Dicas para quem quer ser modelo plus size – Parte IV

Por Renata Poskus Vaz

Olá, mulherões! E as dúvidas quanto às exigências para se tornar uma modelo plus size não param de chegar. Se você ainda não leu as últimas matérias sobre o tema, leia antes de prosseguir:

Clique aqui para ler a Parte I

Clique aqui para ler a Parte II

Clique aqui para ler a Parte III

Vamos às perguntas de hoje:

Preciso ter um book para ser modelo plus size?

Não, necessariamente. Quando as Top 5 Celina Lulai, Bianca Raia, Simone Fiuza, Mayara Russi e Andrea Boschim entraram no mercado de trabalho de modelos plus size não precisaram de fotos profissionais. Mayara Russi, por exemplo, já mencionou em diversas entrevistas na TV que foi  abordada duas vezes na rua com convites para se tornar modelo e até achou se tratar de uma brincadeira. Nunca precisou de book. Hoje, os  trabalhos realizados ao longo da carreira de Mayara e das TOP 5 é o portfólio delas.

Na foto, Mayara em publicidade para a Kauê

As novatas, na atualidade, já enfrentam mais dificuldade na hora de obter uma oportunidade de trabalho com fotos caseiras. Há dois anos, consegui a oportunidade de  desfilar na TV para a Kauê apresentando uma foto sem maquiagem, com rosto pálido e cabelo desgrenhado. Agora, isso mudou. Não conheço nenhuma menina que tenha obtido a mesma oportunidade sem um material de qualidade. Se você tiver os lindos olhos de Mayara e acreditar que o destino fará um caça-talentos cruzar o seu caminho, perfeito. Caso contrário, faça um material pequeno, simples e de qualidade e envie para lojas, agências de publicidade etc.

Hoje, considero que toda menina que deseje entrar no mercado de trabalho necessite de ao menos 3 fotos profissionais. Uma de rosto, sorrindo, uma de meio corpo, séria e uma de corpo inteiro. Ambas com maquiagem suave  e sem retoques. Mas não vale tirar a foto na frente de um lençol  pendurado na parede, com a iluminação meia-boca do seu quarto, fingindo se tratar de estúdio.

Posso ser suspeita a falar pois o Blog Mulherão mantém o pioneiríssimo e inconfundível Dia de Modelo Plus Size que trata de um evento de confraternização para mulheres acima do peso e a realização de um ensaio fotográfico. Essa atividade atende mulheres comuns mas também aquelas que desejam ingressar na carreira de modelo plus size. Mas é fato que ninguém usa as 30 ou 40 fotos tiradas em um estúdio para apresentar a um cliente. Mande 2 a 3 fotos em baixa resolução, no máximo, por e-mail mesmo. Não inunde a caixa de mensagens de ninguém com muitas fotos. Isso só vai deixar o seu possível cliente p*** da vida.

Participantes do II Dia de Modelo do Rio de Janeiro

O que você também não pode fazer:

*Enviar fotos de biquini ou lingeries (essas são apenas para seu arquivo pessoal, ok?);

* Usar maquiagem forte na foto, que esconda quem você é de verdade;

*Fazer biquinhos e poses dignas de adolescentes de 14 anos. Seja o mais natural possível!

*Usar photoshop insdiscriminadamente.

Preciso fazer um book e um  composite em cada agência que for me cadastrar?

Se o seu material tiver qualidade e o seu perfil for ideal para se trabalhar, nenhuma agência irá recusá-lo. O que vem acontecendo, nos últimos tempos, é que as agências vem lucrando menos com o encaminhamento de modelos e atrizes para o mercado de trabalho e lucrando mais com a venda de composites.

