Dicas para quem quer ser modelo plus size – Parte I

Por Renata Poskus Vaz

Olá, meninas! Todas as semanas recebo centenas de e-mails de leitoras pedindo informações sobre a carreira de modelo plus size, como fazem para se tornar uma celebridade no mundo da moda GG e quais agências são confiáveis para se cadastrar. Então, durante toda esta semana, darei dicas para quem quer ser modelo plus size.

Começo postando um texto de Andrea Boschim, que publicamos aqui no Blog Mulherão no dia 16 de setembro de 2009, ou seja, quase um ano atrás. Naquela época, o boom da moda plus size estava apenas começando. Muita coisa mudou, criamos um grande evento de moda GG, algumas coisas melhoraram e tantas outras pioraram. Entretanto, esse texto escrito brilhantemente pela Andrea, que tem mais de 7 anos de carreira, é um bom começo nessa nossa cartilha de dicas para quem pensa em investir na carreira.

Boa leitura e até terça-feira com mais dicas!

Andrea Boschim, modelo plus size e organizadora do Fashion Weekend Plus Size

Modelos plus size x agências de modelo plus size

Não gosto muito de vir aqui dar uma de escritora, porque não é minha praia… Gosto mesmo é de fotografar, provar roupas, desfilar, ajudar as meninas a fazerem todas essas coisas, enfim, gosto de ser modelo plus size.

Meu último post foi sobre a primeira versão do dia de modelo, que o blog organizou em São Paulo e o BUM de modelos plus size que surgiram desde que a Flúvia Lacerda esteve pela última vez no Brasil… Minhas exatas palavras foram:

“… eu pensei que seria uma oportunidade para desbanalizar esse movimento que vemos atualmente pelo orkut, que toda menina gordinha é modelo plus size. Eu topei na hora, porque além de poder mostrar o dia a dia de uma modelo, poder passar um pouco da minha experiência, teríamos a chance de mostrar que prá ser modelo plus size não basta ser gordinha e bonita.”

(postado aqui no blog no dia 26/07/2009)

Continuo vendo por aí meninas que nunca fizeram um trabalho sequer se intitulando modelos plus size só porque têm um book nas mãos… Em minha opinião, essas meninas só serão modelos quando fizerem um trabalho como tal, antes disso, são aspirantes a modelo, e isso não é demérito nenhum… é apenas o processo natural de quem quer ser modelo.

Mas o que tem me incomodado agora são as “agências de modelo plus size”.

A maioria delas está localizada em São Paulo, e é possível ver seus “castings” nos sites. Não é preciso procurar muito para encontrar a mesma modelo em 2 ou 3 agências, algumas em até mais …

Se o mercado está sinalizando um crescimento na procura de modelos, favorecendo uma estruturação do setor, precisamos começar a colocar as coisas no lugar antes que tudo vire uma grande bagunça e a gente perca o espaço que estamos conquistando…

Há quem tenha acreditado nesse mercado há quase uma década… É o caso da fotógrafa Kátia Ricomini, idealizadora do site WWW.criaturagg.com.br precursora desse movimento no Brasil. Tantos outros tentaram fazer sites parecidos com o CriaturaGG, e acabaram caindo no anonimato e sumindo do mapa. Eu que comecei minha carreira através do site, sei como é trabalhoso manter um casting de primeira, captar clientes, mantê-los satisfeitos, administrar o ego das modelos, negociar sempre um cachê melhor a cada trabalho… e no caso específico do CriaturaGG não ver um centavo dos cachês das meninas, e continuar na ativa tanto tempo…

Apóio os novos projetos que estão aparecendo, vide o caso do Mulherão, que já é um sucesso entre gordinhas  e gordinhos de todo país… Mas o sucesso do Mulherão se deve a um trabalho árduo da parte da Renata e sua equipe que usam e abusam da criatividade, da confiança no outro e na transparência em suas ações para agitar o mundo GG.

Porém é preciso tomar cuidado com o crescente surgimento de agências plus size… Sei que prá quem está começando é muito fácil achar que estar em várias agências aumenta sua chance de ser chamada para um trabalho, mas não é assim que as coisas funcionam.

