A Paquita gorda

Por Renata Poskus Vaz

Muitas mulheres da minha geração (sou uma balzaca plus size delicinha de 32 anos), sonharam em ser paquita da Xuxa. Eu não, porque com minha mega ambição só conseguia desejar ser apresentadora igual a Xuxa, não uma entre muitas paquitas. kkk

Mesmo assim, como não me encantar com aquelas meninas lindas, sorridentes, charmosas que tanto sucesso fizeram na década de 90? A minha paquita predileta era a Ana Paula, conhecida como Pituxita. Era uma menina linda, delicada.

paquita gorda 5

Ana Paula deixou de ser paquita por desejo de Marlene Matos, diretora da Xuxa, que mesmo com o sucesso das meninas preferiu demiti-las e criar uma nova formação. Pituxita trabalhou alguns anos na produção da Xuxa, namorou o jogador Romário, se separou e logo em seguida se afastou do meio artístico para casar, ter filho e se dedicar  à vida doméstica.



paquita gorda 3

Recentemente, ela apareceu em um desfile plus size como modelo plus size. Em meio às entrevistas em que dizia que se dedicaria à essa nova oportunidade, Ana Paula, a Pituxita, também dizia não gostar do seu corpo. Com todas as letras,  ela se disse infeliz com a silhueta plus size (e olha que ela virou uma gordinha muito gostosa!).

paquita gorda 2

Não cabe na mesma frase: sou modelo plus size e não me amo. Uma modelo plus size deve se amar, deve se gostar e se cuidar muito. Estar gorda não é motivo para não se gostar e não se cuidar. E o que eu vi na Ana Paula, naqueles poucos minutos de gravação, é uma mulher bonita, mas que não se enxerga assim e que está extremamente triste e com nada de autoestima. Alguém que poderia, mas que de fato não é um exemplo de mulher plus size bem resolvida.

paquita gorda 1

Confesso que se estivesse na condição de uma proprietária de uma confecção, jamais associaria a imagem do meu produto à uma pessoa que publicamente diz não se gostar por estar gorda. Nós queremos nos reconhecer na modelo, ser como ela é. E quem quer ser parecido com alguém que está infeliz e não se gosta?

Atualmente, Ana Paula passa por uma transformação no programa da Eliana. E o que eu acho disso? Que ela deve realmente buscar a felicidade. E se ela acha que a felicidade tem forma e esta forma é um corpo magro, que ela lute por isso. Todo mundo merece ser feliz e estar feliz com o que vê no espelho, todos os dias.

20 Comentários

Arquivado em Artistas

20 Respostas para “A Paquita gorda

  1. Valter Sanches

    Amigos(as)….eu acho que ela deveria sim é se orgulhar desse seu corpo exuberante, atraente e delicioso. Ela se tornou um Mulherão de verdade. Infelizmente, como o próprio texto diz, ela não se sente feliz assim. Não sente orgulho de ser Plus Size. Me parece que ela cresceu somente nas medidas físicas e esculturais, porém a sua “cabecinha” não acompanhou essa evolução Fazer o que?????.

  2. ROSANE NUNES

    Tu disse tudo Valter falta maturidade

  3. Dirleiza Mascarenhas

    Concordo plenamente com seu comentário, e estar no mundo Plus Size para aproveitar o corpo que está no momento e se desprezar como ela faz, realmente tem que emagrecer e deixar nós, gordinhas assumidas e se gostam a honrar o nome Plus Size. Não gostei do comentário da Ana dizendo que virou modelo Plus porque foi o que apareceu, sim , ela aconteceu, mas mesmo assim não elevou a auto estima e para arrematar, disse que podem chamar ela pra fazer trabalhos Plus Size, sinceramente, eu não chamaria, ela tem que lutar por seus objetivos, mas não deve arranhar a imagem de quem se ama, pronto, falei!

  4. Vi o programa. Ela ficou linda! Desejo que seja muito feliz com seu filhote fofo.

  5. graziela

    Acredito que a eliana exalte muito a beleza fisica de corpos perfeitos em seu programa tambem, fazendo assim a sociedade sempre buscar este tipo de estereótipo, pois mesmo quando ela esta falando de moda plus size ainda da determinadas alfinetadas deixando claro o que pensa a respeito de corpo feminino.
    Acho que cada um deve se amar da maneira que é, e buscar a felicidade em algo mais que corpo

  6. Bem que ela não gosta de estar gorda é um fato!! E que ela usou o movimento plus size para retomar a mídia e consegui um além do peso e outros programas que fazem emagrecer da vida isso foi óbvio!! Lamento pela confecção plus size que acreditou nela.

