Dicas para quem quer ser modelo Plus Size – Parte III

Por Renata Poskus Vaz

Olá, meninas. Esta semana estou dando dicas para quem quer ser modelo plus size. Se você ainda não leu a parte I e II, clique aqui e depois aqui e volte para ler essa matéria. Boa leitura, meninas!

Posso apenas trabalhar como modelo plus size e não ter nenhuma profissão paralela?

Sim, você pode apenas trabalhar como modelo plus size, mas ciente que a concorrência no mercado é grande e as oportunidades de trabalho ainda são escassas. Então, a melhor opção é dedicar-se a um trabalho paralelo. Invista nos estudos e em sua carreira, nem que seja como atendente de telemarketing, pois isso não é demérito para ninguém, (embora alguns profissionais da área tentem provar o contrário em suas entrevistas à imprensa).

Veja o TOP FIVE, o grupo de modelos de maior sucesso atualmente no Brasil. Simone Fiúza e Bianca Raia são jornalistas. Andrea Boschim é consultora de moda e organizadora do maior evento de moda GG deste País. Celina Lulai é empresária. Isso não quer dizer que elas não se dediquem à carreira de modelo, mas que são plenamente conscientes de que essa é uma carreira curta. Elas investem em seus estudos e trabalhos e são admiradas não somente por suas atuações como modelo mas pelo que representam como mulheres. Todas poderiam viver bem unicamente com seus salários de modelo, pois atingiram um patamar que muitas almejam, com cachês elevados.

Qual é o cachê de uma modelo plus size?

No Brasil, uma modelo plus size ganha para desfilar em programas de TV, descontada a porcentagem da agência, de R$100 a R$200. O mesmo cachê é pago em desfiles de moda, seja em congressos fechados de confecções ou desfiles de novas coleções.

Já os catálogos variam de acordo com o número de looks fotografados e tempo dedicado ao trabalho. O perfil da grife também conta.

Grandes marcas como Leader, Pernambucanas, Renner, Marisa, precisam desembolsar cerca de R$1500 a R$2500 dependendo do trabalho. Essa mesma quantia para veiculação de comerciais de TV e propagandas.

Catálogos de lingerie, em que a exposição é maior, jamais devem ser feitos por menos de R$ 1000.

Catálogos de confecções de atacado e varejo menores pagam de R$400 a R$2500. Mas convenhamos, valorize-se e não aceite ganhar pouco!

Se eu trabalhar de graça vou ganhar a admiração do dono da loja e ele me contratará para trabalhos futuros?

Não. Se você trabalhar de graça sempre será vista como a modelo tapa-buraco, pé de chinelo e que não se valoriza. Aquela que só serve quando a confecção está com pouca verba. E quando eles tiverem condições de contratar alguém pagando um cachê justo, você não estará da lista de pretensas modelos.

E fotografar em troca de roupas, vale à pena?

Para quem tem contas a pagar, como água, luz, telefone e cabeleireiro sabe que nenhum lugar aceita roupas como parte do pagamento. Cabe à modelo escolher se quer ou não se submeter a isso. E nem sempre a roupa da confecção representa o seu estilo.

Lembre-se, a dona de padaria não vai comprar a roupa da loja com pães, a cabeleireira não vai trocar a roupa por penteados… É com dinheiro e é com dinheiro que a modelo plus size precisa ser remunerada. A era do escambo já acabou faz tempo.

Amanhã trago mais dicas. Vocês estão gostando? Estou pegando muito pesado? rsrsrs

24 Comentários

Arquivado em Uncategorized

24 Respostas para “Dicas para quem quer ser modelo Plus Size – Parte III

  1. Amey as dicas…Concordo plenamente, já fiz até uma matéria sobre o assunto no meu blog, realmente é horrível lojas que ainda querem pagar modelos com roupa, pra mim não rola!!
    Sorry, mas não sou uma “sem roupa” pra trabalhar em troca de roupa, mas pior que isso acontece
    e muito, e muitas modelos iniciantes fazem de tudo para entrar pro mundo da moda plus size, trabalham em troca de roupa, é lamentável !
    Parabéns pelas dicas… não tá pegando pesado não!
    Continue assim!

  2. cassialavisque

    Acho muito bom esses esclarecimentos, isso é muito importante para quem tem intenção em seguir carreira.
    As coisas estão sendo colocadas de forma fácil de entender e de maneira bem prática.
    Amei a matéria …
    Continuem assim …
    bjsss
    Ah, vc não tá pegando pesado não é a realidade !!!

