O photoshop racista e gordofóbico da C&A

Por Renata Poskus Vaz

Na coleção de inverno plus size, a C&A exagerou tanto no photoshop em Preta Gil, sua garota propaganda, que 10 em cada 10 blogueiras GG fizeram menção negativa à campanha. A gente também detestou o festival de photoshop (veja aqui). Pensávamos, claro, que C&A usaria o poder do Google para checar o que nós, formadoras de opinião e consumidoras achávamos, e faria um trabalho decente desta vez.

Lançada a coleção Verão plus size da C&A, novamente com nossa diva Preta Gil, mais um trabalho de photoshop exagerado e mal feito, beirando o racismo e a gordofobia. Deformaram a Preta Gil! Na ânsia de emagrecê-la na foto, distorceram o corpo da atriz, o deixaram desproporcional, um corpo feio e irreal! Isso sem contar a pele branca, à la Michael Jackson… Preta é Preta. Preta é gorda. O que aconteceu com a C&A? Já estou achando que é piada… O departamento de mkt lança essas fotos e, em reunião, ficam lendo nossos comentários e rindo: “olha lá as gordas mortas de ódio”. Sim, isso foi uma ironia, mas na prática, photoshopar exageradamente a Preta Gil, nos mostra que a C&A de fato não aceita gordas em suas campanhas e que provavelmente também não nos aceite como suas consumidoras.

Pisada de bola, hein?

Preta Gil deformada

40 Comentários

Arquivado em Artistas, Moda e estilo, Moda Verão

40 Respostas para “O photoshop racista e gordofóbico da C&A

  1. gente, e esse pescoço?
    parece que a cabeça da preta foi colocada ali
    muito estrahooo …

  2. Elisete Franco do Patrocínio

    Tudo bem que a Preta Gil recebeu pela campanha. Mas que eu queria saber a opinião dela, ai, eu queria!

    • Renata Poskus

      Ela não comentou nada no Twitter. Também seria super antiético ela dizer que não gostou, né? rsrsrs… Eu não diria nada. fingiria que não vi. rsrsr

      • Mari Ivane Ribeiro

        Eu ja não permitira tamanha deformidade com minha foto, mesmo tendo recebido para tal. Mas na real Preta nao quer ser preta nem gorda.

    • Gente, não sejamos ingênuos. Sei que muitas meninas aqui gostam da Preta. Ela é referência, não estou dizendo que tenha que deixar de ser, mas daí a todo mundo ficar comentando essa coisa grotesca como se ela estivesse isenta, acho um pouco demais.
      Vocês realmente acham que a Preta Gil não aprovou a “arte” final da campanha? Que esse photoshop (que a transformou em outra pessoa) aconteceu à revelia dela?
      Ela postou fotos da campanha no seu instagram (que eu deixei de seguir) como se fosse a coisa mais normal do mundo.
      Se ela tivesse sido “traída” pela gordofobia da C&A, ela não é exatamente o tipo de pessoa que deixa as coisas baratas, vide os inúmeros processos que ela já moveu contra xoxadores de um modo geral.
      Para mim, particularmente, ela deixa de ser uma referência pra cair na malha da hipocrisia. Mas esta é só minha opinião.
      Beijos a todas!

  3. Estou com um nojo absurdo da C&A. A Preta Gil está mais branca que eu nas edições, com o ombro derretido, dedo encurtado, trapézio maior dq o do Anderson Silva, pele de bebê, menos 10cm de gordura em cada braço, seios pequenos e tortos, cintura alinhadinha… o que aconteceu, minha gente? Quem aprovou essas fotos e essa edição para a campanha?

    Concordo 100% qndo você diz: “photoshopar exageradamente a Preta Gil, nos mostra que a C&A de fato não aceita gordas em suas campanhas e que provavelmente também não nos aceite como suas consumidoras.”.

    Sem mais. Nojento e discriminatório.