Vou contar uma experiência pessoal. Minha irmã tem 1.69m, pesa 56 Kg e usa manequim 38. Ela fez o Dia de Modelo do Blog Mulherão com a mesma maquiagem, iluminação e fotógrafo das meninas plus size. O resultado do trabalho foi o mesmo das gordinhas, com excessão das medidas reduzidas dela. Em uma determinada produtora do bairro de Santana em São Paulo, as fotos dela foream elogiadíssimas. Outras modelos plus size também tiveram a foto aprovada. Já meninas sem perfil para seguir a carreira de modelo (e que foram orientadas sobre isso no momento em que fizeram book conosco) receberam o pedido de fazer video book, novas fotos e etc… Ou seja, quando percebem que a modelo tem potencial, a produtora/ agência enxerga a possibilidade de lucrar com ela no futuro e não solicita nenhum material extra. Já com as meninas sem perfil  o único jeito de lucrar é vendendo material.

Então, a dica é que você sonde com meninas que já trabalham na área se a agência é ou não séria. Indicação é tudo neste mundo.

Depois trago mais dicas, pessoal!

20 Comentários

Arquivado em Dia de Modelo, Modelo GG, Uncategorized

20 Respostas para “Dicas para quem quer ser modelo plus size – Parte IV

  1. Joana Coutinho

    Nossa a Mayara é realmente linda!!!
    São essas maravilhosas mulheres que nos fazem repensar em muito, conceitos estereotipados de que o belo é magro.
    A beleza maior é a que vem do interior de cada ser humano, isso sim é importante.
    Esse blog é um presente para nós mulheres plus size, que resolvemos revelar toda a nossa beleza, sensualidade, simpatia e muitos outros atributos, que outrora mostravam-se escondidos por puro precoceito de uma sociedade que discrimina aqueles que não se moldam aos padrões estéticos ditados pela moda atual.
    Agora Renata, vocês bem podiam fazer um dia de modelo aqui na minha cidade Vitória/ES, também temos mulheres plus size lindas, mas que ainda não se assumiram por pura falta de incentivo, deixo minha dica!
    Adoro vcs!!!

  2. Sorte, destino, Q.I. (Quem Indica) aliados ao talento e ao “nascer para a a coisa”. Um conjunto de itens para o caminho certo.

    Andrea, deixa eu aproveitar então e fazer a minha pergunta!?!!?

    O que eu tenho achado mais difícil é exatamente isso, saber o caminho certo. Eu já li que muitas de vocês começaram ao acaso, foram chamadas por donas de lojas, abordadas em shoppings como a Mayara… enfim. Algumas pessoas, promovem desfiles e concursos com premiações onde é só se inscrever para participar, inclusive até colocam em anuncios que estarão presentes “olheiros” e lojistas, jornalistas…

    Estes eventos, e outros eventos ligados à Plus Size são bons para sermos vistas!? São confiáveis!?

    Obrigada!

  3. Martha

    Oi meninas…

    Gostaria muito de ser modelo plus size…
    Tenho 1,75 de altura, 98 kg, manequim 48…
    Já me pararam um dia perguntando se eu já havia pensado em ser modelo… era uma mulher de uma agência de publicidade… mais na época nem tava me passando pela cabeça ser modelo… mais comecei a ver os programas que vocês participam, a entrar no blog, a me informar mais sobre… fiz um book básico primeiro porque eu sempre quiz fazer um, segundo porque poderia me ajudar nesse novo objetivo… o problema é que em Curitiba está dificil conseguir algo… vocês poderiam fazer um dia de modelo aqui pra insentivar mais as agências… pois na região sul do país tem muitas mulheres bonitas…

    Aguardo alguma resposta…

    Beijinhos meninas…

  4. Renata, parabéns pela iniciativa destas dicas para meninas que sonham com a carreira.
    Acredito que está ajudando muitas meninas a esclarecerem suas dúvidas!

    Bjoos

  5. Fernanda Zaccaro

    Oiii!! Estas dicas estão sendo ótimas!!!
    Principalmente pra quem esta começando,..
    Preciso fazer este dia de modelo,… rsrsrs
    Bjusss Rê!