  7. Gente, qual o insta dela? Não encontro! 🙂

  8. Tbem concordo em tudo q vc falou!!!
    Beijos ❤

  9. Flavita

    Concordo com vc. Na época, brinquei com a dona da marca (mas falando sério) por que não me chamava ao invés dela q em todos as entrevistas não se aceitava, dizia q estava gorda mas que iria fazer lipo, emagrecer e tal.
    Como já disseram aí, aproveitou pra voltar à mídia. Não chega a ser tão bom qto namorar o Romário (que gosta de carne pq já me abordou numa boate…rs), mas tá valendo. Conseguiu um tratamento gratuito e com mídia… =P

  10. Raquel

    Renata, antes de qualquer coisa, quero dizer que leio diariamente o “Mulherão” e te admiro muito. Embora comente poucas vezes, acompanho suas dicas e compartilho muitas vezes das suas opiniões: adoro gente bem resolvida, sejam plus size ou não! Adorei quando você esteve na Eliana há algumas semanas… Mas, sinceramente, e agora opinando com relação à Ana Paula, o que vi no programa de ontem não me agradou. Pra mim, toda aquela infelicidade e abatimento não tem somente a ver com os quilos a mais… achei que ficou forçado, não me compadeci de sua história. Também não gostei de sua declaração (conforme entrevista que li há alguns meses atrás), dizendo que “ficaria gordinha mais um pouco porque desfiles plus size ajudam muito bem a pagar as contas”. Enfim, ela tem todo o direito de emagrecer, aparecer e ser feliz., mas não sou conivente com a postura de gorda infeliz: problemas, todos temos. Uma pena que a mídia ainda dê tanto espaço pra isso.

  11. Sthefania

    Eu particularmente não engoli também a história da Paquita Sofrida. Acho que tomou lugar de muita modelo Plus tão linda quanto ela, e que está batalhando um desfile, um trabalho, enfim…Está apenas usando um movimento de grande importância para se auto promover (oferecendo o Cd Gospel dela) e chamando a atenção para sua história pessoal. Não me representa, e desde o seu primeiro desfile, fiquei sabendo que ganhou cachê maior que o de todas as outras modelos no dia do evento. Não tenho nada contra a pessoa dela, mas a minha implicância, é pelo fato dela não se gostar e prestar um desserviço às Plus Size e principalmente à causa. Me julguem…

    • Renata Poskus

      Adoro quando você comenta aqui.

      Olha, com relação ao sofrimento, eu acredito que ela realmente esteja sofrendo e se achando horrível acima do peso. O sofrimento é real. A falta de amor próprio idem. O único problema que vejo é ela querer ser modelo plus size nessas condições.

  12. Marcia Souza

    Eu nao estava feliz gordinha e por isso procurei ajuda. Fui la e fiz a redução de estômago. Claro q fiz tb por motivos de saúde (estava pré diabetica e com gordura no fígado). Quem nao esta feliz tem q correr atrás p ficar feliz novamente. Ela está linda assim.. mas se ela nao se acha linda deve correr atras p mudar isso. Concordo com vc se eu fosse dona de uma marca plus nunca a chamaria p representar a marca. Modelo.plus deve se amar muito..

    • Sthefania

      Certa você querida…correr atrás do seu bem estar. Sendo gorda ou magra, o mais importante é a auto aceitação e o equilíbrio tanto corporal como mental. Tenho várias amigas que fizeram a redução e estão felizes estando magras. Tenho também amigas bem acima do peso que namoram, usam biquini e shortinhos, super de bem com a vida. Tudo o que nos faz feliz é válido. Grande beijo!

  13. Valter Sanches

    Gente…vejo que esse assunto rendeu e vai render muitos bochichos ainda. A verdade é uma só. Ser Plus Size não é sinônimo de vergonha, estranheza ou tristeza. Ao contrário, é ser e estar linda. Se sentir bem com tudo aquilo que Deus lhe proporcionou a mais do que as outras. Se orgulhar de ter curvas e carnes a mias e nem por isso se queixar e/ou tirar proveito dessa situação (como nesse caso). É se assumir e se gostar porque vocês são maravilhosas sim ! O nome Plus Size deve ser acima de tudo “respeitado” e valorizado. Pois é uma condição diferenciada, reconhecida e reverenciada por todos nós. O mundo seria muito chato se não existissem vocês. Obrigado!!!!!!

  14. Manu Barboza

    Vale lembrar que a Ana Paula falou que foi o meio plus size que a procurou e a convidou,não foi ela que foi atrás,e na situação em que se encontrava quando foi convidada, acredito que ela nem sabe direito o que é ser uma modelo plus size de verdade. Ela não parou para pensar que estaria representando tantas mulheres e fez esses trabalhos como modelo plus size por necessidade mesmo.Não a vejo como uma aproveitadora,se assim fosse não estaria dizendo abertamente que não está feliz com o peso que está no momento.Acho que ela apenas aceitou a primeira oportunidade que lhe ofereceram.

  15. Nada contra o seu post Renata, ao contrário foi excelente pra que muitas pessoas saibam sobre ela.
    Não sei pra que dar bola e créditos pra uma pessoa que era magra e acabou engordando e não se gosta nem um pouco e não representa as mulheres que são plus, ela sinceramente não é e nunca foi modelo plus size ela quis aproveitar desta condição pra ganhar dinheiro e isto porque ela trabalhava ou trabalha… E agora com a transformação do programa da Eliana e depois que ela ficar magra vai fazer o que??

  16. Fabiula

    Renata , tirou as palavras da minha boca .Quando assisti a reportagem pensei inicialmente que ela ia falar que estava feliz com a oportunidade de ser modelo plus size .Mas dai veio aquela enchorrada de besteira que ela disse , e quando emagrecer ela vai ser famosa por o que ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s