    • Renata Poskus

      Isso que me pergunto, Leila. Mesmo que o designer tenha cagado na photoshopagem, ele depois deve ter apresentado esse trabalho para um superior, no caso, um responsável pela conta da C&A naquela agência. Depois, esta foto seguiu para a C&A, que deve ter passado pela mão de uma dezena de pessoas até o ok final do chefão do mkt. Como ninguém viu?

    • Paula Regina

      Cara Leila, voce disse/escreveu tudo. Triste e lamentável que uma empresa realize um trabalho grosseiro desses e apresente ao público. Falta de compromisso com a marca, com a cantora em questão e com os clientes.
      Como detesto mesmo a loja em questão…

      • Renata e Paula,

        Primeiramente uma beijoca p/ ambas! 🙂
        Estava procurando nas mídias algo sobre a Preta, se ela havia se pronunciado a respeito ou até mesmo a C&A, e pelo que vi, a empresa não comentou nada a respeito e a cantora, pelo que entendi, estava ciente sim das edições da foto. No próprio twitter oficial e na fanpage dela existe um post falando da nova coleção, incluindo a foto do look todo branco. Infelizmente nós não sabemos o que rola nos bastidore$, mas foi um tremendo desrespeito com o público alvo dessa campanha e uma falta de amor pela profissão dos diretores de arte, dos cabeças da agência e da própria marca, que aceitou propagou essa bizarrice.

        Se eles queriam repercussão e engajamento do público, tiveram. Pena que de maneira negativa. Os social medias que se cuidem p/ segurar as bombas na rede!

  4. Isabella Cruz

    Em uma palavra: bizarro.
    Aí eu me pergunto, será que a Preta não viu essas fotos? Se sim como deixou que fosse divulgado?

  5. A Preta está até sem postura, de ombros caídos… Photoshop mal feito e preconceituoso! #ForaCeA

  6. Roberta Parussolo

    Outro dia fui em loja C&A no Shopping Metrópole em são Bernardo do Campo, e quando perguntei para uma atendente aonde ficava a coleção Plus Size da loja a mesma me informou que ali não tinha esse departamento, então já comecei a ver a palhaçada da marca, porque em uma loja de shopping não tinha esse departamento????

    • Roberta,
      nem todas as C&A´s recebem essa coleção…
      aqui em Vitória-ES por exemplo o principal shopping da capital não tem essa coleção

    • Valéria de Almeida Gonçalves

      Sempre quando vou a uma loja ,minha primeira pergunta é se há alguma coleção plus size, dai a resposta é sempre a mesma:-Oque é isso? não entendi?… Fico indignada e acabo até sendo um tanto grosa dizendo que elas precisam se informar melhor, afinal onde é que estas pessoas moram? em Marte? nunca ouviram falar nisso?
      Ontem mesmo fui a C&A do centro de Campinas e,obtive a mesma resposta da atendente, e ela se quer sabia se a Preta Gil era garota propaganda, se dirigiu a outra atendente que afirmou que naquela loja não havia nenhuma campanha com a Preta Gil de garota propaganda.

      • Lu

        o pessoal que atende o público é selecionado pelo grau de ignorância, pra ficar mai$$$$ em conta pro patrão. Por isso tanta gente idiota nas lojas. Outro dia perguntei por um mixer numa loja de eletroportáteis e a vendedora ficou olhando pra outra e rindo….

  7. Nossa ficou irreal demais! Nada a ver com a Preta real! A desproporcionalidade é absurda!

  8. Fernanda Soares Barbosa

    Nossa realemnte ficou mtu estranho, jesus, Preta pelo amor, não podia ter aprovado essas fotos. bom, acho que o melhor jeito de protestar e não comprar na C&A, como hoje graças a Deus tempos mtas opções de moda Plus Size. vou protestar sim, a C&A não verá a cor do meu rico dinheirinho.

    bjos Meninas!!

