As duas faces do preconceito

Por Renata Poskus Vaz

É inevitável quando se fala à respeito de celebridades gordinhas que Preta Gil seja citada como exemplo de autoestima para garotas voluptuosas. Se ela é ou não realmente bem resolvida com seu peso, em seu íntimo, só Deus sabe. Entretanto, mesmo que Preta seja uma mulher normal como todas nós, que acorda de cara inchada e se achando feia, de vez em quando, ninguém pode negar que as fotos da bela morena fazendo, sem vergonha alguma, top less na praia, ou nuazinha em pêlo na capa de seu primeiro CD, o Preta à porte, nos enchem de orgulho e inspiração.

Mesmo representando a mulher brasileira de verdade, com sua pele morena e corpão repleto de curvas, Preta ainda é alvo de preconceito por parte de pessoas que não admitem que uma artista com quilos extras tenha seu espaço na mídia. De acordo com o site Virgula, após postar uma foto de biquíni no Twitter, Preta foi alvo de chacotas por alguns internautas. Foi chamada de baleia e encarou tudo isso como algo desrespeitoso e preconceituoso.

Preta ainda complementou: “Por esse tipo de brincadeira é que acabo me fortalecendo, isso é cruel, e hoje sei que existe justiça, e qualquer mulher que se sentir agredida, diminuída, pode processar um babaca que escreve isso”.

 E ela tem razão. Ofender e ridicularizar alguém desta forma, além de muita falta do que fazer, insensibilidade e desrespeito, é crime. Todavia, preciso discordar de Preta em um aspecto. Ela tem razão quando reclama de tanto preconceito contra ela, mas ela também age, talvez sem perceber, de forma preconceituosa com outras pessoas.

No último domingo, após a eliminação de Morango do Big Brother Brasil 10, Preta utilizou as seguintes frases em seu twitter: “vem morango pra ca tirar o buço” e “vem moranguinho que a cera ta quente”. Dentro do reality show global, como todos sabem, os participantes não têm acesso à tratamentos de beleza como, por exemplo, a depilação. Morango, como inúmeras mulheres, tem pêlos no buço e não teve possibilidade de manter a depilação em ordem, no BBB.

Lembro de uma matéria que fiz aqui falando de uma atriz que se apresentou ao Globo de ouro com as pernas cabeludas e vocês, amigas leitoras, ficaram revoltadas comigo. Minha intenção era dizer que ão podemos discuidar da  higiene e, no caso da atriz, ela tinha disponibilidade de se cuidar. O que vocês achariam, então, se eu  ridicularizasse alguém que, de forma alguma, poderia se depilar?

O que é pior, ser chamada de baleia ou ser zombada por causa de um bigode? Preta foi chamada de baleia, mas Morango foi ridicularizada por estar com pêlos no buço. Confesso que se eu saísse da casa e soubesse que estavam me ridicularizando por isso, ficaria muito entristecida. Afinal, Morango não deixou de se depilar por relaxo ou por ser masculinizada. Muito pelo contrário. Ela é linda e vaidosa, só não tinha acesso à esses recursos de beleza.

O que quero dizer com isso tudo?

Que Preta deveria ser mais cuidadosa com suas colocações. Ela é uma formadora de opinião e não deveria estimular seus seguidores a ridicularizar a participante do BBB. Só percebemos que preconceito existe quando nós sofremos com seus efeitos. Uma forma de ser respeitada é respeitar, sempre! Continuo sendo fã de Preta, só estou dando uma bronquinha nela, da mesma forma que vocês me deram quando fui exigente além da conta com a depilação alheia!rs

40 Comentários

Arquivado em Artistas, comportamento, Preconceito

40 Respostas para “As duas faces do preconceito

  1. Renata,concordo com vc. Acho os ataques à Preta ofensivos e desnecessários. No bloco A Coisa táPreta, em Ipanema, há 2 semanas,tinha uma galera gritando “balão,balão!”.Achei agressivo e desnecessário.
    Por tantos “ataques” ela deveria ser a primeira a pensar antes de zoar alguém por causa da aparência.
    E no caso da Morango, ela mesma explicou que aquilo é uma mancha. Puxa! Ela deve ter problemas com isso (quem gosta de ter manchas no rosto? Eu odeio e faço um monte de tratamento pra ter a pele legal) e certamente esses comentários a incomodam.Qual a graça fazer esse tipo de ofensa?