As lojas quando solicitam uma modelo, têm um perfil em mente, e por isso basta que um composite chegue às mãos de quem vai contratar para que você seja ou não aprovada. Quando a loja entra em contato com várias agências, ela espera receber várias candidatas ao trabalho, e não 5 ou 6 meninas que estão nas agências A , B e C…

Outra cilada: tem agência cobrando da candidata taxa para participar de casting… Que coisa mais sem sentido… A modelo vai lá, se inscreve na agência, é chamada para um determinado trabalho, e só pode ir se pagar uma taxa… Na esperança de ser a escolhida, muitas vezes ela paga por isso, mas geralmente apenas uma candidata terá a vaga… E pode ser que nem seja dessa agência… Ao invés de ganhar dinheiro como modelo, a menina acaba pagando para usar o “sobrenome” plus size no Orkut, e efetivamente pode nunca ter feito trabalho nenhum…

Acredito que tenham agências sérias, que trabalham direitinho no mercado, mas como já tenho meus contatos, e não sou agenciada em nenhuma delas, prefiro não indicar nenhuma!

Mas fica a minha dica para vocês que querem ingressar na carreira: tomem cuidado ao divulgar informações pessoais, fotos, emails… Procurem saber há quanto tempo existe a agência, que referências de trabalhos elas possuem, se elas possuem sede própria, se estão regularizadas na receita federal… Sejam fieis às escolhas que vocês fizerem… Administrem a ansiedade pelo primeiro trabalho…

Por quase 06 anos eu fui exclusivamente modelo do CriaturaGG, e se hoje eu posso ajudar outras meninas aqui no blog, no Dia de Modelo, foi porque eu tive um bom ensinamento!  E sempre que precisarem de mim por lá, podem ter certeza de que irei… porque embora hoje, eu esteja procurando novos desafios ao lado da Renata, sempre serei grata à tudo que conquistei por ser modelo CriaturaGG.

Então meninas, levem isso com vocês: nem sempre é o dinheiro ou a super exposição que faz com que uma carreira seja duradoura, é a postura com que encaramos a vida e a seriedade com que levamos o nosso trabalho!

Para ver o post original, clique aqui.

26 Comentários

Arquivado em Dia de Modelo, Fashion Weekend Plus Size, FWPS, Modelo GG

26 Respostas para “Dicas para quem quer ser modelo plus size – Parte I

  1. Gostaria de ser modelo GG… Obrigada

    Tryssia

  2. Nathália Tustumi

    Muito legal.

    Gente, estou terminando o curso de Design de Moda na Universidade Estadual de Londrina, e precisava muito da ajuda de vocês. Estou fazendo uma pesquisa para o meu TCC para me ajudar a fundamentar e desenvolver produtos de moda para nós, pois sempre sofri para encontrar roupas legais para mim. ME AJUDEM. RESPONDAM, POR FAVOR!!

    Link da pesquisa

    https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dE1SWjluSlNBbURuUmYwVVVlTExoLUE6MQ

  3. Izabel Soraia

    Uma coisa tem que ficar clara… Nem toda magrinha é modelo, logo, nem toda GG é modelo tmbm, simples assim.
    Sou gordinha, me amo, me cuido amo me maquiar me vestir bem, mas… Sou contadora, não quero e sei que não poderia ser modelo plus.
    Para as meninas que tem perfil e querem ser plus ouçam as palavras de uma pessoa como a Andrea Boschim, temos que ser sensatas e humildes em tudo o que formos fazer na vida.

  4. Camila

    Olá Renata, tudo bem?
    leio sempre tudo por aqui, adoro o blog..
    e hj lendo essa matéria tive coragem rs, várias pessoas vendo minhas fotos dizem que eu deveria tentar a carreira, porém, tenho um pouco de vergonha de me expor..
    adoraria poder conversar com vc, ou com a Andrea Boschim, pra saber um pouquinho mais de como funciona, pq moro mais no interior e tal…
    Se puder me responder, ficarei muito grata e super feliz!

    Beijos de uma grande fã GG, :***

  5. Rita zaccaro

    Parabens por ser modelo de Modelo. Voce é linda, inteligente e sensata. Aplausos para voce e para Renata. bjos.

  6. Samara Santos

    Eu quero muito ser modelo, e por isso estou lendo tudo a respeito, obrigada Andréia, Renata e equipe do Blog!