  3. Estou amando as dicas Rê…..sempre sonhei em ser modelo, cheguei até a fazer um book quando criança, mas aí começei a engoradar e vi esse sonho sair pela janela, hj vejo que podemos ter modelos nesse seguimento. Muito bom. To doida pra fazer um dia de modelo, mas nunca coincide com minha agenda, pois canto numa banda de baile e sempre que tem eu tenho show, mas uma hora eu consigo sim.

    Bjokas e adoro vcs

    Fabi Rezende

  4. Cibele Miranda

    Adorei!
    Principalmente a parte dos cachês!
    Quem sabe algumas meninas pensam melhor e param de trabalhar de graça ou por valores irrisórios e assim, deixam de desvalorizar a carreira. Além disso, forçam as confecções a pagar o que nós merecemos.
    Vamos lá gente! cobrem seus cachês decentemente!
    Bjos!

  5. Carol Caran

    Os textos estão ótimos! Estou amando a série.

    Beijos!

  6. Virginia

    Olá meninas, estou amando essas matérias sobre “como ser uma modelo”, a questão é, eu apenas sonho, pois eu tenho 1,55 de altura, baixinha demais né.
    Mais enfim, resolvi passar aqui para desabafar, pois sei que muitas meninas ainda vão passar por aqui, e se vc puder Renata me diz o que vc acha ok.
    Ontem eu estive em uma das lojas Palank, pois precisava de uma moda praia e uma roupa para uma festa que vou ter que ir, mais eu quero algo que eu possa usar depois. Enquanto as lojas estão bombando com novas coleções, fiquei decepcionada com a Palank, nada novo, uma coleção muito pobre, e com cara de senhora mesmo, pelo menos era o que tinha por lá. A vendedora que me atendeu foi gentil, tentou me agradar, então pedi, a moda praia pois dei uma geral na loja e não gostei de nada. Ela me mostrou muitos maiôs, acho até que é o que mais tem para vender lá no momento. Gostei mesmo de um só , azul com uma estampa bonita de borboletas que pareciam ser pintadas a mão, daí ela me deu a saída de banho e fui provar os dois. Fiquei decepcionada mais uma vez, o maiô era 48 e ficou muito apertado na costura da virilha, já cintura e busto ficou horrível pois estava largo, enfim como não queria andar mais decidi que meu marido compraria pra mim este mesmo, hoje pela manhã, pois o cartão do banco estava com ele e mesmo trabalhando lá perto ele sairia depois do horário de funcionamento da loja, daí vi o preço, tudo fiacava R$290,00, achei uma loucura, e o pior eu não tinha gostado mesmo. Daí pensei como uma pessoa que usa realmente o 48 vai usar este maiô que na virilha deve ser 40, achei o tecido tbém grosseiro, não era nada confortável e olha que eu nem uso 48 uso 46. Daí pedi que ela guardasse, fui embora e liguei para o meu marido, ele quase surtou pelo preço e ainda mais que eu não havia gostado muito e ficou realmente um horror, acho que na hora fiquei com raiva por ter ficado tão apertado em um lugar e no outro todo folgado.
    Eu estava no tatuapé então passei na renner, já com o meu marido para pagar um carnê, e de curiosa fui olhar a moda praia, encontrei um maiô lindo com sua saidinha maravilhosa que vira um vestidinho fofo, as estampas em verde com laranja, uma mistura muito linda nos tamanhos P,M,G e GG, falei vou tentar. Peguei o gg, meninas ficou maravilhoso, um tecido gostoso, bem modeladinho, frente única com detalhes em dourado nas alças e sua saída tbém ficou linda. O maiô custou R$69,90 a saída R$79,90, adorei tudo gastei muito menos, e não fiquei irritada. Não conheço muitas lojas do gênero plus aqui em São Paulo, álias não compro em nenhuma, compro em lojas comuns, mais de uma coisa eu tenho certeza na Palank eu não volto mais. Ah e detalhe o 46 delas é pequeno para a loja se chamar Tamanhos grandes. Desculpe eu precisava desabafar.

    • Virginia,

      O que acontece, infelizmente (não sei se é o caso da Palank), é que algumas lojas se baseiam nas medidas de suas modelos de prova. E nem sempre as modelos de prova mantém o mesmo corpo, medidas, peso… Então, se ela engorda um pouquinho.. o 46 cresce. Se ela emagrece, o 46 encolhe.

      Você deveria mandar essa observação para a Palank. Tenho certeza que eles vão aplicar sua critica e transformá-la em melhorias na coleção.