  2. Vivian Felicity

    Uauuu Renata!
    Isso que você está abordando é fundamental para educação do ser humano.
    Devemos sempre respeitar para que nos respeitem.
    É assim, nunca devemos fazer com os outros o que eu não quero que façam comigo.
    Entendeu…?!
    Preta te adoro!!!
    Mas realmente levantar a voz pra brincar com alguém assim não é justo!
    Genteeeeeee,RESPEITO!!!
    Bjs*

  3. MARY

    A pessoa não gosta de comentários agressivos, nem maldosos… Mas senta no próprio rabo e fala mal dos outros!

  4. Olá, Renata.
    Acho que, de uns tempos pra ca, virou moda falar mal da Preta Gil. E olha que a maioria não fala mal porque não é boa cantora ou atriz ou pela personalidade dela, e sim pelo fato de estar fora dos padrões estéticos estabelecidos pela mídia e estar na mídia. Uma coisa é dizer que a Preta Gil é péssima cantora ou atriz, ou dizer que não tem talento. Outra coisa é falar mal dela só porque ela está esteticamente fora dos padrões estabelecidos pela mídia.
    Acho ela uma mulher bonita, voluptuosa e corajosa por ter feito aquelas (admiráveis) fotos sensuais. Confesso que não curto ela como cantora. Mas acho ridículo a mídia pegar exageradamente no pé dela.
    Em relação à menina do BBB. Eu não assisto ao programa nem nunca assisti a qualquer edição do Big Brother. Portanto, não posso falar nada em relação à este aspecto.

    Abraços e beijos.

  5. Parabéns pelas suas colocações. As pessoas só tendem a ver o preconceito quando são vítimas. Quando elas cometem afirmações preconceituosas ou ofensivas as definem apenas comentários. É ótimo ver os dois lados!
    Abs.

  6. Adooorei o post! Concordo plenamente com tudo!
    Quanto à Morango, depois ela esclareceu. Não eram pêlos e sim uma mancha (de sol!) que ela estava tratando, mas que agora já pensa em tirar à laser!
    BjoO

  7. Hipocrisia ,
    eu já amei a Preta e já detestei graças ao Twitter voltei a admirar, mais sentar no rabo e falar dos outros é fácil, e foi bem feio ela falar isso da menina.

  8. Adoro a maneira como vc escreve Renata, completamente freee!!
    É isso ai mete bronca merrrmo!!!
    Quem quer respeito tem que Respeitar!!!
    Quem teto de vidro não deve atirar pedras no telhado alheio!!!
    bjoka!

  9. Carol

    Vai entender uma pessoa que sofre preconceito… e age da mesma forma. Tsc.

  10. Pois e’, hj no Twitter meteram o pau na Britney
    http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1505003-9798,00-BRITNEY+SPEARS+SAI+COM+UNHAS+DEPLORAVEIS+E+SUPOSTO+ANEL+DE+NOIVADO.html
    O tempo todo ta todo mundo falando de todo mundo e assim sucessivamente!!
    OREMOS!!!

  11. Muca Velasco

    Na verdade não é buço, a pele da Morango é manchada e ela inclusive já disse q fará tratamento a laser. Quanto a isso ser preconceito, não vejo o porquê, sinceramente, precnceito a q??? a pelos? Eu entendo q vc queira dizer q a intenção tenha sido de ridicularizar a Morango, mas de forma alguma é preconceito, se eu entendo o sentido da palavra. Bjoss

    • renatavaz11

      Sim, vocês me convenceram, aquilo é mancha!rsrsrs

      O que é pior ainda. Pq pêlos a gente tira em uma sessão rápida de depilação, mancha não.

      Vejam só a definição de preconceito segundo o dicionário Michaellis:

      preconceito
      pre.con.cei.to
      sm (pre+conceito) 1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões.

      Ou seja, Preta teve sim uma opinião desfavorável formada, que gerava antipatia pela pessoa ridicularizada em questão.

      Beijocas,

      Renata

  12. Daniela Cardoso

    Poxa Renata… cada vez que entro nesse blog, mais fã sua eu me torno.