  7. Ariane Hirche

    Oi meninas

    Realmente hoje em dia muitas pessoas veem gordinhas (como eu) e falam “Porque você não vai? Tenta?”.
    E eu resolvi tentar, não sei se vai ser a carreira da minha vida, mas estou amando todo o processo, algumas agencias viram fotos caseiras minhas e falaram que se aparecer alguma coisa que eu me enquadre vão me ligar…
    Não sai batendo de porta em porta em agencias, mas elas buscam as Plus Size, Sei que é pelo Boom que está acontecendo nos últimos tempos… Mas quem está no inicio precisa aproveitar isso… È uma satisfação ver lojas de departamento contratar modelos Plus para prova de vestuário e campanhas publicitarias… Achei que isso nunca ia acontecer…
    Mas modelo não é uma foto num estúdio, é campanha, divulgação de imagem, não basta à vontade… È preciso realmente aparecer…
    Sempre acompanho o blog e agora vou acompanhar mais ainda!
    Vou tentar com toda a minha vontade, mas sei que para chegar um dia a carregar o titulo de “Modelo Plus Size” ainda falta muito e que o caminho e longo e árduo…

  8. Carol

    Desde que eu li o post original, tenho tentado entrar em contato com o Criatura GG e não consigo. O formulário não é enviado e os e-mails nunca tem respostas. É só comigo?

    Ah, Andréa é mais linda ainda pessoalmente!!! \e/

  9. Olá Re! Adorei o post e colocarei o link no blog das vaporosas que querem ser modelos! Muito legal poder contar com você ! Até o dia de modelo!1

    http://vaporosas.blogspot.com/

    Visitem meninas!

  10. Pamella

    Adorei os toques Andrea… valeu!

  11. Pingback: Dicas para quem quer ser modelo Plus Size – Parte III « Mulherão

  12. PAULA SILVA DE SOUZA XAVIER

    Gostaria muito de fazer parte deste belo trabalho de vcs

  13. Karina Babak

    Geente noos eu sofro muito com o preconceito contra as goordinhas,me senti beem melhor depois que eu li esta materia
    eu tenho 14 anos sou de agudos-sp goostaria muito de participar de uma dessas sessao e nao pelo dinheiro ou pela fama mais sim para me sentir melhoor
    Beeijoos se cuida

  14. LEVI MARIA DE AVILA BARROS COSTA

    oi, tudo bem. vi uma reportagem na record sobre modelos gordinhas, achei muito interessante. pois quando eu era criança fui modelo mirim e eu era muito aplaudida. eu adorava. agora ja sou casada por causa de um tratamento para engravidar fiquei gordinha. mais me sinto feliz e me acho bonita. queria muito continuar sendo modelo como posso fazer? queria saber mais sobre esse assunto. me respondem por favor. obrigada.

  15. clarice

    ola adóro este sait

  16. Pingback: Dia de Modelo Plus Size | Garotinha Juvenil

  17. Bruna Senna

    Oie Gostaria De Saber como Faço pra ser modelo tenho 17 anos sou magra.meu sonho e ser modelo desfilo em evetos de ecolas academias etc masi nunka tiver oportunidade de desfila como essas modelos famosas tenho varias fotos.

    Obrigado pela atençao qualquer coisa entra em contato porfavor coraçao;

    (031)3455-1963 casa
    nao vou colocar o do meu celular porque tenho medo kk beijao

  18. Pingback: Gordinhas Lindas » Dicas para quem quer ser modelo plus size – Parte I

  19. Aline Marques

    oie gostariamuito de ser uma modelo gg adoro fotografar e tudo mais onde moro nao te muitas oportunidades mas se um dia
    acho tudo no site muito importante adorei saber de tudo isso beijo e abraços adoreiiiiii de montaoooo

  20. Patricia Almeida

    Ola…
    Bom adorei o Post!
    Minha chefe já me disse varias vezes para procurar ver a carreira de Plus-size,então preciso muito da ajuda de vocês!
    Preciso saber se no ES existe alguma agencia e se é confiavel.
    Obrigada

  21. ola adorei tudo mas se for um pouco flacida tem alguma chance

  22. mirian abadia de carvalho

    OLah, gostaria de ser modelo plus size… Aqui em Araxa, MG , existe alguma agencia confiavel?

  23. Rosangela Palhoto Dias da Silva

    como faço para saber se eu tenho chance de ser uma modelo , gostaria muito de ser uma !!!!

  24. IASMIN SANTOS SILVA

    AMEI QUERO SER UMA MODELO..
    COMO POSSO SER??

Deixe um comentário