      Um beijão.

  7. Celina

    Adorei a matéria.
    Realidade total!

  8. Suzanne Evangelista

    Estou adorando a matéria e pensando em fazer o Dia de Modelo……estar acima do peso não quer dizer que não sejamos bonitas e atraente não é verdade…
    bjs

  9. Kassia

    Parabéns pelas matérias!!! Com certeza esclarecem muitas dúvidas quanto à realidade deste meio Plus…com clareza e simplicidade!!!

    Bjim

  10. dani

    meninas, estou adorando essas dicas. e como pretendo fazer o dia da modelo no Rio agora nesse mês de setembro, estou anotando tudo, achando o máximo, pois podemos mostrar que as gordinhas também são mulheres lindas e sexys!!!
    bjks e até dia 25 de setembro!

  11. Carla

    Oiii Renata,

    Estou adorando as dicas !!!
    Todo dia eu entro no blog só pra ve se tem coisa nova…rs
    E vc não está pegando pesado não..está sendo sincera..e é assim que tem que ser !!!!
    =)

    Beijooooooos

  12. Aline Gomes

    Nossa amei as dicas simplesmente fantásticas, eu ainda não sei se quero ser modelo pluz size,vamos ver quem sabe daqui um tempo como uso 42/44 vai que eu emagreço ai xau xau modelo pluz size! mas se um dia eu tentasse , com toda a certeza seguiria essas dicas pois confio muito em vcs do mulherão e conheço muito bem o trabalho do blog, pois ja o visito a um tempo…Estão de parabéns pelas dicas!

    BoA NoITe!

  13. Monaliza

    Estou adorando as dicas! Fiz meu primeiro book no último dia de Modelo e amei! Não estou tão ansiosa por trabalho pois tenho meu emprego, mas é claro que, se aparecer alguma coisa, vou fazer, desde que me paguem! É isso aí, to amando todas as informações, mandem mais!!! Bjs a todas!

  14. PAULA SILVA DE SOUZA XAVIER

    GOSTARIA MUITO DE SER UMA MODELO GG

  15. ola lindas amei seus blog eu fico tristi pos as gordinhas nao poder compra roupas lindas como esas que vcs estâo bjs bj s

  16. Erika Milagres

    Oi dani!
    Li no seu texto acima que vc está querendo fazer o dia de modelo aqui no Rio, é verdade? Será no dia 25 de setembro mesmo???
    Poxa, vc pode me mandar um e-mail me avisando? Fiquei doida quando recebi o e-mail avisando do dia de modelo em SP, mas não rola ir pra lá, então se tiver mesmo aqui no RJ, tô dentro!!!
    Vou tentar ficar de olho aqui no blog, mas quando tiver fechado, pode me falar que eu vou!

    Beijinhos pra todas!!!

  17. Glauce

    Olá,
    Estou amando as dicas e notas publicadas.

    Trabalho, mas hoje estou em casa devido a uma cólica absurda. E navegando pela internet achei vocês.

    Sensacional.
    Pelo amor de Deus, me digam onde consigo uma calça saruel como a da modelo?

    Nunca me imaginei usando uma.

    Sou gordinha, linda e adoro estar na moda.

    Bjs Glau

  18. Jessica

    Amei, só estou encanada mesmo com a questão das minhas cicatrizes

  19. Ana Paula Faria

    Olá,

    Gostaria de informações como datas dos eventos plus size, tem como enviar para o meu email.

    Obrigada

    Ana Paula

  20. Jociane M.Andrade

    Adorei as dicas!Acredito ter perfil de uma modelo plus size. Tenho 163cm de altura,manequim 46, 28 anos,olhos verdes, cintura fina e quadril largo.Não tenho tatuagem e nenhuma cicatriz. Mas que pena que moro no interior e fico longe desses eventos. Onde eu moro não tem agencia de modelos, nunca um olheiro vai me achar aqui. Sou professora de Educação Fisica. Gostaria de dicas do que posso fazer quanto a isso?

  21. Pingback: Gordinhas Lindas » Dicas para quem quer ser modelo Plus Size – Parte III

  22. crislane rodrigues de sousa

    ola finissimo ,meu maior sonho e trabalhar como modelo comercial , tenho 15 anos 1,65 de altura peso 45 kilos e minha cintura e fininha as pessoas perguntam porque eu nao faço comcurso ja fiz e nao conseguir , mim dar uma oportunidade para o mercado da moda , entra em contato comigo urgente

Deixe um comentário