    Vc arrasou nesse post. Tb adoro a Preta e tb a acompanho no twitter… às vezes fico impressionada com alguns de seus comentários jocosos sobre as pessoas… Mas tb fico com muita raiva quando as pessoas só se lembram dela porque ela é gordinha e não atende o padrão exigido pela mídia.

    Preta Gil pra mim é uma inspiração. Mas como toda fonte, ela às vezes frustra… Nem sempre está cheia de coisas boas para dar… E acho até que podemos ver isso pelo lado positivo: Ela é como nós, que erra e dá mancada tb… isso aproxima um ídolo de seu fã.

    E quando vc se assume, como se assumiu nesse post, se posicionando, mostra o quanto estou certa em admirá-la também.

    Parabéns. Foi na mosca.

    Beijokas e sucesso.

  13. A Preta não foi feliz nesse comentário, pelo simples fato da Morango ter problema de pele e ter manchas, assim como a dermatologista explicou. É importante se informar apar poder falar.

  14. Anmali Ramos

    Como dizem: “falou e disse”. O respeito tem de ser mútuo!

    Muito bom o post, a Preta deveria ler!

  15. Virginia

    Bom não vou defender nem a Preta e muito menos a morango.
    Acho que a Preta é alvo poque ela procura, e quem procura sempre acha não é mesmo? Todas as vezes que leio alguma coisa a respeito de Preta Gil eu me irrito, admiro sim sua forma assumida de ser, mais seria bom que ela descesse um pouquinho do salto.
    Qto a morango, deus me livre além de ser muito falsa é muito mentirosa, tenho amigas lésbicas que se revoltaram com ela, não é a toa que ela saiu da casa, logo logo o grande amiguinho dela sai tbém o Eliéser aquele tbém ninguém merece, e qto a mancha ou bigode tanto faz, reparei mesmo foi nas maldades que ela inventou, subestimando a inteligência do público achando que ninguém viu o que ela fez. Nossa ela me embrulha o estômago.

  16. Leila

    concordo c vc Renata!
    a Preta eh uma inspiração p todas nós, apesar de que, eu na minha humilde opiniao acredito q ela como uma artista q é e tem acesso a midia devia procurar estar presente em trabalhos q favorecem a mulher gordinha, tal como o desfile (n recordo o nome) realizado por vc e andrea e ela nem se quer apareceu p prestigiar o evento, e já tinha ate aceitado o convite p ser madrinha do evento!!! infelizmente ela eh mesmo muito ridicularizada, mas muitas vezes ela abre espaço para q isso aconteça!

  17. Preta Gil NÃO é inspiração pra mim…ela é ARROGANTE E METIDA….
    LAMENTÁVEL PARA MÚSICA BRASILEIRA…
    essa é minha opinião!!!
    Hugo PALAZIni.

  18. “Acho que a Preta é alvo poque ela procura, e quem procura sempre acha não é mesmo? Todas as vezes que leio alguma coisa a respeito de Preta Gil eu me irrito, admiro sim sua forma assumida de ser, mais seria bom que ela descesse um pouquinho do salto.”

    “Tirou as palavras da minha boca!!!”

  19. Cada qual tem suas atitudes e vivemos em um país ainda da Democracia, portanto cada um fala o que quer.
    Mais sobre o corpo da Preta Gil,é tudo de bom,e amo as entrevistas dela,a alegria que ela passa quando dá entrevista,acho ela tri-legal.
    O ser humano ainda não percebeu uma coisa, do que adianta uma pessoa ser magérrima e de mau humor o tempo todo.
    O que é ótimo em um ser humano e a felicidade, a luz que ela irradia.
    E a Preta Gil é uma dessas pessoas, quando ela vai ao Programa Da Hebe Camargo eu meu esposo,filhos,noras e genros se reunimos para darmos boas risadas junto delas.

    Beijokas

  20. Edu Soares

    Re,

    Admiro a beleza da Preta Gil. Nunca entendi o motivo de tanta agressividade por parte de algumas pessoas com relação ao fisico dela. Para ser sincero, ao ver a famosa capa do Prêt-à Porter senti uma “efervecência sanguínea” interessante…rs

    Autenticidade e independência. Duas palavrinhas que fazem a confusão na cabeça de muita gente. É o caso da Preta. Ser sincera e independente não são adjetivos que venham a justificar certos comentários da cantora/atriz. Dia desses vi num renomado site uma declaração dela dizendo que “já tinha feito suruba e transado com mulher”. E não é raro encontrarmos nesses sites de fofocas expresões dela do tipo “sou total flex”. Para quê tamanha exposição?
    Se você gosta de praticar o kama sutra pendurada no ventilador de teto, se você gosta de levar chicotadas com folha de urtiga, se você gosta de transar assistindo programas de culinária, guarde sua privacidade entre você e seu parceiro. Afinal, o termo privacidade/intimidade sugere justamente a preservação da imagem.