  9. Nathália

    Eu curto a Preta,mas cá pra nós,ela levanta a bandeira das gordinhas mas ela é uma mulheer que nunca aceitou o peso que tem,e aceitar essas fotos que deformaram o seu corpo e carregadas de Photoshop só comprova que ela n curte estar com o peso diferente do que esses manipuladores de padrões de beleza colocam como correto. Prefiro as fotos dela no Instagram ,uma mulher linda,maravilhosa,alegre e pouco preocupada com os quilinhos a mais…

  10. Sério…me peguei me perguntando se era mesmo a Preta, porque tipo…não tem nada a ver…valhaaa

  11. NEM PARECE A PRETA GIL,NOSSA PARECE OUTRA PESSOA

  12. Não só a C&A, mas a maioria pra não dizer todas lojas de departamento aqui no Brasil, não tem roupas Plus Size, as que tem tamanho GG é um GG tão pequeno que serve pra quem veste P. Agora a questão da Preta Gil, realmente a foto ficou esquisitíssima, ela é linda ao natural com seu peso e cor de jambo, espero que ela se manifeste, sendo verdadeira como sempre pareceu ser.

    • Concordo com vc Andréia. Acabei de comprar uma calça desta coleção, como estava com pressa deixei para experimentar em casa, visto 50 e tenho várias calças de lá neste tamanho, como esta é justa, resolvi comprar 52, para não ficar tão justa, resultado: não fecha e parece segunda pele no corpo…… O tamanho 52 foi reduzido ao tamanho 48. Palhaçada…..

  13. claudia

    Acabo de ler e mostro a foto pro meu marido. E ele: “isso não é a Preta Gil”. O isso disse tudo.

  14. Olá Renata! Amei seu texto!
    Como negra e gorda me senti tremendamente desrespeitada e ofendida!! Pra mim, tudo isso é lamentável… uma atitude racista e gordofóbica…
    mais uma tentativa de padronizar a mulher. E a Preta Gil ficou tão feia, tão artificial!! Ninguém do marketing/da campanha tá vendo isso? Aliás, quantas mulheres negras, gordas de verdade tem na equipe? Porque, pra colocar a Preta Gil (negra e gorda) no mínimo deveriam se investigar o mercado… Aliás, quantos profissionais de marketing de bom senso? Quem de fato estuda as verdadeiras mulheres plus size para produzir essas campanhas? Ficam as questões no ar…Boicoto a C&A mesmo…

  15. Engraçado é que nem me surpreende pois a C&A faz descaso das plus size e não é de hoje, sempre quando vou procurar a coleção plus size as vendedoras nunca sabem se isso existe, aonde fica e quando eu acho é uma arara com 4~5 peças. Ridículo. Prefiro comprar no exterior pela internet e correr o risco de ser taxada do que passar vergonha em uma loja preconceituosa.

  16. Emilia Pereira Fernandes

    Desde quando a cea respeita os mulheroes?a coleçao passada foi um equivoco,modelagem mal feita,tecidos com a qualidade bem duvidosa eles desenvolvem essa linha plus size so pra constar pro mercado,eles nao esta o , preocupados com o publico alvo porque se tivessem nao fariam uma barbaridade dessas LAMENTAVEL

  17. Giovana

    E ela aceitou isso? será gordofóbica?

  18. Cattherina

    Puts! Não tem nada a ver com a Preta. Alguém me explica esse trapézio!!? Ficou bizarro… Aliás, como alguém disse nos comentários acima, são mesmo “plus size” as roupas desta coleção da C&A? Em algumas lojas, o “GG” é muita enganação. Há alguns anos, quando vestia 42, serviu perfeitamente em mim uma calça GG da Le Lis Blanc. Hoje, muitos quilinhos depois, é claro que a calça nem entra. E é GG! Quando GG corresponde a 42? Meninas, sugiram que façam uma reportagem sobre isso… Beijos a todos!

  19. Lana Lolla

    Me lembra a Janet Jackson numa época que engordou uns 20 quilos

  20. Sarah

    Já não bastasse a personagem ridícula da novela da Globo que mostra uma gordinha como uma pessoa tapada,como um animal no cio,agora essa afronta.

  21. lucas cantino

    alguém sabe como ficou a supervisora que chamou a cliente de macaca e crioula ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s