  6. AMEI o blog!
    Vou colocar o link no meu, ok?

    Beijos!

  7. Amanda Iorio

    Olá! Gostaria de saber se vai ter um “dia de modelo” no RJ que não seja em setembro, pois só vi hoje e tá muito em cima pra mim… Aguardo resposta. Bjs à todos!!!!

  8. Uma vez na rua me pararam com proposta para ser modelo, eu era adolescente ainda.. Meus pais não deixaram de forma alguma. As vezes fico pensando será que era sério mesmo a empresa e tal proposta?!

  9. Pura verdade, vou encaminhar essa materia ao montueiro de meninas que me abordam pelo orkut com essa mesma pergunta!
    um beijo REE!

  10. SAMANTHA ALVES REBELLO

    Pois é meninas…eu sou a prova viva de que não devemos desistir dos nossos sonhos…
    Já cai legalno conto do vigário , mas estou conseguindo seguir em frente….
    e Eu tb acreditava que so com QI para conseguir algum trabalhos, mas por experiencia propria digo que vc tem que correr atras…
    Pesquisem,olhem, se espelhem mesmo, gente….é como em qualquer coisa na vida….só não vale imitar…rsrsrs senão vc fica na Galeria Pagé….rsrsrs

    bjks e Não desistam……

  11. Élen Carvalho

    Meninas eu perticipei do dia de modelo, foi incrível…amei as fotos e as pessoas q tive a opotunidade de conhecer e com toda a alegria consegui passar e participar da 2ª edição do Fashion Weekend Plus Size, fiz um catálogo isso tudo aconteceu em mais ou menos 4 meses. Foi incrível e inesquecível, mais não apareceu mais nada. Embora as meninas do Top 5 sempre dizem toda semana temos trabalho. Eu vejo que são só elas as outras meninas não lógico q é questão de buscar, correr atrás mas como a Renata msm disse neste mundo a indicação prevalece. O que eu acredito faltar nestas dicas é uma lista de nomes de agência e a divulgação contínua de quando e onde terá testes e td mais. Para que todas tenham chance iguais e não por não conhecer, não ter informações e nem saber de onde tirá-las.
    Meninas vale a pena fazer o Dia deModelo e buscar sim, é experiência adquirida e sonhos alcançados, valor pessoal e autoestima são recehados.E não esqueçam…rs Não a mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe. rsrs Espero que isto seja um estímulo afinal O que tiver de ser SErá!!! E eu independente de qualquer coisa quero aidna poder fazer muitos dias de modelo e ter contato com pessoas tão maravilhosas como as mulheres que passam por aki todos os dias, vitoriosas e lutadoras. Bjkss

  12. Pingback: Gordinhas Lindas » Dicas para quem quer ser modelo plus size – Parte IV

  13. jade21031999

    olá, vcs nun tem uma agencia de modelos GG mirins? pq eu tenho 11 anos e sonho muito em ser uma modelo,sei fazer varias poses para fotos. Se tiver por favor me digam q eu estou disposta a sair de Recife e ir a qualquer canto do pais para realizar o meu Grande,maior Sonho SER MODELO.

  14. Bruna

    oi eu sou alta tenho 1,75 tenho 65 quilos sou loira com o cabelo pela cintura olhos cor de mel e ja fui chamada por uma agencia de chapeco pra fazer testes, mas minha mae acha que eu sirvo mais e pra ser modelo plus size e eu tambem acho afinal nao sou magra, vou procurar alguma agente aqui no sul espero que eu encontre ! acho muito lindo o trabalho plus size, e parabens pelo blog viu! beijos e boa noite

  15. Silvio

    Isso sim que são mulheres de verdade, para quem pensa que mulheres bonitas são as magrelas, não sabe o que estão perdendo, vocês gordinhas são as mais lindas do mundo.

Deixe um comentário