    Para tudo na vida é preciso ter bom senso. Inclusive para a sinceridade.

  21. karla soares

    Gostei muito do seu artigo, realmente a dor só é maior quando batem na gente, no outro é leve. Devemos respeitar a todos. Mas o lance da Morango também não é bem assim ela tinha acesso a Lâminas de barbear lá dentro, tanto que as meninas depilam as pernas no banheiro, e não custa nada ensaboar e passar no buço já que não tem cera. Mas as vezes a própria pessoa se acostuma com a pelugem e não esquenta mais, acho q foi esse o caso daquela atriz que vcs mostraram as pernas cabeludonas, jamais se eu tivesse os recursos que ela tem eu daria um mole daquele, quanto a Preta Gil, ela sabe se defender, mas todos sabem q ela tb sabe atacar. Fora isso eu a acho linda e elegante, vc nunca vê a Preta desarrumada com o cabelo bagunçado, duvido!!
    E viva os mulherões!!!!!

  22. Fernanda Santos

    Na verdade a Preta foi zombada no post citado pelo caso da baleia que matou a tratadora nos E.U.A, eu a acompanho no twitter e vi os RT com as respectivas respostas.
    UM deles @min… – E a baleia que matou uma mulher no Sea World, hein? Fica a dica: muito cuidado ao ir num show da Preta Gil.

    E um outro pior ainda de outro assunto>
    RT @J..P: Mulher leva tiro e diz que foi salva por ‘pneuzinhos’ pronto refutada a ideia de balear a Preta Gil … nao faria efeito…

    Sim ela foi infeliz pela frase, mais tb convenhamos, quem NUNCA fez isso?
    Olhar um cabelo estranho na rua e zoar nem que seja pra si? Olhar um loook mostra pra amigas e rirem juntas?
    Infelismente por ela ser famosa paga o preço de tudo oque ela fala vira ouro ou latão.
    A Britney foi flagrada “Limpando o Nariz”, gente quem nunca fez isso? Agora ficam em cima tiram foto e tornam ela uma porca!
    Concordo que respeito é mutuo, mais que infelismente os famosos pagam um preço MUITO maior pq tudo deles é noticia…
    Eles tem que se policiar e nós se lembrar que eles tb são Humanos…
    Mais a midia AUMENTA D+ algo que no dia a dia de TODOS nós passa desapercebido, eles envenenam e disseminam.

    Sem defender ou atacar ninguém encerro por aqui.
    BJOKAS

  23. Veranie

    Belo puxão de orelha Renata!
    Espero que a Preta leia esse post… Para falar bem a verdade, já segui o twitter dela e em menos de uma semana deixei de seguir para não ficar com má impressão do que ela representa para mim, que é essa mulher que quebra regras e luta pela aceitação da diversidade.
    Também não podemos deixar de dizer que assim como nós, Preta também é um ser humano passível de erros, mas é um ser humano, como vc mesma disse, formadora de opinião. É uma pessoa pública e por isso, por viver da imagem que passa para os demais, precisa ter cuidado redobrado com suas atitudes.

    Parabéns!

    Beijos para todas!

