Por Renata Poskus Vaz
Aí você decide fazer dieta. Não dieta para usar manequim 38. Você sabe que esse manequim está no passado, nos seus 12 anos de idade, talvez. Também sabe do quanto sofreu ao ingerir aqueles tarjas-preta, as dietas malucas, tudo para ter o mesmo corpo da mocinha da novela. Você deixou de querer a silhueta da Gisele e finalmente redescobriu seu amor próprio. Só que hoje, por um motivo qualquer, você quer perder uns quilinhos.
Fazer reeducação alimentar com amor próprio é outra coisa. Você muda hábitos alimentares para se sentir melhor, para limpar o corpo e a mente. Não passa por privações que te torturam. Seu objetivo passa a ser só o de se cuidar e não o de emagrecer exageradamente, para parecer um outro alguém, ou para agradar o marido, o filho, o chefe ou o papagaio.
E nesse processo de gordinha bem-resolvida que acaba emagrecendo por um motivo qualquer, você se depara com a patrulha do peso perdido: “e aí, não disse que era bem resolvida? então porque emagreceu?”. Lá está você em uma nova situação, se justificando do porquê ter emagrecido. Uma releitura do passado, quando precisava justificar o porquê de não conseguir emagrecer. Mas agora você tem que se justificar por sua roupa ter ficado larga, por substituir a coca-cola por um suco natural, ou por não pesar mais 110 Kg, apenas 100.
“Como assim não vai comer um brigadeiro? Mas você não é uma gorda que se aceita?” …. Sim, eu sou, mas não quero comer hoje a porra do brigadeiro!
O grande “x” da questão é que as outras pessoas, mesmo não tendo nada haver com as suas escolhas particulares, sempre serão invasivas, fazendo cobranças. E é aí, neste momento, que você comprovará se realmente é uma pessoa bem-resolvida. Pessoas bem-resolvidas não se preocupam em se justificar em situações como essa. Pessoas bem-resolvidas seguem seu coração, mudam por si mesmas e não pelos outros.
🙂
Acho que isso é em todas as áreas… não só sobre o peso…todos vigiam…
Assino embaixo, as pessoas exigem explicações o tempo todo,se está magra ou se está gorda. Eu ignoro, simplesmente.
Tem pessoas estão sempre procurando algo, pra rotular ou criticar.
Já fui muito magra, e forçavam a barra, dizendo que eu estava fraca e doente.
Engordei e perguntam pra quando será o bebe.
Tem gente que enche o saco.
O jeito é ligar o F***-se, para os chatos.
Parece ser necessidade intrínseca do ser humano cuidar, palpitar, analisar julgar e condenar o próximo.
Mais amor…por favor!
E olha que não é nada fácil ser tão bem resolvida a ponto de não se deixar abater com o caminhão de críticas e palpites recebidos diariamente, falo por mim…!
Mas vamos lá…Força na peruca… e bola pra frente!
Amei o texto, me representa!
Também amei o texto e os comentários das leitoras…
De fato vc faz uma dieta não para alcançar o manequim 38, mas no meu caso, por questões de saúde ( sou gordinha, mas colesterol, diabetes td tranquilinho), pratico exercícios físicos, e ai a pessoa chega e fala mas vc nao se aceita? não se ama gordinha? não precisa de dieta, academia……e assim vai………….. como disse a Martis, nossa está emagrecendo, está td bem? e o casamento?
é bem assim… rsrs
vivendo esse momento!
Oi Renata, obrigada pelo texto. Também escrevo sobre o universo plus size e também estou passando por esse momento na minha vida em que quero ficar mais saudável, conseguir subir uma escada sem querer morrer, etc. E aí você se depara com esse “movimento” puto com você pela traição. Acho que o importante mesmo é se amar e não levantar a bandeira de nenhum movimento além do movimento do amor próprio.
Beijoss ❤
Uall,antigamente achava q tinha q provar algo hj vejo q com a maturidade nao tenho q provar nda a ninguem e amor proprio vc pode ter com qualquer peso e idade…
Pessoas bem resolvidas nao tem q justificar nada…Cada um tem suas escolhas .
Procuro evitar este tipo de pessoa super sincera, que te questiona o tempo todo,sempre te alfinetando é a melhor coisa!
Pois é!!! Manter as taxas de colesterol, triglicérides normais não contam p/ os patrulheiros da vida alheia!!! E tem os problemas digestivos, minha gente!!!! Nenhum gorda bem resolvida quer passar o dia com azia, queimação, intestino preso. São tantas razões para se fazer uma reeducação alimentar. Pq só lembram do peso????
Ai, francamente! Que povo chato, hein Renata??
Pingback: Overlicious | Traindo o Movimento