lipo” em algumas partes do meu corpo Sim! Manteria meus exercícios, alimentação regular pra me manter de bem comigo mesma. Não esconderia de ninguém, mas também não sairia contando se não me perguntassem.
    Mas enquanto não dá pra fazer. Vivo feliz e agradecida com tudo que tenho. Sou perfeita e saudável.
    Muita paz e saúde a todas!!!!

  7. EU JA FIZ UMA LIPO E AINDA BEM QUE FIZ, CASO CONTRÁRIO ESTARIA BEM MAIOR QUE ESTOU. ACHO QUE O CUIDADO COM O CORPO INDEPENDE DO SEU TAMANHO E MEDIDAS. CUIDADOS COM O CORPO, CABELO, SAÚDE VALE PRA TODAS. É CLARO QUE NÃO VAI SAIR POR AÍ FAZENDO PLASTICAS COMO SE FAZ UNHA, MAS SE PRECISO FOR, SE FOR COM UM MÉDICO BOM E SE TIVER GRANA PARA ISSO, EU MAIS QUE INDICO!!! O IMPORTANTE É SE SENTIR FELIZ CONSIGO MESMA!!! BEIJKS MENINAS.

  8. Amei o post. Eu já fiz lipo e olha que era super magra, pesava 52 kg com 1,65, mas tinha aquela barriguinha que não suportava e que também não saia com nenhum exercício físico. Procurei um bom médico, fiz todos os exames necessários e como deu tudo certo, fiz a cirurgia, não me arrependo de jeito nenhum, aliás amei o resultado, faria tudo novamente, sempre tomando os devidos cuidados que são: respeitar o que o médico diz, por exemplo se ele dissesse que eu não deveria fazer a cirurgia por N motivos eu respeitaria a opinião dele e não faria, tem gente que passa por cima da opinião médica e procura outro médico que tb não aconselha a fazer, seja por pressão alta, seja por problemas cardíacos, etc. Ai vai procurando até achar um antiético que faça. Dou a maior força para quem quiser fazer, mas sempre com os devidos cuidados.
    Amei seu Blog, dá uma visitada no meu:
    http://edepoisdostrinta.blogspot.com.br/2014/02/e-depois-dos-trinta.html
    E DEPOIS DOS TRINTA
    bjus

  9. Silvia Ciao

    Já fiz, e refiz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s