  24. Renata

    Honestamente, nãoa cho a Preta Gil modelo de nada. Ela é arrogante e cínica, joga o o jogo do jeito que dá. Claro que o fato dela ter sobrepeso e não ter um tiquinho de vergonha de defender a bandeira é legal para mim – já que sofro o mesmo tipo de proconceito – mas nem por isso eu a admiro. Ela se expõe o tempo todo e as críticas são o preço. Os deboches são naturais, temos que tomar cuidado para não cultivar uma atitude politicamente “ultracorreta” – que na verdade é só uma face da hipocrisia. Gordinha, loira burra, magrela pau de virar tripa, nerd não pega ninguém – são todos estereótipos tão velhos quanto o mundo. Bater demais nisso é uma bobagem, é supervalorizar uma coisa que nem tem tanta importância assim. A Preta só consegue esse tipo de atenção porque ela quer. Há celebridades tremendamente fora dos padrões que são muito respeitadas porque são discretas. Cada um paga o preço por ser como deseja ser – e isso vale para as plus sizes e todo o resto! Uma pessoa que se sujeita a partilhar a sua própria intimidade e privacidade (as coisas mais sagradas da vida de um ser humano, junto com a liberdade) por um milhão de dinheiros tem mais é que estar preparada para tolerar esse tipo de exposição.

  25. Su Martins

    axo q na vida, sempre temos que ficar pensando e repensando em nossas atitudes. Tbm me sinto tão mau quando falam de forma preconceituosa sobre mim..e aquelas brincadeirinhas de colégio q magoam. E certa vez, me peguei fazendo brincadeiras desse nivel com outras pessoas..sei lá..gays, carecas…por aí… É tão fácil brincar com os outros, o dificil é quando somos nós o motivo da piada. Ninguem é perfeito, mas todos podem ser pessoas melhores, dia a dia, vejo como um processo continuo. São importantes “puxões de orelha” como esse que a Renata fez, pra percebemos aquele velho ditado “NUNCA FAÇA COM OS OUTROS O QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VC”. Tbm sou fã de Preta e reconheço que ela pisou na bola, assim como pisamos de vez em qdo. hahaha

  26. Veranie!!! tava faltando vc aquiiii!!!! eu lembrei logo de ti quando vi esse post e pensei: ” caramba só falta a VEranie aqui dando sua opinião rsrsrs huahauahau…

  27. Silvana

    Oi, Meninas Gatas.
    Gostaria tanto de ter esta alta estima, não tenho agora mesmo estou chorando me sentindo a pior das piores se isto for possível. Estou me sentindo pesanda sem animo ate mesmo para ir pra Academia. Sou professora do estado de Sao Paulo, e ate agora não consegui trabalho e isso tudo faz eu me sentir pior. Li a entrevista da Preta que é linda e queria que as pessoas me aceitase como sou. Tenho 1,69 e 115k e sofro preconceito debtro de casa. E o que mais me doi. Meu marido chega perguntando se foi pra Academia antes mesmo de perguntar se estou bem como foi o meu dia. Isso me faz ficar pior

    • Edu Soares

      Silvana,
      Dois conselhos:
      1) Papai do Céu. Orar/rezar sempre traz força e sabedoria. Não fique com vergonha e bate aquele papo com Ele;
      2) Leia os textos da Renata Vaz que são sempre carregados de palavras sinceras e sábias. Certamente você sentirá seu ânimo ganhar força!

      No mais, estamos aqui para ajudá-la sempre! Não baixe a cabeça, menina! Bjão!

  28. jaqueline

    Oi, sou gordinha é lógico – e conheci o blog através do programa da Luciana – achei legal – mais ainda acho tão difícil alguém realmente se aceitar assim gorda como aquelas modelos que estavam lá – lindas de rosto e muito gordas. Estou bem acima do peso e passo por uma certa discriminação calada – silenciosa e dolorida – mas não tenho força de vontade o suficiente para impulsionar meu emagrecimento. Preciso de ajuda

    • Querida primeiramente , vc tem que se amar , se vc não se amar ninguem vai fazer isso por vc, sou obesa e nem por isso fico chorando pelos cantos, me arrumo tenho amigos , emprego: somos feitos de carne e osso e normal as vezes acordamos meio pra lá do ke pra cá, mas não deixe isso virar rotina somos donos da nossa propria vida quem guia ela somos nós!!!
      E aquelas modelos como vc disse são tdas bem resolvidas , elas vem a vida com os olhos do coração, pois se vivermos á pensar sobre o preconceitos nunca viveremos pois preconceito tem em tdo lugar e nem por isso temos que nos esconder do mundo, pois ja pensei á sim como vc, alias as gordinhas, alias á maior parte tem alguma história para contar…
      è um trabalho diario como uma terapia, seja sempre vc msmo , se vc quer emagrecer tdo bem , mais sim por vc , nunca queira agradar os olhos dos outros pois vc é mais vc bjkas
      Qualker coisa que precisar conte comigo
      drika0409@hotmail.com

  29. E concerteza preconceito gera preconceito, alias comentarios maldosos é complicado alem do mais quando se trabalha com midia…
    Temos sempre que ter respeito pelo proximo…
    Eu tenho certeza absoluta que vc ta certa , pois vc é uma mulher bem resolvida Rê e tem direito de puxar a orelhinha da Preta!!
    Menina bjkas!!!

  30. Deh

    Em qualquer um dos casos – Preta Gil, Morango – o que me vem à cabeça é: e daí?
    Preta Gil é gorda? E daí? Angélica tem buço e não pôde ou não quer depilar (aí o pessoal está dizendo que é mancha. Mas e se fosse buço mesmo??)? E daí? Ela precisa mesmo dar satisfação sobre isso?
    Eu acho que a gente se patrulha demais. E patrulha demais os outros. Se a fulana de tal quer deixar de depilar axilas e pernas é problema dela, desde que não descuide da higiene de forma a se prejudicar (hm, se formos pensar, o corpo é dela, a opção é dela) ou ao ponto de incomodar aos outros com mau cheiro.
    Ah, fulaninha tá gorda? Tá, e daí? Isso muda minha vida? Muda o caráter dela? Essa semana mesmo ouvi uma pessoa falando de outra e ressaltando o tempo todo “como ela está gorda”. Chegou uma hora que não aguentei e perguntei “escuta, mas o que tem a ver o peso ou a aparência dela? Isso não nos diz respeito.”
    Cansa muito esse tipo de patrulha. Muito. Acho que precisamos nos disciplinar pra pensar e agir de forma a lutar contra esse tipo de mentalidade e educar nossos filhos pra que também o façam. Essa cultura fez e continua fazendo muita gente sofrer.

  31. Cíntia

    Olá gatonas!

    Renata, parabéns pelo belo post, a Preta Gil precisa pensar muito bem sobre o assuntos que ela escreve, ela gosta de jogar um “veneno”, mas não gosta de receber nenhum desaforo.
    Se ela quer ser respeitada tem que respeitar os outros também!
    Tenho certeza que se ela agisse assim, seria menos ofendida e mais respeitada.

  32. É…ela só recebe o que ela dá!

  33. Evelyn Ioungblood Lyznik

    por eu ser baixinha (1,52) e ser gordinha, sempre fui alvo de chacotas, principalmente na adolescencia, não era nada popular e não tinha muitos amigos, meus recursos e refúgios sempre foram os livros. Passados os anos, ainda sofro preconceitos, pois trabalho em uma escola, sou professora, e os alunos, até mesmo ingenuamente, mostram uma pontinha de preconceito, mas o que me deixa indignada são as professoras sendo preconceituosas com os alunos por causa de peso e de sexualidade, pessoas que tem um grande valor na vida dessas crianças as excluem porque são gordinhas ou porque tem um outro tipo de orientação sexual. Não tem como aceitar essass atitudes em plena século XXI. O mesmo caso da Preta Gil, nào há como aceitar uma pessoa que já passou por tanta coisa ter esse tipo de preconceito…

  34. Karla

    Acho que todo mundo pegou Preta pra cristo,pois ela fez uma brincadeira em cima da pessoa da Ana Angelica a Morango,é o direto dela pra começar ter uma opinião sendo ela uma telespectadora ativa do bbb10 e ter suas preferencias ,ontem dia 28 A morango depois de 5 dias fora da casa apos ter posado para o paparazzo teve tempo suficiente pra depilar o buço e isso nao aconteceu,entao vamos deixar de preocupar um pouco com o outro e viver a nossa vida,sendo que aqui no blog eu particularmente apareço todos os dias,se tornou parte da minha vida sigo o quanto posso as garotas na tv e a propria Preta é uma pessoa que veio a ajudar e uma companheira um mulherao como todas nós,deixemos ela ter a opinião dela.

  35. Para tuudo!! Paixão a 1ª vista por esse blog…tudo de bom!! Parabéééns pelo conteúdo, ultra, mega, super, culto, atual…um luxo!!

    Aproveito para fazer minha propaganda tb…rsrs

    Venha fazer parte do MUNDO das MARIAS!!

    Blog Maria Bagatella

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s